Uva japonesa: como cultivar a árvore, propriedades da fruta e muito mais!

Uva japonesa: como cultivar a árvore, propriedades da fruta e muito mais!

Você sabia que a uva japonesa é muito saudável e pode ser consumida de diversas formas? Saiba aqui os benefícios da uva japonesa e como cultivá-la!


Sabia que a uva japonesa é comestível?

ramo da uva japonesa

A uva japonesa, também conhecida como uva-do-japão, é muito valorizada pelos praticantes da medicina oriental que buscam tratar doenças através de substâncias naturais. Também pode ser utilizada para a arborização urbana, já que a árvore possui o porte ideal para as ruas. São frutos bastante perfumados e que são encontrados em cápsulas marrons secas.

Quando maduras, os frutos podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos, e possuem um sabor delicioso semelhante ao da pera. Pelo seu sabor doce, pode ser um ótimo substituto do açúcar e do mel. Também pode ser feito suco com a fruta ou fermentado para produzir vinho e vinagre. Devem ser consumidos quando estiverem maduras para obter o gosto ideal. Confira mais sobre a uva japonesa a seguir!

Informações básicas da uva japonesa

galho com frutas vermelhas da uva japonesa


Nome CientíficoHovenia dulcis
Outros NomesMacaquinho, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china e uva-paraguaia
OrigemÁsia, China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul
Porte6,0 a 12 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoAgosto a Fevereiro
ClimaContinental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical.


A uva-japonesa ou Hovenia dulcis se adapta bem a diferentes tipos de clima: ao clima tropical mais quente, assim como ao clima temperado e frio. Ela é nativa da região asiática e seu tamanho pode chegar de 6 a 12 metros.

O ciclo de vida da uva-japonesa é perene, havendo grande durabilidade de vida, sem a necessidade de ser replantada continuamente. A seguir, saiba como cuidar da sua Hovenia dulcis e conheça dicas para deixá-la saudável durante seu período de crescimento e durante a fase adulta.

Sobre a uva japonesa

uva japonesa em um saco

Aprenda aqui todas as informações básicas sobre a uva japonesa, sua origem e como é possível utilizá-la para o seu benefício seguindo os cuidados necessários para o desenvolvimento saudável da planta.

Sobre a flor e fruta

As árvores da uva-japonesa podem ser caracterizadas por terem copa grande e por possuírem casca marrom-acinzentada. Suas folhas são ovais com pontas pontiagudas e caem durante o mês de abril a agosto. Durante o período de floração, pequenas flores de tons branco-esverdeada bastante perfumadas brotam em abundância, deixando a árvore ainda mais cativante.

Os frutos de formato bastante peculiar possuem casca amarronzada e se encontram em pequenas cápsulas globosas (cerca de 6 mm). A parte comestível se encontra no pedúnculo do fruto. Os frutos amadurecem no Brasil durante o mês de março a outubro.

O nome da uva japonesa e sua origem

Uva-japonesa é um dos nomes populares da planta da família Rhamnaceae. Seu tamanho, cor e formato externo são bastante característicos, semelhantes a pés de galinha ou galhos, e é por isso que são chamados também em algumas regiões como pé-de-galinha ou pau-doce. O nome dado no Brasil também é dado pela semelhança que a fruta tem com a uva-passa, tanto pelo sabor quanto pela sua forma.

A espécie possui origem na Ásia e foi trazida ao Ocidente por volta de 1820, sendo até hoje um modelo de árvore e fruto menos conhecido. Foi também muito utilizada para a comercialização da madeira devido a sua alta qualidade. No Brasil, foi disseminada por toda a região sul, se adaptando bem ao clima e ao solo. Mesmo sendo considerada uma espécie invasora, há pessoas que cultivam para desfrutarem de seus benefícios.

Uva japonesa na culinária

A uva-japonesa é própria para o consumo humano e pode ser utilizada até mesmo para a complementação da alimentação de outros animais, como aves e suínos. Também é possível produzir vinho, vinagre, sucos e marmelada com o pseudofruto da uva-japonesa, pois é rica em sacarose e tem o aroma e gosto semelhante ao da pera.

Para utilizar a uva-japonesa de forma natural, é necessário descartar a parte seca (onde estão as sementes) e enxaguar com abundância a parte comestível, deixando de molho os pedúnculos em solução própria para desinfetar verduras e hortaliças. Após o tempo determinado, é preciso enxaguar a fruta em água corrente. A uva japonesa pode ser utilizada em diversos pratos salgados e doces: saladas, salpicão, peixes e frangos assados, tortas, entre outras opções.

Benefícios da uva japonesa

fruta da uva japonesa

Conheça aqui todos os benefícios que o consumo da uva japonesa pode trazer para a sua saúde e de como ela pode ser utilizada para tratar sintomas da embriaguez, ressaca e até mesmo problemas do fígado causados pela intoxicação alcoólica.

Trata a embriaguez

Os chineses utilizam há milênios esse pseudofruto e as folhas para tratar diversas doenças através da produção de geleias e chás. A uva japonesa pode ser consumida na sua forma crua, seca ou em bebidas. Você pode encontrá-la também em pó ou em cápsulas. O ingrediente ativo também pode ser encontrado como um extrato para suplementos para aliviar a intoxicação após o consumo de álcool.

Há diversos estudos que comprovam a redução do nível de álcool no sangue nos ratos, pois ajudam as pessoas a metabolizar o álcool de maneira eficiente e rápida, o que pode aliviar os sintomas de embriaguez e de ressaca. A fruta também ajuda na prevenção de relaxamento muscular causada pela embriaguez e os resultados de pesquisa em humanos são promissores.

Previne danos ao fígado relacionados ao álcool

A uva-japonesa também foi utilizada há muito tempo na medicina tradicional chinesa para tratar as doenças do fígado. Pesquisas e testes sugerem que o suco e vinagre fermentados à base da uva-do-japão conseguiram reduzir de forma significativa os danos ao fígado relacionados ao álcool em camundongos. Outros estudos sugerem um aumento das enzimas antioxidantes que auxiliam na metabolização do álcool no sangue.

Trata a hepatite C

Alguns estudos sugerem que o consumo da uva-japonesa tem o potencial para prevenir os danos causados pela hepatite C no fígado. Em doses moderadas, as sementes da uva-japonesa possuem forte atividade antioxidante, o que atenuaria a lesão hepática oxidativa induzida pela ingestão do álcool. Os estudos realizados em camundongos apresentam resultados promissores na redução de fibrose e necrose do fígado.

É recomendado sempre consultar o médico para considerar outras formas mais seguras e comprovadas para tratar a hepatite C, mas esta seria uma opção natural complementar que ainda é investigada através de estudos científicos.

Cura para ressaca

Mais estudos sugerem que o consumo moderado da uva japonesa garante uma atenuação dos sintomas da ressaca após o consumo de bebidas alcoólicas, como dores de cabeça, tontura, náusea e fraqueza muscular em relação às pessoas que não utilizaram o extrato.

As enzimas encontradas no pseudofruto e o alto nível de glicose podem favorecer no combate desses sintomas, mas é sempre importante beber líquidos e descansar bastante após o consumo de bebidas alcoólicas, além de evitar a ingestão exagerada.

Trata a síndrome de abstinência do álcool

Atualmente, não existem medicamentos prescritos sem efeitos colaterais significativos que possam ser utilizados para tratar a abstinência do álcool e alcoolismo, mas diversos estudos sugerem que derivados da uva-do-japão tem potencial para tratar essas síndromes. Pesquisas realizadas em camundongos apontam a redução dos sintomas de abstinência e de desejo pelo álcool.

Apresentam também a redução de sintomas de ansiedade e convulsões, e ratos que utilizaram o derivado di-hidromiricetina da uva-japonesa foram menos propensos a consumir álcool de forma voluntária. Esse composto atua nos neurônios do cérebro bloqueando a ação do álcool, aumentando a capacidade de comunicação.

Como cuidar da uva japonesa

platando uma muda de árvore

Descubra aqui mais informações sobre o plantio, como realizar a poda, o solo e adubação adequadas, quantidade de irrigação e luz necessárias, entre outras informações para garantir o crescimento saudável da árvore da uva japonesa.

Quando plantar a uva japonesa?

A melhor época para plantar a Hovenia dulcis é durante o verão e primavera. As árvores de uva-do-japão precisam de verões que sejam quentes e longos o suficiente e que comecem cedo o bastante para permitir que os frutos amadureçam. A fruta durante esse período deve amadurecer de forma satisfatória até que o pedúnculo se desenvolva e se torne doce.

Em regiões quentes, o ano todo pode ser propício para o cultivo. No Brasil, a árvore pode ser plantada em ambientes alternando altos índices de chuvas com períodos de seca. Os frios prolongados comprometem no ritmo de crescimento, e quando a planta começa a formar folhagem (a partir de agosto), não suportam as geadas intensas.

Melhor solo para uva japonesa

A uva-do-japão possui a capacidade de se adaptar em diversos tipos de solo, crescendo tanto em solos argilosos quanto arenosos e até mesmo rasos, compactos e pedregosos. No entanto, não se adaptam bem aos solos extremamente úmidos ou com baixa fertilidade.

No Brasil, a uva-japonesa costuma se desenvolver bem em solos drenados e argilosos, com a fertilidade química média elevada, e prospera particularmente bem em solos neutros a calcários (pH 6,5 a 7,5). O substrato deve estar fresco no plantio e pode conter uma camada de cascalho ou barro no solo para a drenagem.

Quantidade de luz ideal para uva japonesa

A luminosidade ideal para a árvore da uva-japonesa se desenvolver bem é de sol pleno e meia sombra. Tolera sombra leve a média, mas frutifica mais cedo e em maior quantidade quando exposta a pleno sol. Na região do sul e sudeste do Brasil, se adaptam bem a temperatura média entre 12°C a 26°C.

A uva-do-japão suporta temperaturas de até -18°C e tem boa tolerância a geadas durante os períodos que não estão formando folhagens, mas se desenvolvem melhor em temperaturas amenas. Plante no final da primavera após as últimas geadas e forneça alguma proteção de inverno para os primeiros anos quando a planta estiver ao ar livre.

Frequência de rega para uva japonesa

A árvore do caju-do-japão é nativa de áreas relativamente úmidas e montanhosas da China que recebem muita chuva. Embora seja tolerante à seca, a uva japonesa se desenvolve melhor com um suprimento regular de umidade e água. O solo deve ser profundo o suficiente para fornecer umidade suficiente para sustentar raízes durante períodos de seca, quando a irrigação por sulco não é possível.

Nesse sentido, a espécie precisa de bastante água e, em períodos de seca, necessitam de irrigações frequentes para o seu desenvolvimento. As chuvas concentradas no verão podem favorecer o crescimento e desenvolvimento da uva-japonesa. Em locais muito ensolarados, necessitam de rega durante a manhã e à noite.

Poda da uva japonesa

A árvore necessita da poda dos galhos como complementação. A poda de formação deve ser feita com serrote e tesoura de poda. Os cortes devem ser feitos inicialmente para cortar parte dos galhos compridos. Os galhos secos pequenos devem ser removidos. Utilizando as técnicas e ferramentas corretas, é possível formatar a árvore respeitando o seu formato arquitetônico.

É importante realizar a poda de forma correta (respeitando o colar e a crista dos galgos) para que não ocorra uma má cicatrização da árvore ou infecções por fungos e bactérias.

Fertilização e adubo da uva japonesa

A uva japonesa necessita de fertilizantes ao longo do ano. Durante a primavera, fertilizantes com fosfato e potássio podem ser usados, e durante o outono, devem ser adicionados ao substrato compostos de complementação. Durante o período de frio, as plantas da uva japonesa que ainda estão em desenvolvimento necessitam de proteção contra a geada. O substrato orgânico pode ser usado na plantação das mudas, e para o plantio definitivo, utilizar no solo fertilizante mineral misto (NPK 4-14-8).

Para o cultivo no solo, acrescente também folhas secas ou capim. Misture o adubo orgânico (que pode ser uma mistura de farinha de osso, húmus de minhoca ou esterco) ou utilize NPK 10-10-10, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem. É necessário adubar com compostos orgânicos a planta 3 vezes ao ano para não prejudicar o solo.

Propagação por sementes da uva japonesa

A propagação por sementes pode ser feita através da semeadura de algumas sementes (duas a três) em recipientes profundos. No período inicial do desenvolvimento, as mudas devem ser protegidas do sol, e quanto atingirem uma altura entre 15 cm e 20 cm estão prontas para o plantio definitivo. As mudas maiores se adaptam em terrenos maiores, como os do campo.

As sementes germinam rapidamente quando são semeadas e amadurecidas em uma estufa sem aquecimento. A semente armazenada deve ser cortada e semeada no início da primavera. Transplante as mudas em vasos individuais quando crescerem o suficiente para estarem adequadas a se desenvolverem por pelo menos durante o primeiro inverno em uma estufa ou canteiro, caso estejam em uma região de intenso frio.

Como cultivar a uva japonesa em vaso

Para plantar a uva japonesa no vaso, recolha as sementes (de duas a três) e as utilize em um copo descartável de plástico com um furo na parte inferior e encha com a terra adubada. Abra um buraco de 1 cm, coloque as sementes de uva japonesa e cubra novamente com a terra restante. O período para o início da germinação leva em torno de 5 a 7 dias.

Para o transplante da muda do copo plástico para o vaso, insira a muda (preferencialmente sem regar para facilitar o processo) no vaso de sua preferência com no mínimo 50 L. Para a drenagem, insira pedras ou carvão no fundo do vaso. Por cima, coloque o substrato e remova a muda do copo plástico para inserir no vaso, tendo cuidado para não enterrá-la muito profundamente. Cubra com bastante terra e borrife com água até que a terra fique suficientemente úmida.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua uva japonesa

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cultivar a uva japonesa, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A uva japonesa possui muitos benefícios!

frutos da uva japonesa

A uva japonesa vai muito além do delicioso sabor e aroma doce. Além de possuírem diversos benefícios à saúde, é muito utilizada para a preparação de pratos e para o tratamento secundário de doenças relacionadas ao fígado, além de combater os sintomas da ressaca. A árvore também embeleza o ambiente ao produzir lindas flores e frutos.

É considerada também uma fonte de fibra rica em vitamina C, cálcio, magnésio, ferro, entre outros minerais que trazem benefícios para o metabolismo e para o cérebro, auxiliando na cicatrização do corpo, entre outros aspectos surpreendentes. Saiba cuidar bem da sua árvore e desfrute de todos esses benefícios!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo