20 locais onde é proibido viajar de drone

20 locais onde é proibido viajar de drone

Programando sua viagem para fora do país e quer levar um drone para filmar momentos únicos? Confira aqui os países que permitem e proíbem o uso desse aparelho!


20 locais onde é proibido viajar de drone

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, cada vez mais as pessoas que gostam de viajar descobrem como tornar suas viagens ainda mais memoráveis. Após o aparelho celular, que nos facilita fotos, selfies e filmagens incríveis, chegou o drone, que pode filmar ou fazer fotos de vistas aéreas, que antes só eram possíveis por outros meios mais dispendiosos, como aeronaves ou alguns tipos de esportes radicais.

Não são poucas as pessoas que gostam de viajar e que fizeram do drone o queridinho indispensável sem suas melhores viagens. Entretanto, todo cuidado é pouco! Existem países ou determinados lugares onde o uso do drone é proibido e pode render boas multas e mesmo apreensão do novo “brinquedo”, a não ser que se obtenha uma licença prévia.

É sempre bom ficar atento e consultar nos sites oficiais dos países e das cias aéreas ao marcar a viagem, pois nem todas as empresas aéreas permitem que se viaje com drones, devido à bateria com lítio utilizada nos equipamentos. Antes de começar, é necessário lembrar da importância de somente viajar para fora do país com um seguro de viagem internacional contratado, o que se tornou ainda mais importante após a pandemia do coronavírus.

Destinos proibidos para drones

Confira abaixo alguns países onde é proibido o uso do drone, ou que exigem licença prévia para embarcar ou utilizar o aparelho. Em alguns deles, não é permitido a entrada ou sobrevoo com drones por questão de segurança.

  1. Antártica
  2. Arábia Saudita
  3. Bahamas
  4. Cidade do Vaticano
  5. Coreia do Norte
  6. Cuba
  7. Egito
  8. Gibraltar
  9. Índia
  10. Iraque
  11. Israel
  12. Kosovo
  13. Líbano
  14. Madagascar
  15. Marrocos
  16. Nigéria
  17. Palestina
  18. Rússia
  19. Venezuela
  20. Zâmbia

1 - Antártica

O uso de drones na Antártica é proibido por membros da IAATO – Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártica. Fundada em 1991 a IAATO é formada por sete empresas, e tem por objetivo promover somente turismo responsável e seguro na Antártica, em preservação do meio ambiente. Expedições privadas e outras pessoas que não sejam membros da IAATO devem procurar por autorizações junto a uma agência governamental ou autoridade competente.

2 - Arábia Saudita

Nenhuma pessoa pode operar drones no país, a não ser que obtenha autorização do presidente e que a operação seja efetuada sobre águas autorizadas e certificadas pelo GACA. As regras são aplicadas na área soberana e também nas águas territoriais do Reino da Arábia Saudita, até 3 milhas náuticas da costa do país.

3 – Bahamas

As regras são rigorosas: antes de levar um drone para as Bahamas, você tem que obter um Certificado de Registro do Departamento de Aviação Civil. O certificado só é liberado pela Alfândega para aeronave não tripulada, com peso inferior a 55kg (110lbs). Passando desse peso, são exigidos requisitos especiais. Além de ser difícil de obter, o Certificado estipula muitas regras difíceis de serem seguidas, o que, na maioria das vezes, aborta o projeto de sobrevoar as Bahamas com um drone.

4 - Cidade Do Vaticano

Sobrevoar o Vaticano com drone é terminantemente proibido sem permissão do Ministério da Defesa. Quem desrespeitar a lei pode ter seu equipamento confiscado e multa altíssima.

5 - Coreia Do Norte

O uso de drones no país é expressamente proibido.

6 - Cuba

Além de proibir o uso de drone em território cubano, o país proíbe rigorosamente sua entrada, em combate à espionagem.

7 - Egito

Sobrevoar as pirâmides com drone é impossível. Não existe qualquer tipo de autorização que permita seu uso no território egípcio e a entrada no país com este equipamento é expressamente proibida. As leis do Egito são severas e, quando burladas, podem levar à prisão.

8 - Gibraltar

Drones não podem sobrevoar Gibraltar sem permissão prévia do Diretor de Ação Civil, pois a área é considerada altamente congestionada.

9 - Índia

Não há permissão de voos de drone de qualquer espécie.

10 - Iraque

Expressamente proibido o voo de drones.

11 - Israel

Antes de serem levados para o país drones com mais de 300 gramas precisam de autorizações das autoridades. O formulário a ser preenchido você encontra no site do Governo de Israel.

12 - Kosovo

O país do sudeste europeu aplica o Regulamento n° 1/2017 que exige o registro desse tipo de veículo aéreo em um sistema onde são registradas as aeronaves não tripuladas (UAS). Os veículos só podem ser operados com aprovação especial da República Kosovo e o operador ou proprietário se compromete a manter contato visual com o equipamento.

13 - Líbano

Os drones são proibidos no país. Para pilotar um drone no Líbano, é preciso registrá-lo junto ao Comando da Força Aérea do Exército e também uma autorização da Diretoria de Orientação.

14 - Madagascar

Sem autorização especial você não pode sobrevoar Madagascar com um drone. É necessário preencher um formulário no site da ACM.

15 - Marrocos

São proibidos, a menos que você obtenha uma autorização prévia e os declare na alfândega. Caso contrário, os equipamentos são confiscados.

16 - Nigéria

O uso de drones na Nigéria é expressamente proibido, a não ser que se obtenha uma autorização antecipada da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA).

17 - Palestina

Uso de drones rigorosamente proibido.

18 - Rússia

São aceitos drones com peso entre 0,25kg e 30 kg (0,5lbs a 66lbs), desde que sejam registrados por cidadãos russos, acompanhados com o respectivo aplicativo. Nele você encontra os formulários que devem ser preenchidos e encaminhados.

19 - Venezuela

É proibida a utilização de drones sobre o território venezuelano sem a devida licença, principalmente após o atentado contra o presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro, ocorrido por meio de um drone.

20 - Zâmbia

O país da África austral permite o uso de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) somente no caso de uso privado e pessoal, sem interesse monetário. Entretanto, para usar um drone na Zâmbia é preciso uma Carta de Aprovação do Diretor Geral, uma licença de Piloto RPAS e um certificado de Registro.

O país determina, ainda, outras regras, como definição da propriedade a ser sobrevoada, Linha de Visão Visual Restrita a 500 metros e observação do piloto aos requisitos estatutários.

6 destinos permitidos para drones

Nos outros países, às vezes as regras não ficam tão claras, por não existirem leis publicadas nesses países sobre o assunto. Abaixo trouxemos informações de países onde existe a liberação, porém considerando algumas regras.

  1. Emirados Árabes Unidos
  2. Austrália
  3. Bermudas
  4. Suíça
  5. Colômbia
  6. Espanha

1 – Emirados Árabes Unidos

Os drones são liberados para voar durante o período diurno, desde que sigam algumas regras como: a menos de cinco quilômetros dos aeroportos, heliportos ou aeronaves tripuladas; antes de voar você deve registrar seu drone na Autoridade Federal de Aviação Civil; o drone pode voar apenas abaixo de 400 pés, à vista do piloto;

o drone deve respeitar distância de ao menos 50 metros de veículos terrestres e pessoas; quando usado para fins comerciais precisa de permissão especial da Autoridade Geral de Aviação Civil.

2 – Austrália

Os drones são permitidos durante o dia, dentro de uma linha de visão de 120 metros, seguindo algumas regras, dentre eles: drones com mais de 2kg devem ser registrados na Autoridade de Segurança da Aviação Civil; se tiverem menos de 25 kg são autorizados a voarem em terras particulares se a finalidade for voltada a fotografia aérea para fins agrícolas, comunicações ou observação, dentre outras.

3 – Bermudas

Os drones são autorizados a voar sobre áreas congestionadas, a mais de 50 pés de edifícios, veículos ou pessoas, observando algumas regras: não devem ultrapassar 121 metros e voar somente sobre propriedades onde tenham permissões para sobrevoar.

Considerando a privacidade de pessoas que podem ou não ser filmados ou fotografados; se forem sobrevoar terras do governo, precisam de permissão especial e devem ser mantidos dentro de uma linha de visão do piloto.

4 – Suíça

O voo de drones é livre. Não há necessidade de autorização para drones que pesam menos de 30kg, que devem seguir algumas regras, como: o piloto deve manter contato visual direto com o aeromodelo durante todo o tempo; dispositivos auxiliares como óculos de vídeo ou binóculos só podem ser adicionados com licença do Escritório Federal de Aviação Civil;

não sobrevoe áreas consideradas como santuários de aves ou reservas de caça; não sejam operados em áreas acima de 100 metros; drones que pesam mais de 500 gramas devem ter seguro de responsabilidade que custa, no mínimo, 1 milhão de francos suíços, dentre outras.

5 – Colômbia

Os drones não precisam ter licença prévia para voar, desde que tenham entre 500g a 10kg e sigam alguma regras, como: só podem sobrevoar durante o dia, devem relatar qualquer acidente ou incidente ao Grupo de Investigação de Incidentes e Acidentes da aviação da UAEAC; não podem exceder 150 km/h; devem ser mantidos dentro da linha visual do piloto; não podem voar acima de 500m do solo ou da água, dentre outras.

6 – Espanha

O voo de drones é liberado na Espanha, desde que tenha a autorização de um parque nacional e siga algumas regras, como: os voos devem ser feitos durante o dia, em boas condições de visibilidade, fora das cidades e áreas urbanas e dentro da linha de visão do piloto; é proibido voar sobre multidões ou áreas povoadas, ultrapassar 500 m do piloto ou voar acima de 120 m;

Deve evitar voar em áreas que recebem voos em baixa altitude com aeronaves tripuladas, e também próximo a aeródromos e aeroportos; as fotos tiradas não podem ter finalidade profissional ou comercial, dentre outras.

Finalizando

Como você pode observar no decorrer do texto acima, todo cuidado é pouco quando você for escolher o destino de sua viagem e quiser levar um drone. Afinal, quem não quer trazer fotos e filmes únicos e extraordinários que esse “brinquedinho” nos proporciona, não é mesmo? Então fique atento e escolha destinos que, com algumas regras simples, como licenças, permitem o uso de drones.

Escolhendo bem o seu destino, você não correrá o risco de ter seu equipamento confiscado e ainda ter que arcar com multas altíssimas que podem comprometer a alegria de sua viagem. Não esqueça também de viajar conectado com um chip internacional de viagem para manter contato com toda a família durante toda a viagem.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos