Como tirar nódoa de banana: receitas para tirar manchas de roupas e mais!

Como tirar nódoa de banana: receitas para tirar manchas de roupas e mais!

Veja neste artigo os cinco produtos mais eficientes para remover nódoas de banana das roupas e dicas simples para acabar com essas manchas.


Como tirar nódoa de banana?

roupa branca manchada de nódoa de banana

Conhecida por ser um alimento bem prático, nutritivo e fácil de se comer, a banana está presente na alimentação das pessoas de todas as idades. No entanto, por estar tão presente em nosso dia a dia, é possível ocorrer acidentes em que este alimento caia na roupa e manche diversos tipos de tecidos.

Caso você tenha uma mancha de nódoa de banana para remover da roupa, ela pode facilmente escurecer e se tornar difícil de remover no momento de lavar a peça. Por isso, para remover esta desagradável sujeira, listamos as mais diferentes e eficientes formas para que você consiga retirar de forma simples e fácil este problema.

Seja com bicarbonato, detergente, álcool, alvejante ou até querosene, veja a seguir mais detalhes sobre como você pode remover as nódoas de banana de suas peças.

Produtos para tirar nódoa de banana

Com um simples manuseio, listamos abaixo os produtos que você poderá encontrar em sua casa ou próximo a você para tirar as manchas em roupas causadas por bananas. Desta forma, veja adiante quais são eles e o passo a passo de como limpar sua peça, sem danificá-la.

Bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio e escolha para tirar nódoa de banana

O bicarbonato de sódio é uma ótima opção para remover as manchas em tecidos. Para tanto, faça uma pasta com o produto utilizando a proporção de duas medidas de bicarbonato de sódio para uma medida de água morna. Feito isso, aplique sobre a sujeira na pré lavagem e deixe agir por alguns instantes antes de proceder com a lavagem normal.

No caso da nódoa de banana, esta mistura ajudará a remover a mancha na medida que a pasta seca. Desta forma, ela irá absorver os resíduos e também remover o odor da fruta. Apenas se atente com a firmeza da cor da peça, pois este produto pode embranquecer ou remover corantes sem muita fixação.

Água quente e detergente

potes de detergente

Além da nódoa de banana, a mistura de água quente e detergente é eficaz para manchas em diferentes tipos de tecidos resistentes a altas temperaturas. Neste caso, deixe a peça de molho nessa combinação antes de lavá-la normalmente.

Como ponto de observação para este método, evite deixar por muito tempo a peça para não mofar ou danificar o tecido. Além disso, para retirar a mancha mais facilmente, você também pode remover o excesso do alimento e esfregar suavemente a região quando o tecido estiver de molho.

Álcool

álcool com algodões para tirar nódoa de banana

Como outra alternativa para tirar nódoa de banana nas roupas, utilize o álcool assim que notar a sujeira. Para isso, com um algodão embebido em álcool aplique suavemente sobre a região manchada até ela reduzir de intensidade ou, se possível, até a mancha sair por completo. Por fim, prossiga com a lavagem normal.

Neste caso, em primeira instância, se atente para retirar o excesso do alimento da peça antes de aplicar o álcool e não esfregar com força sobre a região manchada. Desta forma, além de reduzir o risco de danificar o tecido, você conseguirá obter melhores resultados.

Alvejante sem cloro

alvejante com toalhas para tirar nódoa de banana

Feito a base de água, o alvejante sem cloro é menos agressivo do que aquele com o cloro e é mais recomendado para peças coloridas. Encontrado tanto na forma líquida quanto em pó, como ambos terão o mesmo resultado, você poderá optar pelo tipo que preferir.

Neste processo, coloque sua peça em uma mistura de água fria com o alvejante. Ademais, lembre-se de deixar de molho por um tempo curto de até 30 minutos, para evitar que o tecido seja danificado e que a tinta se desbote por completo. Assim, você conseguirá remover a nódoa de banana e lavar a roupa de forma eficaz e com segurança.

Querosene

Por fim, além dos outros produtos listados, você também pode utilizar o querosene para remover a mancha de nódoa de banana. Para tanto, remova o excesso de alimento presente na região e em seguida aplique uma pequena quantidade do produto diretamente sobre a área suja. Depois disso, esfregue de forma delicada o tecido e lave a peça normalmente.

Como o querosene é um produto mais forte quimicamente, tome cuidado ao manuseá-lo. Neste procedimento, verifique se a etiqueta da peça possui recomendação de lavagem e caso não possua, faça previamente um teste sobre uma área menor do tecido.

Como tirar nódoa de banana das roupas

nódoa de banana na roupa branca

Além dos produtos para utilizar antes da lavagem, selecionamos algumas dicas que irão ajudar você a remover as nódoas de banana mais facilmente dos tecidos sem danificá-los. Veja adiante três passos certeiros que vão te auxiliar neste processo.

Veja a etiqueta da roupa

Antes mesmo de lavar a roupa, verifique a etiqueta para não danificar o tecido. Tais etiquetas costumam ser costuradas dentro da peça, na parte atrás do pescoço ou na área lateral. Assim que encontrar o rótulo, siga as instruções de lavagem específicas para o tipo de peça como: tipo de lavagem, secagem e uso do ferro de passar.

Se você não encontrar a etiqueta, o ideal é fazer um pequeno teste em uma área da roupa utilizando o produto que desejar para verificar como o tecido reage à solução. Isso é altamente recomendável, pois alguns produtos químicos e procedimentos podem causar diferentes reações aos tecidos.

Glicerina como pré lavagem

Como principais propriedades, a glicerina é um sabão com pH neutro e sem odor. Por conta disso, ela é um produto ideal para fazer a pré lavagem de qualquer tipo de tecido. Além de não agredir o material, ela consegue fazer uma limpeza profunda facilitando a retirada de sujeiras e manchas antes da lavagem tradicional.

Ademais, por ser um sabão neutro, a glicerina também é recomendada para lavar roupa de bebês ou pessoas com pele sensível. Desta forma, além de não agredir o tecido e garantir a maciez da peça, ela possui um baixo risco de causar alergias e irritar peles mais delicadas.

Retire o excesso de banana da roupa

Caso a quantidade de banana na roupa seja em grande quantidade, o primeiro passo é retirar o excesso com o auxílio de algum objeto firme como uma colher. Para isso, raspe a mancha de banana com as costas de uma colher, removendo o máximo que puder.

Após retirar o excedente, lave a mancha com água fria na parte interna da roupa, para evitar que a mancha se espalhe. Por fim, caso a mancha ainda esteja presente, proceda com algum dos produtos listados acima para remover a nódoa de banana.

Acabe com as manchas da sua roupa com as dicas de como tirar nódoa de banana!

criança comendo banana

A banana é um alimento muito comum e presente em nossa alimentação do cotidiano. Seja nós mesmos comendo esta fruta ou alimentando bebês, por ter uma consistência macia e maleável, é possível sujarmos a roupa com ela.

Se tratada logo no início, a mancha de banana pode ser facilmente removida por diferentes produtos e métodos. Caso contrário, com o tecido manchado por longos períodos, a banana pode escurecer e se tornar muito difícil de ser retirada das roupas.

Por isso, aproveite as dicas indicadas neste artigo e escolha o melhor produto para você remover a nódoa de banana da sua roupa.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos