SOS Pantanal: uma organização que promove o meio ambiente!

SOS Pantanal: uma organização que promove o meio ambiente!

Procurando uma organização ambiental para apoiar? Conheça neste artigo todos os detalhes sobre o SOS Pantanal e saiba como ajudar!


SOS Pantanal: uma organização que promove o meio ambiente!

Atualmente, as questões ambientes têm se tornado cada vez mais importantes, visto que a preservação dos biomas enfrentou terríveis obstáculos ao longo dos anos, colocando a flora e fauna de diversos locais em perigo. Sendo assim, o SOS Pantanal é uma organização que busca levar conhecimento sobre a preservação do Pantanal para todas as pessoas.

Promovendo a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma através da gestão do conhecimento e a disseminação de informações para todos, a instituição incentiva o diálogo da sociedade sobre políticas públicas, bem como trabalha ativamente prevenindo incêndios, restaurando as áreas degradadas e promovendo conhecimento.

Desse modo, se você ficou interessado em saber mais sobre o SOS Pantanal e o seu funcionamento, continue lendo este artigo. Nele, iremos apresentar todas as informações relevantes sobre a instituição, como história, meios de contato, como apoiar, entre outras. Além disso, listaremos os principais projetos realizados por ela. Confira!

Sobre SOS Pantanal

Antes de começar a ajudar o SOS Pantanal, você deve conhecer mais detalhes sobre o seu funcionamento. Por isso, continue lendo os tópicos a seguir para saber mais sobre a sua história, meios de contato, conteúdos produzidos, instruções de como apoiar e muito mais!

O que é o SOS Pantanal?

O Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos que leva conhecimentos sobre a importância da preservação do bioma Pantanal para todos, utilizando uma gestão eficiente de dados e a disseminação de informações importantes, a fim de incentivar o diálogo entre governos, formadores de opinião, e a população em geral sobre o tema.

Além disso, o instituto realiza diversos projetos para ajudar na preservação do bioma, com ações que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, que abriga o Pantanal. Sendo assim, você pode realizar a sua doação para contribuir com os projetos e fazer parte da luta pela conservação deste bioma do Brasil.

Como surgiu o SOS Pantanal?

O SOS Pantanal foi fundado em 2009, a partir da iniciativa de levar informações verdadeiras e importantes sobre a preservação do bioma para a população. Atuando a partir de políticas públicas, a instituição possui o diálogo como uma das suas bases, por isso busca atingir o máximo de pessoas e promover a reflexão sobre o meio ambiente.

Desse modo, crescendo cada vez mais, atualmente o SOS Pantanal tem se concretizado como uma das instituições mais importantes do segmento e continua facilitando o diálogo entre a sociedade e o poder público a fim de gerar políticas públicas que beneficiem tanto o meio ambiente, quanto o desenvolvimento econômico da região.

Quantas pessoas já atuam no SOS Pantanal?

Com mais de 10 anos de história, atualmente o SOS Pantanal conta com 14 conselheiros em sua equipe, comprometidos com a missão da instituição de favorecer o diálogo sobre o bioma e o meio ambiente em geral. Além disso, inúmeras pessoas atuam nos projetos realizados, envolvendo especialistas, pesquisadores e as comunidades locais.

Trazendo corpos técnicos especializados, o instituto também consegue gerar receita localmente enquanto preserva o meio ambiente, unindo milhares de pessoas em uma iniciativa ambiental que caminha ao lado da economia. Ademais, incontáveis doadores ajudam o SOS Pantanal financeiramente, o que possibilita a sua atuação constante.

Quais são os meios de contato do SOS Pantanal?

Se você quer entrar em contato com o SOS Pantanal para saber mais detalhes sobre o seu funcionamento ou para esclarecer quaisquer dúvidas, a instituição disponibiliza o endereço de e-mail contato@sospantanal.org.br para que você envie a sua mensagem, sendo respondido por um dos voluntários de forma eficiente e detalhada.

Além disso, você pode acessar as redes sociais da instituição como Twitter (@sospantanal), Facebook (@institutosos.pantanal) e Instagram (@sospantanal), para ficar por dentro das suas novidades e conferir as suas principais informações. Por fim, o instituto também conta com um endereço fixo em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O SOS Pantanal produz algum tipo de conteúdo?

Sim! Para manter a sociedade informada sobre o tema ambiental, o SOS Pantanal mantém um blog com conteúdos imperdíveis nas categorias Atualidades, Brigadas Pantaneiras, Bacia do Alto Paraguai, Conservação, Cultura Pantaneira, Mudanças Climáticas, Eleições, Políticas Públicas e muito mais, mantendo você sempre por dentro das novidades.

Ademais, no blog você confere curiosidades e informações sobre este bioma brasileiro, verificando quais são os Animais Ameaçados de Extinção, Aves do Pantanal, Microrregiões Pantaneiras, Rios do Pantanal, Onças Pintadas, entre outros tópicos, de forma a compreender a diversidade e importância da preservação da fauna e flora deste local.

Como apoiar o SOS Pantanal?

Por ser uma organização de direito privado sem fins lucrativos, o SOS Pantanal depende de parcerias e doações para que possa manter a sua estrutura e realizar os seus projetos, por isso o instituto aceita doações de qualquer pessoa que deseje apoiar a causa. Assim, você pode acessar o site e realizar uma doação financeira com qualquer valor que desejar.

Dessa forma, você será direcionado automaticamente para a página do PagSeguro, fazendo a sua doação de forma rápida e segura. Além disso, você pode entrar em contato através do telefone +55 67 3042-9095 para fazer a sua doação, assim como pelo endereço de e-mail financeiro@sospantanal.org.br, contribuindo para a sustentabilidade social e ambiental.

Quais projetos o SOS Pantanal organiza?

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o funcionamento do SOS Pantanal, é hora de saber mais sobre os projetos realizados pelo instituto. Portanto, confira os tópicos abaixo para entender melhor sobre Brigadas Pantaneiras, Expedição Pantanal, entre outros.

Brigadas Pantaneiras

Os incêndios têm atingido e devastado cada vez mais o Pantanal, por isso, um dos principais projetos do SOS Pantanal é a Brigadas Pantaneiras, que garante uma estrutura completo no caso de incêndios florestais, com o objetivo de prevenir, responder de forma rápida a novos incidentes e a apoiar as operações no território, preservando o bioma.

Além disso, após os drásticos incidentes de 2020, o instituto entende que a melhor forma de evitar os incêndios é através da prevenção, por este motivo ele investe em treinamentos para manter as suas brigadas equipadas e integradas ao sistema de comando, o que resulta em uma resposta extremamente rápida aos primeiros focos de fogo.

Movimento “O Pantanal Chama”

Com mais de 4.1 milhões de hectares queimados e um aumento de 217% de incêndios comparado a 2019, o SOS Pantanal criou o Movimento “O Pantanal Chama”, uma forma de chamar a atenção da sociedade para os problemas enfrentados neste bioma e para arrecadar fundos para a prevenção e combate rápido de novos incidentes.

Com apoiadores como o cantor Luan Santana, o projeto procura defender as comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, bem como os animais e todo o bioma pantaneiro contra esta tragédia ambiental. Ademais, ele conta com o apoio da União BR, uma organização de suporte às comunidades locais mais vulneráveis do país.

Expedição Pantanal

Iniciado em 2019, o projeto Expedição Pantanal busca mapear e identificar todas as iniciativas de conservação do bioma, a fim de reconhecer estas práticas e apresentá-las ao poder público e à sociedade, informando a todos sobre a importância dos projetos de preservação do ambiente, bem como daqueles de combate e prevenção de incêndios.

Assim, foram mais de 5.000 km percorridos por terra, mais de 600 km percorridos por rios em 11 municípios, 20 empreendimentos ecoturísticos e 11 projetos de conservação, entre os quais estão o Projeto Arara Azul, Onçafari, Acaia, Instituto Homem Pantaneiro, Projeto Tamanduá, entre muitos outros, auxiliando na promoção da sustentabilidade local.

Mapeamento da Cobertura Vegetal da Bacia do Alto Paraguai (BAP)

Para trazer informações e conhecimento do bioma para o público, o SOS Pantanal também apresenta o projeto Mapeamento da Cobertura Vegetal da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Dessa forma, as suas equipes realizam levantamentos inéditos sobre a área pantaneira, com detalhes sobre a vegetação e a sua dinâmica ambiental.

Além disso, o projeto consegue identificar a preservação da área, sendo que atualmente ela possui somente 42% de sua cobertura vegetal nativa. Assim, a partir dos dados coletados, é possível entender mais sobre o desmatamento do Pantanal, trazendo dados confiáveis para um estudo preciso da situação deste bioma, sobretudo da Bacia do Alto Paraguai.

Acesse o SOS Pantanal e ajude na conservação da biodiversidade!

Neste artigo, você obteve todas as informações necessárias sobre o SOS Pantanal, um instituto sem fins lucrativos que busca levar conhecimento sobre a preservação do bioma para todos. Sendo assim, você conferiu detalhes importantes sobre o seu funcionamento, história, meios de contato, conteúdos produzidos, instruções de como ajudar e muito mais.

Além disso, você pôde entender melhor como funcionam os projetos da instituição, como as Brigadas Pantaneiras, o Movimento “O Pantanal Chama”, a Expedição Pantanal e o Mapeamento da Cobertura Vegetal da Bacia do Alto Paraguai. Portanto, acesse agora mesmo o SOS Pantanal para ajudar na conservação da biodiversidade do nosso país!

Autor deste artigo

Sou redatora, revisora e apaixonada pela literatura. Escrevo sobre ciência, educação, lazer, descrição de produtos, entre outros. Amante da natureza e do cinema, estou sempre disposta a expandir os meus horizontes.

Últimos posts


Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Corporais de 2022: Neutrogena, Nivea muito mais!

Em busca do produto ideal para hidratar seu corpo? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores hidratantes corporais de 2022, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

As 10 Melhores Marcas de TV de 2022: LG, Samsung, Philips e mais!

Escolher a melhor televisão para a sua casa pode não ser uma tarefa fácil. Então confira aqui dicas de como escolher e veja as 10 melhores marcas de TV de 2022!


Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Os 10 Melhores Cursos de Trader de 2022!

Procurando o melhor curso de trader de 2022? Confira neste artigo as 10 melhores opções do ano e dicas imperdíveis para fazer a melhor escolha para você!


Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Como desentupir pia de cozinha de maneira fácil: com arame, sal e mais!

Pia da cozinha entupida? Aprenda a resolver com dicas e técnicas bem simples e também como evitar que aconteça de novo.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Ar e ventilação Internet e Conexão Treinos