Como fazer sabonete artesanal: em barra, esfoliante e muito mais!

Como fazer sabonete artesanal: em barra, esfoliante e muito mais!

100% naturais, os sabonetes artesanais podem ser ótimos hidratantes, esfoliantes e anti-inflamatórios. Veja o passo a passo de como fazê-los e dicas importantes


Saiba como fazer sabonete artesanal!

Cortando sabonetes artesanais.

Já pensou em produzir o seu próprio sabonete, gastar menos e ainda cuidar melhor da sua pele? Com o sabonete artesanal você pode. Essa prática tem sido cada vez mais comum em alguns lares brasileiros e até mesmo se tornou fonte de renda para algumas famílias. Mas, como fazer sabonete artesanal? Calma que não é difícil e ainda traz vários benefícios para o corpo.

A principal diferença entre o sabonete artesanal e os que costumamos encontrar no mercado está no método de produção. Os que são confeccionados em casa costumam ser mais saudáveis por ficarem livres de algumas substâncias químicas que são adicionadas naqueles tradicionais. Para aprender como fazer sabonete artesanal em casa, basta continuar lendo esse artigo porque, mais do que ensinar você, também apresentamos os tipos existentes.

Como fazer cada tipo de sabonete artesanal

Separamos alguns dos modelos mais tradicionais para ensinar como fazer sabonete artesanal. Diferente daqueles tradicionais que costumamos encontrar em supermercado, eles são mais naturais, o que é ótimo para sua pele, pois evita alergias e outros problemas que possam aparecer. Confira agora!

Sabonete em barra

Sabonetes artesanais multicoloridas, sobre a mesa.

O sabonete artesanal em barra é o modelo mais tradicional, porque é o mais fácil de ser realizado devido a sua forma. Por isso, são práticos de realizar e com um ótimo acabamento, são perfeitos para a montagem de conjuntos presenteáveis.

Para produção, é necessário conter alguns ingredientes como: base glicerinada (a quantidade vai depender de quantos pretende realizar), essência de sua preferência para dar cheiro ao sabonete, corante (só é necessário se quiser dar cor a sua produção), extrato (folhas, flores ou ervas desidratadas), lauril (responsável por formar espuma no sabonete), forma de silicone, panela esmaltada, espátula de silicone e fogão.

Sabonete esfoliante

Sabonetes esfoliantes artesanais azul, verde e branco.

A esfoliação é uma etapa importante no processo de limpeza do corpo, e é por essa razão que esse procedimento é um dos preferidos de todos que querem eliminar as células mortas. Para esse tipo de cuidado, também é possível encontrar o sabonete esfoliante artesanal.

Sua produção mais pura e natural, melhora os resultados propostos pelos fabricantes e deixa a pele mais hidratada e bonita. É possível encontrar o modelo para corpo e o para o rosto, pois eles precisam ser diferentes devido aos cuidados que cada parte precisa

Sabonete líquido

Apertando o botão com o dedo no frasco de sabonete líquido.

Há quem prefira o sabonete líquido ao invés do de barra e ache que ele dure mais do que o outro, já que é mais fácil de controlar a quantidade de produto que será utilizado. Se você é um desses e busca um modelo mais natural, também é possível encontrar o sabonete líquido artesanal e até mesmo produzir o seu, com sua essência favorita.

É bem fácil fazer, só é necessário contar com alguns ingredientes, como: 200 ml de base para sabonete líquido, espessante (anfótero), 800ml de água mineral, 30ml da essência desejada e 60ml de extrato, corante caso queira dar cor e o material para ajudar na produção e armazenar o produto, tais como: colher, dosador para líquidos e frasco com válvula para sabonete líquido.

Sabonete para mãos e rosto

Lavando as mãos com sabonete.

Mãos e os rostos geralmente possuem um sabonete diferente do restante do corpo, isso porque essas partes precisam de um cuidado maior por estarem sempre expostos, seja ao sol, luz, poluição e outras substâncias que causam problemas e ressecamento.

Contar com um sabonete que devolve a hidratação para a pele e não ocasione ainda mais problemas, é a opção ideal. Pelo fato do sabonete artesanal ser natural e ter menos química que os normais, contar com eles para higienizar essas partes é uma boa pedida.

Sabonete corporal

Sabonetes artesanais, esponja e escova corporal sobre a mesa.

Nada melhor do que ter uma pele limpa, hidratada e cheirosa depois de um dia exaustivo. Um bom banho e sabonete tem o poder de fazer com que a gente relaxe e fique mais livre. É por isso que todo produto precisa ser bem escolhido.

Com o sabonete para corpo artesanal é possível se sentir bem, porque, por serem naturais, contam com extrato de flores e ervas que podem ter efeito medicinal e calmante. Então, não será só a sua pele que vai ser renovada após uma boa limpeza, você também se sentirá melhor.

Receitas de sabonete artesanal

Florais, doces, cítricos, neutros é possível fazer o sabonete ideal, para o seu gosto. Separamos algumas receitas de como fazer sabonete artesanal. Quando você faz o seu próprio produto, além de ficar bem consigo mesmo, também economiza, pois eles são mais em conta do que os sabonetes tradicionais. Confira receitas de sabonetes variados, super fáceis.

Glicerinado com ervas

Sabonete de glicerina com ervas artesanal, em processo de fabricação.

A base para produção de um sabonete artesanal é a mesma para todas as produções, o que muda é o extrato que vai ser adicionado e a cor que deseja dar ao produto. Para fazer o glicerinado com ervas os seguintes materiais são necessários: 500g de base glicerinada transparente, 50ml de essência de lavanda, erva de sua preferência, forma de silicone ou plástico, se quiser dar mais espuma para o sabonete, utilize lauril líquido.

Produção: Corte a base glicerinada, coloque em uma panela esmaltada e leve ao fogo. Espere até que vire um líquido. Quando a consistência for atingida, desligue o fogo, adicione o lauril (caso opte por utilizar) e a essência. Transfira para um pote plástico e adicione as ervas. Despeje na forma e espere endurecer.

Antiacne com calêndula

Sabonete Caseiro com Calêndula.

Para fazer o sabonete antiacne com calêndula você precisa de: 100 g de glicerina vegetal, 1 colher de sopa de calêndula desidratada, 3 mL de extrato glicólico de calêndula e 2 gotas de óleo essencial de melaleuca, esses três produtos possuem ação anti-inflamatória que eliminam as bactérias e não ressecam a pele.

Produção: coloque a glicerina em banho maria e mexa até que ela derreta totalmente. Quando já estiver líquida, adicione o extrato de calêndula, óleo essencial e a calêndula desidratada. Misture bem e depois despeje a solução em formas para que sequem e endureçam. Feito isso, o produto está pronto.

Sabonete artesanal com alecrim

Sabonete artesanal de alecrim com ramos de alecrim.

O alecrim é um ótima erva para reduzir inflamação, irritação e até mesmo infecções. Para fazer o sabonete de alecrim, tenha em mãos os seguintes ingredientes: base glicerinada branca (a quantidade vai depender de quanto você quer produzir), 1 xícara de alecrim seco, lauril (caso queira ter um produto com bastante espuma), corante verde musgo se for de seu interesse dar cor ao sabonete.

Produção: em uma panela esmaltada, leve ao fogo a glicerina e mexa até que derreta completamente. Ao atingir a consistência, coloque a substância em um pote de plástico e adicione o lauril e corante, caso opte por usá-los. Misture, adicione o alecrim e volte a misturar. Coloque em uma fôrma e espere endurecer.

Sabonete artesanal com ingredientes orgânicos

Sabonete Caseiro com Babosa.

O sabonete artesanal com ingredientes orgânicos é de fácil preparo e além disso proporciona benefícios excepcionais para pele. Ingredientes: 1 folha de babosa, 1/2kg de sabão glicerinado, 1 folha de alecrim, 150ml de água mineral, 2 colheres (sopa) de suco natural de limão e 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas.

Produção: coloque no liquidificador água, a folha de babosa e o alecrim, bata tudo até que fique com aspecto homogêneo. Logo em seguida, misture e leve em banho-maria com a glicerina, o limão e óleo de amêndoas. Para finalizar, quando derretido, coloque a mistura em uma forma de silicone adequada e depois é só esperar endurecer.

Hidratante esfoliante

Sabonete artesanal de café e canela.

Para fazer o sabonete artesanal hidratante esfoliante, escolha qual será a sua base, ou seja, aveia, argila, café, maracujá, chia ou qualquer outro produto que possa ser utilizado com removedor das células mortas.

Após escolher, existe um passo a passo que serve para a realização de todos os sabonetes. Ele consiste em, glicerina e os produtos escolhidos. A primeira coisa a ser feita é derreter a glicerina e quando ela ficar líquida, adicione a essência desejada e despeje em uma forma.

Esfoliante de aveia e mel

Sabonetes artesanais, recipiente com mel e outro com aveia, ambos sobre a mesa.

Com exceção da glicerina, o esfoliante de aveia e mel só precisa de ingredientes que podem ser encontrados em casa, como aveia em flocos desidratada e mel. São esses três produtos que são necessários para realização deste sabonete. Sua produção acontecerá da seguinte forma: derreta a glicerina, você pode utilizar 250 gramas e espere até que fique líquida.

Quando atingir a consistência, coloque em um recipiente e acrescente 3 colheres de sopa de aveia e 2 colheres de sopa de mel. Misture até que fique homogêneo. Para finalizar, adicione uma colher de sopa de essência de mel. Volte a mistura e coloque em uma forma. Espere secar e pronto, já pode ser utilizado.

Esfoliante com argila

Sabonetes artesanais branco e verde.

Para fazer o esfoliante de argila você precisa dos seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de argila de sua preferência branca, preta, vermelha ou verde, 100g de glicerina, 1 colher de sopa de mel puto e 4 gotas de essência de mel.

Produção: Leve ao fogão em uma panela esmaltada a glicerina e mexa até que a substância derreta e fique líquida. Feito isso, transfira para um recipiente de plástico e misture os demais ingredientes. Mexa até que forme uma substância homogênea. Quando finalizar, adicione o produto em uma fôrma e espere secar e endurecer.

Sabonete de lavanda e anis estrelado

Flores de Lavanda seca, um pano e quatro barras de sabonete.

Sabonete de lavanda é um dos mais tradicionais de se encontrar. Para fazê-lo é necessário ter os seguintes ingredientes: 200g de base de glicerina, essência de lavanda, flores secas de lavanda, corante se quiser dar cor, amido de milho, farinha de arroz e anis estrelado. Produção: derreta a glicerina até que fique líquida.

Em sequência, adicione a essência de lavanda, as flores secas, a farinha e o amido. Misture. Quando ficar homogêneo, coloque o corante e o anis. Misture mais um pouco e depois coloque na forma de silicone.

Sabonete de erva doce

Sabonetes orgânicos de erva-doce feitos à mão .

Para fazer o sabonete artesanal de erva doce é preciso ter os seguintes ingredientes: 500g de glicerina branca, 1 colher de sobremesa de álcool de cereais, 2 colheres de sobremesa de essência de erva doce e, se quiser, corante para colorir.

Produção: derreta a glicerina e espere até que fique líquida. Já na consistência certa, coloque a substância em um pote de plástico e adicione o resto dos ingredientes, misturando até que fique homogêneo. Se for adicionar corante, esse é o momento. Depois, despeje em uma forma de silicone e espere endurecer.

Sabonete arco-íris

Sabonete artesanal de frutas coloridas.

O sabonete arco-íris mais trabalhoso. Para fazer esse produto será necessário: 7 barras de glicerina, corantes nas cores do arco-íris e uma forma de silicone retangular. Produção: derreta uma barra de cada vez e vá adicionando uma cor diferente a cada novo processo.

Sempre que finalizar uma parte, deseje a solução na forma de silicone e, enquanto espera secar, faça a outra tonalidade. Quando finalizar, veja se a primeira camada adicionada já está seca. Se estiver, adicione a nova e parta para outra cor. Esse processo deve ser feito até que todas as cores sejam colocadas.

Sabonete com carvão ativado

Conjunto de cosméticos de desintoxicação de carvão ativado preto.

Ingredientes: 144g de óleo de oliva, 90g de óleo de coco, 90g de óleo de palma, 18g de óleo de jojoba, 18g de óleo de rícino, 11g de óleo essencial de Tea Tree (melaleuca), 1 colher de chá de carvão ativado, 18g de de lactato de sódio, 108g de água e 51g de soda cáustica.

Produção: Vá desmanchando a soda cáustica na água até que ela se dissolva. Reserve e vá para o próximo passo, o de dissolver o carvão ativado em um pouco de óleo líquido. Ambas as misturas precisam esfriar até 40º para que possam ser misturadas. Quando estiver pronto, adicione o óleo essencial de Tea Tree e despeje no molde, pulverizando álcool de cereais para evitar manchas.

Sabonete artesanal básico

Sabonetes orgânicos multicoloridos com tangerinas e folhas naturais.

Para fazer um sabonete artesanal básico é preciso: base glicerinada, essência de sua preferência para dar cheiro ao sabonete, corante se quiser dar cor, extrato , lauril e os materiais complementar como: forma de silicone, panela esmaltada, espátula de silicone e fogão. Derreta a glicerina e espere ficar líquida, quando atingir a consistência, adicione o restante dos ingredientes. Por fim, coloque em uma fôrma e espere endurecer.

Sabonete artesanal de leite e mel

Sabonete artesanal em barra sobre uma toalha branca.

Leite e mel são dois hidratantes de peso. E nada melhor do que poder contar com os dois para realizar um sabonete artesanal. Para a produção deste produto será necessário: 120g de sabão ralado, 90 ml de água, 20g de leite em pó, 40g de mel.

O procedimento consiste em dissolver o leite em pó na água morna e usar a mistura para derreter o sabão em banho maria. Feito isso, adicione o mel e mexa. Depois, coloque no molde escolhido e espere secar.

Dicas para fazer sabonete artesanal

Toda receita pode ser adaptada, e existem algumas dicas que precisam ser compartilhadas para deixar o seu sabonete artesanal ainda melhor, mais cheiroso e hidratante. Confira o que separamos para você.

Descubra que quantidade usar de óleo essencial

Preparando sabonete caseiro com extratos de óleo essencial.

Cada receita fala a quantidade ideal que deve ser utilizada para a realização do sabonete, porém, em geral, a quantidade que costuma ser utilizada são 20 gotas de óleo essencial para cada 1 litro de óleo base. Adicionar uma quantidade a mais pode ser bem vinda. Contudo, não exagere porque essas gotas a mais podem fazer a diferença no resultado final e, em alguns caso, impossibilitar que ele chegue na consistência ideal para ser utilizado.

Formas diversas de sabonetes artesanais

Sabonete de frutas e flor sobre a mesa com conchas.

Existem diversas formas de sabonetes artesanais. Não importa o modelo que você deseja o seu, vai ser possível fazer e achar um molde para deixá-lo da forma que quer. Então, sejam formatos de barra, flor, desenho, frutas ou qualquer outro.

É possível realizar, porque não há interferência na produção o tipo de molde que vai ser utilizado para modelar a peça que está sendo produzida. Da mesma forma em que você pode escolher se quer um produto mais doce, floral, cítrico ou neutro.

Como evitar formação de bolhas

Pulverizando óleo aromático na massa de sabonete líquido.

As bolhas podem acabar com a aparência estética de um sabonete e acabar estragando o procedimento que foi cuidadosamente trabalhado. Para evitar que isso ocorra, existe um segredinho para evitar que bolhas sejam formadas no sabonete e que ele fique sem aquele aspecto liso.

Para isso, vai ser preciso contar com ajuda do álcool. Então, após finalizar a produção e quando ele estiver em fase de endurecimento, borrife em cima o produto nos sabonetes, sendo assim, dando um bom acabamento.

Use a criatividade na decoração

Pulverizando produto em moldes de silicone.

O sabonete artesanal permite que você use a criatividade na hora de produzi-lo. Então, saia dos modelos tradicionais e ouse na sua peça. Não existe certo ou errado, você está no comando.

Para isso, use formas divertidas, não preze pelo linear e reto, faça formatos diferentes, até mesmo quanto a aparência. Deixo-os mais ásperos ao invés de liso e, para finalizar, você ainda pode adicionar pedaços da essência principal para dar um toque a mais e fora do padrão.

Qual a validade do sabonete artesanal?

Embalando sabonetes artesanais.

Apesar dos produtos orgânicos estragarem mais rápido que os demais pelo fato de terem menos química que os auxiliam no processo de duração, com o sabonete artesanal não é bem assim.

Sim, ele não dura anos igual aos demais, porém, sua validade também não é de um dia para o outro, pelo contrário, esse produto pode ser armazenado ou guardado por até 6 meses. Esse é o prazo recomendado para fazer a utilização.

Uma ótima opção de renda extra

Oficina de fabricação de sabonete artesanal.

Além de serem hidratantes, ajudarem no cuidado com a pele e também podem atuar como anti inflamatórios, o sabonete artesanal tem mais uma vantagem, a de poder ser uma fonte de renda. Então, se está em busca de algo para ter um dinheiro a mais no final do mês, porque não apostar neste produto? Além de ter um custo de produção barato, também é fácil de ser produzido e não necessita de muitos ingredientes.

Faça sabonetes artesanais com fragrâncias maravilhosas!

Processo de fabricação de sabão.

Imagina descobrir que tem talento para produção de sabonete e de sobre ainda ganhar dinheiro em cima disso? É o que todo mundo quer. Afinal, produtos bons, baratos e que podem ser produzidos por nós mesmo são ótimas opções para tudo, tanto para o cuidado com a pele como para as finanças.

Já que impede que a gente gaste com o que não devia e, às vezes, comprando produtos que não são tão vantajosos quanto parecem inicialmente. O sabonete artesanal tem todas todas essas utilidades e uma a mais, a de poder servir como fonte de renda. Mais do que cuidar da sua pele, também é possível ter um lucro a mais.

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo