Costa Verde (RJ): conheça as praias como Ibicuí, Sítio Forte e mais!

Costa Verde (RJ): conheça as praias como Ibicuí, Sítio Forte e mais!

Neste artigo, apresentamos as principais praias que formam a Costa Verde, dicas de hospedagem e outros pontos turísticos da região. Confira!


Você conhece a Costa Verde da região de RJ e SP?

Uma família feliz caminhando na praia

Lar de praias maravilhosas e tranquilas, baías e ilhas, com cenários formados por serras, florestas tropicais e o grande mar, essa é a Costa Verde. Uma faixa de terra que abrange algumas cidades do litoral sul do Rio de Janeiro e outras do litoral norte de São Paulo. Seu nome é proveniente da vasta área ocupada por Mata Atlântica preservada.

A região é famosa por suas belas praias e florestas, além de ser o lugar perfeito para quem busca relaxar e apreciar a natureza. A Costa Verde também possui inúmeros pontos turísticos que vale aquela paradinha no meio da viagem para poder apreciar, lagoas, Centro Histórico, Museus e muito mais.

Pensando nisso, separamos algumas das melhores praias, hotéis, pousadas e atrações, para você adicionar a sua rota turística e botar o pé na estrada. Confira!

Praias da Costa Verde do Rio de Janeiro

Mangaratiba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Trindade são algumas das cidades que englobam a Costa Verde do Rio de Janeiro. Conheça as praias mais bonitas que separamos a seguir!

Praia do Ibicuí, Mangaratiba

Paisagem da praia com algumas árvores

Cercada por belas montanhas verdejantes e casas de veraneio, a Praia do Ibicuí tem cerca de 600 metros de extensão e é a primeira praia da Costa Verde a aparecer em nossa lista. Sendo conhecida por ter águas tranquilas, proporcionando o ambiente ideal para a prática de esportes e mergulho, ela é contemplada pelo Ibicuí Iate Clube que conta com diversas atrações em boa parte do ano.

Praia do Sono, Paraty

Saindo de Mangaratiba e indo à Paraty, a Praia do Sono é reconhecida como um dos paraísos tropicais da Costa Verde. O lugar possui excelentes chalés para serem alugados, mas os que buscam por aventura o camping é uma prática comum na região que, por sinal, é ótima para isso.

Além de suas praias maravilhosas e seu entorno rodeado por uma linda coluna verde de Mata Atlântica, a Praia do Sono ainda possui belas cachoeiras ao seu redor.

Praia de Antigos, Paraty

Algumas das praias localizadas na Costa Verde são de difícil acesso, como a Praia do Sono, mas chegar até Antigos é um verdadeiro teste para aqueles que apenas desejam relaxar e curtir o mar. A primeira parte do seu trajeto consiste em chegar à Praia do Sono e de lá tomar outra trilha até o destino.

Chegando à Praia de Antigos a paisagem irá te surpreender, com piscinas naturais em meio a uma baía cercada por uma densa e alta mata, o lugar é perfeito para realizar acampamentos, se aproximar da natureza e esquecer o estresse das grandes cidades.

Sítio Forte, Angra dos Reis

Vista da praia alguns barcos no mar

A Praia de Sítio Forte é repleta de coqueiros e dentre eles algumas casas brancas, de alvenaria, se destacam no verdejante terreno, por de trás desse cenário surgem as montanhas da serra, cobertas pela densa mata, e em seu meio destaca-se um enorme rochedo e belo rochedo, um dos principais atrativos para quem visita o local.

No mar, um pequeno restaurante flutua sobre águas que mesclam o azul do oceano com o verde das florestas, como não há cais para a pequena embarcação fazer uma refeição no local será uma experiência no mínimo diferente para a maioria das pessoas. Os exploradores que mergulharem em meio a vida marinha local poderão se surpreender com o naufrágio Pinguino.

Praia do Aventureiro, Ilha Grande

Um lugar simples, porém, incrivelmente belo, a Praia do Aventureiro, localizada na Ilha Grande, é direcionada para o mar e seu acesso se dá apenas através de uma viagem de barco. Um dos atrativos do lugar é o Mirante do Espia, de onde se pode ter uma visão completa da praia de das montanhas que a cercam.

A Pedra Sundara, uma formação rochosa no alto das montanhas, atrai muitos visitantes que se maravilham com a linda vista da ilha. O Coqueiro do aventureiro, um lugar maravilhoso na praia, possui grandes rochas que demarcam o contorno da areia sobre o oceano e acrescentam charme aos coqueiros espalhados pela área.

Parnaioca, Ilha Grande

A Praia Parnaioca é conhecida por ter águas agitadas e areia dourada, mas o que faz desse lugar realmente um encanto é sua pequena cachoeira de água doce sobre o mar, isso acontece graças a uma pequena queda d’água que une o Rio Parnaioca com o oceano, um lugar místico que funciona como uma hidromassagem natural.

O lugar ainda possui ruínas de construções feitas pelas mãos dos escravos e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus ainda preserva os traços originais da construção. Quem vê seus poucos habitantes atualmente, cerca de apenas 5 pessoas, não imagina que no século passado foi a praia mais povoada da ilha.

Praia do Caxadaço e Piscina Natural do Caxadaço, Trindade

Pertencente ao Parque Nacional Serra da Bocaina e uma das mais bonitas da Costa Verde é a Praia do Caxadaço, seu difícil acesso faz com que esta seja uma praia pouco movimentada e perfeita para apreciar momentos de tranquilidade em meio a natureza.

Uma das principais atrações da região é a Piscina Natural do Caxadaço, uma grande área do mar protegida por enormes pedras. O acesso à piscina não é tão fácil, ele é feito por uma trilha e leva cerca de 30 minutos até o local.

Praias da Costa Verde de São Paulo

Assim como no Rio de Janeiro, o Estado de São Paulo também possui muitas praias bonitas e ótimas para relaxar. Confira a seguir algumas das melhores praias localizadas na Costa Verde de São Paulo.

Praia da Fazenda, Ubatuba

O anoitecer em uma praia

A Praia da Fazenda, assim como muitas outras da Costa Verde, está localizada em uma área de preservação, então não espere encontrar casas, restaurantes ou qualquer outra construção por lá, nesse lugar o que persevera é a beleza da natureza e sua biodiversidade. O destaque se dá pelo Rio Picinguaba que deságua no mar e pela bela vista das montanhas, que praticamente se fecham ao entorno das areias da praia.

Ilha das Couves, Ubatuba

Uma praia com a água cristalina e rochas

Para chegar à Ilha das Couves você deve pegar um barco em Paraty ou Ubatuba, com apenas duas pequenas praias de águas calmas e cristalinas, desérticas durante a semana, mas que costumam encher aos sábados e domingos. O grande atrativo desse lugar é a rica biodiversidade da Mata Atlântica que beiram as pequenas ondas do mar e de sua fauna que possui ampla variedade de espécies.

Praia do Português, Ubatuba

Localizada à direita da Praia do Félix, em Ubatuba, se encontra a tímida Praia do Português que aparece somente quando a maré baixa. De águas esverdeadas e areias claras, ela é um verdadeiro paraíso contido em uma pequena faixa de areia que não chega a ter 50 metros.

Ela é cercada por coqueiros e pela rica vegetação que predomina a região, além de grandes rochas que surgem entre as árvores e somem nas águas do mar. Essa formação gera uma beleza inigualável à pequena praia e uma sensação de exclusividade aos seus visitantes.

Ilha dos Porcos, Ubatuba

Diferente da Praia do Português, tímida e aparece apenas quando a maré baixa, a praia da ilha dos Porcos parece saltar da ilha e invadir o mar. A praia não costuma ser muito frequentada, o que proporciona um bom passeio privativo. Sua única residência é uma enorme mansão que se encontra bem à beira da praia.

Seus grãos de areia são claros e formam pequenas dunas que se movem conforme o vento, a água clara e transparente proporcionam mergulhos incríveis para quem desejar conhecer suas profundezas e o seu mar calmo faz deste um ótimo lugar para prática de alguns esportes.

Como é formada a Costa Verde

Reconhecida como um dos principais destinos mundiais para se conhecer pela renomada guia de viagens Lonely Planet, em 2016, Costa Verde é uma região litorânea que abrange os municípios de Itaguaí, RJ, até Ilhabela, SP. Conheça mais sobre as cidades que englobam essa região a seguir.

Angra dos Reis, RJ

Vista de uma pequena ilha cercada pela água cristalina

Repleta de luxuosas mansões, mas também de simples casas de pescadores, conhecida por suas populares e belas praias, assim como por sua densa floresta tropical, lar para os aventureiros que exploram suas famosas ilhas e berço daqueles que buscam um lugar apenas para relaxar, essa é Angra dos Reis, um dos destinos mais procurados do Brasil.

Angra dos Reis possui uma costa bem ampla, com mais de 100 km de extensão e possui inúmeras praias, que atendem os mais variados visitantes, inclusive aqueles que optam por passeios diferentes e encontram como opção as 365 ilhas que pertencem ao município.

Paraty, RJ

Paisagem de uma praia com um barco no mar

Em meio ao denso verde da Mata Atlântica a pequena cidade, com casas de muros brancos, janelas e portas coloridas, ganham destaque e o reconhecimento mundial vem pela UNESCO com o título de Patrimônio Mundial, esse é o município de Paraty, o primeiro a ser classificado no Brasil como sítio misto, pela sua riqueza cultural e natural.

Andar pelas ruas de pedras e poder admirar a arquitetura colonial perdida em meio a suas belas praias e a Mata Atlântica, é como um relaxante passeio ao passado de onde não se quer mais voltar. A cidade, repleta de história e cultura, é palco de muitos passeios naturais desde, aqueles que procuram por aventuras em suas florestas até os que apenas relaxam sobre as praias do lugar.

Mangaratiba, RJ

Vista de uma praia cercada pela floresta

Assim como Paraty, Mangaratiba é outro município, da Costa Verde do Rio de Janeiro, marcado por sua arquitetura do Brasil colonial, praias maravilhosas e rica floresta tropical. A cidade é dividida em seis distritos dos quais todos possuem alguma atração que instiga e encanta os turistas.

O Centro Histórico abriga muitos edifícios bem preservados, como a Igreja da Matriz Nossa da Guia e o Barão Solar do Saí. Próximo ao Mirante Imperial se encontram as Ruínas do Povoado do Saco. Nas ruínas da antiga cidade de São João Marcos se encontra o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Além de muitas outras atrações culturais, Mangaratiba também possui verdadeiros espetáculos da natureza. Suas belas praias e o mar calmo da região proporcionam mergulhos fantásticos e o ambiente ideal para navegação e prática de alguns esportes náuticos. Suas belas montanhas possuem boas trilhas e são o lar de cachoeiras fenomenais.

Itaguaí, RJ

Dentre os municípios da Costa Verde do Rio de Janeiro, Itaguaí é o mais próximo da capital do estado, mas não perde as enormes riquezas naturais que a região tem a oferecer. Suas belas praias, como as praias da Ilha da Madeira e suas ilhas são grandes atrativos aos seus visitantes.

Do Mirante do Imperador muitos se maravilham com a paisagem da região, enormes montanhas, lindos campos verdejantes e a rica floresta nativa formam um cenário de tirar o fôlego. Ótimas trilhas para quem aprecia andar em meio a vida selvagem e suas belas cachoeiras completam a riqueza natural que se pode apreciar no local.

Ubatuba, SP

Uma praia com vários barcos

Na Costa Verde de São Paulo o destaque fica por conta de Ubatuba, um grande polo turístico no estado, principalmente por sua cultura fortemente relacionada ao esporte. O município é repleto de belas praias, ao todo são mais de cem, com belas ondas que atraem surfistas de todo mundo para os campeonatos que acontecem por lá.

Ubatuba também possui muitas ilhas e o fácil acesso ao mar oferece o cenário ideal para os praticantes de vela. Além dos esportes aquáticos, o município também conta com uma magnífica rampa de skate, além de outras mini rampas espalhadas pela cidade.

Para quem prefere por passeios em terra firme, Ubatuba conta trilhas e montanhas a serem exploradas, lindas cachoeiras e lagos surpreendentes e a Fundação Projeto Tamar, cuja missão é recuperar e preservar as tartarugas marinhas.

Caraguatatuba, SP

Por do sol em uma praia

Com cerca de 40 km de belas praias, Caraguatatuba é um município situado entre Ubatuba e São Sebastião. Suas belas praias e as águas tranquilas da região fazem deste um ótimo lugar para mergulhos. A riqueza da Mata Atlântica, protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, é lar de muitas trilhas, piscinas naturais, cachoeiras e animais de muitas espécies.

Ainda que tenha um forte apelo turístico proveniente de suas riquezas naturais, Caraguatatuba também detém uma excelente infraestrutura, com shoppings, hotéis, mercados e muitas lojas para quem deseja se acomodar e conhecer a cidade.

São Sebastião, SP

São Sebastião é mais um dos municípios litorâneos que englobam a região sul da Costa Verde. Há cerca de 200 km de distância da capital do estado, a cidade é um convite para quem deseja esquecer a correria das grandes cidades e relaxar em suas 36 praias maravilhosas, não à toa tem virado preferência para muitos que já tiveram a oportunidade de repousar em suas praias, como Maresias e Juquehí.

Além de belas, suas praias possuem a linda vista de Ilhabela e fácil acesso à mesma. O município ainda conta com o Parque Ecológico Reserve Du Moulin e Montanhas repletas de Mata Atlântica, lagoas e cachoeiras acessíveis por trilhas de tirar o fôlego.

São Sebastião possui excelente infraestrutura com hotéis, restaurantes e vida noturna bem animada, além de contar com muitas outras atrações que encantam seus visitantes, como o Sítio Arqueológico São Francisco, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, e o museu de Arte Sacra, dentre muitas outras.

Ilhabela, SP

Panorama de uma praia com uma floresta

Um dos únicos municípios-arquipélagos brasileiros é Ilhabela, um paraíso, a poucos minutos da costa de São Sebastião, formado por 19 ilhas. Um dos destinos litorâneos mais procurados por turistas de todo o país, Ilhabela atrai seus visitantes com o atrativo de poder curtir algumas das mais belas praias do país fora de terras continentais.

Apenas a maior ilha, chamada São Sebastião, popularmente conhecida por Ilhabela, possui infraestrutura, com algumas praias urbanizadas, o restante, cerca de 80% do território é protegido pelo Parque Estadual de Ilhabela.

O município é recheado de atrações da natureza, com praias maravilhosas de águas cristalinas e mata nativa preservada, com trilhas para aqueles que desejam se aventurar e conhecer sua biodiversidade. Seria o lugar perfeito para os amantes da natureza se não tivesse tantos borrachudos, então não se esqueça de levar repelentes quando for fazer alguma trilha por lá.

Pousadas e hotéis da Costa Verde

A Costa Verde é o lugar ideal para os praticantes de camping, com paisagens estupendas e clima agradável proporcionando aos amantes da natureza as condições ideais para apreciá-la. Todavia, se você não abre mão de dormir em um lugar confortável e seguro, confira a seguir a nossa lista com algumas das melhores pousadas e hotéis na Costa Verde.

Pousada costa dos corais, Ibicuí

A Pousada Costa dos Corais oferece serviços de camareira, limpeza dos quartos, roupas de cama e banho, o café da manhã é incluso e as refeições somente com agendamento. As suítes são equipadas com ar-condicionado split, ventilador, televisão e frigobar, além de possuírem vista ampla da praia e do mar.

Ela possui um convés com vista panorâmica e estacionamento próprio, uma sala com televisão, mesa de sinuca, bar e lanchonete que abrem a partir das 19h.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 14:00

Check-out: até às 12:00

Telefone(21) 9 8844-2732
EndereçoRua das Margaridas, 01, Ibicuí, Mangaratiba, RJ, 23860–000
ValorA partir de R$ 260,00 diária
Sitepousadacoscorais.com.br

Pousada Costa Verde, Ilha Grande

A Pousada Costa Verde possui 4 categorias de acomodações: com vista térrea para até 2 pessoas, 3 pessoas e até 4, e outra opção que inclui varanda com capacidade para 4 hóspedes. Todas com uma cama de casal ao menos e uma cama de solteiro para as acomodações com capacidade para 3 hóspedes ou beliche para os quartos até 4.

Todos os quartos possuem televisão com Netflix, YouTube e Amazon Prime Video, frigobar, ventilador de teto, shampoo, condicionador e banheiros privados, as suítes com capacidade para 4 pessoas são equipadas com ar-condicionado também.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 14:00

Check-out: até às 12:00

Telefone(24) 9 8188-4367
EndereçoRua Amâncio Felício de Souza, 239, Vila do Abraão, Angra dos Reis, RJ, 23968-970
Valor

A partir de R$ 137,00 diária

Sitepousadacostaverde.com

Casa Colonial Paraty

Além da ótima localização, a Casa Colonial Paraty, possui suítes com piso de madeira, closet amplo, roupas de cama e banho, televisão via satélite, ar-condicionado, frigobar e café da manhã já inclusos na diária, seus hóspedes ainda contam com um belo jardim.

As opções de suíte são: quarto duplo, duplo com cama King-size, quarto familiar com cama de casal e duas de solteiro, suíte com cama King-size e varanda.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 14:00

Check-out: até às 12:00

Telefone(24) 9 7401-8036
EndereçoRua Dona Geralda, 200, Centro Histórico de Paraty, Paraty, RJ, 23970-000
ValorA partir de R$ 385,00 diária
Site (Reservas)booking.com/casa-colonial

Hotel Fasano, Angra dos Reis

Fasano é um grupo com diversos empreendimentos luxuosos, restaurantes, hotéis e diversas linhas de produtos alimentícios. O Hotel Fasano Angra dos Reis, é reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade e serviços de primeira, possui SPA com 2000 m², além de um centro fitness, quadras esportivas, diversas lojas e dois restaurantes distintos.

Todas as suas suítes atendem aos padrões mais elevados, desde os lençóis de algodão egípcio e os travesseiros de plumas de ganso até as suas varandas com monumentais vistas para a paisagem de Angra dos Reis. O hotel possui muitos atrativos que proporcionam o maior conforto e lazer para os seus hóspedes, recomendo que consulte o site para saber mais sobre tudo o que te espera por lá.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 17:00

Check-out: até às 14:00

Telefone(24) 3369-9500
EndereçoRod. Governador Mario Covas, km 512, s/n, Angra dos Reis, RJ, 23946-017
ValorA partir de R$ 3.300,00 diária
Sitefasano.com.br

Refúgio do Corsário, Ubatuba

Refúgio do Corsário possui um espaço amplo com 3 ambientes além dos quartos e chalés, o espaço para o café-da-manhã, salão de leitura e bilhar, e ambiente para crianças com brinquedos, livros, revistas, jogos e muito mais. O hotel também conta com um belo jardim, lobby e uma lojinha de suvenir e lembrancinhas.

As suítes possuem uma cama de casal enquanto os chalés possuem além destas duas camas de solteiro. Ambos são equipados com uma televisão, ar-condicionado, secador de cabelo e frigobar. Os chalés ainda possuem uma variante que fornece mais praticidade, conforto e segurança para pessoas com algumas dificuldades motoras através de barras de segurança instaladas no banheiro.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 15:00

Check-out: até às 11:00

Telefone(12) 3848-1530
EndereçoRua Projetjada 223, 10, Praia de Fortaleza, Ubatuba, SP, 11680-000
ValorA partir de R$ 525,00 diária
Sitecorsario.com.br

Pousada Solar da Praia, Ilha Grande

A Pousada Solar da Praia conta com sua localização privilegiada, 20 metros do cais de turismo, com café da manhã em um quiosque de frente ao mar. Todos os quartos são equipados com banheiro exclusivo, cama box, ar-condicionado split, wi-fi e ventilador de teto. Ela ainda possui duas suítes no andar superior de frente para o mar.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 12:00

Check-out: até às 10:00

Telefone(24) 3361-5043
EndereçoRua da Praia, s/n, Vila do Abraão, Angra dos Reis, RJ, 23951-340
ValorA partir de R$ 320,00 diária
Sitesolardapraiailhagrande.com

Angra Boutique Hotel, Angra dos Reis

O Angra Boutique Hotel encontra-se em uma excelente localização, fazendo frente ao canal de barcos, além de possuir: piscina integrada a sauna e bar molhado, área fitness, convés com vista panorâmica, bicicletas para turistas, sala de jogos, hidromassagem e mais.

Todas as suas acomodações são equipadas com: televisão, frigobar, ar-condicionado e wi-fi grátis. Algumas ainda contam com cofre, varanda, máquina Nespresso, dentre muitas outras amenidades que proporcionam um ótimo custo benefício.

Horário de Funcionamento

Check-in: a partir dás 14:00

Check-out: até às 12:00

Telefone(24) 3369-2666
EndereçoRua do Bosque, J3 Condomínio Porto Frade, BR 101, KM 513 Condominio, Porto Frade, Angra dos Reis, RJ, 23946-015
ValorA partir de R$ 340,00 diária
Siteangraboutiquehotel.com.br

Atrações turísticas da Costa Verde

Agora que listamos uma exímia rota para explorar e os melhores lugares para se hospedar, veja a seguir algumas das excepcionais atrações da Costa Verde que você não pode deixar de conhecer. Confira!

Centro Cultural Theophilo Massad

O Centro Cultural Theophilo Massad é um espaço multicultural contemplado com a arquitetura do Teatro Municipal Câmara Torres, o Salão Felício D’Andréa, a Câmara Musical Maestro Galloway e a sala audiovisual.

O centro abriga e difundi os mais diversos meios de manifestações artísticas com calendários anuais que visão estimular ainda mais o turismo na região, com: exposições, festivais e inúmeras atividades regulares.

Horário de Funcionamento

terça a sábado - 9h às 22h

domingo - 16h às 22h

Telefone(24) 3367-1055
EndereçoPraça Guarda Marinha Greenhaigh, s/n, Angra dos Reis, RJ, 23906-485
ValorGratuito
Sitehttps://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303489-d2330635-Reviews-Centro_Cultural_Theophilo_Massad-Angra_Dos_Reis_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Mangaratiba Municipal Museu

O Solar Barão do Saí, antiga Fundação Mário Peixoto, deu lugar ao Museu Municipal de Mangaratiba. A iniciativa tem como missão a preservação da história local e a propagação de sua rica cultura através de exposições e manifestações que acontecem por lá. O lugar ainda conta com inúmeras outras galerias e exposições para seus visitantes se maravilharem, rendendo mais um ótimo passeio pela Costa Verde.

Horário de Funcionamento

terça a sexta - 9h às 17h

sábado - 10h às 17h

Telefone(21) 2789-6000
EndereçoRua Coronel Moreira da Silva, 173, Mangaratiba, RJ, 23860-000
ValorGratuito
Site
http://museus.cultura.gov.br/espaco/6753/

Museu das conchas

Algumas conchas de cor marrom

O Museu das Conchas é mais um que divide as instalações do Solar Barão do Saí. O acervo do museu conta com inúmeras peças dos mares de todo mundo, algumas chegando a quase um metro e pesando mais de 100 kg. As conchas são do pesquisador e colecionador Dr. Carlitos. Os visitantes do local ainda podem apreciar a arquitetura e outras galerias que existem no edifício.

Horário de Funcionamento

terça a sexta - 9h às 17h

sábado e domingo - 14h às 17h

Telefone(21) 3789-0717
EndereçoRua Coronel Moreira da Silva, 173, Centro, Mangaratiba, 23860-000
ValorGratuito
Sitehttp://museus.cultura.gov.br/espaco/6403/

Casa da cultura

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis é mais um excelente passeio a ser realizado na Costa Verde. A construção de 1824 mistura a sua arquitetura colonial com as diversas exposições e manifestações culturais que acontecem no local, esse conjunto de amostras culturais apresenta desde artesanatos e peças decorativas, até apresentações com DJs, e tem por objetivo abordar aspectos e temas relacionados a Angra dos Reis.


Horário de Funcionamento

terça a sexta - 10h às 18h

sábado e domingo - 10h às 16h

Telefone

(24) 3369-7595

EndereçoRua do Comércio, 172, Centro, Angra dos Reis, RJ, 23900-567
Valor

Gratuito

Sitehttps://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=41876&IndexSigla=imp

Freguesia de Santana

Freguesia de Santana é um bairro localizado em Ilha Grande, Costa Verde do Rio de Janeiro, que conta com 4 belas praias e a incrível vista aérea da região, de onde se pode observar toda a beleza do lugar. Por ser de propriedade particular a visita a muitos lugares é restrita.

Mas os visitantes ainda podem apreciar a bela Igreja de Santana, construída em 1843 e que teima em permanecer de pé, as belas praias de águas calmas além das trilhas que cercam a região.

Lagoa Azul

Lagoa Azul é o nome dado a uma piscina localizada na região de Freguesia de Santana. Suas águas cristalinas, de cor azul, sobre o fundo arenoso do mar fazem deste um verdadeiro paraíso a ser explorado na Costa Verde.

O lugar é um agregador da Ilha do Macaco e possui muitas praias maravilhosas na região. A Lagoa Azul atrai muitos turistas por proporcionar bons mergulhos em meio aos pequenos peixes da região. No verão, período de alta temporada, a região fica lotada de lanchas, escunas e veleiros.

Centro Histórico de Angra dos Reis

O Centro Histórico de Angra dos Reis é o paraíso para os amantes das histórias antigas e principalmente do período colonial. Com inúmeras construções que datam do século XVII e XVIII, a região atrai muitos turistas que se encantam com os antigos casarões e as belas igrejas. Um dos grandes destaques da região é o Convento do Carmo, fundado em 1625 ao lado da Praça General Osório.

Maricultura de vieiras

Um coquille em sua concha

As vieiras, mais conhecidas como coquilles, são moluscos muito presentes na Costa Verde e também um acepipe de alta gastronomia em todo o mundo. Desta forma algumas empresas se instalaram na região de Ilha Grande com o intuito de realizar práticas de Maricultura, aquicultura que envolve o cultivo de organismos marinhos, principalmente com a finalidade de pesquisas e alimento.

Essa prática teve sucesso e ainda gerou atração dos turistas que se encantam com os espécimes ali cultivados, os barcos e redes com muitas bóias lançadas ao mar, gerando um cenário diferente de muitos outros lugares.

Aproveite as praias da Costa Verde do RJ!

Grupo de pessoas se divertindo na praia

Como você viu, a Costa Verde é uma região do litoral norte de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro, riquíssima em belezas naturais, com praias maravilhosas de areias claras e águas transparentes, inúmeras ilhas para serem exploradas e fugir do agito continental e sua vegetação é única, abrigando inúmeras espécies de animais.

A região também é muito rica culturalmente, com igrejas e casarões coloniais que preservam a história de tempos difíceis, mas que jamais serão esquecidos, marcados na arquitetura e nas exposições culturais que ajudam a preservar toda essa beleza cultural.

Agora que você já pode criar a sua rota turística, escolha os melhores passeios e não se esqueça de deixar suas reservas agendadas. Aproveite sua viagem e divirta-se muito pelas praias da Costa Verde!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos