Como fazer um banheiro: gastando pouco, materiais, dicas e mais!

Como fazer um banheiro: gastando pouco, materiais, dicas e mais!

Quer fazer um banheiro novo economizando? Este artigo é para você! Veja dicas para planejar e construir um banheiro sem sair do orçamento.


Aprenda a fazer um banheiro confortável!

Um banheiro pequeno com parede azul, uma planta, pia e banheira

Os banheiros são lugares essenciais dentro de uma casa ou apartamento. A não ser que você more sozinho ou apenas com uma pessoa a mais, o ideal é ter mais de um espaço deste em seu lar para um maior conforto entre os membros da família. Dessa forma, você não corre o risco de duas ou mais pessoas quererem usá-lo ao mesmo tempo. Além disso, um banheiro novo pode adicionar mais valor à sua casa já que quando você quiser vendê-la, a maioria dos compradores preferem locais com dois ou mais banheiros.

Porém, muitas pessoas pensam que para construir um banheiro novo e confortável é preciso gastar muito dinheiro, e mesmo que você tenha pouco espaço disponível para construí-lo ou um orçamento baixo é possível fazer isso sem gastar muito. Veja abaixo dicas para construir um toalete que trará mais conforto para sua casa gastando pouco.

Planeje o seu banheiro gastando pouco

Mãos que mostram um projeto de banheiro

Um bom planejamento é essencial na hora de economizar e fazer com que os gastos caibam dentro do seu orçamento. Abaixo você aprenderá a planejar a construção do seu novo banheiro para não gastar muito.

Posicionamento

O posicionamento de um banheiro é um dos aspecto muito importante a ser observado ao construí-lo, pois ele deve ser funcional e de fácil acesso para todos os moradores. Alguns espaços comuns para a instalação desse local são corredores, que é um local onde praticamente todos passam inclusive visitas.

Em quartos: se o seu quarto é muito espaçoso, você pode construir um banheiro para aproveitar o espaço. E em um banheiro que já existia antes: caso você tenha um banheiro grande você pode dividi-lo em dois para um conforto maior.

Do que você precisa?

Primeiramente, você precisa definir o orçamento e comprar os produtos e materiais necessários. O orçamento deve ser calculado com base no valor dos serviços de instalação e nos custos dos materiais e 10% a mais para despesas inesperadas. Dessa forma, você estará pronto para investir em seu banheiro e preparado caso haja despesas além do que foi planejado.

Além disso, para comprar os materiais e produtos, você pode comparar preços pela internet ou até mesmo ir em lojas especializadas e escolher o que vai te atender melhor. Fazer uma pesquisa de preços é a dica para economizar bastante nessa parte.

Quanto mais funcional melhor

O banheiro além de ser um ambiente bonito e bem limpo, precisa ser funcional para sua casa ou apartamento. Isso porque, por exemplo, se o vaso não estiver em um local adequado poderá ser difícil e desconfortável usá-lo.

Dessa forma, é importante saber calcular pequenos detalhes dentro do banheiro, como onde o box, vaso e pia vão ficar. Isso significa que o ideal é verificar características, como a altura da pia, se o chuveiro não fica exatamente onde a janela está e se o vaso fica a pelo menos uma distância de 60 cm até o box.

Materiais e equipamentos para a construção

Os materiais e equipamentos são partes muito importantes a se considerar na construção do banheiro, o mais provável é que você já tenha algumas ferramentas em casa, mas os materiais precisarão ser comprados.

As ferramentas que você precisará são: chave de fenda 4 em 1, furadeira sem fio, martelo, um nível, serra de esquadria, serra alternada, óculos de segurança, aspirador, marreta, pá, escada, fita métrica e espátula. E os materiais necessários para a construção do banheiro são: tubos e acessórios de plástico e ferro fundido, acoplamento de banda, concreto e cola para cano.

Veja o encanamento da casa

O encanamento é uma parte que deve ser verificada com muito cuidado, pois um encanamento muito antigo ou que está estragado pode trazer vários prejuízos dentro e fora da construção, como vazamentos e infiltrações.

Por isso, ele deve ser verificado para saber se é viável a instalação do banheiro no lugar que você deseja. Caso isso não aconteça, deve haver uma instalação de tubos novos ou você terá que escolher outro lugar para ele. Essa instalação é trabalhosa e você pode precisar de uma ajuda profissional para fazê-la, então para economizar o ideal é não precisar desse serviço.

Construindo um banheiro pequeno

Um banheiro pequeno visto de cima

Ao construir um banheiro pequeno existe uma série de coisas que devem ser feitas, que incluem remover coisas antigas e reparar a fiação. Leia abaixo e confira como fazer todas elas.

Remova o que deseja

O primeiro passo que você deve dar antes de começar a construção , é remover todas as partes que você deseja mudar dentro do lugar escolhido para ser o seu banheiro. As partes como o piso e luminárias são as mais comuns de serem removidas, além de tomadas e interruptores, mas você pode remover o que desejar.

Algumas pessoas preferem fazer esse trabalho sozinhas para economizar, mas para a sua segurança a sugestão é contratar um profissional que faça esse serviço, que além de trabalhoso pode ser bastante perigoso para quem não é especialista.

Repare a fiação

Para a construção adequada de um banheiro é importante estar bem atento à fiação, até mesmo porque água, umidade e eletricidade não são combinações boas a se fazer, e exigem cuidado. Além disso, é recomendado que o serviço de reparação da fiação seja feito por um bom profissional para que você não tome choque ou se queime ao fazer este trabalho.

Dessa forma, você não terá problemas relacionados com essa parte e ainda ficará bastante seguro dentro do seu banheiro novo, que não oferecerá riscos tanto no presente quanto no futuro relacionados à ela.

Instale o chuveiro e box

O chuveiro e box são uma das partes mais utilizadas pelas pessoas dentro do banheiro e a sua instalação deve ser feita com cuidado. Para isso, o recomendado é que ela seja feita antes do piso, evitando assim infiltrações nele.

Além disso, alguns cuidados ao instalar o chuveiro devem ser levados em consideração. Essas precauções devem ser feitas antes da instalação, sendo necessário desligar a chave geral da casa ou apartamento e também o registro de água do banheiro. Dessa forma, você poderá instalar seu chuveiro com tranquilidade e sem problemas.

Ventilação para banheiro pequeno

O ideal é que o seu banheiro tenha uma janela, porém, devido à falta de espaço, alguns deles não as possuem. Por isso, a ventilação desse ambiente fica prejudicada. Para resolver esse problema o ideal é investir em um exaustor ou em uma grade de ventilação. O exaustor normalmente é instalado no teto ou na parede e se parece com um ventilador.

Porém, ele capta o ar do banheiro jogando-o para fora. Caso você deseje optar pela grade de ventilação, ela não precisa de estar conectada a energia para funcionar, dessa forma é uma opção mais em conta.

Paredes e piso para banheiro pequeno

O piso é uma parte da construção que faz com que seu ambiente fique mais confortável, pois a instalação do piso faz toda diferença em uma obra. Dessa forma, ao escolher o piso para banheiro pequeno prefira cores mais claras, isso fará com que ele pareça maior porque esses tipos de cores dão uma sensação de amplitude no ambiente.

Para as paredes existem uma variedade imensa de opções que vão desde azulejos simples aos mais decorados, ou se você quiser é possível optar por papéis de parede. Opte também por cores mais claras ao fazer a escolha, para combinar melhor.

Espelhos para banheiro pequeno

Um objeto de decoração considerado essencial e muito útil para o banheiro é o espelho, que também ajuda na sensação de amplitude do ambiente. Caso você queira economizar e tenha um espelho antigo em casa, é possível aproveitá-lo colocando uma moldura, fazendo isso lhe dará um ar mais moderno.

Mas se você quer investir em um novo, no mercado existe uma variedade infinita de modelos, que incluem tamanhos grandes ou pequenos e formatos redondos, retangulares, hexagonais ou quadrados. Dentro desses modelos, é possível escolher entre várias cores e se ele será com moldura ou sem moldura.

Armário para banheiro pequeno

Existe uma variedade muito grande de armários para banheiro pequeno. Alguns economizam mais espaço, outros cabem mais coisas por dentro e alguns podem ser utilizados também em outros ambientes. Conheça alguns modelos:

O espelheira é um armário de parede compacto, que pode ser utilizado para guardar alguns produtos, o modelo com rodinhas é prático porque você pode colocá-lo em outro ambiente se quiser, o de canto é ideal para quem tem pouco espaço e quer realmente aproveitá-lo e o embutido com a pia te dará mais espaço na bancada para colocar seus itens.

Dicas para fazer o banheiro

Um homem instalando um armário no banheiro

Existem algumas dicas essenciais que você não pode esquecer na hora de fazer um banheiro. Veja abaixo quais são elas e aprenda a fazer um banheiro bom e confortável.

Umidade

Um banheiro bom deve ficar sempre livre de umidade em seu interior e é necessário prestar bastante atenção a esse aspecto na hora de construir o banheiro. Por isso, é importante que o local seja sempre ventilado para que não haja acúmulo de vapor nele, dessa forma é possível evitar o seu contato com a fiação.

No entanto, se ele não possuir janela será necessário comprar um exaustor para reduzi-la, isso irá evitar o surgimento de mofo no local e fazer com que haja algum tipo de ventilação no banheiro. Dessa forma, a umidade não será uma preocupação.

Pesquise ideias de banheiro

Com o acesso facilitado à internet fica muito mais tranquilo pesquisar por ideias para a decoração do seu banheiro. O Google é um ótimo lugar para pesquisar por referências e além dele existe também o Pinterest, um aplicativo muito bom para esse fim.

Nesse programa é possível fazer uma busca mais refinada e salvar as opções que você mais gostar, o que facilita muito, já que as suas preferências ficam guardadas dentro do app. Assim, a sua visualização e escolha ficarão muito mais fáceis e também podem ser muito mais rápidas.

Limite seus gastos

Definir bem o seu orçamento é uma boa estratégia para limitar seus gastos com o seu novo ambiente. Para fazer isso é necessário que você saiba o quanto está disposto a pagar para fazer um banheiro, o que deve incluir gastos essenciais, como por exemplo a contratação de profissionais, e despesas mais fáceis de economizar, como a aquisição da pia, vaso, espelho e box.

Dessa forma, seus gastos ficarão mais delimitados e será possível ter uma ideia geral das suas despesas e do quanto você tem para investir nesses custos, adicione também um valor de 10% do orçamento por precaução.

Veja o encanamento

O encanamento é uma parte essencial a se verificar na construção de um banheiro, pois qualquer problema nessa parte pode atrapalhar na obra. Além disso, ele deve estar em perfeito estado para evitar infiltrações e problemas futuros nesse local da casa.

No entanto, caso seja necessária uma reparação nessa área ou o lugar que você escolheu para fazer o banheiro não tenha um encanamento apropriado, será essencial contratar um profissional da área para fazer o serviço, o que inclui mais gastos no orçamento. Mas, evitará problemas maiores no futuro fazendo o investimento realmente valer a pena.

Aproveite as paredes

As paredes do local onde você quer construir o seu banheiro podem ser muito bem aproveitadas. Isso porque, caso não queira pintá-las, você pode colocar um papel de parede próprio para o banheiro por cima delas, existem vários disponíveis no mercado, inclusive alguns que imitam texturas de azulejos e que podem combinar muito bem com o seu novo ambiente.

Dessa forma, você terá o resultado de um banheiro bem bonito e aconchegante sem precisar utilizar azulejos, objetos que tem uma instalação bem mais complicada e demorada do que os papéis de parede.

Construa um banheiro confortável e deixe seu lar mais aconchegante!

Um banheiro  moderno com parede de madeira, banheira e espelho redondo

Agora que você tem todas as informações necessárias para construir um banheiro. Comece a planejar no seu orçamento os gastos que você terá para esse fim. Lembre- se que você pode tentar construí-lo sozinho, mas o melhor a se fazer é contratar profissionais que possam te ajudar em algumas áreas, assim você poderá economizar em outras e fazer tudo caber no orçamento.

Além disso, essas partes que você pode precisar de profissionais para fazê-las, como o encanamento e a fiação, são as mais importantes para que o seu banheiro fique bom e não dê problemas no futuro.

Por isso, siga as nossas dicas, que facilitarão muito na hora de planejar e fazer a construção desse local em sua casa. Dessa forma, você terá um banheiro confortável que fará com que o seu lar fique ainda mais bonito e aconchegante.

Autor deste artigo

Sou estudante de letras e apaixonada pelo universo da leitura e escrita.

Últimos posts


As 10 Melhores Pilhas Recarregáveis Para Xbox One de 2022: Duracell, Fujitsu e muito mais!

As 10 Melhores Pilhas Recarregáveis Para Xbox One de 2022: Duracell, Fujitsu e muito mais!

Você quer uma boa pilha recarregável para o seu Xbox One? Veja neste artigo um ranking com os 10 melhores modelos do mercado e dicas de como escolher o melhor!


Os 10 Melhores Alarmes Automotivos de 2022: Positron, FKS e mais!

Os 10 Melhores Alarmes Automotivos de 2022: Positron, FKS e mais!

Em dúvida sobre qual alarme comprar para seu veículo? Veja neste artigo dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado atual!


Os 10 Melhores Tablets para Arquitetos de 2022: Apple, Xiaomi e muito mais!

Os 10 Melhores Tablets para Arquitetos de 2022: Apple, Xiaomi e muito mais!

Procurando o melhor tablet para arquitetura? Neste artigo veja muitas informações que te ajudarão a escolher o tablet certo e um ranking com os 10 melhores!


As 10 melhores plataformas vibratórias de 2022: Kikos, Genis e mais!

As 10 melhores plataformas vibratórias de 2022: Kikos, Genis e mais!

Em dúvida sobre qual plataforma vibratória comprar para se exercitar? Veja neste artigo dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores Escovas de Cabelo de 2022: quadrada, térmica e muito mais!

As 10 Melhores Escovas de Cabelo de 2022: quadrada, térmica e muito mais!

Quer garantir cabelos sempre lindos e brilhantes? Confira neste artigo as 10 melhores escovas de cabelo do mercado e dicas de como fazer a melhor escolha!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Treinos Alimentação Perfume Sapatos