Tipos de piso: para casa, de porcelanato, cerâmico e muito mais!

Tipos de piso: para casa, de porcelanato, cerâmico e muito mais!

Veja no nosso artigo as características, vantagens e desvantagens dos principais pisos disponíveis no mercado e faça uma escolha consciente para a sua casa.


Descubra qual é o melhor piso para a sua casa!

Homem colocando um piso de madeira

O mercado de revestimentos para ambientes domésticos conta com diversas opções, que variam bastante em termos de aparência e de especificidades técnicas. Portanto, durante uma reforma, escolher o piso mais adequado para cada espaço da casa é algo que se torna complexo para o consumidor que não possui muito conhecimento sobre as características dos revestimentos.

É válido mencionar que além da beleza, existem vários fatores que precisam ser pesados nessa decisão, como a qualidade, os custos médios, a facilidade de limpeza e a adequação ao projeto arquitetônico da casa. Somente através da combinação entre todas essas variáveis será possível escolher um revestimento funcional e bonito.

Portanto, ao longo do artigo serão comentados os principais tipos de pisos disponíveis no mercado atual levando em consideração os aspectos destacados e listando as principais vantagens e desvantagens de cada modelo. Assim, para saber mais a respeito disso, basta continuar a leitura do artigo.

Tipos de pisos para sua casa:

A seguir, serão explorados os principais tipos de piso disponíveis no mercado para ambientes domésticos. Além disso, serão comentadas as suas vantagens e desvantagens, bem como os seus principais usos e efeitos na decoração de ambientes internos e externos. Continue a leitura para saber mais e fazer uma escolha consciente.

Piso cerâmico

Trabalhador colocando ladrilhos cerâmicos

A cerâmica atualmente é vendida como uma alternativa mais barata ao porcelanato. O piso é produzido em placas e conta com vários tamanhos, texturas e cores diferentes, de forma que pode ser usado em qualquer tipo de ambiente, seja ele interno ou externo. Como características positivas vale ressaltar a excelente resistência e a limpeza facilitada.

Entretanto, vale citar que a cerâmica é um material que pode lascar com facilidade. Além disso, tendem a deixar os ambientes mais frios e, portanto, são mais indicadas para ambientes domésticos que não precisem transmitir a sensação de aconchego, como as cozinhas e os banheiros.

Piso de porcelanato

Nivelação de um piso de porcelanato

O porcelanato é um dos tipos mais populares de revestimento da atualidade. Possui várias possibilidades de tamanhos e cores e é produzido em placas. Assim, pode ser inserido em vários tipos de ambientes devido à sua resistência à agua e à luz solar. Vale destacar que apesar de bastante similar à cerâmica, ele possui qualidade superior e maior durabilidade, o que eleva o seu custo significativamente.

Também é interessante pontuar que o porcelanato permite o uso de rejuntes menos densos, o que ajuda a criar um visual mais bonito. Mas, a sua versão acetinada pode manchar e riscar com facilidade.

Piso de vidro

O piso de vidro, sem dúvidas, é uma das opções mais elegantes presentes atualmente no mercado. Além disso, ele é perfeito para quem deseja tornar a sua casa um ambiente diferenciado, visto que é pouco usado quando comparado com outras opções. Entretanto, vale citar que o mais indicado é fazer uso somente como um detalhe e não em um ambiente inteiro.

A aplicação em grandes áreas pode acabar tornando o ambiente pesado ao invés de garantir o charme pretendido pela escolha. Assim, é necessário escolher com cuidado onde usar o piso de vidro para não acabar prejudicando o efeito.

Carpete

Carpete recuado

É possível encontrar o carpete tanto em mantas quanto em placas revestidas por tecidos de fibra sintética. Esse tipo de piso não pode ser molhado e atualmente não é mais tão popular nos lares brasileiros devido às dificuldades de limpeza. Entretanto, possui algumas vantagens como a melhora na acústica e o oferecimento do conforto térmico.

Vale citar que o carpete também contribui bastante para disfarçar as imperfeições dos pisos. Mas, possui um alto potencial alergênico e não deve ser aplicados em locais com pessoas que possuam problemas respiratórios visto que o acúmulo de ácaros e poeira pode prejudicar a saúde.

Emborrachado

O piso emborrachado é ideal para as pessoas que estão em busca de um revestimento que garante conforto e segurança. Com boa resistência e função antiderrapante, o emborrachado é impermeável e possui limpeza facilitada. Entre as suas principais vantagens vale citar a absorção de impactos e o isolamento acústico, de forma que são recomendados para áreas com trânsito intenso de pessoas.

Além disso, eles podem ser aplicados diretamente sobre o piso, o que reduz os custos. Em geral, são vistos em espaços como áreas de piscina, box de banheiros e também em locais voltados para o público infantil.

Resina epóxi

Aplicação de porcelanato líquido

A resina epóxi também é conhecida pelo nome de porcelanato líquido. Trata-se de um monolítico feito a partir de uma resina que possui brilho intenso e várias características similares às do porcelanato tradicional. Entre as principais vantagens da resina epóxi é possível citar a sua versatilidade para a decoração, a sua boa resistência e o fato de que ela dispensa o uso de rejuntes.

Por outro lado, o porcelanato líquido exige mão de obra especializada para aplicação, algo que contribui para elevar ainda mais os seus custos já significativos. Além disso, o material é sensível e pode ser riscado facilmente.

Cortiça

Trabalhador colocando piso em cortiça

Embora a cortiça possa ser considerada uma opção incomum de revestimento, ela conta com uma série de vantagens que podem justificar o seu uso. A primeira delas é a sustentabilidade, uma questão importante para muitas pessoas na atualidade. Entretanto, também merecem destaque o isolamento térmico e acústico oferecido pelo revestimento.

Mas, é importante destacar que a cortiça não é recomendada para pessoas que possuam animais de estimação. Isso acontece porque as unhas dos pets são capazes de causar danos ao material rapidamente, fazendo com que a substituição seja necessária em pouco tempo de uso.

Bambu

O piso de bambu pode ser menos popular que o de madeira, mas com certeza é muito mais resistente. Isso acontece porque ele já vem tratado e com o acabamento adequado de fábrica. Portanto, gera menos sujeira durante a instalação e permite que esse processo seja realizado com muito mais rapidez. Além disso, fungos e cupins não se proliferam nesse material.

Desse modo, o piso de bambu pode ser aplicado em áreas internas e externas, garantindo um visual bonito para qualquer espaço. Possui boa durabilidade e acrescenta estilo na decoração por se tratar de um material neutro e rústico.

Pastilhas

Pastilhas dentro de uma piscina

Em geral, as pastilhas são usadas em ambientes menores. Elas são bastante resistentes e têm boa durabilidade. Podem ser fabricadas em diferentes tipos de material, o que permite maior criatividade para a decoração de ambientes, sejam eles externos ou internos. Além disso, a versatilidade das pastilhas permite que o uso tanto em pisos quanto em paredes.

Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de revestimento possui baixa absorção de umidade e custos elevados. Geralmente as pastilhas são usadas como detalhes em espaços como lavanderias, cozinhas e piscinas. Mas, revestir toda uma área com esse piso geraria gastos altos para a obra.

Piso de Granitina

Piso de granitina

O piso de granitina consiste em uma massa de cimento misturada com pedrinhas de granito. Posteriormente, a mistura é aplicada diretamente no piso, de forma que a remoção do revestimento anterior é desnecessária. Entre os principais usos da granitina estão as áreas externas de espaços como clubes e escolas.

Entretanto, o material pode ser usado em residências desde que se adeque ao estilo do espaço. Possui uma aparência brilhante que pode funcionar em cômodos como as salas e as cozinhas.

Cimento queimado

O cimento queimado tem se popularizado bastante. Trata-se de uma argamassa feita à base de cimento, água e areia para criar um revestimento em cima do próprio piso. Após a aplicação no chão, é necessário polvilhar cimento para garantir mais resistência e evitar trincas – que, caso aconteçam, demandam a substituição do piso como um todo.


Entre as vantagens do cimento queimado é válido ressaltar o seu baixo custo, visto que a aplicação nem mesmo demanda mão de obra especializada. Entretanto, a sua característica porosa beneficia a absorção de líquidos, o que faz com que o revestimento seja facilmente manchado.

Piso ardósia

Pés no piso ardósia

Composta por uma mistura entre grafite, clorita, quartzo e várias outras rochas, a ardósia é um piso bastante tradicional no Brasil. Isso acontece devido à sua resistência à agua e também às mudanças climáticas, o que faz com que ela não se afete pela incidência de raios de sol. Além disso, outro ponto que contribui bastante para a popularidade da ardósia é a facilidade de limpeza.

Mas, em termos de versatilidade, o revestimento perde para outros. A ardósia não possui muitas cores disponíveis e, portanto, não pode ser combinada com qualquer decoração. Além disso, os seus custos são elevados.

Piso de lajota

Piso de lajota molhado com uma toalha no chão

O piso de lajota tem esse nome devido ao seu processo de produção, no qual permanece por 8h na água em um processo ecologicamente correto e sem uso de energia elétrica. Oferece alta durabilidade e resistência, além de possuir design diferenciado devido à sua riqueza de detalhes e às várias cores.

Desse modo, o piso de lojota é bastante indicado para áreas externas, pois consegue resistir às ações externas como vento e chuva forte em comparação aos revestimentos mais comuns.

Parquet

Mulher limpando um piso parquet

O parquet possui várias características em comum com o taco. As principais diferenças estão nos desenhos, que são maiores, mas os demais detalhes são praticamente idênticos. Inclusive, os dois tipos de piso são instalados da mesma forma.

Assim, para quem está procurando uma opção amadeirada e que seja capaz de oferecer um diferencial para o ambiente, a escolha mais adequada é o parquet. As suas peças são capazes de formar figuras geométricas interessantes e garantir um visual diferenciado para os espaços nos quais são aplicados. Geralmente o parquet se faz presente em halls de entradas de prédios.

Piso taco

O piso de taco é clássico e elegante, de forma que muitas pessoas desejam ter esse revestimento em casa. Entretanto, trata-se de um material denso e que não garante muita flexibilidade. Além disso, é muito sensível à água, pode manchar com facilidade e possui um custo bastante elevado.

Também é válido citar que a manutenção é bastante cara e trabalhosa. Então, quem deseja manter a madeira sempre com o aspecto de nova precisa se dedicar bastante à limpeza dos ambientes e ter cuidados especiais. É indicado para áreas secas, como quartos e escritórios, o que prolonga sua durabilidade.

Piso de tábua corrida

Os pisos de tábua corrida são resistentes e fáceis de limpar. Feitos de madeira de lei, não são considerados sustentáveis, mas estão entre os mais bonitos disponíveis no mercado. Entre as suas principais vantagens é possível destacar a facilidade de limpeza e o fato de que são hipoalergênicos.

Com uma textura lisa e confortável, os modelos podem acabar se tornando escorregadios quando molhados. Mas, trata-se de um material extremamente versátil e que pode ser usado em vários espaços internos, como quartos, salas e escritórios. Possui uma instalação fácil e pode ser aplicado como revestimento de pisos desde que bem nivelados.

Piso vinílico

Piso vinílico

O piso vinílico é fabricado a partir da resina de PVC. Possui um acabamento amadeirado e pode ser encontrado no mercado em formato de placas, mantas ou tapetes. Entre as suas principais vantagens para o ambiente é possível destacar o conforto térmico e a resistência à água. Além disso, merece destaque a melhora na acústica oferecida pelo piso vinílico.

É interessante destacar que o piso vinílico possui proteção hipoalérgica e é de fácil manutenção e limpeza. Mas, os pontos negativos incluem a resistência mediana à abrasão e a facilidade com o material pode ser riscado.

Silestone

Piso silestone

O silestone é uma pedra de alta resistência. Isso se deve à sua composição, que possui em média 94% de quartzo natural. Tem algumas características em comum com o granito e o mármore, como garantir elegância aos ambientes nos quais é utilizado. Além disso, entre as vantagens do silestone é possível citar a baixa absorção de água e a sua resistência.

Entretanto, trata-se de um material poroso e que pode acabar manchando devido a essa característica. Também possui um custo significativamente alto, o que faz com que seja usado em detalhes de áreas como cozinhas, especialmente para bancadas.

Piso de mármore

Cômodo vazio com piso de mármore

Ao longo dos anos, o piso de mármore passou a ser visto como um símbolo de luxo e elegância. Trata-se de um material natural, similar ao granito, mas composto de calcita. Entre as suas principais vantagens vale citar a sensação de amplitude que o material fornece para o ambiente e também a facilidade de limpeza.

Porém, devido ao status, o mármore é um material de custos muito elevados. Além disso, outro ponto que faz com que muitas pessoas desistam da aplicação é a baixa resistência. Em geral, o revestimento é encontrado em detalhes de residências, como as bancadas de cozinhas.

Granito

Piso de granito

O granito é uma rocha formada por mica, quartzo e feldspato alcalino. Ele pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos devido à sua resistência e durabilidade. Em geral, é aplicado em decorações mais tradicionais e voltadas para um estilo clássico. Outro aspecto interessante do granito é a sua resistência à abrasão, que faz com que muitas pessoas optem pelo material.

Mas, é importante destacar que o granito é bastante inflexível e de limpeza muito trabalhosa. Dessa forma, a manutenção adequada demanda muito tempo. Em termos de ambientes, pode ser aplicado em áreas de piscina e cozinhas.

Piso laminado

Cômodo vazio com piso laminado

Produzidos a partir de placas de madeira aglomerada, os pisos laminados são instalados nas residências sobre mantas. Entre as suas características estão o fato de que ele não pode ser molhado. Além disso, é bastante similar ao piso vinílico em termos de vantagens e oferece melhora na acústica do ambiente e conforto térmico.

Vale citar que o piso laminado é mais interessante do que a madeira em termos de custo benefício e quanto à versatilidade de uso. Porém, é menos resistente à presença do sol e pode se tornar muito escorregadio quando está em contato com a água.

Aproveite as dicas e escolha o piso ideal para sua casa!

Cômodo sem nenhum piso junto de uma vassoura

Atualmente, o mercado oferece várias opções de pisos para ambientes domésticos. Se a variedade é positiva no sentido de garantir que o consumidor encontre um revestimento atenda ao que ele deseja, ela pode se tornar confusa para quem não conhece os materiais com tanta profundidade.

Dessa forma, fazer uma análise cuidadosa das características de cada piso é essencial para garantir que ele supra as necessidades de um cômodo. Além disso, evita problemas futuros e faz com que não sejam gerados eventuais custos de manutenção por avarias no material.

Logo, detalhes como a resistência à água e à abrasão se tornam fundamentais para uma boa escolha. Através das dicas presentes no artigo é possível conhecer melhor as especificidades de cada material e fazer uma escolha que se adeque às necessidades do projeto arquitetônico e ainda atenda ao seu gosto, garantindo que a sua casa se torne um espaço aconchegante e funcional.

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos