Planta pata de elefante: como cuidar, significado espiritual e mais!

Planta pata de elefante: como cuidar, significado espiritual e mais!

Você não sabe como cuidar da pata de elefante? Confira a seguir dicas de plantio, manutenção e o que significa esta planta.


Planta pata de elefante: arbusto de decoração para seu jardim

planta pata de elefante como arubusto de decoração

Embora pareça uma palmeira, a planta pata de elefante está mais relacionada às plantas do deserto. Essa planta é um arbusto que pode ser usado para decorar seu jardim e o interior das casas. Neste artigo, você irá aprender a como cuidar dessa planta, desde como adubá-la até quando regá-la.

A pata de elefante não é uma planta difícil de ser cuidada, porém precisa de certos cuidados para evitar algumas doenças e pragas. Sendo assim, neste texto você também aprenderá sobre cada um dos problemas que podem prejudicar o desenvolvimento da sua planta.

Além de ser uma planta que se destaca em meio a tantas outras, a pata de elefante pode florescer deixando o ambiente ainda mais bonito. Continue lendo e descubra tudo sobre essa planta ornamental. Boa leitura!

Informações básicas da planta pata de elefante

planta pata de elefante com folhas verdes


Nome Científico

Beaucarnea recurvata

Outros NomesPata-de-elefante, Biucárnea, Nolina
OrigemAmérica do Norte e México
Porte4,7~6 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaEquatorial, Oceânico, Semiárido, Tropical e Subtropical

A pata de elefante é uma planta bastante resistente por ter a sua origem em climas bem secos e desérticos do México. Com um ciclo de vida perene, é uma ótima opção para decorar a sua casa sem muitos cuidados e manutenção.

Apesar de poder ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos, saiba que é preciso um espaço razoável para o seu cultivo, já que a pata de elefante costuma crescer bastante.

Sobre a planta pata de elefante

planta pata de elefante cultivada dentro de casa

A planta pata de elefante é uma árvore ornamental muito bonita para decorar o ambiente da sua casa. A seguir confira algumas informações relevantes sobre essa planta, desde seu significado espiritual até como é o seu crescimento.

Significado espiritual e para Feng Shui

A planta pata de elefante possui um simbolismo espiritual muito bonito. O seu significado gira em torno de uma de suas principais características, o seu crescimento lento e constante e sua capacidade de armazenar água. Dessa forma, essa planta traz muita energia positiva de equilíbrio, força e resistência.

Para a metafísica chinesa, Feng (vento) Shui (água), a imagem do elefante traz harmonia, força e amor para o ambiente. Dessa maneira, o Feng Shui tem como objetivo alinhar as forças positivas da natureza para que possamos viver bem, através do cultivo da planta pata de elefante.

Preço da planta pata de elefante

Por ser uma planta fácil de ser cuidada, não é difícil de ser encontrada para comprar. Você pode encontrar essa planta para comprar em sites especializados em plantas ou em viveiros. Além disso, o preço pode variar de acordo com cada região do Brasil e de acordo com o vendedor.

Sendo assim, a muda da pata de elefante pode custar em média R$20,00 para uma muda que mede em torno de 15 a 20 cm. Já uma muda adulta com 1,20m de altura você comprará por um valor de R$140,00.

Uso da pata de elefante na decoração

A pata de elefante é muito usada em decorações, tanto de ambientes internos como externos devido suas características físicas. Tendo muitas folhas e um tronco único, essa planta pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo. Na hora da decoração ela pode ser colocada em jardins, salas, ao lado de escadas.

A pata de elefante cria pontos de destaque independente de onde forem colocadas, logo quando ainda pequenas suas folhagens em seu topo são abundantes. Bem como, por ter um crescimento lento, podem ser colocadas em vasos dentro de casa e até mesmo em cima da mesa.

Forma da planta pata de elefante

A planta pata de elefante é uma planta escultural que merece um lugar de destaque em sua decoração. Uma de suas principais características físicas que chama atenção é em relação ao seu tronco. Possuindo a base de seu caule inchado, o caudex, sendo uma região onde a planta armazena água.

A parte visível de seu caudex é esférica, assemelhando-se à pata de um elefante, em seguida ela vai afinando até chegar nas folhagens. Seu tronco sustenta um tufo de folhas que são curvadas para baixo, fazendo com que seja confundida com uma palmeira.

Cuidados com os gatos

Por ser uma planta que quando pequena possui em seu topo um tufo de folhas, é aconselhável não deixar seu gato por perto. Seu gato pode confundir com um brinquedo a planta pata de elefante, logo ela possui muitas folhas e seu gato pode achar que é um novelo de lã.

Então, para evitar que seu gatinho destrua sua pata de elefante, deixe ela sempre longe do alcance do gato. Como é uma planta que pode ser cultivada em vasos, deixe ela ainda quando pequena em vasos em cima de mesas ou até mesmo penduradas em varandas.

A planta pata de elefante possui crescimento lento

Como você pôde ler até aqui, a planta pata de elefante possui um crescimento lento. Porém, quando mal cuidada, não pegando a quantidade adequada de sol, não sendo adubada e podada da maneira certa, seu crescimento pode ser mais lento ainda.

Por possuir um crescimento lento, ela pode ser cultivada em vasos durante muito tempo, mas fique atento para quando essa planta atingir sua fase adulta, ou seja, quando ela tiver mais de um metro de altura. Você terá que replantá-la em um ambiente aberto, nesse caso, pode ser no jardim para que continue a crescer.

Como cuidar da planta pata de elefante

materiais de jardinagem para cultivar planta pata de urso

Agora que você já aprendeu como é o formato dessa planta quando saudável, quais são as doenças e pragas que podem atingi-la, chegou a hora de saber como cuidar para evitar que ela morra.

Rega da planta pata de elefante

A rega da planta pata de elefante não precisa ser feita com frequência, afinal, seu caudex armazena muita água. A frequência com que você deverá regar essa planta é a mesma dos cactos e suculentas, ou seja, apenas uma vez na semana durante o verão, e no inverno, apenas uma vez no mês.

Também é importante esperar o solo secar para poder regar novamente, lembrando que o tempo que leva para o solo secar vai depender da época do ano. Já as patas de elefante plantadas no jardim podem ser regadas uma vez no mês.

Luminosidade e temperatura ideal da planta pata de elefante

Assim como você precisa ter certos cuidados com o excesso de água, você precisa controlar a luminosidade e a temperatura em que sua planta está exposta. O sol em excesso e temperaturas muito amenas podem interferir na saúde da planta.

Essa planta precisa ser exposta ao sol durante o dia. Coloque-a sempre no sol na parte da manhã e retire antes das 10 horas. Caso você deixe ela pegar o sol depois desse horário, os raios solares podem queimar a planta. Além disso, deixe a planta sempre em uma temperatura entre os 18°C a 26°C.

Poda da planta pata de elefante

Sim, a pata de elefante precisa ser podada também. Sempre no início da primavera você pode estar podando sua planta para que ela fique mais bonita, mas não precisa podar apenas na primavera. Antes e depois dessa época você pode cortar as folhas que estiverem secas ou danificadas.

Você deve cortar as folhas rente ao seu tronco, para que ali possam nascer novas folhas saudáveis. Normalmente as pessoas que cultivam essa planta cortam apenas quando as mesmas estão danificadas, logo é um tipo de planta muito bonita quando seu está com o topo com muitas folhas longas.

Melhor vaso para planta pata de elefante

Na hora de plantar sua pata de elefante em um vaso é muito importante fazer a escolha certa do vaso, pois caso contrário pode prejudicar o desenvolvimento da planta. Embora essa planta tenha um crescimento lento ela precisa ser mudada de vaso conforme seu caudex cresce.

Deixar a pata de elefante por muito tempo em um vaso pequeno, o mesmo de quando era uma muda, pode deixar sua raiz presa sem espaço para crescer. Logo, o ideal é plantá-la em vasos grandes, que sejam fundos e tenham sua superfície larga.

Adubo e solo para planta pata de elefante

Como já foi citado, o adubo também pode prejudicar a planta e deixá-la doente. Essa espécie de planta não necessita de muito adubo, logo em excesso pode prejudicá-la. Por isso, adube a planta apenas uma vez por mês, nos meses mais quentes, de preferência com adubo natural.

Assim como os cactos, essa planta precisa de um solo bem drenado, ou seja, que não retenha muita umidade em seu caudex. Caso o solo não seja bem drenado, a umidade pode apodrecer a planta. No solo, você pode estar colocando rocha vulcânica esmagada, casca de orquídea ou pedra-pomes para uma textura arejada.

Fazendo mudas da planta pata de elefante

Raramente essa planta produzirá uma muda que venha de sua base, mesmo que a mesma esteja adulta. Sendo assim, para que você consiga fazer uma muda, terá que podar um de seus galhos que cresce no topo, junto com as folhagens. Primeiramente, esterilize sua ferramenta com água sanitária e água.

Com a faca esterilizada, corte um dos galhos e passe canela no caule para cicatrizar e evitar que adoeça. Mas, caso sua pata de elefante não tenha criado mais de um galho, você pode cortar seu topo, pois ela crescerá novamente depois. Em seguida, é só plantar e um jarro.

Flor da planta pata de elefante

Embora não pareça, da planta pata de elefante pode nascer flores. Porém, dificilmente você verá mudas que são cultivadas em jarros florescendo, apenas quando estão em sua fase adulta que as flores nasceram. Somente depois que atingem mais de um metro de altura é que as flores começam a nascer.

As flores possuem um tom amarelado ou rosado, que ficam reunidas em um grande cacho na forma de um triângulo no topo da planta. As flores são perfumadas, tendo um aroma parecido com a planta dama da noite, ela floresce apenas uma vez no ano.

Replantando a pata de elefante

É muito importante replantar a pata de elefante, ou seja, mudá-las de vaso. Esse processo ajuda a planta a se desenvolver melhor, logo cada vez que é replantada precisa ser colocada em um vaso maior.

Se a sua pata de elefante estiver crescendo bem, você pode fazer esse processo a cada um ano. Caso você queira que a planta retarda o crescimento e não atinja seus 6 metros de altura em pouco tempo, o ideal é replantá-la a cada 2 ou 3 anos.

Pragas, problemas e doenças da planta pata de elefante

planta pata de elefante com folhas marrons e amarelas

Embora a planta pata de elefante seja fácil de ser cuidada, é preciso ter certos cuidados em relação às pragas e doenças que podem atingi-la. Veja a seguir mais informações sobre o que fazer.

Pontas marrons

Por mais que essa planta não necessite de muitos cuidados igual outras espécies de plantas, não engane-se, ela ainda precisará de sua atenção. Por isso, quando você notar que ela está com as pontas marrons, fique em alerta, pois quando saudáveis o normal é que fiquem verdes.

Se as pontas da sua planta pata de elefante está marrom esse é um sinal de que o adubo está em excesso ou em falta. Sendo assim, retire a planta do vaso e troque o adubo, colocando na quantidade ideal. A seguir você verá mais sobre a adubação.

Cochonilha farinhenta

A cochonilha farinhenta é uma das pragas que mais atinge a planta pata de elefante. A cochonilha farinhenta é um inseto que não possui asas, seu corpo é oval e possui uma camada farinhenta branca que lhe dá um aspecto de algodão. Esse inseto vive mais em climas quentes e temperados.

Essa praga pode matar a planta através da inserção de seu aparelho bucal na planta, no caso da pata de elefante, em suas folhas. Perfurando e sugando a seiva da planta, ela injeta uma substância tóxica que pode matar a pata de elefante.

Escamas e percevejos

Além das pontas marrons e da cochonilha farinhenta, a pata de elefante pode ser atingida por outras doenças. Escamas e percevejos podem atingir sua planta quando não cuidada adequadamente, podendo prejudicar seu crescimento e até mesmo matá-la.

As escamas são insetos achatados que quando em grande quantidade, deixam a folhagem da pata de elefante com um aspecto de escama. Os percevejos também podem atacar essa planta. Os percevejos são atraídos quando a pata de elefante está com teias de aranha em suas folhagens, por isso, sempre retire as teias de aranha.

Excesso de água

A pata de elefante é um tipo de planta que não necessita ser regada todos os dias, logo ela desenvolveu um mecanismo próprio de sobrevivência. Sendo uma planta de origem mexicana de locais secos, ela passou a armazenar água em seu caule. Assim sendo, a água em excesso pode matar a planta.

O ideal é que você regue apenas uma vez por semana ou caso perceba que o solo está seco. A água em excesso pode apodrecer a raiz da planta, fazendo com que ela murche. Portanto, essa é uma ótima planta para quem não tem como regá-la todos os dias.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta pata de elefante

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta pata de elefante, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive a planta pata de elefante em sua casa!

planta pata de elefante em um vaso

A planta pata de elefante é uma planta ornamental, muito usada na decoração dos ambientes, sejam eles internos ou externos. Ao longo deste artigo você pôde aprender que ela pode ser plantada tanto em vasos como diretamente no jardim.

Além disso, essa planta possui um significado espiritual. Segundo o Feng Shui, uma metafísica chinesa, essa planta traz amor e harmonia para o ambiente. Para completar sua beleza, a pata de elefante floresce uma vez no ano com flores perfumadas.

Possuindo um preço acessível, essa planta é fácil de ser cultivada e uma ótima escolha para quem tem pouco tempo de regar plantas. Você aprendeu neste artigo que não é difícil cuidar da pata de elefante, logo ela necessita de pouco sol e pouca água. Com todas essas informações, cultive a pata de elefante e decore o seu lar.

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos