7 Dicas de como criar uma loja virtual!

7 Dicas de como criar uma loja virtual!

Vai abrir um negócio online e não sabe por onde começa? Veja neste artigo o que é uma loja virtual e 7 dicas imperdíveis de como criar uma!


7 Dicas de como criar uma loja virtual

Saber como criar uma loja virtual é uma etapa essencial para quem deseja dar o primeiro passo para começar um negócio online. Pois, é através desse canal de vendas que o consumidor terá acesso aos seus produtos e consequentemente poderá executar todas as ações para adquirir um produto da sua loja sem a necessidade de sair de casa.

É diante desse cenário, e do avanço tecnológico, que abrir uma loja virtual tornou-se um ótimo investimento para quem quer começar um novo negócio, ou então garantir uma renda extra.

Por isso, selecionamos as principais dicas para que você possa aprender como criar uma loja virtual, e também dar os primeiros passos para realizar vendas.

O que é uma loja virtual?

Se você já realizou uma compra online por meio de algum site, provavelmente já teve contato com uma loja virtual. É por meio desse canal de vendas que as empresas exibem seus produtos ao consumidor. A loja virtual é um canal que permite maior conforto e comodidade para o consumidor, e para os empresários é um investimento de menor custo quando comparado ao investimento para abrir uma loja física.

Além da loja virtual, existem outras possibilidades de vendas online como os marketplaces, que são canais onde você pode exibir e vender seus produtos. Nesses canais você não terá tanta autonomia para utilizar estratégias de marketing digital que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

E, também é bem possível ter que pagar uma porcentagem a cada venda realizada, porém, por serem canais conhecidos pelos públicos eles recebem uma grande quantidade de visitantes. O mercado livre, a Shopee, a Amazon e atualmente as lojas de eletrodomésticos como Magazine Luiza e a loja Ponto, são exemplos de marketplaces.

Entretanto, quando falamos em termos de credibilidade e negócios a longo prazo, uma loja virtual pode ser a escolha mais favorável para quem deseja iniciar um negócio online.

Saiba como criar uma loja virtual

São diversos passos até que você possa começar a vender os seus produtos e divulgar a sua loja virtual, e todos esses passos serão determinantes para o sucesso do seu negócio. Por isso, é importante que você faça um planejamento para avaliar os gastos e qual é o investimento necessário para criar e manter a sua loja virtual. Confira nossas dicas de como criar uma loja virtual!

1. Defina um nicho para o seu negócio

Antes de começar a projetar a sua loja virtual é importante definir qual será o seu segmento de mercado, ou seja, em qual área você vai atuar. Existem diversas possibilidades para você começar um negócio de vendas online, mas o ideal é que você inicie em um campo onde já tenha certa afinidade, ou simpatia com o nicho dos seus produtos.

Afinal, fica muito mais fácil vender quando já conhecemos o produto que estamos vendendo. Além disso, é importante fazer uma pesquisa de mercado sobre esse produto e analisar se as vendas estão. Alguns nichos populares são:

  • Eletrônicos;
  • Perfumaria;
  • Calçados;
  • Esporte e lazer;
  • Roupas;
  • Alimentos;
  • Pets;
  • Infoprodutos;
  • Jóias e semi-joias.

Definindo um nicho de mercado, verifique quem são os seus principais concorrentes, entenda o que levaria o consumidor a comprar os seus produtos e busque definir principalmente um diferencial para cativar e conquistar o seu público.

2. Escolha uma plataforma para abrir sua loja virtual

Não fique preocupado em ter que gastar contratando um desenvolvedor para montar a sua loja virtual, pois atualmente alguns sites de hospedagem oferecem CMS. Que é um recurso que permite que você crie uma loja sem precisar ter conhecimentos técnicos em programação. Em apenas poucos minutos você pode montar uma loja virtual completa e desfrutar de todos os recursos oferecidos pela plataforma.

Apenas é necessário pagar mensalidades referente ao uso dos serviços. A grande vantagem, é que essas plataformas dispõem de integrações que facilitam pagamentos, logística e até mesmo recursos de marketing. Um outro aspecto muito importante na hora de criar a sua loja virtual é definir um nome de domínio que esteja disponível. Ou seja, é um nome que vai ser o endereço da sua loja virtual a ser digitado na barra de pesquisa, para acessar a loja e ter acesso aos seus produtos.

É preciso que você escolha um nome de domínio único, e por isso, importante pesquisar e saber se o nome de domínio que você pretende utilizar está disponível para uso. Existem diferentes tipos de domínio que você pode testar os .com, .br, .net são os mais utilizados, e provavelmente será mais difícil encontrar um nome de domínio livre.

3. Invista na personalização da sua loja

Ao escolher a plataforma de ecommerce você terá acesso, muito provavelmente, a uma infinidade de layouts e temas prontos para você personalizar da maneira que preferir. É importante que você crie um logotipo para o seu negócio, para que a sua marca seja mais facilmente reconhecida pelo público.

Assim como é importante também definir toda uma identidade visual com paleta de cores para aplicá-la na sua loja e deixá-la mais profissional. A experiência do usuário também é um aspecto muito importante, e por isso você deve fazer testes de usabilidade ao aprender como criar uma loja virtual. Tenha sempre em mente que:

  • O design na sua loja virtual deve ajudar o consumidor a encontrar o que ele quer;
  • O menu deve mostrar os caminhos possíveis de navegação na sua loja;
  • Seus produtos podem ser exibidos na página inicial;
  • Tenha uma boa vitrine com o produto principal da sua loja virtual.

4. Invista em atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente também é uma excelente forma de trabalhar a experiência do usuário assim que você aprender como criar uma loja virtual, pois através dele é possível oferecer um atendimento pré e pós-venda. Mesmo que você deixe todas as diretrizes e normas de compra explícitas na sua loja virtual, o consumidor ainda pode ter a necessidade de falar com um atendente para resolver uma dúvida sobre seus produtos.

Há muitos anos atrás não era possível atender diretamente do seu site sem que o cliente precise sair da sua página, entretanto, com os avanços tecnológicos já é possível utilizar ferramentas que permitam a comunicação em tempo real. Um exemplo clássico, é o chat online, uma ferramenta indispensável para quem deseja investir em atendimento na loja virtual.

Pois, através dessa ferramenta é possível utilizar uma série de recursos que podem ser recursos para o marketing para te ajudar a melhorar as vendas. Além de também contar com um chatbot, que permite que você possa atender seus clientes 24 horas por dia sem a presença de um operador humano.

5. Tenha bons fornecedores

É importante para quem deseja aprender como criar uma loja virtual que você também saiba garantir um controle de estoque dos seus produtos. Ao iniciar um negócio, é bem comum que você não tenha um grande volume de pedidos, mas conforme você adquire reconhecimento é preciso saber como controlar o seu estoque, e evitar ficar sem os produtos mais pedidos na sua loja.

Por isso, é importante ter bons fornecedores, para além de oferecer produtos de qualidade que consigam atender às suas demandas em prazos pré-determinados. Mesmo que você tenha fornecedores de confiança, sempre tenha uma segunda opção na manga, pois nunca sabemos quando imprevistos irão acontecer.

6. Invista em estratégias de marketing digital

Agora você já sabe quase tudo sobre como criar a sua loja virtual, e deve estar se perguntando quais são os próximos passos. Para começar a vender, é fundamental que você se valha de estratégias de marketing digital e aplique na sua loja.

Existe muita informação disponível na internet e uma quantidade enorme de recursos que podem ser utilizados para alavancar as vendas do seu negócio. Você também pode contratar uma agência de marketing digital ou então investir em um curso de marketing digital para sua capacitação.

A vantagem do curso, é que a informação estará mais centralizada e você poderá usufruir mais rapidamente das informações transmitidas. Além disso, existem algumas estratégias que são de conhecimento geral, e que costumam a funcionar bem para atrair consumidores em lojas virtuais:

  • Tráfego pago: é uma estratégia que permite veicular anúncios através das redes sociais ou do próprio Google para atrair consumidores interessados;
  • Inbound marketing: é uma estratégia que envolve o uso de marketing de conteúdo para atrair consumidores com base na criação de publicações por meio de um blog, ou redes sociais;
  • Email marketing: através de ferramentas de e-mail marketing é possível criar relacionamento com o consumidor, fazer com que eles avancem no funil de vendas.

Você pode utilizar todos os tipos de estratégias possíveis, mas assim como criar uma loja virtual, cada estratégia deve ser planejada, pois irá demandar um investimento.

7. Crie relacionamento com o consumidor

A comunicação é sempre bem vinda quando o assunto é fidelizar clientes, pois alguns estudos já demonstraram que é menos custoso monetariamente fazer um cliente que já conhece o seu negócio adquirir um produto do que conquistar um novo cliente.

Por isso, você deve investir em criar um relacionamento sólido e duradouro para aumentar as suas oportunidades e chances de alcançar mais vendas. Desse modo, é importante investir nas redes sociais, pois esses canais podem se tornar o principal ponto de contato entre você e o consumidor.

Aproveite para utilizar a sua identidade visual nesses canais e também apresentar fotos claras dos seus produtos para despertar o interesse do consumidor. Se achar que não dá conta, você ainda pode contratar profissionais da comunicação que são especializados em social media para gerar relacionamento com o consumidor a partir desses canais.

Agora você já sabe como criar uma loja virtual

Através desse conteúdo, buscamos apresentar alguns parâmetros que são necessários para você que deseja investir em um negócio próprio e aprender como criar uma loja virtual. Não esqueça de estudar o mercado, o seu público-alvo e também a concorrência para conseguir tomar decisões mais assertivas no seu negócio.

E quando for oferecer atendimento online na sua loja virtual, não deixe de conhecer todos os recursos disponíveis no JivoChat.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Os 15 Melhores Celulares para Idoso de 2024: Motorola, Samsung e mais!

Os 15 Melhores Celulares para Idoso de 2024: Motorola, Samsung e mais!

Quer comprar um de celular para idosos, mas não sabe qual escolher? Confira neste artigo os melhores opções de celulares no mercado e saiba como escolher o seu!


Os 10 Melhores Celulares LG de 2024: K62+, K52, K51S e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares LG de 2024: K62+, K52, K51S e muito mais!

Procurando um celular LG? Neste artigo, confira os melhores modelos da marca, como escolher o ideal para você e mais informações sobre os smartphones!


Os 10 Xiaomis com Melhores Câmeras em 2023: linha T Pro, Lite, Poco e mais!

Os 10 Xiaomis com Melhores Câmeras em 2023: linha T Pro, Lite, Poco e mais!

Não sabe qual aparelho da Xiaomi adquirir para tirar fotos? Neste artigo, apresentamos os 10 Xiaomis com as melhores câmeras, e dicas para escolher o seu!


Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Em busca do aspirador de pó ideal para o seu lar? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores aspiradores de pó de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Precisando de um celular de 128GB para armazenar mais arquivos, fotos e vídeos? Então veja em nosso artigo os 18 melhores modelos, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Saúde sexual Suplementos