Cupim para churrasco: como fazer, temperar e preparar a carne e mais!

Cupim para churrasco: como fazer, temperar e preparar a carne e mais!

Você sabe como preparar e temperar o cupim no churrasco? Confira neste artigo dicas e receitas de como fazer uma deliciosa carne utilizando este corte.


Como fazer cupim para churrasco?

Carne assada de cupim

De aspecto marmorizado, com maciez e sabor único, o cupim é uma carne muito popular e utilizada em diversos tipos de receitas, tanto em churrascos quanto na cozinha tradicional. Além disso, por sua versatilidade em combinações de temperos, esta proteína é fácil de agradar qualquer tipo de paladar.

Embora ele não seja considerado uma carne nobre, o cupim é muito apreciado e consumido por várias pessoas no Brasil. Com um valor mais acessível e facilidade de ser encontrado em qualquer supermercado ou açougue perto de sua casa, esta carne certamente valerá a pena de ser preparada no churrasco.

Para se fazer um bom cupim assado, é preciso estar atento em alguns detalhes durante o preparo para evitar que a carne fique rígida e seca. Para tanto, continue lendo este artigo para saber mais sobre como tratar a peça antes do preparo e as diferentes receitas que combinam com esta carne.

Sobre a carne cupim

Carne assada de cupim

Mesmo não sendo uma carne nobre, o cupim é apreciado e largamente consumido por muitos brasileiros. Para saber o porquê de sua popularidade e informações sobre sua origem, conheça mais detalhes sobre este apetitoso corte.

Local da carne do cupim

O cupim é um corte que fica localizado em uma região rica em gorduras e nervos, posicionada na parte frontal, atrás do pescoço do boi. Por ser um corte mais gorduroso, o seu preparo demora mais tempo quando comparado a outros tipos. No entanto, este período a mais é ideal para que a carne fique macia e suculenta.

De aspecto marmorizado, ou seja, com maior presença de gordura entre as fibras da carne, esta peça pode pesar até 4 quilos dependendo do boi. Porém, este corte pode ser facilmente encontrado em supermercados e açougues em porções que variam de 1 a 2 quilos.

Por que a carne cupim é tão amada no churrasco?

Devido às propriedades naturais do corte, o cupim é uma das partes do boi que concentra maior quantidade de adiposidade. Por isso, quando cozida de forma lenta e sobre a brasa do churrasco, ela pode ficar tão macia e suculenta quanto outros cortes nobres da carne bovina.

Além dessas suas características, por ter um ótimo custo benefício, o cupim é um corte muito comum e utilizado em diversos tipos de churrascos. Com um fácil preparo, ela é bem versátil na cozinha e combina com vários tipos de acompanhamentos e ingredientes.

Como preparar o cupim para churrasco

Churrasco de cupim

Comum em churrascos e cozinhas, o cupim é um corte suculento e macio. No entanto, quando feito na churrasqueira, é necessário tomar alguns cuidados especiais para evitar que a carne fique dura e seca.

Por isso, veja a seguir dicas de como preparar o cupim de forma simples para suas propriedades naturais serem bem apreciadas durante o consumo.

Modo de preparo do cupim no churrasco

O modo de preparo deste corte é extremamente importante para manter a carne tenra, principalmente em churrasqueiras. Por isso, posicione a peça para que seja espetado apenas um espeto de churrasco nela. Caso contrário, se utilizar espetos duplos ou triplos, eles impedirão que a carne asse de maneira uniforme.

Outro ponto essencial é manter a carne em um local alto e longe da brasa forte. Assim, ela será cozida lentamente por cerca de 3 a 4 horas. Este tempo é necessário para que o cupim cozinhe uniformemente e não fique duro. Por fim, depois de cozida, você pode finalizar a carne na parte mais baixa, apenas para dourar as superfícies.

Tempero tradicional para cupim no churrasco

Por conta do cupim bovino ter um sabor leve e agradável, este tipo de corte é extremamente versátil e combina com temperos desde os mais simples até os mais marcantes. Em razão disso, você possui maior liberdade de explorar sabores e variar nas combinações para este alimento.

Caso você opte por um tempero mais tradicional, faça alguns furos na peça para facilitar a entrada dos ingredientes e, em seguida, coloque: sal entrefino, pimenta do reino, alho e manteiga. Por fim, embrulhe todo o conjunto com um papel alumínio e leve ao fogo para obter um sabor natural e potente da própria da carne.

Hidrólise para a maciez do cupim

A hidrólise é um processo químico em que ocorre a quebra do colágeno em gelatina e água. Em outras palavras, no caso da carne, esta etapa é fundamental para que ocorra a quebra das fibras dela e, por consequência, ela adquira um odor e sabor bem agradável na boca. Além disso, a peça tende a ficar com uma coloração castanho para dourada, típica de carne assada.

Para realizar este processo, a forma mais fácil é por meio do calor, durante o cozimento. Pelo fato da carne naturalmente eliminar água, o ideal é envolver a peça de cupim em várias camadas de papel alumínio ou celofane. Assim, mantendo-a dentro do embrulho, a água irá garantir a suculência e maciez da carne.

Sobre a gordura do cupim

Tendo em vista que o cupim é bem marmorizado, ele proporciona maior maciez mesmo após a carne estar cozida. Assim, para escolher um corte fresco, selecione aqueles que possuem uma capa de gordura distribuída uniformemente ao redor da carne e de coloração pálida.

Ademais, antes de temperar o cupim, busque retirar o excesso da capa de gordura externa para evitar que a carne fique com gosto seboso. Desta forma você terá maior facilidade para limpar e temperar a peça, além dela ficar mais saborosa no consumo.

Sobre o tamanho da peça do cupim e o sal

Para ter um bom aproveitamento do cupim, o ponto chave é utilizar um tamanho menor da peça, de no máximo 2 quilos. Dessa forma, você irá garantir um tempero e cozimento homogêneo ao longo da carne, evitando que a parte externa fique mais ressecada que o centro.

Tendo em vista que este corte possui um sabor suave, no tamanho de peça adequado, o recomendável é utilizar o sal tipo entrefino ou de parrilla para salgar a superfície da proteína. Assim, ele irá adentrar entre as fibras e temperar a peça sem deixá-la salgada.

Acompanhamentos do cupim no churrasco

Por ser uma carne mais gordurosa, selecione acompanhamentos mais leves, frescos e ricos em fibras para serem servidos junto com o cupim. Por isso, como forma de complementar esta proteína, você pode acrescentar alguns carboidratos como arroz e batata, além de farofa, vinagrete, legumes e folhas.

Se preferir acrescentar uma boa cerveja em seu churrasco, opte por aquelas ricas em malte, lupus ou amargas pois irão contrastar com o sabor da carne. Ademais, caso seu cupim não possua temperos marcantes, você também pode incluir molhos como chimichurri, mostarda dijon e mel, ou aromatizantes como tomilho, limão e manteiga.

Como temperar cupim para churrasco

O cupim é uma peça bem versátil e que combina com diversos tipos de temperos e ingredientes. Por isso, veja a seguir cinco receitas incríveis, das quais certamente irão agradar os mais diferentes paladares em seu churrasco.

Cupim com cerveja na churrasqueira

Copo de cerveja

De modo a ficar macio e saboroso, você poderá fazer a carne utilizando cerveja como um ingrediente diferencial. Para tanto, você precisará de: 1 peça de cupim, pimenta do reino e sal a gosto, 1 copo de cerveja, 1 bandeja de alumínio descartável e papel alumínio.

Primeiro, retire o excesso de gordura ao redor da peça e comece a temperar com sal e pimenta do reino. Feito isso, coloque o cupim na churrasqueira para selar todos os lados da carne. Em seguida, coloque a peça na bandeja com a cerveja e embrulhe a mistura no papel alumínio. Por fim, posicione o recipiente na parte mais alta da churrasqueira por 2h e meia.

Cupim com mostarda e mel para churrasco

Molho de mostarda e mel

Para obter uma carne única e com um sabor agridoce, esta receita será ideal para se fazer no churrasco. Nesta receita, os ingredientes necessários são: 1 peça de cupim, 1 cabeça de alho picada, 100ml de mostarda, meia xícara de molho shoyu, meia xícara de mel, suco de 2 laranjas, sal grosso a gosto e papel alumínio.

Depois de separar os ingredientes, retire o excesso da gordura da peça e faça furos ao redor da carne. Em seguida, coloque todos os ingredientes no cupim e enrole no papel alumínio, de forma a manter os líquidos dentro do embrulho. Por último, deixe na churrasqueira por 4 horas no nível mais alto.

Cupim recheado com queijo para churrasco

Pedaços de queijo

Nesta deliciosa receita, misture em uma vasilha os seguintes ingredientes: 5 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de páprica, 200g de manteiga em temperatura ambiente, meia xícara de molho shoyu, suco de 1 laranja e sal a gosto. Além deles, deixe separado os pedaços de mussarela, 2 quilos de cupim e papel celofane.

Para iniciar o preparo, faça furos ao redor da carne, despeje a mistura de temperos e embrulhe tudo no papel celofane de modo a evitar que o caldo escorra. Assim, deixe a peça no nível mais alto da churrasqueira por três horas e depois que estiver cozido, fure novamente o cupim. Desta vez, coloque os queijos dentro da peça e finalize na brasa até eles derreterem.

Cupim com limão para churrasco

Limões

O cupim temperado com limão é uma ótima opção para obter uma carne suculenta e macia, capaz de desfiar facilmente a peça. Para tanto, nesta receita você irá precisar de: 1 peça de cupim, 2 limões, sal a gosto e papel celofane.

Com a peça de cupim em mãos, faça furos em volta da carne para facilitar a entrada dos temperos e coloque-a em um espeto grande. Feito isso, tempere a carne com o limão e o sal e embrulhe o conjunto com papel celofane, de modo a amarrar bem as pontas. Por fim, deixe na churrasqueira por 3 horas, virando algumas vezes.

Cupim com laranja para churrasco

Suco de laranja e laranjas

De forma simples e fácil, o cupim com laranja certamente irá despertar um sabor diferenciado puxado para o cítrico. Para realizar esta receita, deixe marinar 1 peça de cupim em: suco de 2 laranjas, 1 colher de sopa de sal fino, pimenta do reino e azeite extravirgem. Coloque esta mistura na geladeira por aproximadamente 4 horas.

Antes de assar a peça, fure a carne com um espeto de churrasco e embrulhe ela no papel celofane junto com o caldo da marinada. Deixe o embrulho na parte mais alta da churrasqueira entre 3 a 4 horas. Por último, retire o papel e finalize a carne na brasa para selar toda a sua superfície.

Aproveite as dicas e prepare o melhor cupim para o churrasco!

Carne de cupim assada

Em suma, o cupim é um corte bovino localizado na parte traseira do pescoço do animal. Embora ele esteja situado em uma área com grande adiposidade, por ser todo marmorizado, ele possui uma maciez e suculência únicas quando cozido.

Além de ter um excelente custo benefício e versatilidade, esta proteína é ótima para ser feita tanto em churrascos quanto na cozinha, por meio de diferentes temperos como: cerveja, mostarda e mel, queijo ou cítricos.

Mesmo sendo necessário um maior tempo de cozimento desta carne e alguns cuidados, o churrasco com o cupim é perfeito para reunir os amigos e família em um dia tranquilo. Não obstante, ele é muito popular e consumido pelos mais diferentes paladares.

Por isso, aproveite as receitas e dicas sobre este corte para você fazer um churrasco com esta deliciosa carne!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos