Decoração de casas pequenas: dicas para deixar seu ambiente maravilhoso!
Moradores de casas pequenas muitas vezes se sentem desafiados a procurar mais espaço, mas na verdade podem fazer do lar um verdadeiro ninho aconchegante! Existem diversas maneiras de aproveitar cada cantinho disponível para uma boa decoração.
Afinal o que se espera quando se tem um lugar para chamar de seu é que ele seja como um colo de mãe, mas ao mesmo tempo que transmita praticidade, organização e liberdade de ir e vir. Assim, não permita que seu cantinho seja visto como um amontoado de coisas acumuladas ou uma caixa de fósforos sufocante que não cabe ninguém.
Confira aqui dicas que podem transformar sua pequena toca num castelo confortável com espaço para todos os seus tesouros!
Como decorar uma casa pequena de maneira simples e barata
Se engana quem pensa em decoração como um artigo de luxo e ostentação. Na realidade, não é um investimento com altos gastos que irá fazer diferença na harmonia e decoração do seu lar. Antes de tudo, planeje o que quer fazer. Confira abaixo dicas para conseguir criar uma decoração simples e barata!
■Determine a temática da decoração de casa
A temática é importante para que você planeje como combinar cores e estilos sem gastos desnecessários ou elementos que pesem o ambiente. Defina uma paleta de cores que combine com o que você planeja e escolha objetos harmonizem, de forma que sua decoração seja convidativa e agradável para receber visitas em sua casa.
Combine cores, tecidos, plantas e objetos entre si de modo que se completem e contem uma história a quem aprecia seu espaço.
■Planeje e compare preços
Primeiramente, atente-se ao orçamento que você tem disponível para planejar seus gastos. Pesquise quais são as maiores promoções e as necessidades que lhe interessam na decoração. Se for uma pintura, por exemplo, avalie as diversas qualidades de tinta, cores, ambiente onde será aplicada, os locais que oferecem melhores promoções e custo benefício.
Avalie também se haverá a necessidade de contratar algum profissional para realizar a decoração na sua casa ou se será preciso arranjar alguma ferramenta para pequenos serviços, como uma furadeira ou mesmo uma pistola de cola quente.
■Dê destaque para as paredes
As paredes merecem uma atenção especial. É muito importante estudar em qual ambiente ela se encontra para decidir o que deve ser feito com ela. Se for uma parede externa ou de fachada, deve receber tinta que aguente exposição direta de luz solar e poeira por mais tempo. Já os ambientes internos devem ser minuciosamente planejados para harmonizar no tom certo.
Pequenos espaços pedem mais cores claras e para isso, o branco é muito requisitado, mas não elimina a possibilidade de se destacar também cores vivas em um nicho ou determinado ambiente. Também é possível investir em tintas específicas e funcionais, como por exemplo, a tinta de quadro negro ou a tinta magnética, usadas para fazer um espaço lúdico voltado para as crianças.
Quadros de parede e prateleiras podem ser planejados de modo que se destaquem das cores de fundo. Invista em decorações pontuais e imagens que complementam sem poluir visualmente suas paredes.
■Use plantas
Plantas são seres vivos, respiram e convivem conosco, precisam ser tratadas com todo o cuidado e carinho ou morrerão esquecidas, desarmonizando o ambiente. Observe bem o espaço que irá destinar às suas plantas. Defina se é bem iluminado, seco úmido, exposto ao sol direto ou à sombra. Espaços externos e internos também devem ser levados em conta.
Plantas que se destacam por exuberância, como samambaias e trepadeiras, dependem de algumas reformas manuais no ambiente, como um pedante no teto ou uma treliça pela parede. Ter a harmonia da natureza em volta é bom, mas não se empolgue em ter uma floresta em um apartamento se não houver espaço para tantas.
Calcule bem os seus espaços, a luz e o tempo que você tem para se dedicar às suas plantas.
■Visite bazares
Os bazares oferecem os famosos "achadinhos", que dão destaque para qualquer ambiente. Nada melhor do que garimpar peças retrô, artesanatos regionais ou bibelôs dos tempos das vovós. Um objeto antigo ou um quadro de um artista local pode dar o charme que você procura para a sua casa.
Aproveite para valorizar o trabalho das pessoas que realizam esses bazares. Muitas das vezes o dinheiro arrecadado tem destino a uma certa causa ou a reformas de uma entidade carente. Assim é muito gratificante saber que o simples gasto em um objeto de decoração pode fazer a diferença para aquele que o vendeu e que o retorno é uma energia muito positiva na compra adquirida.
■Aproveite o que já tem em casa
Que tal garimpar a sua própria casa para encontrar antigos objetos que não valorizava mais? Explore o cantinho da bagunça ou o baú de brinquedos velhos dos filhos. use a criatividade, renove objetos abandonados pela casa que podem ganhar um novo destaque.
Observe que há embalagens grandes ou caixas entulhadas que podem ser reutilizadas, de forma a decorar o ambiente. Antigos aquários se transformam em belos terrários com plantas decorativas e tábuas de antigos móveis podem se transformar em belas prateleiras.
Veja também outras dicas de como decorar ambientes pequenos aqui.
Dicas para decoração de interior de casas pequenas
Focar no interior da casa é levar em conta que você mora nela e precisa daquele ambiente harmonioso para viver bem. Assim, priorize a vida prática, com ambiente leve e agradável para que sua casa seja seu refúgio nas horas de descanso. Veja com criar uma decoração perfeita para seu cômodo interior!
■Atenção às cores da parede e do teto
Para escolher as cores da parede e do teto, leve em conta o espaço, a luz e o clima local. Um ambiente de clima mais frio em um espaço menor pode receber um bom papel de parede ou uma tinta mais colorida, para dar mais vida e aconchego ao lugar. Já ambientes quentes pedem cores claras e agradáveis aos olhos, que lembram a harmonia com a natureza, como azul e verde, cores que acalmam e refrescam.
O teto pede tinta de secagem rápida, podendo ser látex ou PVA. Em geral, se pinta o teto de branco, para refletir a luz, mas nada impede que você invista em cores que lhe agradem ao teto.
Não se esqueça de preparar bem o ambiente a ser pintado. Verifique se há necessidade de lixar e passar massa nas paredes para tapar buracos.
■Prateleiras e nichos
Prateleiras e nichos de parede são essenciais para manter a organização da casa. Porém é preciso calcular o peso que aguentam e o que deve ser colocado ali. Objetos demais podem ser perigosos e não podem sobrar na plataforma de apoio, tenha o cuidado de armazenar objetos e livros que caibam corretamente e que não ofereçam perigo ao cair, como bibelôs de vidro ou porcelanas.
Para esses objetos, prefira uma bela cristaleira onde possa expor e guardar. Caso queira colocar plantas observe o peso e o volume delas. Para colocar suas prateleiras e nichos conte com boas ferramentas como furadeira e parafusadeira. Se possível conte com a ajuda de alguém ou um profissional como marido de aluguel.
■Móveis com ângulos retos
A escolha de móveis com ângulos retos é de imensa praticidade. Deixa o ambiente leve e organizado, pois permite o deslocamento que se encaixa em cantos e nichos junto à parede. O posicionamento escolhido para os móveis de ângulos retos segue a linha de pensamento minimalista, feitos para serem funcionais.
Com os espaços preenchidos corretamente no encaixe dos móveis, o ambiente ganha mais espaço de área livre de circulação.
■ Móveis planejados
Móveis planejados são a melhor solução para qualquer casa pequena, desde quitinetes até barcos e motorhomes. Invista em móveis versáteis que servem para múltiplas tarefas ou que ajudam a organizar seus objetos.
Procure saber sobre móveis práticos como mesas que se dobram ou armários feitos sob medida com nichos de organização para louças e talheres. Eles podem te ajudar muito a organizar a bagunça.
■Ambientes integrados
Casas pequenas sempre devem investir em ambientes integrados. Um loft com uma cozinha americana integrada à sala e ambiente de varanda gourmet ou pequeno quintal ajudam a otimizar os espaços e criar um ambiente mais íntimo e prático.
É interessante investir em móveis versáteis que podem ser usados em dois ambientes, paredes pintadas pensando numa decoração mais ampla e objetos domésticos que possam ser usados em qualquer espaço de maneira útil e versátil.
■Utilize espelhos para dar impressão de profundidade
Espelhos são um ótimo coringa para ambientes pequenos. Apartamentos conjugados ou quitinetes utilizam muito os espelhos como decoração para dar uma sensação de amplitude, harmonizando com paredes pintadas em cores claras e priorizando uma decoração mais minimalista.
Banheiros e corredores podem ganhar espelhos pontuais e no ambiente com escadas também ajudam a quebrar alguma desarmonia dando um pequeno destaque a um local não muito explorado.
■Objetos de decoração assimétricos
Investir na assimetria dos objetos é dar um aspecto mais jovial e dinâmico à casa. Linhas e formas irregulares se destacam e chamam a atenção no ambiente criando certo diferencial onde se encontram. Vale a pena apostar em objetos assimétricos principalmente em decorações pontuais, que dão personalidade ao ambiente, quebrando a rigidez e permitindo a sensação de criatividade.
■Não exagere na decoração
Não force um estilo de decoração que não combina com você. Muitas vezes ocorre de querer deixar o ambiente como foi visto em algum lugar. Também é comum acumular miscelâneas da moda ou presentes dados por parentes e misturar tudo.
Para fazer boas escolhas, mantenha a leveza e pense sobre o ambiente em que você está, reflita sobre o que realmente combina com você. Não se deixe levar pela confusão de estilos ou tutoriais de moda apenas para agradar. Tenha parcimônia e poder de decisão, afinal não é porque você ama tudo o que vê que precisa levar tudo pra casa.
Uma miscelânea de estilos pode até ser criativa, mas tome cuidado para que não se torne uma grande acumulação, o que transformaria sua bela ideia de decoração em uma poluição visual difícil de compreender.
■ Paredes limpas ou usar decorações?
Decorar o ambiente faz bem, é um grande exercício de criatividade, mas não é uma regra. É possível ter um ambiente incrível mesmo com poucos artigos de decoração ou detalhes diferenciais. É o que chamamos de minimalismo.
O minimalismo agrada tanto quanto um ambiente repleto de objetos chamativos. Basta pensar se você pode viver bem com pouco, se é possível dar valor a pequenas coisas essenciais e se consegue exercer o desapego do que é supérfluo e desnecessário.
Para isso, mantenha os ambientes claros e limpos, objetos organizados e paredes com o mínimo de uso, porém dando lugar a focos de luz, prateleiras e quadros de aviso para anotar compromissos. O minimalismo é, antes de tudo, um estilo, por isso não está imune de singelas doses de decoração.
■Aproveite ao máximo a luz solar
A luz do sol é sua aliada em diversas situações de decoração. Amplia o ambiente, traz vivacidade, dinamismo, economiza energia elétrica e é essencial para ambientes de jardim e quintal. Aproveite os espaços onde bate sol direto para criar um ambiente junto à natureza, podendo ser desde uma pequena horta até um espaço para os animais domésticos ou as crianças brincarem, ou até mesmo uma piscininha.
Utilize ao máximo os benefícios da luz solar. Ela clareia e amplia os ambientes, é bem distribuída com a combinação de um ambiente arejado em cores claras e objetos que se valorizam com a luz natural, como vidraças e espelhos.
■Combine a cor de parede com os objetos de decoração
Faça jogos de cena de modo que as cores das paredes combine com os objetos. Se estiver decorando a partir de um tema específico, estude uma paleta de cores adequada e incorpore objetos de cena que se complementam com as cores das paredes.
Procure por objetos que harmonizem entre si, como se todo o ambiente escolhido para decoração fosse um grande cenário de uma boa história a ser contada.
■Descubra seu estilo de decoração
Descobrir seu estilo de decoração é importante para transformar seu espaço em um lugar perfeito que atenda todos os seus gostos. A variedade de estilos te oferece uma gama de opções para você conhecer e escolher sua favorita.
Redes sociais são grande aliadas para essa descoberta. Pinterest, Instagram e até mesmo o Youtube dispõem de nichos voltados somente para decoração. Mergulhe na web e conheça todos os tipos e se inspire para criar a decoração do seu estilo.
■Planeje seu ambiente
Planejar as mudanças no ambiente é a melhor forma de evitar gastos desnecessários. Coloque no papel tudo o que for necessário para sua organização. Elabore uma planilha de gastos e uma lista de desejos ou de compras que você se dispõe a fazer em seu investimento. Se possível, desenhe a planta do imóvel para calcular as medidas e distâncias que você terá disponível para seu projeto.
Use a pintura do cômodo para mudar a perspectiva
Uma pintura destacada pode fazer toda a diferença em um cômodo. Experimente reformar um quarto branco pintado de amarelo ouro. Você perceberá que o ambiente agora é outro, transmitindo um outro tipo de energia e dinamismo. Outra dica é escolher apenas uma parede e destacá-la em cores vibrantes, de modo a destacar os objetos de decoração próximos a eles.
Continue lendo e acompanhe dicas ótimas de pintura para sua casa.
■Branco para ampliar o ambiente
O branco é essencial para dar a sensação de amplitude nos ambientes. Tanto nos apartamentos pequenos quanto nas grandes lojas o branco transmite a claridade da luz e a sensação agradável de enxergar melhor o espaço. Opte pelo branco também para o frescor da casa pois ao refletir a luz do sol o branco evita o abafamento nos cômodo.
As cores brancas sob a incidência de luz natural também são um ótimo recurso para economizar energia elétrica, uma vez que o próprio ambiente mais claro dispensa a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia.
■ Esquema de pintura para alongar ambiente
A escolha das cores e esquema de pintura podem favorecer a ampliação dos cômodos. Estude uma boa combinação de cores para trabalhar de modo que valorizem a arquitetura da casa e o espaço escolhido. Há uma série de técnicas que podem ser aplicadas para dar a sensação de ter o ambiente redimensionado, ainda que por ilusão de ótica.
■Listras verticais para aumentar a sensação de altura
Listras dispostas na vertical dão a sensação de ampliar o pé-direito do ambiente escolhido. O teto e o piso se valorizam na altura fazendo com que o ambiente pareça com as paredes mais altas. É uma ótima opção para decorações minimalistas em ambientes pequenos.
Dê preferência por listras finas para ampliar o ambiente.
■Listras horizontais para aumentar a sensação da largura
Assim como a silhueta que engorda com listras na horizontal, o ambiente também se alonga para os lados com esta ilusão de ótica. Vale a pena planejar a pintura em lugares estratégicos para dar a sensação de amplitude. Escolha cores que destaquem a parede e visualmente alargam o cômodo. Se for optar por um papel de parede, escolha cores que combinem com o estilo ou arquitetura do seu imóvel.
■ Efeito tom sobre tom
Apostar no efeito tom sobre tom é brincar com as tonalidades próximas no plano da decoração. Criando uma boa paleta de cores você pode ver que a aposta nestes tons conferem elegância e charme ao ambiente. Seja criativo e minucioso na pesquisa das tonalidades, os resultados costumam ser surpreendentes.
Decoração de casas pequenas: aproveite e renove as energias do ambiente!
O exercício de decorar sua própria casa, ainda que pequena, é de grande satisfação pessoal. Importante para se sentir bem em um ambiente próprio, se sentir confortável e criar um aspecto convidativo para receber pessoas.
Decorar faz bem, embeleza a casa, é terapêutico, renova as energias e faz com que o seu imóvel se torne um lugar agradável e valorizado, não pelo gasto ou luxo, mas pela dedicação em cuidar de cada detalhe. Valorizar o seu lar é cuidar do ninho onde você se abriga todos os dias. Harmonize seu lar e estará em sintonia com as boas energias que ali circulam!
Aproveite nossas dicas e transforme sua casa pequena!