Árvores com flores: pequenas, vermelhas, amarelas, rosas e mais!

Árvores com flores: pequenas, vermelhas, amarelas, rosas e mais!

Se quer uma árvore florida na sua calçada, esse artigo é pra você! Confira aqui sugestões de espécies com flores coloridas e dicas de cultivo.


Confira as melhores opções de árvores com flores

Grande árvore com muitas flores vermelhas próxima à calçada de casa

As árvores com flores são uma excelente opção para as regiões urbanas, pois garantem a esses espaços uma melhor qualidade de vida para os seus moradores, visto que em grandes cidades a falta de arborização é um problema comum.

E mais, além de serem importantes para assegurar um ambiente mais arborizado e de área verde, as árvores com flores também favorecem muito quanto às suas belezas, cores e perfumes distintos. Além disso, também serão essências para garantir um maior equilíbrio, porque auxiliam no processo de combate à poluição. Para conhecer mais a respeito de alguns tipos de árvores de flores, continue lendo abaixo!

Espécies de árvores com flores

Por mais que as árvores sejam importantes, é preciso saber selecionar o tipo correto e que pode ser plantado na calçada. Isso acontece porque algumas árvores, devido às suas estruturas, como raízes maiores, não devem ser utilizadas para essas finalidades pois poderão causar alguns problemas, como a quebra das calçadas. Assim sendo, confira a seleção que fizemos de árvores que podem ser plantadas em calçada:

Noivinha - Euphorbia leucocephala

Árvores noivinha com pequenas flores brancas

A Noivinha é uma excelente opção para ser plantada em locais com calçadas, podendo ser encontrada, a depender da região, com nomes como neve da montanha, mês de maio, cabeça branca e vários outros. Um dos nomes atribuídos a ela se refere justamente ao mês que ela floresce: em maio, a Novinha perde suas folhas verdes e fica tomada de flores na cor branca.

Por ser uma árvore de porte médio, atingindo no máximo 3 metros de altura, ela se torna ideal para áreas com calçadas porque não causará nenhum tipo de problema na estrutura nem em fiações elétricas.

Ipê - Tabebuia sp

Grande árvore ipê com muitas flores rosa

O Ipê é umas árvores mais comuns de se ver em centros urbanos, o que já mostra que é ela uma ótima opção para se plantar em calçadas. O motivo para isso são as raízes profundas da árvore, que não causarão danos às calçadas.

Outro ponto importante a se destacar é que o Ipê não precisa de grandes cuidados para ser mantido. É uma árvore muito independente e que consegue sobreviver às condições do local onde está inserido. Os Ipês podem atingir 35 metros, mas isso dependerá da espécie. Portanto, são adequadas para calçadas que não estejam próximas a fiações elétricas.

Ipê-Mirim - Stenolobium stans

Árvore ipê-mirim com flores amarelas

O Ipê-Mirim é uma variação da espécie que atinge um tamanho menor e pode ser considerado para locais onde há fiação elétrica, mas que esteja mais alta, por exemplo. Por contar com suas raízes profundas, é ideal para locais com calçadas.

A floração dessa espécie acontece entre os meses de janeiro e maio e nesses períodos a árvore fica tomada de pequenas flores de cor amarela que encantam pela sua beleza. Essas árvores são as melhores para regiões urbanas. O Ipê-Mirim atinge cerca de 7 metros de altura, bem menor em comparação às outras árvores da mesma família.

Pata de Vaca - Bauhinia forficata

Galhos, folhas e flores brancas da árvore pata de vaca

A Pata de Vaca é uma árvore totalmente brasileira e nativa da Mata Atlântica. Suas folhagens contam com diversas propriedades, além de possuírem também belas flores que aparecem ao longo do ano.

Essa árvore é ideal para ser plantada em áreas com calçadas porque conta com raízes profundas, que não vão danificar as estruturas ao crescerem. Dessa forma, a Pata de Vaca é uma ótima opção para regiões urbanas. As árvores de Pata de Vaca também costumam ser utilizadas para a regeneração de matas degradadas, pois não são muito exigentes quanto ao ambiente que vão crescer e se adaptam facilmente.

Flanboyant Mirim - Caesalpinia pulcherrima

Grande árvore flanboyant com flores laranjas e vermelhas

A Flanboyant Mirim conta com belas flores de cores bastante diversificadas. Dessa forma, a árvore pode contar com espécies nas cores vermelhas, amarelas, brancas e rosas. Em geral, o processo de floração acontece entre os meses de setembro a maio.

Como seu próprio nome sugere, ela conta com um tamanho reduzido. Dessa forma, é ideal para locais urbanos porque, além de não agredir as calçadas, também pode ser plantada em áreas com fiação elétrica mais alta. A Flanboyant atinge, em média, de três a cinco metros, mas isso vai depender das condições do local em que foi plantada para seu desenvolvimento.

Alfeneiro – Ligustrum lucidum

Árvore alfeneiro com ramos de pequenas flores brancas

As árvores de Alfeneiro são extremamente populares na região sul do Brasil e essa é uma das espécies mais encontradas em áreas urbanas nessas regiões, já que além de serem de fácil cultivo também contam uma bela floração.

Outro motivo pelo qual essas árvores se tornaram comuns em regiões urbanas é o fato de que promovem uma sombra extensa, que pode favorecer em dias mais quentes o controle da temperatura das casas. Um fato que se deve levar em consideração a respeito dessa espécie é a intensidade que ela pode liberar pólen nos locais em que estiver inserida, podendo causar algumas alergias.

Jacarandá de Minas - Jacaranda cuspidifolia

Galho grande da árvore jacarandá de minas com ramos de flores roxas

A Jacarandá de Minas é uma árvore nativa do Brasil e pode ser encontrada em várias cidades devido à facilidade de plantio e também por não causar nenhum tipo de dano às calçadas onde são plantadas porque as suas raízes não crescem para cima da terra.

Em geral, a árvore atinge cerca de 5 a 10 metros de altura e, por isso, apesar de não causar danos às estruturas de calçadas, não deve ser plantada em regiões com muita fiação elétrica. As suas flores são roxas e contam com frutos não comestíveis. A floração da espécie ocorre entre setembro e outubro.

Jacarandá Mimoso – Jacaranda mimosifolia

Copa de árvore jacarandá mimoso com ramos de flores roxas

A árvore de Jacarandá Mimoso é uma espécie um pouco maior da sua família, mas também é um verdadeiro clássico pelas ruas brasileiras. A sua bela floração faz com que ela seja ideal para trazer vida para os centros urbanos pouco arborizados.

A espécie pode atingir até 15 metros de altura e por isso o local onde ela será plantada precisa ser avaliado cuidadosamente. Devido ao crescimento das suas raízes, que é mais profundo, ela não danifica calçadas e nem mesmo redes subterrâneas ao crescer. A espécie é encontrada de forma muito comum em parques, praças e avenidas para garantir maior arborização.

Magnolia – Magnolia spp

Galhos de árvore magnólia carregados de flores rosa claro

A Magnólia é uma espécie muito comum para arborização de locais mais urbanos, pois além de fornecer beleza com suas belas flores com tons rosa ela também tem um perfume encantador e se assemelha muito com as características dos ipês rosas.

Como possuem um porte pequeno e o seu crescimento não é muito em relação à altura, apesar de poderem atingir até 10 metros, elas são ideias para plantar nas calçadas e nas regiões com mais casas ou parques. Essa espécie se dá muito bem com o clima brasileiro porque são decíduas e próprias para suportar um clima subtropical e temperado.

Manacá da Serra - Tibouchina mutabilis

Árvore manacá da serra com flores roxas, rosas e brancas

A árvore Manacá da Serra é comum em várias regiões do Brasil e muito utilizada com propósitos de arborização de grandes centros pela facilidade de seu plantio e cuidados. Conta com uma floração exuberante e pode ser vista em três cores: branca, roxa e rosa.

As cores da Manacá da Serra podem ser encontradas até mesmo simultaneamente na mesma árvore porque esse aspecto diferenciado da espécie ocorre de acordo com a idade da flor. Assim como várias outras encontradas em centros urbanos, ela não destrói as calçadas devido à forma como suas raízes se desenvolvem e atingem 6 metros de altura.

Murta-dos-jardins – Murraya paniculata

Ramos de pequenas flores brancas da murta-dos-jardins

A Murta-dos-jardins pode ser encontrada também pelo nome de Dama da Noite, devido à forma como floresce. Mesmo que seja chamada de árvore, ela na realidade é um arbusto grande ou uma arvoreta graças à sua estrutura.

A árvore é utilizada em grandes cidades como cerca-viva pela a sua ramagem lenhosa e ramificada. Contam com folhas diferenciadas e podem florescer ao longo do ano inteiro. Também vale citar que a Murta-dos-jardins possui belas flores brancas, que ao se abrirem liberam um perfume que pode tomar a rua inteira onde estão plantadas. Elas chegam a atingir cerca de 7 metros de altura.

Candelabro - Erythrina speciosa

Galhos e flores vermelhas da árvore candelabro

O Candelabro é uma árvore bem distinta porque sua floração se mostra de uma forma bastante particular, como o próprio nome sugere. O formato das suas flores, de fato, lembra um candelabro e chama a atenção pela cor avermelhada que se destaca.

A altura dessa árvore pode variar de 4 a 6 metros, podendo ser plantada em locais que contem com fiação mais alta. Devido às suas estruturas, a árvore é ideal para regiões com calçadas e pode trazer para o local outra cara, visto que as suas flores chamam a atenção. A floração do Candelabro acontece entre os meses de junho e setembro.

Sibipiruna - Caesalpinia Peltophoroides

Grande árvore sibipiruna com muitas flores amarelas

A Sibipiruna é uma árvore de fácil e rápido crescimento. Nativa da Mata Atlântica, com uma copa arredondada, ela chama a atenção pelas suas belas flores, que aparecem após a queda total das suas folhas, que acontece ao longo do inverno.

Essa espécie pode atingir entre 8 a 25 metros e, por mais que não afete locais urbanos quanto às estruturas de caçadas e redes subterrâneas, não devem ser plantadas em locais com muitas fiações, sendo mais adequadas para áreas com muitas casas e parques. A floração da Sibipiruna ocorre entre os meses de setembro a novembro, com lindas e numerosas flores amarelas.

Quaresmeira - Tibouchina granulosa

Folhas e flores roxas da árvore quaresmeira

A Quaresmeira é uma árvore nativa do Brasil e muito encontrada em diversas regiões devido ao seu pequeno porte. Por contar com raízes profundas, ela pode ser plantada em locais com calçadas sem maiores problemas.

Com suas flores roxas, a Quaresmeira é elegante e fornece beleza para o local onde está inserida. A floração da espécie acontece ao longo de duas vezes ao ano e conta com um pequeno fruto que não é comestível. Essa é uma das principais árvores encontradas nas regiões urbanas para a arborização desses locais pela facilidade em seu plantio. Ela pode chegar a 12 metros de altura.

Chuva de Ouro - Lophantera lactescens

Galho com ramos pendentes de pequenas flores amarelas da árvore chuva de ouro

A Chuva de Ouro é conhecida dessa forma pela sua aparência: as suas flores se formam ao longo de exuberantes cachos pendentes, com um aspecto de chuva, como se estivessem caindo. Essa árvore é originária da floresta Amazônica e pode atingir de 10 a 20 metros de altura, portanto, não deve ser plantada próxima a redes elétricas, mas é ideal para áreas residenciais nas suas calçadas.

Os ramos de flores formados por essa árvore possuem uma cor marrom, enquanto as flores são amarelas, reforçando o nome popular pelo qual ela é conhecida. A Chuva de Ouro floresce entre os meses de março a agosto.

Jasmim-manga – Plumeria rubra

Galhos com flores amarelas e rosas da árvore jasmim manga

A Jasmim-manga é uma árvore muito exótica quanto à sua aparência e conta com flores com um perfume único. As folhas dessa espécie são muito grandes e largas e caem entre o outono e o inverno para que as suas belas flores apareçam em seguida.

A floração da espécie se inicia logo ao final do inverno e permanece ao longo de toda a primavera. As suas belas flores que misturam branco, amarelo, rosa, salmão e vinho e garantem um perfume exuberante onde quer que estejam plantadas. Essa árvore é ideal para áreas urbanas porque além de não danificar as calçadas chega a no máximo 6 metros de altura.

Cerejeira-do-japão – Prunus serrulata

Árvore cerejeira-do-Japão com galhos carregados de pequenas flores rosa claro

A Cerejeira-do-japão é uma das árvores ornamentais mais bonitas e encantadoras, devido à forma como ocorre o seu florescimento. São próprias para suportar climas subtropicais e temperados. Essas árvores podem ser consideradas de porte pequeno, visto que o máximo de altura que conseguem atingir é 6 metros. O crescimento da espécie é moderado e a floração ocorre de forma precoce.

Entretanto, essa espécie exige alguns cuidados quanto à sua poda e também não suporta excesso de água. Suportam climas frios extremos, até mesmo com geadas e temperaturas muito baixas. O seu cultivo deve ser feito com o sol ou meia-sombra.

Como plantar árvores com flores

Duas pessoas plantando árvore

Antes de decidir plantar uma árvore com flores, mesmo que ela seja indicada para um local como a calçada, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes a respeito do plantio. É necessário também conhecer e respeitar os parâmetros de cada cidade para a arborização de vias públicas e privadas. Leia mais sobre isso abaixo:

Escolha a melhor árvore de acordo com o espaço disponível

O primeiro passo para a arborização dos espaços urbanos é a escolha da árvore ideal e que esteja de acordo com o ambiente que você planeja arborizar. Analisar o espaço disponível e a espécie quanto ao clima necessário e o seu porte facilitam muito a escolha.

Escolher a árvore correta para o espaço exige cuidados e ao longo desse processo é preciso considerar a área como um todo, levando em consideração as fiações elétricas e outros aparatos que podem ser afetados por uma árvore que cresça muito. Dessa forma, escolha a árvore considerando alguns pontos essenciais: tipo de folhagem, floração e atração de pássaros e outros animais para o local.

Procure conhecer a árvore e seus cuidados

Conhecer o tipo da árvore que está plantando em um local é importante porque cada uma contará com um tipo de folhagem e flores. É interessante considerar essas questões, visto que é preciso que posteriormente haja certa manutenção delas.

Os cuidados primordiais nos primeiros dias de plantio exigem que as árvores sejam regadas dia sim dia não, para garantir que terão um crescimento saudável. Esse processo pode ser feito também nos primeiros dois anos em períodos com poucas chuvas. Quando a árvore estiver maior, é necessário que haja uma poda em relação aos seus brotos laterais - isso fará com que ela tenha muito mais força para se manter saudável.

Verifique as características das raízes e galhos que podem ter espinhos

Por serem árvores que serão plantadas em ambientes urbanos, com passagem de pessoas a todo o momento, alguns pontos são importantes para a decisão de escolha de uma espécie de árvore de flores. O principal ponto, como essas serão plantadas em áreas com calçadas, é a questão das raízes. Escolha árvores que tenham raízes com crescimento profundo porque não correrá o risco de que cresçam para cima, quebrando a calçada.

Quando às suas folhagens, é importante se atentar para árvores que possuam alguns espinhos que podem ser inofensivos de um modo geral, mas em áreas urbanas, devido à presença de crianças, é recomendado que sejam evitadas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas árvores floridas

Neste artigo apresentamos informações gerais e os diversos tipos de árvores com flores, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Plante uma árvore com flores e deixe o ambiente mais colorido!

Galhos de ipê com muitas flores amarelas

A presença de árvores com flores em ambientes urbanos garante, além de uma qualidade de vida muito maior, a satisfação de quem vive nesses locais. Isso acontece porque as árvores que contam com flores dão outra cara para o ambiente e favorecem a decoração das ruas.

Utilizar essas decorações naturais e que podem garantir um perfume único nas áreas urbanas é uma excelente forma de manter contato com a natureza mesmo em cidades maiores, dando a sensação de paz e felicidade para quem vive nesses locais. Por isso, o plantio de árvores de flores em locais que possuem pouca arborização é o ideal para dar outra vida para o ambiente!

Siga nossas dicas, use nossas sugestões e comece a cultivar uma bela árvore florida na calçada em frente à sua casa!

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo