Cochilar faz bem: 5 vantagens do cochilo após o almoço!

Cochilar faz bem: 5 vantagens do cochilo após o almoço!

Sabia que existem vantagens do cochilo após o almoço? Isso mesmo! Neste artigo vamos te mostrar os benefícios de ter este descanso!


Cochilar faz bem: 5 vantagens do cochilo após o almoço

Quem nunca falou, depois de um almoço de domingo, vou deitar 5 minutinhos e já volto? Agora imagina que este ato, além de dar um ar de renovação, pode trazer muitos benefícios à sua saúde. Esta atitude ainda é uma melhor ideia se na noite anterior você não conseguiu dormir direito ou se o seu estilo de vida é mais agitado, não é mesmo?

Estudos realizados, em 2020, dizem que ter o hábito de tirar o cochilo após o almoço pode prevenir infartos, melhorar a memória e o raciocínio, além de trazer outros benefícios para a sua vida. Além disso, se você costuma treinar ou praticar atividades físicas durante o dia, o descanso pode trazer ótimas vantagens para a sua rotina.

Sendo assim, o tempo ideal varia entre 20 e 25 minutos após o almoço, de modo que a sua energia para voltar ao trabalho ou aos estudos, por exemplo, será ainda maior. Por isso, existem vantagens do cochilo após o almoço e para descobrir mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!

Quantas horas de sono é ideal para ter uma vida saudável?

Segundo diversos estudos científicos, os adultos necessitam de, no mínimo, oito horas de sono para ter uma vida totalmente saudável. 

Só um detalhe: não é porque você dormiu o tempo necessário que já está bom, você deve ter também um sono de qualidade. Por isso, tente cumprir alguns rituais como, por exemplo, dormir sempre no mesmo horário, para que a sua noite seja a melhor possível. 

O tempo de sono ideal também pode variar de acordo com a idade da pessoa. 

Recém-nascido (0 a 3 meses): 14 a 18 horas por dia, em média (podendo ser entre 11 e 19 horas); 

Bebê (4 a 11 meses): 12 a 15 horas por dia (podendo ser entre 10 e 18 horas); 

Um a dois anos: 11 a 14 horas por dia (podendo ser entre 9 e 16 horas); 

Três a cinco anos: 10 a 13 horas (podendo ser entre 8 e 14 horas); 

Seis a 13 anos: 9 a 11 horas (podendo ser entre 7 a 12 horas); 

14 a 17 anos: 8 a 10 horas (podendo ser entre 7 e 11 horas); 

18 a 25 anos: 7 a 9 horas (podendo ser entre 6 e 11 horas); 

26 a 64 anos: 7 a 9 horas (podendo ser entre 6 e 10 horas); 

65 anos ou mais: 7 a 8 horas (podendo ser entre 5 e 9 horas)

Lembrando que é muito melhor você ter uma noite de sono de qualidade, já que esses cochilos não podem ser usados como substituição. 

Por que os cochilos são tão importantes para a sua vida?

Como já citado em alguns estudos, as vantagens do cochilo após o almoço são voltadas, principalmente, aos benefícios que pode trazer para a sua saúde física e mental. O que mais tem de positivo se optar pelo descanso? Confira!

Melhora de memória

Se você é uma daquelas pessoas que esquece tudo, tirar uma sonequinha pode te ajudar neste assunto. Isso porque, como esta é a parte do cérebro que mais trabalha, é a que também fica mais cansada, sendo que os minutos de sono adicionais podem contribuir para a renovação dessa área e consequentemente da memória.

Por outro lado, pessoas com noites mal dormidas, por estarem mais cansadas, são as mais desatentas e que costumam esquecer mais dados recentes, como informações sobre a semana e detalhes do cotidiano. Por isso, se cochilamos só um pouquinho já temos a capacidade de repor as energias e reativar mecanismos importantes no cérebro.

Você ficará mais atento

Além de ajudar na memória, esta pausa no dia trará mais foco para você dar continuidade no seu dia, consequentemente, melhorando o seu desempenho. Isso acontece porque o cérebro fica disposto para armazenar mais informações, o que impacta diretamente no processamento de dados e na atenção dos fatos ao seu redor.

Assim, a sua mente consegue ficar mais atenta e concentrada, o que garante uma melhor performance nas atividades do dia a dia, bem como para estudos, trabalho e muito mais. Já pessoas que não dormem muito, podem apresentar falta de atenção e alteração da concentração, o que traz impactos negativos para diversas atividades.

Humor melhorado

Sono e bom humor não combinam, você concorda? Por isso, esta dica é ideal caso você não tenha tido a melhor noite de sono e precise de uma renovação no seu dia. Sendo assim, tirar um cochilo após uma noite de sono instável pode ajudar você a recuperar as suas energias e ficar mais disposto, trazendo consequência para o seu humor.

Assim, como o cérebro recupera o seu funcionamento normal e consegue trabalhar com mais velocidade, você fica mais alegre e menos irritado, podendo aproveitar os seus melhores momentos do dia e não ser atrapalhado pelo mal humor ou pelo cansaço mental, o que acontece quando o cérebro está sobrecarregado e cansado.

Evita o estresse

Outra vantagem de tirar um cochilo está relacionada ao estresse, visto que uma noite de sono mal dormida também costuma trazer irritabilidade e cansaço durante o desempenho de tarefas básicas do cotidiano. Dessa forma, o cochilo é capaz de renovar as energias do seu cérebro, contribuindo diretamente para a redução do nível de estresse.

Isso acontece porque ao dormir o seu corpo produz menos cortisol e adrenalina, o que promove o relaxamento mental e contribui para recompor a calma, ao mesmo tempo em que diminui a ansiedade e a inquietação. Assim, você recompõe o equilíbrio psíquico e emocional para continuar a desempenhar as atividades do dia com tranquilidade.

Ajuda a regular o sono para quem não consegue dormir muito de noite

Se você sofre de insônia ou costuma dormir poucas horas durante a noite, o cochilo pode ajudar a regular o sono e trazer os benefícios de uma boa noite de sono. Como você viu anteriormente, o organismo deve descansar por uma quantidade de horas ideal para o bom funcionamento, sendo assim dormir mal traz diversos impactos negativos.

Portanto, caso você tenha tido uma noite de sono instável, vale a pena cochilar durante o dia para recuperar as energias. Apesar de ser recomendado tirar um cochilo de 25 minutos, estudos também indicam que um descanso entre 10 e 15 minutos já é capaz de agir diretamente no organismo, revertendo as consequências de uma noite mal dormida.

Cochilo após o treino também é recomendado?

Se você costuma ficar cansado após o treino ou a realização de atividades físicas, saiba que um cochilo pode trazer diversos benefícios para o seu organismo. Portanto, confira a seguir quais são eles e todas as vantagens trazidas para a sua rotina!

Ajuda na recuperação muscular

Uma das consequências mais comuns após o treino são as dores e o desconforto muscular, o que costuma incomodar bastante e até mesmo prejudicar o seu desempenho em outras atividades do cotidiano. Por isso, tirar um cochilo após a realização de atividades físicas é uma ótima escolha, visto que ele ajuda na recuperação muscular.

Isso acontece porque ao dormir o organismo libera o hormônio do crescimento (GH), um mecanismo essencial para recompor e construir os tecidos musculares. Assim, o seu corpo se recupera com mais eficiência enquanto você dorme, o que garante uma recuperação muscular intensa e mais disposição para continuar as tarefas diárias.

Fadiga física reduzida

Outra vantagem relacionada à recuperação muscular é a redução da fadiga física, um benefício que o cochilo após o treino pode trazer. Assim, se você costuma sentir muito cansaço ou sono após a prática de exercícios, saiba que esta sensação está relacionada a fadiga muscular, ou seja, quando você faz um esforço físico maior do que o tradicional.

Desse modo, o organismo se comunica com a sua parte física, o que provoca sono, pouca energia e um cansaço excessivo. Portanto, para eliminar estas consequências indesejadas após o treino, tirar um cochilo promove uma redução significativa da fadiga física, permitindo que você utilize a sua energia sem desconfortos mentais.

Como ter um cochilo de qualidade

Não existe um segredo para você ter na sua vida as vantagens do cochilo após o almoço, mas você pode seguir alguns passos para que este momento seja o mais proveitoso possível - garantindo a renovação das energias.   

Anote aí algumas dicas para que você tire um cochilo de qualidade:

  • Refeição balanceada
  • Deixe o ambiente mais fresco possível;
  • Diminuía o som ao redor;
  • Quando mais escuro o ambiente, melhor;
  • Se der, dormir virado para o lado esquerdo, melhorando a digestão;
  • Tente não ficar pensando em problemas. 

Outro ponto importante é que você não deve evitar o cochilo pensando que não vai dormir à noite. Especialistas garantem que a soneca entre 12h e 14h não muda nada no seu sono noturno. Então vamos colocar este cochilo em prática?

Autor deste artigo

Sou redatora, revisora e apaixonada pela literatura. Escrevo sobre ciência, educação, lazer, descrição de produtos, entre outros. Amante da natureza e do cinema, estou sempre disposta a expandir os meus horizontes.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos