Como manter a concentração nos estudos na modalidade EAD?

Como manter a concentração nos estudos na modalidade EAD?

Está tendo dificuldade para se concentrar nos estudos em EAD? Então confira aqui 11 dicas essenciais para aumentar seu foco!


Como manter a concentração nos estudos na modalidade EAD?

Muitos alunos consideram os Cursos Para Hora Complementares muito benéficos. Afinal, por causa da faculdade presencial, não há necessidade de enfrentar transporte público, consumo de alimentos, acordar cedo ou chegar tarde em casa. No entanto, é fundamental que você saiba que a educação a distância não é tão simples quanto parece.

De fato, os alunos devem estar preparados para lidar com diferentes situações, como falta de conexão com a internet e até as distrações que podem ocorrer. Além disso, há diversos fatores que podem afetar o seu desempenho acadêmico, assim como a conversa fiada com familiares, redes sociais, internet e muito mais. Não se preocupe, você não está sozinho!

Diversas pessoas enfrentam os mesmos desafios. Então, como você pode aprender mais sobre como manter o foco em sua pesquisa EAD? Com isso em mente, aqui estão alguns passos fáceis para melhorar a sua concentração, o seu desempenho acadêmico e aprimorar seu aprendizado dentro de um Curso Online. Vamos lá?

1. Jamais fique perto de aparelhos celulares e televisão

O primeiro passo com o objetivo de manter o foco no ensino a distância é se desconectar do mundo. Dito isso, não há dispositivos que possam distraí-lo, como telefone, TV ou até mesmo totens digitais. Neste ponto, você deve manter apenas livros e materiais de estudo por perto.

No entanto, se for necessário um computador para estudar, use-o por sua própria responsabilidade. No entanto, para não interferir em seus estudos, continue usando as redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail.

Porém, não queremos dizer que você não deverá verificar o seu smartphone. Para fazer isso, reserve 15 minutos de estudo com o objetivo de conversar com amigos, pesquisar notícias e navegar no Instagram.

2. Faça resumos

Engana-se quem pensa que somente ler o conteúdo vai lhe ajudar a compreender sobre o assunto. Na verdade, não é assim. Para uma efetiva revisão do ensino a distância, é fundamental sempre contar com o auxílio de resumos.

Portanto, separe as partes que são mais importantes do conteúdo que devem ser analisadas e organize-as em um resumo. De acordo com a pesquisa, quem escreve à mão (em vez de em um computador ou dispositivo com tubo de cobre) tende a se lembrar melhor dos tópicos que aprende.

3. Não acumule matéria

De modo geral, é comum observar o acúmulo de disciplinas entre os alunos de todo o país. Porém, com o objetivo de jamais desanimar com a quantidade de matéria, sempre procure estudar um conteúdo por vez ou até uma matéria por semana.

Dessa forma, revise todo o tópico do dia ou as prioridades que você listou em seu plano de estudos. Assim, é possível fazer com que seu cérebro se lembre do que é realmente importante.

4. Crie um programa de aprendizado

Por fim, é importante ressaltar a importância da criação de um programa de aprendizagem. Com isso, dite quantas horas do seu dia são dedicadas aos estudos. É importante deixar de lado quaisquer outras tarefas.

Como, por exemplo, durante 4 horas durante cada dia da semana, você seguirá um cronograma que será adequado aos seus compromissos, tarefas e outras atividades. Se você não puder estudar durante esse período, indicamos que você compense nos próximos dias. Assim, você poderá desenvolver o hábito de estudar e de manter uma rotina sem empecilhos.

5. Seja organizado

Ser organizado é essencial para se adaptar ao processo regular de aprendizagem dos Cursos Online. Todo aluno deve encontrar uma maneira de organizar os seus estudos, os seus dias, semanas e meses se deseja ser mais produtivo.

Primeiro, vale a pena anotar todas as tarefas para ver como as atividades do curso se encaixam na agenda. Encontrar tempo para estudar é a parte mais importante da construção de um novo programa. Isso pode ser feito de várias maneiras, seja usando um gerenciador de tarefas, um calendário ou um pedaço de papel.

Idealmente, isso é o que mais te agrada e te ajuda a cumprir suas obrigações. Outra dica é manter essa nota em um local que tenha fácil acesso para que você possa consultá-la sempre que precisar.

6. Crie uma lista de prioridades

Já que falamos sobre organização no tópico anterior, é válido complementar este tópico com um truque que pode efetivamente te ajudar a ser mais organizado: tenha uma lista de prioridades. A verdade é que não basta somente listar o que você precisa fazer, é preciso compreender quais são as obrigações importantes e urgentes.

Dessa forma, será possível identificar tarefas que devem ser priorizadas e tarefas que podem ser reservadas para depois, tomando o cuidado de não procrastinar em tarefas menos urgentes. Obviamente, não há nenhuma fórmula pronta com o objetivo de criar essa lista, pois cada pessoa pode ter prioridades muito diferentes.

Esse será um aprendizado que será totalmente pessoal que deve ser incentivado, principalmente para facilitar o trabalho do dia a dia. A melhor abordagem é você primeiro organizar sua lista como achar melhor e depois verificar se ela funciona ao longo do tempo. Caso contrário, ajuste até encontrar o modelo ideal e sentir que está tentando fazer as coisas de maneira produtiva.

7. Evite perder prazos

Tenha em mente sempre que o ensino EAD deverá sempre ser feito dentro do prazo. Respeitá-los é essencial para evitar que seu tempo seja desperdiçado. Afinal, é um dos ativos mais valiosos para quem tem um dia a dia agitado e precisa coordenar seus estudos com outras atividades.

Sempre guardar as coisas para depois é um pecado e deve ser evitado sempre que possível, pois acumular um grande número de tarefas só trará desespero, cansaço e outros malefícios. Por isso, tente manter (ou na sua agenda) as datas em mente para poder cumprir os devidos prazos.

8. Fique longe de distrações

Outra técnica eficaz para melhorar a concentração e o desempenho durante o estudo é tentar evitar a possibilidade de distração. Compreender que ninguém é feito de ferro, e a tentação para fazer outra coisa tende a ter forte.

As notificações do telefone, sua música favorita tocando ou a TV em segundo plano podem tirar toda a sua atenção. Na verdade, mesmo um pássaro passando por uma janela pode distraí-lo quando você não está se concentrando.

Nessas horas, lembre-se que você tem um propósito maior e nada pode te afastar dele. Tenha em mente quais são as suas maiores fontes de alienação e sempre tente fugir delas o mais rápido possível!

9. Defina metas e métricas

Uma ótima maneira de realizar o que você precisa aprender em um curso para ter um bom desempenho é criar metas. Organizar as tarefas do dia a dia se torna mais difícil quando não estabelecemos metas claras.

Por sua vez, quando você sabe para onde quer chegar e tem metas definidas, isso vai lhe ajudar a manter o foco e identificar as ações necessárias para chegar lá. Não se trata apenas de pensar em objetivos maiores, como concluir cursos e obter um diploma. Existem alguns outros pequenos passos para chegar a essa conquista, certo?

É como dividir uma escada em degraus e subir degrau por degrau. Essa divisão em objetivos menores também ajuda a gerar mais impulso. Olhar para a escada gigante não é mais um grande desafio do que somente pensar em cada degrau? A lógica é essa, então estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Então, comemore as conquistas de cada um deles e tenha força para seguir em frente.

10. Crie incentivos

Ter motivação para aprender também é importante para obter uma boa renda para o ensino a distância. Claro, não é todo dia que você está tão determinado a fazer isso, então você precisará desenvolver estratégias e mecanismos para manter seu ânimo.

Nesse sentido, use ao máximo sua criatividade. Você pode misturar conteúdo mais fácil e mais difícil, misturar assuntos mais teóricos com assuntos mais práticos e criar recompensas para si mesmo quando terminar - como passeios com amigos ou intervalos mais longos.

Não importa que você não consiga atingir seus objetivos por falta de vontade - é uma situação comum, mas que precisa ser superada. Você ainda está ansioso para terminar uma determinada série? Use isso sempre como sendo um incentivo, defina sempre todos os seus prazos com o objetivo de concluir todas as tarefas e aproveite seu tempo livre conquistado.

11. Faça uma pausa

Por fim, uma última dica é que você também queira aproveitar os momentos de descanso. Eles são fundamentais para reabastecer e se preparar para um novo dia focado no seu plano de estudos. Na verdade, você nem precisa esperar o dia todo para fazer uma pausa.

Pode ser útil programar pequenos intervalos para ir ao banheiro, tomar um café ou até dar uma caminhada. Não importa o quão determinado você seja, seu cérebro não consegue ficar 100% ligado por tantas horas. É bom dar um tempo para ele descansar para que ele possa se recuperar e voltar com foco total.

Finalmente, saiba que um bom sono e lazer fazem parte de uma vida que seja saudável. Lembre-se de que o estresse pode afetar a função dos neurônios e prejudicar a memória.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Os 10 Melhores Robôs Aspiradores com Bom Custo-Benefício de 2024: Multilaser, Electrolux e muito mais!

Os 10 Melhores Robôs Aspiradores com Bom Custo-Benefício de 2024: Multilaser, Electrolux e muito mais!

Quer ajuda na limpeza sem gastar muito? Neste artigo, mostramos os 10 melhores robôs aspiradores com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Monitores para Programar de 2024: LG, Dell, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores para Programar de 2024: LG, Dell, Samsung e muito mais!

Procurando um bom monitor para programar? Neste artigo veja muitas informações sobre esse produto para escolher o ideal e ainda um ranking com os 10 melhores!


As 10 Melhores Marcas de Patins de 2024: Fila, Rollerblade, Traxart e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Patins de 2024: Fila, Rollerblade, Traxart e Mais!

À procura da melhor marca de patins? Confira neste artigo quais são as 10 melhores marcas de patins de 2024 e aprenda como escolher o melhor modelo para você!


Os 10 Melhores Perfumes Masculinos de 2024: Versace, Dior e muito mais!

Os 10 Melhores Perfumes Masculinos de 2024: Versace, Dior e muito mais!

Se você gosta de boas fragrâncias, os perfumes masculinos são interessantes para compor seu visual. Neste artigo, confira como escolher e quais os 10 melhores!


As 10 Melhores Marcas de Roupas Fitness de 2024: Lupo, Puma, Nike e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Roupas Fitness de 2024: Lupo, Puma, Nike e Mais!

Ainda não sabe qual a empresa de roupas ideal para a prática de exercícios físicos? Veja as 10 melhores marcas de roupas fitness de 2024 e saiba como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Saúde sexual Acessórios para moto