7 destinos no Brasil que você deve visitar!

7 destinos no Brasil que você deve visitar!

Pensando em viajar pelo Brasil, mas ainda não escolheu o destino? Então confira os 7 destinos no Brasil que você deve visitar, custos e dicas de viagem!


7 destinos no Brasil que você deve visitar

Planejar uma viagem também deve ter entrado na sua lista de metas durante os dois anos de pandemia. Os sentimentos e as experiências vividas nesse período foram muito intensos, portanto é natural querer aproveitar mais agora que voltamos para a normalidade.

Não é coincidência que a previsão para o crescimento do turismo brasileiro em 2022, feita pela Confederação de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tenha sido de 5.8% em relação ao ano anterior. Não é de se duvidar que há diversos lugares lindos para viajar no Brasil. Mas, além disso, também é muito importante conhecer as diversas culturas e povos que vivem nesse país de dimensão continental.

Por esse motivo, separamos para você 7 dicas de lugares para conhecer no Brasil para você se inspirar e, quem sabe, incluir no seu planejamento de viagem.

Viajar dentro do país é caro?

Uma viagem pelo Brasil barata vai depender de diversos fatores. Mas, independente de onde você decidir visitar, um bom planejamento de viagem é fundamental para não ter grandes gastos. Pense, por exemplo, nos destinos que estão em alta. Pelo grande número de procura, os preços de passagens, hospedagem e até de alimentação ficam mais caros.

Se você quiser economizar na viagem, escolher um lugar muito procurado pode não ser a melhor opção para o momento. Por outro lado, se ainda assim o destino mais em alta for uma prioridade, você pode fazer um empréstimo do FGTS para complementar o orçamento. Com o adiantamento do saque-aniversário você pode adiantar até 10 parcelas, que serão descontadas anualmente sem nenhuma cobrança extra.

Outra forma de tornar a sua viagem pelo Brasil mais barata é se programar para conseguir ir até o destino desejado em períodos que não sejam de alta temporada. O raciocínio é o mesmo: maior procura, maiores preços. No Brasil, é considerado alta temporada:

  • Período de férias escolares;
  • Feriados;
  • Algumas estações do ano Meses com festivais de música, festas típicas, entre outros.

Onde viajar no Brasil?

Em um país tão grande, pode ser difícil decidir para onde visitar. Primeiro, pense no tipo de viagem que você quer fazer. Praias ou cidades grandes? Quer curtir uma aventura ou conhecer uma cidade histórica? Partindo desse princípio, é só procurar os melhores lugares que se encaixam no seu perfil.

Falando de destinos de viagem pelo Brasil, os mais procurados pelos turistas são as praias paradisíacas e os centros históricos. Veja abaixo algumas dicas de lugares lindos para viajar no Brasil e curtir a sua folga.

Lençóis Maranhenses - Maranhão

O estado do Maranhão abriga o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Conhecido por suas águas cristalinas e dunas de areia branca, foi criado em 1981 com a intenção de proteger a sua fauna e flora. Os lagos criados pela forte chuva permanecem em períodos bem específicos.

Por isso, a melhor época para visitar o local é entre maio e setembro, quando os lagos estão recém formados e ainda com um nível alto suficiente para nadar e se refrescar. O Parque permanece aberto durante todo o ano, de segunda a segunda, para visitação. Porém, é importante saber qual o melhor período para visitar os Lençóis Maranhenses para que a experiência seja de acordo com as suas expectativas.

Segundo o site do ICM-Bio, o nível das águas durante o ano vai mudando entre baixo, médio e alto e isso pode influenciar na experiência, mas você pode sempre fazer uma caminhada completa e até mesmo experimentar pernoitar em um dos oásis instalados ao longo do parque.

Bonito - Mato Grosso do Sul

Localizado na Serra da Bodoquena no estado do Mato Grosso do Sul, Bonito é uma cidade que abriga pouco mais de 20 mil habitantes. Apesar do seu tamanho, a cidade é centro dos mais variados tipos de turismo. Isso permite que ela proporcione experiências para todos os gostos.

Os passeios pelos seus balneários paradisíacos são apenas a ponta do iceberg que é o entretenimento do lugar. Para quem procura por flutuações, as águas cristalinas do Aquário Natural e do Rio Sucuri podem impressionar. Por outro lado, para quem quer uma aventura mais profunda, há os passeios pelas Grutas do Lago Azul e da Catedral.

Entre outras opções na natureza, a cidade de Bonito também oferece uma programação cultural muito rica. Durante todo o ano, ocorrem festas e festivais típicos da região. E o melhor: o próprio site da prefeitura proporciona o calendário de temporada para você escolher a melhor época para visitar a cidade.

As opções de hospedagem também não decepcionam. Você pode encontrar hotéis, pousadas, locais para acampamento e até hostels. Para quem busca gastar menos, as duas últimas opções são mais interessantes pela possibilidade de dividir o valor com outras pessoas. Para mais dicas de viagem, confira o artigo sobre o que fazer em Bonito.

Campos do Jordão e a Serra da Mantiqueira - São Paulo

A Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa que faz fronteira com os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São cerca de 500 km de montanhas, florestas, cachoeiras e cidades. Localizado no meio de todo esse verde, no estado de São Paulo, com vegetação típica da Mata Atlântica, está a cidade de Campos do Jordão.

Por sua elevada altitude, é um bom lugar para visitar no inverno e conhecer um pouco o clima nada comum pelo resto da grande parte do Brasil. Ao contrário dos outros destinos, a alta temporada em Campos do Jordão acontece no inverno. Isso porque, além do clima da cidade ser um atrativo turístico, é nesse período que rola o Festival de Inverno.

O festival é conhecido como um dos maiores eventos de música clássica da América Latina, portanto, a cidade sempre recebe um grande número de pessoas nessa época. O destino é muito recomendado para casais que querem algo mais romântico. De hospedagem, é possível alugar um chalé para aproveitar ainda mais o clima da cidade.

Ouro Preto - Minas Gerais

Para quem procura um destino de viagem no Brasil mais cultural, Ouro Preto é a escolha perfeita. O seu maior forte é a herança cultural que deixou para a população brasileira, mas nem só de história vive a cidade. Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto proporciona uma experiência imersiva na história do Brasil.

Casarões antigos, igrejas, museus, e até as ruas contam como foi o passado daquela região e do país. Por ser um pólo universitário, o que não falta é festa. Existem muitas repúblicas estudantis e algumas delas são super tradicionais da cidade, então o agito durante todo o ano é certo. O carnaval de Ouro Preto também é super famoso.

Organizado pelos próprios estudantes e moradores das repúblicas estudantis, há diversas festas pela cidade como blocos de carnaval, atrações e festas temáticas. De hospedagem, é possível encontrar preços de R$80 a R$ 429 a diária. Claro, dependendo de qual época você está indo. Os passeios costumam ser gratuitos, mas há alguns lugares que é preciso pagar pela entrada ou pelo guia turístico.

Morro de São Paulo - Bahia

Descoberta no ano de 1531, a ilha tem uma forte história do período colonial no Brasil. Com o tempo, os visitantes foram ocupando o local, construindo casas de veraneio e recebendo cada vez mais turistas. Hoje em dia, é um destino ideal para quem quer conhecer o sossego de uma ilha. A economia da região está muito ligada ao artesanato dos locais, que acabou se tornando um grande atrativo turístico além dos rios, praias, cachoeiras e restingas.

Durante todo o ano acontecem festas religiosas e folclóricas, o que faz ser um lugar muito rico culturalmente para conhecer um pouco mais a diversidade do Brasil. É um destino ideal para quem curte praia, mas há diversas atividades que podem ser realizadas ao ar livre para quem não gosta de ficar parado: mergulho, kaiak e tirolesa são apenas algumas das opções.

A baixa temporada no Morro de São Paulo ocorre entre os meses de abril a outubro. Além dos preços menores, a ilha passa mais tranquilidade, já que há poucas pessoas indo para lá. Há quem goste do sossego e há quem goste do agito, a alta temporada para essas pessoas pode ser mais interessante, no período entre os meses de dezembro e março.

Ilhabela - São Paulo

Localizado no litoral norte do estado de São Paulo, Ilhabela é um município-arquipélago, um dos únicos existentes no Brasil. Pela facilidade de acesso, é um destino muito procurado nos feriadões e festas de final de ano. Por isso, se programe para ir até lá em um período em que a cidade esteja mais vazia. Dessa forma, você garantirá um passeio muito mais tranquilo (e barato).

Cercada de praias, é um ótimo lugar para quem gosta de curtir uma água salgada em dias quentes. Há opções de praias urbanas e praias mais reservadas, no meio do mato. Todas valem a pena visitar, mas depende de sua mobilidade, disposição e tempo para conhecer todas elas. Por ser um destino turístico, há muitas opções de pousadas.

Você não ficará na mão, é possível encontrar das opções mais baratas até as mais caras, tudo vai depender do quanto você está pretendendo gastar. A alta temporada em Ilhabela costuma ser entre os meses de dezembro a fevereiro, no verão. Afinal, é um ótimo lugar para ir com o tempo aberto e de sol. Além disso, os feriados costumam ser um atrativo para visitar a cidade, por isso, ela pode estar um pouco mais visada nesses períodos.

Maragogi - Alagoas

Maragogi é uma cidade pequena no nordeste brasileiro, Com pouco mais de 30 mil habitantes, possui praias maravilhosas para aproveitar os dias quentes e de descanso. Por ser pequena, não possui muitas atrações turísticas, mas suas praias não deixam a desejar e é um ótimo destino para quem curte esse tipo de programa.

As águas são bem claras e cristalinas, dependendo da época em que você for visitar. Por causa do tamanho da cidade, a hospedagem acaba sendo bem mais em conta, então qualquer época do ano ainda vale a pena visitar. Além disso, é possível conhecer suas belezas em apenas um bate e volta, o que pode ser ainda mais compensador para as finanças.

Como deixar minha viagem mais confortável?

Na hora de planejar uma viagem pelo Brasil, é importante não olhar apenas para os destinos e hospedagem. Você deve garantir que a sua experiência seja tranquila e assegurar que qualquer imprevisto seja bem resolvido e sem muitos gastos. Por isso, o ideal é fazer um seguro viagem que cubra despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de passagem.

Tudo isso é muito simples de ser resolvido, mas sem uma assistência especializada pode dar uma grande dor de cabeça. Além disso, tirar fotos durante uma viagem pelos destinos brasileiros é essencial para guardar para sempre os momentos especiais. Portanto, o risco de perder o celular pode ser grande, dependendo de onde você estiver.

Garantindo um seguro celular você pode curtir em paz sabendo que terá uma boa assistência. Planejamento é essencial para curtir uma boa viagem sem gastar muito! Não deixe de fazer isso e curta tranquilamente o seu descanso.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo