Adubo natural para plantas: alimentos utilizados e muito mais!

Adubo natural para plantas: alimentos utilizados e muito mais!

Suas plantas estão fracas, não crescem e estão doentes? Confira a seguir, como fazer adubos naturais e suas principais vantagens.


Para que serve o adubo natural?

Mão com luva, segurando uma pá e fertilizando o jardim orgânico.

O adubo orgânico é um ótimo insumo para fazer o cultivo de plantas mais saudáveis e livres de doenças. Ao longo deste artigo você verá que existe uma variedade de adubos naturais que você pode fazer facilmente em casa e que já tem os produtos.

Desde o aproveitamento da grama cortada nos finais de semana, das ervas daninhas, dos restos da cozinha, da casca de banana e do ovo, tudo pode virar adubo. Então, não jogue fora. Para saber como fazer e como deve ser o processo de adubação, você descobrirá a seguir.

Se as vantagens do adubo orgânico para as plantas são muitas, para o solo não é diferente. Evitando o uso de agrotóxicos você garantirá um solo mais preservado e que se recupera com mais facilidade após o plantio.

Materiais orgânicos usados como adubo natural

Usar adubo natural feito de alimentos tem muitos benefícios tanto para as plantas quanto para a saúde humana, além de ser um insumo de fácil acesso que temos em casa. Confira a seguir, quais alimentos podem ser usados!

Grama cortada

Cortador de grama no quintal.

Se todas as vezes que você corta grama e não guarda, saiba que você está desperdiçando um ótimo adubo. As gramas que são naturais contém entre 80 a 85% de água, o que o faz com que se decompõem com mais facilidade. Ao contrário dos resíduos de outras plantas mortas, a grama natural possui baixo risco de surgimento de palhas ao secarem.

Para que a decomposição da grama aconteça mais rápido é recomendado que corte a grama em pedaços pequenos. Além disso, a grama é um insumo muito rico em nitrogênio, um composto que muitas plantas necessitam.

Ervas daninhas

Retirando ervas daninhas do jardim.

Assim como a grama, essa planta é muito rica em nitrogênio, sendo um ótimo fertilizante para suas plantas. Porém, ao contrário da grama e de outros tipos de adubos naturais que podem ser colocados diretamente no solo, com a erva é diferente.

O que pode acontecer é as sementes germinarem e nascer novas ervas daninhas. Sendo assim, faça um chá. Para fazer, basta encher um balde com cinco litros de água, com no máximo 1/4 da erva. Em seguida, deixe-as e de molho durante 10 dias. Quando a água estiver marrom, despeje em seu jardim.

Restos da cozinha

Restos de cozinha, prontos para a reciclagem de adubo.

Sim, os restos de comida e de cascas também podem virar adubo. Isso é possível devido a esses alimentos orgânicos serem ricos em vitamina e sais minerais. Logo, quando em contato com suas plantas eles recebem esses nutrientes. Como também, ajuda a manter a umidade do solo em épocas de verão.

Outra vantagem de usar restos de resíduos da cozinha, como casca de batata, abóbora e até mesmo folhas de saladas, são grandes. Quando em contato com o solo das suas plantas, esses compostos liberam nutrientes lentamente, deixando sua planta bonita e saudável por mais tempo.

Estrume

Estrume natural em carrinho de mão.

Pode parecer nojento, mas não é, suas plantas irão agradecer por receber esse tipo de adubo. O estrume a ser usado pode ser o de vacas, cavalos e galinhas. Cada um desses tipos de esterco é rico em nitrogênio e outros tipos de nutrientes, logo a alimentação de cada animal é diferente um do outro.

Mas, ao usá-lo, evite o esterco cru, ou seja, o que acabou de ser defecado. O esterco cru é altamente ácido e pode ter mais nutrientes do que as suas plantas necessitam, podendo queimá-las. Neste caso, lave o estrume antes de usá-lo.

Folhas de árvore

Folhas caídas de árvores na estação do outono.

Em vez de você jogar fora as folhas secas que você varre, guarde-as e coloque em suas plantas, pois elas trazem muitos benefícios. Primeiramente, as folhas de árvores ajudam a deixar solos que são pesados mais leves, logo atraem minhocas. Bem como, ajuda a manter o solo sempre úmido.

As folhas secas podem ser usadas de duas maneiras: a primeira, você pode estar triturando as folhas e misturando no solo do jardim; a segunda maneira é jogar as folhas sobre o solo, assim ele protegerá o seu jardim de ervas daninhas e impedirá que o solo fique seco.

Grãos de café

Grãos de café na tigela sobre a mesa.

O pó do café possui uma acidez que pode variar de 4,85 a 5,10. Como ainda, existem plantas como o mirtilos, rosas e tomates, que se desenvolvem melhor em solo ácido. Caso você faça o cultivo de algumas dessas plantas é recomendável que use o café como adubo.

Para usar grãos de café em seu jardim, você pode comprar os grãos, moer e logo em seguida, polvilhar sobre a terra. Como também, é possível comprar o pó e apenas jogá-lo em volta das plantas, ou ainda, fazer o café, esperar esfriar e regar seu jardim.

Cascas de ovos

Cascas de ovos em tigela de cerâmica.

Assim como existem plantas que crescem melhor em solos ácidos, há algumas que preferem terras menos ácidas. Quando cultivam-se plantas assim, o adubo ideal para colocar são cascas de ovos. Assim como o cal diminui a acidez do solo, as cascas de ovos também desempenharam essa função.

Isso só é possível devido às cascas dos ovos terem cerca de 93% de carbonato de cálcio, lembrando que este é o nome científico da cal. Para usá-las, lave-as e depois triture. Após, é só adubar seu jardim e esperar o resultado. Suas plantas crescerão saudáveis e bonitas.

Casca de banana

Casca de banana na bandeja no fundo da mesa de madeira.

Outro alimento muito usado como adubo e que deixa as plantas mais fortes é o uso da casca da banana. Comemos banana para absorver o fósforo e o potássio que está presente nessa fruta, da mesma forma, as plantas quando adubadas com a casca da banana são beneficiadas.

Dessa forma, para fazer a adubação do seu jardim com casca de banana é simples e rápido. Você precisará apenas enterrar as cascas inteiras no solo em volta das suas plantas, mas se preferir, pode está cortando em cubos. Como ainda, bater no liquidificador e misturar à terra.

Canela

Paus de canela na placa de madeira preta.

Esse aromatizador tem muitos benefícios, podendo ser usado para eliminar fungos, cicatrizar plantas doentes e quebradas. Além de evitar que as plantas apodreçam, ajuda a acelerar o enraizamento das plantas, afasta as formigas e mantém os mosquitos longe do seu jardim.

Dessa maneira, a canela deixa o seu jardim mais forte e livre de pragas. A canela é simples de ser aplicada, assim como o pó do café e a casca de ovo. Tudo que você precisará fazer é polvilhar a canela sobre a terra em volta das suas plantas, ou onde tiver focos de formiga, fungos e quebrada.

Leite

Leite em recipientes de vidro sobre a mesa.

Os tomateiros gostam muito desse tipo de adubo. Devido o leite ser rico em cálcio e combater os fungos que atingem essa planta, como é o caso do fungo oídio. Esse fungo se prolifera nas folhagens das plantas, deixando-as com uma tonalidade branca.

Para aplicar esse tipo de adubo em suas plantas você precisará de água e um borrifador. De acordo com o tanto de plantas que você for aplicar, misture o leite com a água, lembrando que a medida da água precisa ser na mesma proporção do leite. Logo em seguida, borrife sobre suas plantas.

Algas marinhas

Alga Amarela no Solo.

As algas marinhas são fontes de fósforo e potássio, além de prevenir fungos e doenças. Esse tipo de adubo pode ser comprado pronto tanto em lojas ou em sites especializados. No Brasil, a alga mais usada como adubo é a da espécie kappaphycus alvarezii.

Ao comprar este adubo em forma de líquido, você deve borrifar diretamente sobre a terra. Mas caso queira fazer em casa, você vai precisar colocar um punhado de algas dentro de um balde com água. Em seguida, tampar o balde e deixar durante uma semana e somente depois usar.

Melaço

Melaço de açúcar de cana-de-açúcar orgânico.

Primeiramente, o melaço é um líquido escuro extraído da cana-de-açúcar. Usar o melaço como adubo pode trazer muitos benefícios para as suas plantas, como manter a saúde microbiana do solo. Além disso, o melaço de cana de açúcar possui baixo custo e pode ser usado durante todo o ano.

O melaço de cana de açúcar pode ser comprado em formato líquido ou em pó, em ambos os casos você precisará diluí-los em água. Para aplicar no solo o ideal é que se misture de 4 a 5 ml do produto para cada um litro de água.

Ração de cães e gatos

Ração seca para animais de estimação.

Sim, a ração que sobrou do seu pet e dos seus gatos podem ser aproveitadas em seu jardim. Dependendo da qualidade da ração que você oferece para seus animais de estimação, a ração pode ser rica em proteínas e micronutrientes que beneficiará o solo do seu jardim.

Para usar a ração em seu jardim, primeiramente triture o alimento, em seguida, jogue sobre o solo e coloque mais uma camada de terra por cima da ração. E claro, para que o cão ou o gato não sejam atraídos pelo cheiro da ração e queiram comer, cubra com um papelão.

Vantagens de usar adubo natural

Indivíduo adubando as plantas no vaso.

Agora que você já sabe quais são os tipos de adubos naturais que você pode usar e como fazê-los, chegou a hora de saber sobre suas vantagens. Embora você já saiba que ele pode trazer muitos benefícios para suas plantas, confira a seguir mais vantagens.

Recuperação e preservação do solo

Se você tem um solo que está pobre em nutrientes, dificilmente suas plantas cresceram saudáveis e rápido. Para que se faça a recuperação do solo do seu jardim, o uso do adubo natural ajuda nesse processo.

O adubo natural permite a multiplicação e o restabelecimento de microrganismos que são benéficos para o solo, mas que desaparecem com a exploração e uso de adubos químicos ao longo do tempo. Além disso, a absorção e decomposição do adubo orgânico é mais lento e duradouro, o que garante um solo saudável por mais tempo.

Menos agrotóxicos

O uso do agrotóxico traz muitas consequências não somente para o ser humano mas também para o solo do seu jardim e para os seus animais. A partir do momento que ele entra em contato com o solo, ele degrada a terra e contamina rios e alimentos, logo como o nome diz, ele é tóxico.

Sendo assim, passar a usar menos agrotóxicos e mais adubo natural, ajuda na recuperação do solo, consequentemente, irá melhorar a saúde das plantas que você cultiva. Além de deixá-las mais resistentes a pragas. Assim, o uso de agrotóxicos pode ser evitado.

Economiza recursos

Cada vez mais, pessoas que cuidam de jardins estão aderindo o uso do adubo natural. Quando você começar a usar o adubo orgânico, perceberá que terá muitos benefícios, desde os ganhos financeiros, ocasionados pelo baixo custo do adubo natural como com o controle de pragas.

Devido se usar recursos que você tem em casa, como pó de café, cascas de banana e ovo, por exemplo, você não precisará gastar comprando adubo pronto. Além de que, esse tipo de adubo ajuda na manutenção do solo e no controle de pragas, não sendo necessário comprar insumos adicionais.

A qualidade das plantas e alimentos são melhores

Já foi comprovado cientificamente que os alimentos que são produzidos em solo que usa apenas adubo orgânico, têm maior concentração de proteínas, fibras e minerais. Sendo esse nutrientes muito importante para o crescimento e o combate de doenças nas plantas.

E, por serem alimentos com mais qualidade, ou seja, que não possuem agrotóxicos, são mais valorizados pelo comércio e pelo consumidor, logo é justo que sejam mais caros. Esses são os aspectos fundamentais da adubação orgânica, que traz grandes diferenciais para o mercado alimentício.

Adubos naturais são ótimos para a jardinagem!

Indivíduos plantando árvore num vaso.

Agora que você leu todas as 13 dicas, ficou muito mais fácil escolher um tipo adubo orgânico que seja ideal para as suas plantas. Afinal, cada tipo de planta necessita de certos nutrientes para seu desenvolvimento.

Você pôde aprender que a adubação natural traz muitos benefícios não somente para as plantas mas também para você. Logo, o uso da grama, da casca de banana e de folhas secas, por exemplo, ajuda na manutenção da umidade do solo, no combate de doenças e oferece nutrientes para as plantas e para você que consome o alimento.

Usando esses adubos naturais você estará recuperando o solo degradado por agrotóxicos e preservando-o. Reduzindo o uso de inseticidas que fazem mal para a sua saúde, além de garantir mais qualidade para as suas plantas e economizando na compra de insumos. Teste todos os tipos de adubo que quiser, e veja os resultados no seu jardim.

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos