Como limpar tênis: branco, camurça, couro, solado e muito mais!

Como limpar tênis: branco, camurça, couro, solado e muito mais!

Dificuldades para limpar seu tênis? Confira como garantir a limpeza perfeita para cada tipo de tênis e veja dicas para manter o seu sapato sempre limpo!


Por que limpar seu tênis?

Mulher limpando seu tênis

Tênis limpos são fundamentais para evitar situações constrangedoras. Ninguém merece o mau aspecto de um tênis sujo, ou a vergonha que pode ser ter que tirar o tênis e sentir cheiro ruim.

Manter a lavagem e a limpeza interna dos seus tênis é extremamente importante para garantir que o seu visual esteja sempre em um bom estado, além de contribuir para a durabilidade dos sapatos. A depender do material de cada tênis, o método de limpeza é diferente, o que pode causar certa confusão.

Se você tem dúvidas sobre como lavar os seus tênis e quais métodos usar, não se preocupe: existem diversas dicas que podem ser seguidas para garantir uma boa manutenção de seus sapatos, sem precisar gastar muito com isso.

A seguir, confira as principais dicas e nunca mais fique na dúvida!

Dicas de como limpar os seus tênis

Os tipos de tênis disponíveis no mercado são diversificados, o que resulta em várias maneiras diferentes de limpar cada um deles. Saiba como limpar os seus tênis respeitando as características de sua fabricação. Conheça maneiras práticas e rápidas.

Como limpar o solado do tênis

Limpando solado do tênis

Existem diversos métodos diferentes que tiram facilmente a sujeira das solas dos tênis. Os principais produtos são bicarbonato de sódio, vinagre e detergente. A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco costuma ser muito eficaz para tênis com solados amarelados. Para limpar os seus tênis, misture água e vinagre branco (em partes iguais) em um recipiente. Depois, despeje 1 colher de sopa de bicarbonato.

Feito isso, passe a mistura no solado, esfregando bem. Deixe descansar por alguns minutos. Se a sujeira for mais fácil de tirar, vale usar detergente. Para isso, é só misturar o lava-louças em um pouco de água e esfregar normalmente.

Como limpar tênis branco

Limpando tênis branco

Existem vários ingredientes que podem ser usados para a limpeza de tênis brancos. Assim como para o solado, o vinagre branco e bicarbonato também são produtos muito usados. Além deles, também é possível usar sal grosso, bicarbonato com detergente e até pasta de dente.

Para usar o sal grosso, basta fazer uma mistura com meia xícara do produto e um pouco de água. Depois, passe por todo o tênis e esfregue com uma mistura. Deixe descansar por 1 hora. Você também pode usar a mistura em partes iguais de detergente neutro e bicarbonato de sódio. Você pode usar pasta de dente no lugar dessa mistura.

Como limpar tênis de couro

Tênis de couro preto

Uma das principais misturas para limpar sapatos de couro consiste em água morna e detergente neutro, que é eficaz contra manchas, mas sem estragar o material. Evite a todo custo molhar demais o couro na hora de lavar, já que isso pode estragar o tecido. O segredo é molhar a escova na mistura e só depois esfregar (sem muita força) a região externa do tênis.

Não enxague o tênis na torneira. Remova o detergente com um pano seco e deixe o restante secar na sombra.

Como limpar tênis de camurça

Tênis de camurça

Tênis de camurça não podem ser lavados com água. Para retirar a sujeira dessas peças, vale usar um pano ou uma escova seca. Evite esfregar demais a camurça. Se o tênis for preto, branco ou marrom, vale considerar usar uma boa graxa para remover as manchas e o aspecto envelhecido.

Você também pode usar uma espuma específica para a limpeza de camurça, que pode ser encontrada em lojas ou pela internet e custa entre R$ 30 e R$ 50, em média.

Como limpar tênis de tecido

Tênis de tecido

Os tênis de tecido são os mais fáceis de limpar, já que podem ser lavados com vários produtos. Para uma limpeza eficaz, use detergente neutro, shampoo incolor, sabão em pedra e, no caso de tecidos brancos, bicarbonato de sódio.

Use uma escova de cerdas macias para garantir que as manchas do tênis saiam com mais facilidade. Na hora de secar, deixe o sapato na sombra. Usar água morna ao invés de fria pode ajudar a obter uma limpeza mais eficaz.

Como limpar tênis canvas

Limpando tênis canvas

O canvas é um tecido mais flexível, parecido com a lona. Para a limpeza desse tipo de tênis, evite usar muitos produtos químicos. Uma mistura de detergente neutro (em pouca quantidade) e água morna já é suficiente para promover uma boa limpeza para esse tecido. Esfregue com uma escova macia.

Caso prefira manter os cuidados, use uma escova umedecida em água morna. Para sujeiras mais superficiais, isso já é o suficiente. Os tênis de canvas devem ser secos livres da luz solar direta. Durante a secagem, deixe-os sempre na sombra.

Como limpar tênis atléticos

Limpando tênis atléticos

Tênis esportivos tendem a acumular mais sujeira. Para lavar o seu, vale mergulhar os calçados em água com sabão em pó ou líquido e, logo em seguida, esfregar bastante com uma escova macia.

Feito isso, enxágue os tênis na água corrente até que todo o sabão saia. Caso a sujeira persista, use um pouco bicarbonato com água morna para finalizar a limpeza. Não se esqueça de enxaguar bem!

Por fim, coloque os tênis na sombra até que sequem. Evite lavá-los demais. Caso eles sujem com muita frequência, use um pano úmido para retirar as sujeiras.

Como limpar tênis de malha (Knit)

Tênis knit

A malha é um dos tecidos mais fáceis de limpar. Para isso, use uma esponja umedecida em água morna com sabão neutro. Não deixe o tênis de molho, principalmente por longos períodos.

Esfregue quantas vezes achar necessário, mas sem colocar muita força. A parte interna do tênis de malha também pode ser limpa com água e sabão. Caso queira, use um pouco de bicarbonato com água na parte interna; isso ajuda a prevenir maus odores.

Como limpar palmilha e cadarço

Tênis, palmilha e cadarços pendurados

Para limpar a palmilha do seu tênis, comece esfregando com sabão pelo tempo que achar necessário. Depois, use a mistura de bicarbonato e vinagre branco para esfregar novamente, retirando manchas indesejadas.

Você pode fazer a mesma coisa com o cadarço do seu tênis. Caso ele seja branco, vale deixá-lo um pouco de molho em uma água com alvejante e sabão. É essencial que as palmilhas sequem completamente após as lavagens. Usá-las úmidas pode trazer maus odores.

Como limpar a entressola

Se a entressola do seu tênis não for branca, use sabão neutro ou detergente para fazer a limpeza.

Já, caso você queira eliminar manchas amarelas de uma entressola branca, vale tentar produtos como a já mencionada mistura de vinagre branco e bicarbonato, ou até mesmo removedor de esmaltes. No entanto, tome muito cuidado para não manchar o tecido do tênis.

Para usar a mistura de vinagre e bicarbonato, use uma escova de dentes. Já, caso você queira limpar a entressola com removedor de esmaltes, pode optar por um algodão umedecido com a solução.

Como limpar a língua do tênis

Lingueta de tênis branco e rosa

Os mesmos produtos usados para fazer o restante da limpeza do tênis podem ser usados na parte da língua. No entanto, considere usar uma escova menor (que pode ser uma escova de dentes), já que ela alcança áreas que as demais não conseguem.

Esfregue também a área interna da língua do tênis para um acabamento ainda melhor. É importante sempre tirar os cadarços para evitar que a área fique manchada após a secagem.

Como limpar o interior do tênis

Limpando interior dos tênis

O interior do seu tênis é uma área que merece os devidos cuidados, já que ela é a principal causa de maus odores. Esfregue bem a área usando um sabão em pedra, pó, líquido ou detergente neutro. Você também pode limpar a parte interna com a mistura de água e bicarbonato de sódio.

Secar bem o interior do tênis é tão importante quanto lavá-lo. Por isso, deixe o calçado bem aberto para secar na sombra. Caso aconteça algum acidente e o sapato acabe encharcado, retire-o imediatamente quando chegar em casa e lave-o bem.

Como eliminar maus odores

Homem sentindo odor em tênis

Manter os seus tênis sempre lavados é a principal maneira de impedir que eles cheirem mal. Na hora de lavar, não economize na quantidade de bicarbonato de sódio.

Sempre troque as suas meias cada vez que for usar o calçado. Além disso, após o uso, deixe o tênis em um ambiente bem arejado, o que contribui muito na hora de eliminar o mau cheiro.

Outra boa dica consiste em lavar suas meias com desinfetante. O produto ajuda bastante a combater bactérias que causam o chulé - só tome cuidado para não manchar meias brancas com desinfetantes coloridos.

Como deixar seu tênis limpo por mais tempo

Tênis branco limpo

Os tênis não devem ser lavados com frequência excessiva. Por isso, se você quer saber como manter os seus calçados limpos por mais tempo, confira algumas dicas bastante úteis logo abaixo.

Verifique seus tênis sempre que chegar em casa

Após passar bastante tempo na rua e chegar em casa, uma boa maneira de evitar danos ao seu tênis é fazer uma inspeção completa. Olhe a parte interna, o solado e a entressola para verificar se há sujeira ou mau odor.

Feito isso, passe um pano úmido para limpar a parte externa dos calçados e deixe o tênis em um local ventilado. Caso haja mau odor, considere a lavagem. Para impedir que o chulé aumente, você pode usar um truque bem simples: é só deixar um saquinho de chá dentro dele ao guardar.

Limpe qualquer tipo de mancha no momento

Lembre-se sempre de limpar imediatamente as manchas que aparecerem no seu tênis, caso seja possível. Isso evita que elas impregnem no calçado e não possam mais ser removidas.

Use um pano úmido (com ou sem detergente) para retirar as manchas. Use água morna caso elas forem mais difíceis de remover. Evite molhar a parte interna do calçado ao remover manchas externas. Após a remoção da sujeira, use um pano seco para finalizar a limpeza.

Aplique revestimentos de proteção em seus tênis

Por fim, para manter os seus tênis sempre limpos, você pode usar protetores contra a chuva sobre eles ou, caso necessário, consultar um profissional para que um revestimento de proteção seja aplicado.

As capas de chuva para tênis são vendidas em lojas de sapato ou na internet. Já, para o revestimento, é necessário consultar um profissional que saberá quais produtos usar para cada tipo de tecido.

Essas medidas são ideais para quem costuma andar muito com os tênis no dia a dia.

Conheça também os melhores calçados

Agora que você aprendeu neste artigo como limpar seus sapatos, por que não conferir alguns de nossos artigos sobre calçados no geral? Sem ter que se preocupar novamente com isso, a melhor hora pra buscar um novo sapato é agora! Veja abaixo.

Os 10 melhores coturnos militares de 2022: Acero, Rossi e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1883

Está à procura de um coturno resistente e de boa qualidade? Então acompanhe este artigo e fique a par dos melhores coturnos militares, dicas e onde comprar!

Os 10 melhores tênis casuais masculinos de 2022: Fila, Adidas, New Balance e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1212

Em busca de um tênis casual masculino estiloso e confortável? Confira neste artigo uma lista com os melhores do mercado e como escolher o seu modelo ideal!

Os 10 melhores tênis casuais femininos de 2022: Puma, Fila, All Star e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1379

Buscando renovar o look com um tênis casual? Conheça aqui as melhores dicas de como escolher e confira o nosso ranking dos 10 melhores tênis causais de 2022!

Tenha sempre um tênis limpo e bem cuidado!

All Star branco limpo

Agora você já sabe exatamente como limpar cada um dos seus tênis e manter a limpeza por muito mais tempo. Sempre que necessário, coloque as dicas em prática e garanta uma boa aparência (e um bom cheiro) para os seus calçados, evitando constrangimentos no seu cotidiano.

Os truques para a limpeza de calçados são extremamente variados. No entanto, nem todos os produtos podem ser usados em determinados tecidos. É importante se ater a esse fato para que os seus calçados durem mais tempo.

Produtos neutros podem ser usados não só em tênis, mas também em outros tipos de calçado. Caso alguma dúvida ainda persista, vale consultar a etiqueta ou o fabricante para saber mais.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação