Moldura de gesso: para teto, parede, 3D, como colocar e mais!

Moldura de gesso: para teto, parede, 3D, como colocar e mais!

A moldura de gesso é uma boa opção para ousar na decoração. Confira como utilizá-la na sua casa e seus diversos estilos!


Moldura de gesso: um charme para a sua casa

Uma peça que tem ganhado cada vez mais espaços nos projetos de arquitetura, é a moldura de gesso. Sua versatilidade e qualidade faz com que seja uma boa pedida para quem deseja dar um ar mais sofisticado e elegante para o ambiente. Seu aspecto clean, torna essa peça harmônica, fazendo com que case com o restante dos espaços, sendo uma peça coringa para os projetos.

Podendo ser incluída de várias formas na decoração, seja no teto, parede, guarnições para portas e janelas, é possível utilizá-la seguindo o modelo que você idealizou. Se engana quem pensa que só o cenário clássico está propenso a receber essa peça, pelo contrário, devido ao aumento de variedades, todos os espaços tornaram-se receptivos para a moldura de gesso. Precisando de inspirações para fazer a sua? Veja as dicas que separamos.

Onde usar a moldura de gesso

Não fique preso ao tradicional, aproveite a versatilidade da moldura de gesso e ouse na decoração. Elas podem ser utilizadas onde você quiser, desde que sejam colocadas corretamente para darem o “tchan” que elas oferecem para todos que a utilizam.

Teto

A forma mais tradicional de vermos a moldura de gesso sendo utilizada é no teto. Grande, pequena, reta, ondulada, não importa como você deseja, é possível encontrar o melhor para a sua decoração, porque são várias as opções de tamanhos e formatos. Ao optar pela moldura de gesso, é preciso ter em mente como o ambiente em questão vai ser decorado, pois, só assim é possível escolher o local ideal para fixar a moldura.

Parede

As paredes são ótimas receptoras do gesso. Seja para fazer parede falsa ou para decorar, pode apostar neste espaço que deixará a decoração ainda mais incrível. Diferente dos modelos de antigamente, em que se prezava muito pelos detalhes, hoje em dia quem usa a moldura de gesso costuma preferir algo mais simples e discreto, porém, focando na luminosidade, o que acaba dando uma beleza a mais para o lugar.

Sala

As salas costumam ser um dos principais espaços escolhidos para colocar a moldura de gesso. Isso porque o ambiente pede um cenário mais delicado e iluminado, já que é onde as visitas costumam ficar reunidas. O aspecto moderno e de conforto produzido por essa decoração, faz com que as pessoas se sintam melhor. Quem escolhe o modelo a ser é você, entretanto, para sala, os mais comuns de serem selecionados são os gessos fechados.

Boiserie

Um quarto com uma grande janela e um boiserie na parede

A boiserie é um ótimo aliado da decoração. De origem francesa, a técnica dá mais sofisticação e elegância aos ambientes e costumava ser utilizada no século XVIII pelos franceses. Diferente de antigamente, em que era mais comum ver essa técnica em espaços clássicos, hoje também já estão presentes no contemporâneo. A boiserie é fácil de ser instalada e pode ter como matéria-prima os seguintes compostos: madeira, gesso e o poliuretano.

Guarnição para portas e janelas

Frente de uma casa com porta e janela sobre fundo azul

Além de dar um toque mais sofisticado para os ambientes, as molduras de gesso também são ótimas para cobrir imperfeições, como: falhas e rachaduras. Utilizar essa peça para colocar guarnições de portas e janelas é uma ótima pedida, pois evita que as marcações fiquem aparecendo, o que possibilita uma aparência estética mais bonita e atraente. Ao utilizá-la nessa região, a moldura de gesso não perde sua característica principal, a elegância.

Como colocar a moldura de gesso

Um homem com várias ferramentas mexendo em uma parede de sala

Se está se perguntando se existe uma forma correta de colocar a moldura de gesso, a resposta é sim. Para fixá-la no local idealizado, existem alguns passos que precisam ser seguidos, como: utilizar materiais específicos, medir o local e colar a moldura. Fizemos um passo a passo para te ajudar.

Materiais

Antes de prender a moldura de gesso no espaço idealizado, é preciso ter em mãos alguns instrumentos para te auxiliar neste momento de colocação, são eles: trena, escada, cola, caixa ou guia de corte, serra de fita, espátula, estilete, pote com água, lixa d’água fina e a própria moldura. A trena vai te auxiliar a medir tanto a peça quanto o local onde será colocado. A escada vai ser sua aliada no momento de prender a peça no local, principalmente se for em espaços altos como teto e o topo da parede.

Fazer a medida do local

Com os materiais em mão, pegue a trena e vá até o espaço que separou para a colocação da moldura de gesso e veja se o tamanho da peça e do espaço estão de acordo. Se for maior, você tem duas opções: escolher um outro lugar para colocar ou cortar, porém, essa ação pode danificar a peça, por isso, tome cuidado. Agora, se for menos, não tem muito o que fazer a não ser escolher outro espaço. Uma dica para não errar é, antes de comprar a moldura, já faça a medição, dessa forma você evita surpresas.

Colando a moldura no local

Existem algumas coisas que precisam ser realizadas, como: sempre inicie a instalação pelo canto interno, pegue a cola recomendada pelo fabricante - escolher a cola certa garante a durabilidade da beleza da peça. Com essas dicas, chegou a hora de instalar. Com o serrote, faça uma na frente e no de cima para baixo.

Finalizando esta parte, você precisará preparar a cola. Em um recipiente de plástico, coloque água até a metade e polvilhe o gesso até que o pó ultrapasse 1 cm da linha do espelho-d'água. Feito isso, passe a cola no local desejado e coloque a moldura.

Estilos de moldura de gesso

Existe estilo de moldura de gesso para todos os gostos. Desde 3D até os modelos mais clássicos, é possível encontrar e deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita e elegante. Sabe o que diferencia uma da outra? A gente explicou logo abaixo.

Moldura de gesso em 3D

A moldura de gesso em 3D é aquele tipo de peça que chama atenção e desperta o interesse de todos. Sua beleza costuma deixar os espaços mais atraentes e bonitos dando um toque especial. Essa peça, assim como as demais, podem ser utilizadas de diversas formas, porém, existem algumas formas mais comuns que as demais como aplicar em uma parede solo e deixar as demais diferentes, utilizá-la como texturização ou só como um mero destaque em uma parede, uma coisa de chamar atenção para aquela parte em questão.

Moldura de gesso moderno

A moldura de gesso modernos é a mais comum e tradicional de ser vista. Esse tipo de peça e aplicação costuma ser bastante comum de ser visto no teto, seja da sala, cozinha, banheiro, não importa, são elas que tampam as marcações de medidas presentes na parede.

Em geral, a moldura moderna costuma ser mais simples e não tem muita informação, geralmente se tratam de pedaços lisos. Mas, se quiser decorar, não tem problema, na maioria das vezes as pessoas utilizam as próprias peças para isso, colocando uma maior e outra menor, de forma que façam um detalhe.

Moldura de gesso com friso

Um teto com uma moldura de gesso branca

A moldura de gesso com friso costuma ser utilizada nas paredes e nas partes superiores, escondendo aquelas marcas que ficam entre a parede e o teto. O que a diferencia do modelo apresentado anteriormente é que, ao invés de serem uma única peça e reta, ela costuma ter um trabalho nas pontas, em alguns casos formando pequenos degraus.

Esse acabamento é o que mais chama atenção das pessoas para ter a moldura de gesso com friso. Apesar de serem mais comuns nos tetos, nada impede que possa ser utilizada no meio das paredes e até mesmo no chão. O local ideal vai depender do estilo de decoração que você quer ter.

Moldura de gesso clássico

A moldura de gesso clássico são aquelas que mais se aproximam do modelo original, ou seja, os que eram utilizados na França. O que diferencia ele dos demais é o acabamentos que preza pelos detalhes e podem ser barrar maiores, tanto de largura quanto de comprimento. Então, ao invés de ter uma peça só com linhas, você também pode ter outras marcas como círculos, retângulos e outras formas que deixam a peça ainda mais atrativa e elegante.

Moldura de gesso cortineiro

Conforme informado no nome, a moldura de gesso cortineiro é aquela peça que forma um caimento que simula o cortina, sendo essa a razão que faz com que o seu uso seja mais comum em tetos e próximo, mas não colados, à parede para que seja possível colocar a cortina no espaço que ficar.

Esse gesso cortineiro, é uma forma de esconder a parte de cima da cortina e o pau que faz com que ela fique pendurada. Quando bem colocado, e a opção de cortina escolhida para usar for a branca, ele pode até parecer um complemento.

Moldura de gesso com sanca aberta

Bastante utilizadas em salas, halls sociais e até em quartos, a moldura de gesso com sanca aberta costuma ter iluminação embutida dentro delas, sendo esse o principal diferencial para as demais existentes. Colocadas no teto e com luminosidade no interior, ela possibilita que, quando a luz estiver ligada, ela reflita no teto e ilumine todo o ambiente. Essa diferente da moldura de gesso com sanca aberta, dá um aspecto de que a luz vem do próprio teto.

Moldura de gesso com sanca invertida

Apesar do nome, moldura de gesso com sanca invertida, esse modelo também é aberto. O que diferencia esta da versão apresentada anteriormente é a posição da abertura, que, ao invés de estar direcionada para o centro do ambiente, fica voltado para a parede, por essa razão, não apresenta uma iluminação embutida para dar luz a todo o ambiente. Aqui, apenas as bordas das paredes vão ter alguma iluminação, sendo um detalhe que chama atenção e desperta interesse.

Sobre a moldura de gesso

Dois homens fazendo a instalação de sancas

Quando falamos em moldura de gesso, existem algumas perguntas que giram em torno desse item atrativo da decoração. São caros? Em quais cores posso encontrar? Qual design existe? Respondemos esses questionamentos aqui embaixo.

Lojas e preços

Não é complicado encontrar as molduras de gesso. Você pode encontrar em lojas específicas que trabalham só com isso ou em lojas de construção. Caso queira um modelo mais específico, também é possível mandar fazer, mas, essa alternativa pode sair um pouco mais cara do que as demais. Em geral, uma moldura de gesso costuma custar a partir de R$ 3, isso para os modelos mais simples e tradicionais. Aqueles mais exuberantes podem ser encontrados a partir de R$ 25.

Cores

As molduras de gesso são comuns de serem encontradas na cor branca, já que essa é a coloração da sua matéria-prima. Mas, se você quiser ousar na sua decoração e dar mais cor, também é possível. Para isso, basta pintar, pois não há restrições quanto a isso e ela pode ser tingida da cor que você quiser. Modelos coloridos podem ser encontrados, porém, costumam ser menos comuns do que os brancos.

Design da moldura de gesso

Há várias opções de design de moldura de gesso. Quem escolhe a melhor para a sua decoração é você. É possível adotar um estilo mais clássico, mas também pode ousar com os modelos em 3D. Também dá para usar em cantos específicos da casa, mas há a chance de decorar toda uma parede. Se você não gostar de nenhum design, dá para mandar fazer o seu.

Utilize molduras de gesso para decorar sua casa!

Ousar nunca é demais. E quando você tem a chance de fazer isso sem perder a sofisticação, delicadeza e elegância, é ainda melhor. As molduras de gesso podem ser tanto utilizadas como um detalhe para cobrir alguma imperfeição, como atuar de forma principal, sendo o diferencial de uma parede.

Essa decoração, pode ser considerada uma peça coringa, porque ela se encaixa em todos os ambientes, seja na sala, no quarto, banheiro, área externa, não importa, você consegue achar um espaço para ela. O melhor disso, é que além de dar um novo ar para a casa, a moldura de gesso não exige muito investimento.

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos