Quais as tendências para o RH em 2023?

Quais as tendências para o RH em 2023?

Quer saber as principais tendências para o RH para o próximo ano? Então confira as 11 tendências para a área de RH em 2023 para você introduzir na sua empresa!


Quais as tendências para o RH em 2023?

O ano de 2022 já está quase sendo visto pelo inevitável retrovisor que é o tempo. Para continuarem competitivas no mercado e manter a alta performance das equipes, as empresas devem começar suas movimentações. Afinal, ser desinteressante para talentos, clientes e mercado, é o réquiem de uma derrocada.

Nesse contexto de preparação para o que está por vir, a área de gestão humana é uma das que devem atuar de forma modernizada e incisiva. Dessa forma, surge a provocativa reflexão em torno das tendências para o RH em 2023. Será que tua empresa está devidamente preparada? Este artigo é uma espécie de GPS para profissionais de recursos humanos trabalharem com eficiência total na próxima temporada.

11 tendências para a área de RH no ano de 2023

De novas tecnologias, passando pela valorização do capital humano, as tendências para o RH em 2023 são integralmente acessíveis. Antes de tudo, saiba que as projeções indicam que a gestão de pessoas eficiente será cada vez mais suave, automatizada e sem espaço para profissionais pouco estratégicos. Porém, na maioria das vezes, serão necessários poucos esforços financeiros, conforme você confere mais adiante.

1. RH Ágil

Em suma, o conceito de RH Ágil tange os princípios que fundamentam a agilidade na condução dos processos e na resolução dos problemas típicos do setor. A ideia, no entanto, transcende bastante a questão de executar tarefas dentro do menor tempo possível. Logo, a intenção é saber lidar com a aplicação de metodologias que desburocratizam as rotinas do departamento. As características principais do RH ágil são:

  • Enxerga a gestão de pessoas como ferramenta para promover inovação na empresa;
  • Prioriza a criação de um ambiente que promova o desenvolvimento das pessoas;
  • Defende a transparência nos processos;
  • Busca desenvolver redes colaborativas, com a intenção de evitar hierarquias;
  • Incentiva ambições para que o colaborador não veja as tarefas como obrigações;
  • Desenvolve uma cultura de experimentação, para implantar inovações e solucionar problemas com maior eficiência;

Dentre as formas de suavizar processos e promover inovação, a utilização do controle de ponto. Totalmente moderna e respaldada por lei, essa tecnologia oferece recursos que automatizam os trâmites da gestão de pessoas, além de ajudar a empresa a conter gastos. Em outras palavras, essa ferramenta coloca fim nas longas horas para fechar folha, bem como direciona a aposentadoria dos arcaicos e inseguros relógios de ponto analógicos.

2. IA no recrutamento e seleção de pessoas

O profissional de RH que insiste em fórmulas tradicionais para desenvolver processos de recrutamento e seleção, certamente teme perder o posto para equipamentos de Inteligência Artificial (IA). Porém, fato é que a IA já é uma realidade nos processos seletivos. Entretanto, os constantes e inevitáveis avanços tecnológicos eternizam a condição de tendência, pois, novos softwares aparecem de forma exponencial.

Apesar dos pesares, os avanços das tecnologias de IA não desumanizam os processos. Na real, elas proporcionam atuações mais estratégicas do setor de RH, sobretudo quando utilizadas para avaliar as pessoas candidatas com mais assertividade.

3. Employee Experience

Em tradução livre para o português, o termo Employee Experience significa "experiência da pessoa colaboradora". Seu lugar na lista de tendências para o RH em 2023 se dá porque trata-se de estratégias que valorizam o capital humano, o bem mais precioso de uma empresa.

Para melhorar a experiência dos colaboradores, as estratégias de Employee Experience formatam um plano de ações que envolvem, por exemplo, políticas de trabalho flexíveis, ambientes físicos e culturais mais amistosos e benefícios atraentes. O resultado é a fidelização de pessoas colaboradoras junto às organizações, criando um ambiente que facilita a retenção de talentos e diminuição do turnover.

4. Jornadas de trabalho flexíveis

Ainda que em compasso mais lento, o trabalho em home-office e a jornada híbrida eram tendência antes dos de março de 2020, a data de começo da pandemia de Covid-19. Com os desdobramentos da crise sanitária, muitas empresas optaram por lançar mão do trabalho remoto. Devidamente regulamentado por lei, esse tipo de jornada ajudou a evitar crises ainda maiores no mercado de trabalho.

Para 2023, mais do que nunca, o RH deve estar devidamente preparado para trabalhar com modelos de jornadas de trabalho flexíveis. Nesse contexto, os trabalhadores ganham mais liberdade para lidar com suas rotinas laborais. Dessa forma, o ideal é ter uma comunicação transparente e horizontal, para que a flexibilidade não seja convertida em algazarra remunerada.

5. Reskilling — mobilidade interna

A sua empresa conhece os talentos profissionais que possui? Esse tipo de informação é primordial para a gestão eficiente de pessoas. Para fazer esse mapeamento de pessoal, o RH precisa utilizar a Resklling, estratégia de mobilidade, que é promovida via processos de Reskill (requalificação, em tradução livre).

Na prática, significa incentivar o aprendizado de novas habilidades, obviamente diferentes da área de atuação da pessoa. Seu grande ganho é a contribuição para suprir o gap de contratação, sobretudo de talentos de TI.

6. Upskilling — desenvolvimento de pessoas

Bastante comum no cenário corporativo dos Estados Unidos, o Upskilling está associado ao aprimoramento de competências das pessoas colaboradoras. Essa estratégia, inclusive, se dá a partir da construção de uma cultura de aprendizado contínuo.

A ideia com o Upskilling é proporcionar condições para que as pessoas possam possam contribuir, de forma contínua e ativa, para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

7. Programas de diversidade e inclusão

Outra tendência para o RH em 2023 é a questão da Environmental, Social and Governance (ESG), cuja tradução livre para o português significa "Governança Ambiental Social e Corporativa". Essa realidade faz da questão da diversidade e inclusão um tema essencial para as pautas corporativas.

O conceito de empresa inclusiva transcende o cumprimento de cotas de contratação de pessoas com deficiência. Além disso, é necessário que a empresa adote práticas saudáveis de contratação, bem como proporcione com equidade o desenvolvimento e retenção dos colaboradores.

Para promover a diversidade e a inclusão nas empresas, o RH pode pensar em estratégias como, por exemplo, vagas afirmativas e programas de desenvolvimento social.

8. Valorização do bem-estar

O RH moderno e eficiente planeja um ambiente institucional com um foco maior direcionado ao bem-estar dos colaboradores. A intenção é manter a harmonia no ambiente de trabalho e, consequentemente, promover experiências agradáveis aos funcionários.

São incontáveis os impactos positivos proporcionados pelo fortalecimento da cultura do bem-estar dos colaboradores. Afinal, os sensos de pertencimento, de valorização e de horizontalidade podem ser combustíveis para que as equipes trabalhem em alta performance. E como promover essa preocupação com o capital humano? É bem mais fácil do que parece.

Basta começar a planejar investimentos em benefícios diferenciados, e colocar em prática programas internos voltados para estes objetivos. Além disso, vale a máxima de investir em confraternizações, premiações pessoais, bonificações e até mesmo organizar um comitê de boas-vindas para os novos colaboradores.

9. Comunidade corporativa

O desenvolvimento do senso de comunidades é tendência em todos os setores, sobretudo no ambiente interno das empresas. Em suma, a ideia é que todos os aprendizados podem e devem ser compartilhados. Afinal, quanto mais um indivíduo compartilha, mais todos ao seu redor aprendem.

A comunidade corporativa permite que as pessoas conheçam outros pontos de vista e perspectivas. Consequentemente, acontece um engajamento mais forte no processo de aprendizagem e, naturalmente, é possível fortalecer o senso de pertencimento. E quando fazem parte de algo, as pessoas também se sentem mais motivadas.

Portanto, uma das tendências para o RH em 2023 é promover a iniciativa de que acabou a era de reter conhecimentos. Afinal, o sucesso de todas as áreas da empresa, incluindo o faturamento, é diretamente proporcional ao nível de qualificação das equipes. Logo, um funcionário que, sozinho, sabe mais do que todos não é necessariamente um triunfo.

10. Desenvolvimento em T

O chamado profissional T-Shaped é multidisciplinar com bagagem de conhecimento em vários campos. Em outras palavras, é o colaborador que é especialista em uma competência, mas que possui habilidades em tantas outras.

Essa característica é relevante para as empresas porque as funções e os problemas complexos exigem diferentes skills. Por isso, é fundamental oferecer a capacitação profissional que promova a conexão entre as perspectivas sobre a função específica e os objetivos de negócios.

Logo, como tendência de RH para 2023, é essencial não pensar no desenvolvimento de uma habilidade isolada, mas sim construir uma trilha de aprendizado com skills conectadas.

11. Plataforma de streaming para educação corporativa

É verdade que depois da pandemia, muitas empresas e negócios passaram a focar no crescimento digital, tanto em negócios quanto em equipe! O RH também não ficou fora disso. A Gestão de Ensino e Qualificação dos seus times, parceiros e fornecedores no formato digital é uma novidade no mundo corporativo e é uma das soluções oferecidas pela HubChannel.

Essa característica é relevante para as empresas que querem centralizar seus conteúdos num só lugar e acessível para clientes, colaboradores e parceiros, além de oferecer uma gestão mais ágil para treinamentos e até para gerar feedbacks. O interessante de ter uma plataforma de streaming para educação corporativa é que possibilita também a integração de recursos de IA, marketing e até mesmo com outras plataformas já utilizadas pela empresa.

O seu RH está pronto para o próximo ano?

Se você chegou até aqui, certamente já consegue fazer um provocativo exercício para compreender como a sua gestão de pessoas chegará no próximo ano 2023. Mas você concorda com essas tendências para o RH em 2023? Quais são suas expectativas e perspectivas?

Para começar essa autoanálise, o ideal é entender quais dessas tendências já são aplicadas no dia a dia da gestão de pessoas aí da sua empresa. A partir dessa informação, é possível traçar um mapa estratégico para começar, o quanto antes, a seguir o caminho que a área de recursos humanos certamente seguirá no próximo ano.

Lembre-se que nada é inalcançável, desde que todos estejam com a mente aberta para mudanças e evoluções naturais do cenário.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos