Criar um site grátis, pode sair caro!

Criar um site grátis, pode sair caro!

Está em dúvidas se deve ou não investir na criação de um site? Confira aqui as vantagens e benefícios de ter um site profissional para seu negócio e público!


Criar um site grátis, pode sair caro!

"Site grátis, faça seu site agora em 5 minutos”… Com certeza você já caiu nessa, ou pelo menos clicou para tentar saber que “milagre” é esse que estavam oferecendo naquele banner no rodapé do site!

Semanalmente recebo contatos que chegam até minha agência, onde empreendedores e pequenas empresas que estão com a verba muito enxuta, ou nenhuma, têm dúvidas se devem criar um site grátis. E se é possível desenvolver um trabalho de Marketing Digital Estratégico no mesmo. Por exemplo, para uma marca de bonés promocionais em Apucarana.

Para não ficar “chato”, mesmo não recomendando, eu digo: Se não tem nenhuma verba, pode usar o br.wordpress ou Wix, para criar seu site grátis. Essas ferramentas são relativamente simples e podem até "quebrar o galho”. Mas, é bom alertar aquilo que todo mundo já deveria saber, o barato pode sair caro. Isso por diversos motivos. Vamos lá:

  • Passará despercebido pelo Google e nos mecanismos de busca em geral, mesmo que seja um simples instalação de tela alambrado;
  • Falta novos recursos (carrinhos de compras, plugins, formulários de contatos, blog, etc);
  • Como o site não é seu, é alugado, pode sumir do ar e não lhe dar nenhuma satisfação;
  • Sua imagem fica enfraquecida e não terá credibilidade com quem visitar sua página, e com futuros potenciais clientes;
  • Pouco espaço no servidor ou quase nada para suas páginas da web;
  • Repleto de anúncios e propagandas (de tudo quanto é jeito, até de aparelho Invisalign) espalhados pelas páginas do seu site;
  • Suporte para dúvidas e ajustes (pode apostar que não vai ter);
  • Nada de endereço de e-mail próprio e profissional (continuará trabalhando com aquele @hotmail que você usa para trocar e-mails com amigos).

Quando desenvolvemos qualquer estratégia para nossos clientes, um dos primeiros passos é ter uma landing-page ou desenvolvimento de sites responsivo e otimizado On-page. Ambas essas ferramentas “free” não são otimizadas e responsivas. Até um artigo publicado pelo Google, afirma que não otimiza sites desenvolvidos por aquela ferramenta(no caso wix).

Ou seja, aquela verba que você economizou em fazer seu site grátis, não vai lhe ajudar em nada, e seu site até “bacaninha” não vai ser encontrado nas busca do Google, onde perderá vendas para seu concorrente que já entendeu a importância da criação de site otimizado e responsivo.

Ademais, a Google processa 3.9 bilhões de pesquisas todos os dias. Se você quebrar essa estatística incrível, significa que o Google processa em média mais de 91,100 consultas de pesquisa a cada segundo.
Fonte: Internet Live Stats

Bons profissionais em Tráfego Pago e SEO vão estar sempre atualizados com tudo que acontece ou muda em anúncios pagos ou questão de otimização de site, para que sua empresa seja encontrada no Google.

Quais são as vantagens de ter um site profissional?

Um site profissional pode trazer inúmeras vantagens para a sua marca, portanto, confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas, como maior visibilidade, maior credibilidade, maior alcance, impulsionamento das vendas, combate às concorrências e muito mais!

Maior visibilidade para a marca

Uma primeira vantagem de ter um site profissional é garantir uma maior visibilidade para a sua marca, visto que uma página projetada por uma equipe especializada na área é capaz de posicionar a sua empresa nos principais resultados de busca do Google, trazendo mais visitantes e acessos para o seu site.

Isso acontece devido à utilização de diversas estratégias de SEO, uma técnica utilizada por profissionais da área para o posicionamento nas primeiras páginas de busca. Assim, eles utilizam um algoritmo de última geração, possibilitando que o seu site seja avaliado como mais relevante nas páginas de resultados do Google.

Maior credibilidade para a marca

Ter um site profissional também ajuda a transmitir mais credibilidade para a marca, visto que uma página bem organizada representa uma imagem de seriedade e profissionalismo da empresa. Enquanto isso, um site desorganizado pode afastar os clientes e contribuir para uma imagem negativa da marca.

Assim, um site profissional é capaz de estabelecer um relacionamento de qualidade com os clientes através da transmissão de um conteúdo sério, interessante e sempre atualizado. Dessa forma, os seus consumidores sempre poderão contar com uma página virtual que representa a verdadeira essência e seriedade do seu negócio.

Maior alcance para a marca

Outra vantagem de ter um site profissional é conseguir um maior alcance para a marca, uma vez que uma maior visibilidade traz consequentemente um maior número de acessos. Desse modo, posicionado nas primeiras páginas de pesquisa, você consegue levar a sua empresa para mais lugares, atingindo um público maior.

Além disso, com um site profissional você leva um conteúdo personalizado para os seus clientes, atingindo-os com as mensagens corretas e conquistando um público fiel. Por fim, através de uma página bem desenvolvida, é possível alcançar novas pessoas e transmitir uma imagem valorizada da sua empresa.

Facilidade na aplicação do marketing de conteúdo

Mais uma vantagem de ter um site profissional é a facilidade na aplicação do marketing de conteúdo, ou seja, um marketing que é focado na transmissão de conteúdos relevantes para o seu público, ao contrário do marketing tradicional que busca promover a marca de forma totalmente direta e persuasiva.

Assim, através do site, você pode fazer a publicação de conteúdos que se comuniquem com o seu público-alvo, contribuindo para que a sua empresa se torne uma autoridade no assunto. Desse modo, você garante mais prestígio e otimiza a qualidade do seu relacionamento com os clientes, aplicando uma estratégia extremamente eficiente.

Melhora o relacionamento com o público

Ter um site profissional também contribui para melhorar o seu relacionamento com público, visto que através das vantagens citadas anteriormente, você consegue estabelecer uma relação de confiança, colaboração e compartilhar um conteúdo que seja relevante e que se conecte emocionalmente e racionalmente com os seus clientes.

Além disso, os sites profissionais trazem diversos recursos que podem facilitar a comunicação com o público, com funcionalidades como chat online, integração com redes sociais e muito mais. Dessa forma, você poderá responder os seus clientes com mais rapidez e oferecer um atendimento personalizado, trazendo uma comunicação eficiente.

Poderá educar e converter clientes

Um site profissional é desenvolvido a partir de diversas estratégias de marketing, sendo assim ele traz a vantagem de converter visitantes em potenciais clientes. A partir da utilização de botões de fácil acesso e comandos intuitivos, com uma página personalizada você consegue convencer o cliente da qualidade dos produtos da sua marca.

Ademais, com informações relevantes e um marketing de conteúdo, é possível educar os clientes em relação aos princípios defendidos pela sua empresa. Assim, você pode compartilhar um conteúdo de interesse do seu público-alvo, transmitindo mensagens importantes e os tornando mais instruídos sobre os produtos oferecidos pela sua empresa.

Impulsionar as vendas

Uma das principais vantagens de ter um site profissional está relacionada ao impulsionamento das vendas, uma vez que com um maior destaque nas páginas de busca e um maior número de visitantes, a sua empresa é capaz de conquistar mais clientes e atingir um público mais amplo, o que interfere diretamente nas vendas.

Além disso, com um site profissional você traz mais organização para os seus produtos, de modo que os seus consumidores podem encontrar informações mais completas sobre eles, tudo isso de maneira prática e rápida. Assim, com um acesso facilitado ao seu catálogo de itens e com estratégias de marketing, as vendas da sua empresa podem aumentar.

Combate às concorrências

Outra vantagem de ter um site profissional é se destacar das empresas concorrentes, visto que o seu site poderá ocupar uma posição de destaque nas páginas de busca em relação às outras marcas. Assim, o seu negócio conquista um maior número de clientes e se torna mais relevante no mercado, garantindo uma posição de evidência.

Enquanto isso, os sites mal planejados costumam afastar os clientes, possibilitando que outras empresas conquistem o seu público. Por isso, manter o seu cliente interessado e apresentar um conteúdo relevante dentro do site profissional, pode ser uma excelente estratégia para eliminar os concorrentes e se tornar um líder no mercado.

Muitos benefícios com baixo custo

Como você pôde observar nos tópicos anteriores, ter um site profissional traz diversos benefícios. Apesar disso, o investimento no desenvolvimento de uma página personalizada não costuma ser muito alto, de modo que a sua empresa será capaz de conquistar inúmeros benefícios sem deixar de lado um excelente custo-benefício.

Atualmente, existem muitas plataformas que oferecem o serviço de criação de sites, de modo que você pode fazer o seu orçamento e verificar qual delas é mais vantajosa para você. Ademais, o custo de manutenção de um site é bastante baixo, sendo que muitas vezes o próprio responsável pela empresa pode atualizar os conteúdos com praticidade.

Traz maior estabilidade ao negócio em tempos de crise

Por fim, outra vantagem de ter um site profissional é garantir mais estabilidade para a sua marca em tempos de crise, sejam quais forem. Assim, ao possuir uma página estável na Internet, você garante que as suas vendas não sejam interrompidas mesmo em períodos difíceis.

Além disso, com um site profissional você pode manter o seu relacionamento com os clientes sempre ativo, evitando perder o seu público. Hoje em dia, diversas empresas trabalham somente com as vendas online, o que também comprova que é possível atingir estabilidade para a sua marca a partir de uma boa estratégia de venda e site personalizado.

Conclusão

Se você acha que precisa muito de um site, só pra começar algo ou ter alguma coisa no ar para constar no seu cartão de visita. Não faça nada por enquanto, opte por uma “página em construção” e prefira se capitalizar, para que lá na frente, você possa fazer um investimento mais assertivo, tanto no quesito de imagem da sua empresa, quanto em ROI (retorno sobre o investimento).

Eu faria isso!

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos