Begônia: planta muito utilizada em decorações
A Begônia é uma planta da família Begoniaceae, um grupo composto por plantas que dão flores e gostam de climas tropicais e quentes, por isso muitas de suas espécies são nativas do continente americano. Logo, é uma planta que pode ser facilmente encontrada no Brasil.
Essa plantinha é muito usada em decorações, pois o gênero da begônia possui mais de mil espécies, portanto é fácil encontrar ao menos uma flor que combine com a decoração do jardim, da casa, da varanda, enfim. Além disso, a Begônia é resistente e duradoura, o que aumenta a preferência do público pela planta.
Ficou interessado? Leia os tópicos a seguir para adentrar no mundo das begônias e aprender a como cuidar dessa plantinha!
Espécies de begônias
Existem muitas espécies de begônias no Brasil e no mundo e todas possuem flores, são acessíveis e fáceis de cuidar. Para não se perder diante de tantas opções, veja adiante as espécies mais comuns de begônia.
■Begônia rex
A Begônia rex é rainha da família das begônias porque sua folhagem é espetacular, fazendo até mais sucesso que suas flores. Suas folhas são dotadas de cores fortes e brilhantes – como tons de verde, vermelho e rosa – e seus formatos são variados, sendo que atualmente há até versões em miniatura.
Esse tipo de Begônia exige um pouca mais de cuidado durante seu cultivo, porque ela gosta que seu solo se mantenha úmido, mas não encharcado, ou sua raiz apodrecerá. Além disso, não gosta de sol direto e nem de chuva, é preciso deixá-la abrigada.
■Begônia comum
A begônia comum é a begonia elatior, uma das plantas ornamentais mais comercializada do Brasil. Uma curiosidade é que esta espécie é um híbrido entre begônias tuberosas com a espécie B. socotrana Hook e, por isso, elas são estéreis e se reproduzem através de suas folhas.
A begônia comum se tornou a espécie mais trivial das begônias porque suas flores se assemelham as rosas e florescem quase o ano inteiro sem que a planta precise de muitos cuidados para isso. Ademais, é a planta perfeita para ser cultivada em ambientes interiores por não gostar de frio.
■Begônia-asa-de-anjo
A Begônia-asa-de-anjo, também conhecida como begônia escarlate, possui esse nome por causa do formato de sua folha. Esta possui textura espessa, bordas onduladas e as folhas se unem em paralelo, lembrando realmente a asa de um anjo aberta.
Além da beleza de suas folhas, a Begônia-asa-de-anjo tem flores pequeninas e rosadas, dispostas em forma de coração. Florescem durante o ano todo e pendem em cachos sob a planta, parecendo uma cortina cor-de-rosa viva. Por causa de sua delicadeza, a Begônia-asa-de-anjo não suporta sol direto.
■Begônia grandis
A Begônia grandis, popularmente conhecida como begônia resistente, é uma planta original da China, o que explica seu uso amplo no Feng Shui chinês. Este estilo de decoração preza pelo significado que a planta possui, que é justamente a sua resistência e vivacidade.
Esta planta demora para se desenvolver na primavera, mas cresce rapidamente quando o verão chega, pois temperaturas quentes são propícias para a Begônia grandis. Ela floresce durante o meio do verão até o início do outono, dando vida a flores em cacho delicadas e rosadas.
■Begônia de cera
A Begônia de cera é o tipo mais recomendado de planta para forração de canteiros, pois se desenvolvem bem em lugares úmidos e quentes e crescem rapidamente quando usadas como cobertura de solo. Ademais, florescem o ano inteiro quando exposta a climas quentes.
Mas essas plantinhas também podem ser cultivadas em vasos, nesse caso o ideal é manter o substrato do solo poroso e ácido. Por causa da facilidade em cuidar da Begônia de cera, vários híbridos da planta foram criados, cada exemplar possuindo uma cor diferente de flor.
■Begônias fimbriata
A begônia fimbriata é uma planta ornamental e que combina com o clima e com decorações tropicais. Isso porque sua flor é de um vermelho forte, com grande concentração de pétalas em uma mesma flor, formando um "pom-pom" vivo, vistoso e delicado.
O período de floração da Begônia fimbriata dura desde o começo do verão até o início do inverno, então ela está quase sempre florida. Seu caule pode atingir 35 centímetros e suas flores se alargam até os quinze centímetros, então essa planta se destaca em um jardim.
■Begônias pendentes
A begônia-pendente é um tipo de begônia que produz pequenas florzinhas nas cores rosa ou vermelho e possui largas flores verdes, de tons vivos. Apesar disso, a espécie aparenta estar um tanto murcha, o que é comum e natural, portanto não se desfaça da planta caso ela esteja caída.
O segredo para a longevidade da Begônia-pendente é mantê-la longe de lugares úmidos, fora isso sua manutenção e cultivo são simples: regar de duas a três vezes na semana, deixar longe de animais e crianças e manter a planta em condições de luminosidade à meia-sombra.
Como cuidar de begônia
As begônias são parentes das suculentas e, assim como estas, são fáceis de cuidar. Seu cultivo demanda apenas cuidados básicos e uma manutenção barata, perfeita para iniciantes na jardinagem. Veja nos tópicos seguintes como cuidar de begônias.
■Solo ideal para begônia
A begônia é uma espécie que não sobrevive em solos encharcados, portanto a primeira e mais essencial dica para o cultivo delas é manter um processo de drenagem eficiente do solo. Para ter a certeza de que o solo é o ideal, basta comprar uma terra de textura leve especial para begônias.
Além disso, o solo das begônias precisam ser ricos em matéria orgânica. A fim de conseguir isso, adicione musgo de turfa ou compostagem à terra, a proporção mais recomendada é de 2/3 de turfa para cada 1/3 de mistura de terra para begônias.
■Substratos para begônia
Ao se tratar de begônias, é sempre bom reforçar que a parte principal do solo e do substrato é a drenagem. Quem cultiva a planta, portanto, deve sempre buscar substratos que garantam que a água não ficará acumulada no fundo do vaso. Uma boa estratégia é usar um filtro de drenagem.
Para isso, forre o vaso com o filtro e em seguida coloque o substrato. Uma receita básico de substrato, que também é benéfica para begônias, é misturar 1 ½ medida húmus de minhoca, 1 ½ de terra, 3 medidas fibra de coco, 2 de areia e 2 de vermiculita.
■Rega da begônia
A begônia é uma espécie que precisa ser aguada frequentemente, porém odeia ficar úmida. O solo úmido, além de apodrecer a raiz da planta, faz com que as folhas caíam, deixando o caule desprotegido e ainda mais vulnerável ao ataque de pragas e fungos.
Para contornar esse problema, regue a begônia assim que o solo estiver seco e, de preferência, realize a rega durante a parte da manhã, isso dará tempo para que a água acumulada no fundo evapore. Isso vale tanto para begônias em vaso quanto em coberturas de jardins.
■Iluminação para begônia
A iluminação ideal para a begônia vai depender do tipo de espécie, pois cada espécie tolera um nível diferente de exposição à luz. Por exemplo: os tipos de Begônias que servem como coberturas de solo suportam um amplo período de iluminação direta.
Já as begônias que possuem densa folhagem, principalmente as de tom verde-claro, não aguentam luz direta e nem muito calor. Elas podem até tomar um pouco de sol na parte da manhã, mas logo é preciso abrigá-las do calor e sol forte do meio-dia.
■Clima indicado para begônia
As begônias são plantas típicas da América, então seu tipo de clima ideal é o tropical, tanto que temperaturas abaixo de 18ºC já impactam na saúde da planta. Esta espécie não suporta o frio, portanto é preciso mantê-la abrigada em local fechado durante o inverno.
Em relação à umidade do ar, as begônias gostam de ambientes úmidos, estes ajudam a manter a aquosidade das folhas. Caso o tempo esteja muito seco, é possível aumentar a umidade do local com um truque: coloque a planta sob uma bandeja de seixos.
■Poda da begônia
Um dos motivos de a begônia ser fácil de cultivar é que, fora o fato de ser resistente, ela não necessita ser podada, isso se aplicará somente se o exemplar estiver em um tamanho que já não é eficiente para o local em que a planta se encontra.
A única necessidade da begônia é que a planta seja limpa, isso quer dizer que deve-se retirar as folhas secas e murchas do caule e as caídas na terra. É preciso fazer isso para que as folhas danificadas não atrapalhem no fluxo de nutrientes que é distribuído para toda a planta.
■Fertilizantes para begônia
Por serem resistentes, as begônias precisam ser fertilizadas apenas a cada três meses ou em períodos de estações secas. Isso garantirá a saúde da planta e o processo de florescimento, pois deixa o solo dotado de nutrientes, o que as begônias apreciam muito.
O fertilizante ideal é aquele que é balanceado, neutro, de liberação lenta e preferencialmente orgânico, como por exemplo o adubo do tipo NPK 10-10-10, que você pode ver em Os Melhores Adubos para Flores. Antes de aplicar na begônia, leia as instruções da embalagem para se certificar de que está realizando a fertilização no período correto.
Propagação da begônia
As begônias são fáceis de se propagar, mesmo as de espécie híbrida, que possuem sementes inférteis, e as mudinhas se desenvolvem rapidamente em períodos climáticos quentes. Portanto, veja abaixo como plantar begônias por estaquia, por sementes e por divisão.
■Propagação da begônia por estaquia
Antes de entrar no passo a passo de como cultivar begônias por estaquia, vale mencionar o que essa palavra significa. Estaquia é um método de reprodução assexuada de plantas, ou seja, é muito utilizada para a reprodução de plantas híbridas, cujas sementes são estéreis.
Para propagar begônias por estaquia, plante pequenas estacas de caule, raiz ou folha em um solo bem úmido, cobrindo essas partes com substrato. Assim que essas começarem a criar suas próprias raízes, é imprescindível diminuir a quantidade de água.
■Muda de begônia com semente
O segredo para que o plantio de begônia com semente é preparar o solo corretamente. Para isso, utilize uma mistura de terra rica em matéria orgânica, sendo uma parte composta por substrato ou nutrientes orgânicos e outra parte por terra comum.
Após a montagem do solo abra um pequeno espaço na terra com o dedo para encaixar a semente no vaso, sem enterrá-la. Durante a pré-fase de germinação, mantenha o solo úmido e bem drenado. Quando a muda começar a crescer, em aproximadamente quatro meses já poderá florir.
■Muda de begônia por divisão
Certas espécies de begônia, como as do tipo arbusto, podem ser propagadas por meio do processo de divisão de tubérculos. Isso porque essas begônias produzem tubérculos que são passíveis de serem divididos, como bulbos, rizomas e brotos.
Para plantar a begônia pelo método da divisão é simples, basta seguir o mesmo procedimento que o plantio de sementes: obter uma terra rica em composto orgânico, colocar o pedaço dividido de tubérculo sobre o solo e regá-lo bem até que desenvolva raiz.
Decoração com begônia
A maioria das espécies de begônia produzem flores vistosas, por isso são muito usadas como plantas ornamentai. Além disso, mesmo os tipos que produzem flores comuns chamam atenção por causa da forma e cor vibrante de suas folhas. Leia a seguir dicas de decoração com begônia.
■Decoração da begônia em canteiro
Antes de realizar o plantio de begônias no canteiro, certifique-se de que o solo está bem preparado. Para isso, prepare o canteiro com uma parte de terra vegetal, outra parte de terra comum de jardim e duas partes de composto orgânico, realizando esse processo de preferência em abril.
Uma das espécies de begônia recomendadas para cultivo em canteiros, tanto por causa do destaque de sua beleza, quanto ao fato de se adaptarem às condições que um canteiro exige, é a Begonia semperflorens (begônia de cera).
■Begônia em vaso e pendente
As begônias indicadas para vasos e arranjos pendentes são as espécies Begônia sarmentosa, Begônia de folha, Begônia olmo e tipos que tenham um período extenso de floração. Porém não é preciso se limitar a essas opções, porque quase todas as espécies dessa planta se adaptam à vida em vaso.
Para que a begônia se desenvolva de modo saudável e dure por anos, o melhor é manter o vaso em um ambiente interior da casa, em um local onde não bata a luz direta do sol. Caso o espaço interior da casa seja pequeno, dê preferência as begônias em formato mini.
Sobre a begônia
As plantas são dotadas de significados, seja por causa de suas flores, de suas cores ou de suas origens, esses seres veiculam sentidos assim como as palavras. Para descobrir o significado da begônia no Feng Shui e em outros contextos, veja os itens a seguir.
■Significado da begônia para Feng Shui
O Feng Shui é uma técnica chinesa de decoração que se propõe a renovar e equilibrar as energias do ambiente. Para isso, os adeptos do Feng Shui se utilizam do significado dos objetos, plantas e cores, bem como a disposição destes no local.
Em relação à begônia, o significado que o Feng Shui atribui à planta é a de fertilidade, aspecto muitas vezes associado também à juventude e vida nova. Na cultura ocidental esse conceito se mantém, a flor da begônia é uma das mais indicadas para compor buquês de dia dos namorados.
■Cores da begônia
As begônias possuem cores vibrantes e vivas, seja em suas flores, seja em suas folhas. As pétalas da begônia podem ser vermelhas, rosas, brancas, amarelas, laranjas, etc., enquanto que as folhas podem ser de tons escuros, médios e claros de verde.
Para decorar ambientes com begônias, recomenda-se seguir os seguintes macetes: para salas e lugares que tendem a uma decoração clássica, o ideal é utilizar flores de cores claras ou com folhas verdes lustrosas; já para ambientes de decoração despojada, é interessante utilizar as flores de cor escura.
■Épocas de floradas da begônia
A maioria das espécies de begônia florescem por um longo período de tempo, algumas até mesmo o ano inteiro. E não importa onde tenham sido plantadas, em vasos ou em canteiros as begônias conseguem florescer caso estejam sendo cuidadas corretamente.
Geralmente a primeira floração de uma begônia ocorre de três a quatro meses após o plantio e o período ideal para que a flor brote é durante o verão, já que essa espécie gosta de climas quentes. Portanto o final e começo do ano são os meses perfeitos para obter uma begônia ornamental.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da begônia
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da begônia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Decore sua casa com as begônias!
Por causa da variedade de formatos e cores, as begônias são uma ótima opção de plantas ornamentais para decoração de ambientes interiores e exteriores. Quando plantadas em canteiros, formam uma "cama" delicada de flores e, quando plantadas em vasos, suas flores vistosas puxam a atenção para si.
Acrescenta-se à beleza das begônias o fato de serem fáceis de plantar e de manter, pois seus cuidados exigem pouca manutenção e não é preciso nenhuma técnica específica de poda ou de plantio. Basta escolher a espécie cujas folhas e flores mais combinam com a personalidade do jardineiro e seu jardim!
Aproveite as dicas deste artigo e adquira já uma begônia para embelezar ainda mais a decoração de sua casa!
Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.