Costa Rica: saiba o que fazer, quando ir e dicas de primeira viagem!

Costa Rica: saiba o que fazer, quando ir e dicas de primeira viagem!

Apresentamos neste artigo, as melhores dicas para planejar a sua viagem à Costa Rica. Veja também os principais pontos turísticos e culinária do local.


Descubra mais sobre a Costa Rica!

Praia em Costa Rica

República da Costa Rica é um país da América Central, delimitado pelo Oceano Pacífico a oeste, pelo Mar do Caribe a leste, pela Nicarágua a norte e pelo Panamá a sudeste. A capital é San José, a maior cidade do país. A Ilha do Coco, situada no Oceano Pacífico, com uma linda floresta tropical também faz parte desse país.

Costa Rica é conhecida como um dos países mais felizes do mundo. O território oferece lindas praias tropicais com águas cristalinas, vulcões, rios de águas termais, bonitas cachoeiras, florestas tropicais, paisagens magnificas e uma grande diversidade animal e vegetal. É o local ideal, tanto para relaxar nas encantadoras praias, como para viver emocionantes aventuras na natureza.

Neste artigo preparamos várias informações úteis sobre alojamento, restaurantes, atividades para fazer, locais para visitar durante a sua viagem à Costa Rica e muito mais.
Continue lendo e confira algumas sugestões para tornar sua viagem incrível!

Dicas de primeira viagem à Costa Rica

Passaporte junto com uma miniatura de avião

A organização de qualquer viagem é essencial para que tudo corra da melhor forma. É necessário pesquisar sobre hospedagem, alimentação, transportes locais e preços praticados na Costa Rica. Deve-se também prestar atenção às medidas de saúde e segurança que o país de destino exige. Veja a seguir dicas importantes.

Quando ir para Costa Rica

Embora a Costa Rica seja um país pequeno, ele tem diversidade de condições climatéricas. Na zona das montanhas faz frio, enquanto em San José e no Vale Central a temperatura é amena. Já na costa do Pacífico e na costa do Atlântico, o ambiente é quente.

Existem dois tipos de clima: o clima seco, entre os meses de novembro a abril, e o clima das chuvas, entre maio e outubro. A melhor época para visitar a Costa Rica é durante o clima seco, no entanto, há a probabilidade de haver chuvas em menor quantidade.

Caso escolha viajar no clima seco deve-se reservar alojamento com alguma antecedência, esses meses são considerados de época alta, tanto para o turismo internacional como para o turismo local. Os meses de julho e agosto também são concorridos por conta da afluência de turistas proveniente da Europa e dos Estados Unidos.

Como é a locomoção

Para conhecer Costa Rica há opções de locomoção como ônibus, avião e o aluguel de carro. Alugar um carro é a melhor opção, pois facilita muito o deslocamento e você terá mais autonomia para ajustar seu roteiro e gerir seu tempo. No entanto, tenha em atenção que muitas das estradas fora das cidades maiores são de terra, com buracos e muitas curvas.

Para quem prefere não dirigir, há a opção de pagar por um motorista privado ou escolher um tour para visitar as atrações. Outra alternativa, mais econômica, é usar o transporte público. Ele tem linhas para os principais pontos turísticos, contudo, essa não é a escolha ideal para quem tem pouco tempo disponível para a viagem, pois as deslocações de ônibus são bem longas.

Para quem pode gastar mais e quer viajar rápido, é possível pegar um avião e viajar pela Costa Rica. Embora seja um país pequeno, várias cidades têm aeroportos locais.

Quanto tempo ficar

A Costa Rica tem imensas praias para visitar, florestas para descobrir, atividades para experimentar, etc. O ideal é ficar no mínimo 10 dias para conseguir apreciar os principais locais. Lembre-se que, como a deslocação pelo país nem sempre é fácil, você precisará de tempo.

Ao organizar bem os seus 10 dias você poderá visitar algumas das principais cidades, praticar rafting, fazer caminhadas, observar vulcões, visitar parques naturais e reservas indígenas, nadar em cachoeiras e relaxar nas piscinas termais ou nas belas praias, entre outras atividades.

A moeda da Costa Rica

A moeda oficial da Costa Rica é o Colón Costa-Riquenho (CRC), seu nome foi dado em homenagem ao grande navegador Cristóvão Colombo, este que possui o nome em espanhol de Cristobal Colón. Muitos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos de comércio local, também aceitam pagamentos em dólar americano, mas o troco pode vir em Colón.

A troca de moeda pode ser feita tanto no aeroporto como nos hotéis, mas preste atenção nas taxas de câmbio. A utilização de cartões de crédito também é bem aceita, contudo, algumas empresas de cartão de crédito cobram uma taxa de uso internacional em cada transação e, por isso, convém se informar antes.

Seguro viagem

Em qualquer viagem, imprevistos podem acontecer. Portanto, contratar um seguro viagem é um ato de sensatez e a garantia de uma proteção extra caso surja algum problema inesperado. Reserve um tempo para analisar as opções disponíveis no mercado com atenção e escolha o que melhor se enquadra no seu perfil.

Existem diversas opções, desde os seguros básicos até coberturas médicas mais abrangentes. Os preços também variam muito.

O seguro garante que, caso algo aconteça, você conseguirá obter atendimento médico apropriado. Alguns seguros incluem ainda transporte de retorno para o país de origem imediato e até mesmo um avião-ambulância em casos muito graves.

Onde ficar

A Costa Rica oferece várias opções de hospedagens interessantes, desde resorts de luxo até alojamentos mais simples e econômicos. Você pode escolher ficar perto do oceano, em praias exóticas, ou no meio da floresta tropical. Também pode ficar próximo aos vulcões em La Fortuna ou em retiros de yoga da região de Guanacaste.

San José, a capital do país, é um local interessante para ficar alguns dias. A cidade apresenta uma arquitetura encantadora, monumentos famosos, mercados ao ar livre, shopping, restaurantes, bares e o conhecido Parque Metropolitano La Sabana.

A área de Puntarenas é indicada para quem aprecia esportes náuticos. Guanacaste é zona de montanhas verdejantes, com magnificas trilhas, vulcões e refrescantes cachoeiras. Para os apaixonados por natureza, em Limón pode-se visitar uma reserva nativa preservada e os Parques Nacionais de Cahuita e Manzanillo, famosos por sua biodiversidade.

O que fazer na Costa Rica

Costa Rica proporciona uma imensa diversidade de atividades para fazer. Pode-se visitar o Teatro Nacional, marcar tours a Vulcões, desfrutar de trilhas pela floresta tropical ou parques naturais, praticar despostos náuticos, relaxar em fontes termais e cachoeiras, descontrair em praias paradisíacas, etc. Continue lendo para saber mais.

Costa caribenha

Playa Cocles

As praias são locais de passagem obrigatória para quem viaja pela Costa Rica. A Playa Manzanillo é uma das pequenas praias junto da tranquila localidade de pescadores de Manzanillo. É o lugar ideal para relaxar à beira-mar, fazer mergulho ou snorkeling.

Em Playa Punta Uva a água é cristalina e a areia dourada. Há recifes para explorar, muitas palmeiras e macacos e araras verdes podem ser vistos. Contudo, não é um local de fácil acesso, já que a estrada para chegar lá é bastante rústica.

A Playa Cocles, em Puerto Viejo, é bastante popular entre mochileiros que viajam ao longo da costa do Caribe, pelo seu ambiente jovem e animado. É uma praia de areal longo, com boas condições para praticar surf.

Floresta nublada

Floresta Nublada de Monteverde

A Floresta Nublada de Monteverde, situada a noroeste da capital do país, é uma das principais maravilhas da Costa Rica. É composta por montanhas altas, onde devido à grande altitude, os ventos que sopram do oceano resfriam e ocorre condensação da umidade do ar, formando nuvens densas e baixas que dão origem à neblina ou chuva.

Ela é famosa por sua biodiversidade, já que é o habitat de diversas espécies de plantas, aves, répteis, macacos, tatus, felinos e muitos outros animais. É nessa floresta que existe a maior diversidade de orquídeas do mundo.

A aldeia vizinha de Santa Elena é uma acolhedora comunidade virada para as artes com galerias, museus e um jardim de borboletas imperdível.

San José

Cidade de San José na Costa Rica

San José é uma das províncias da Costa Rica e também sua capital. O local é o principal centro urbano do país e está localizado num vale central, sendo uma das áreas mais populosas. O clima é ameno e recebe turistas durante o ano todo.

A cidade tem uma arquitetura interessante, boas acomodações e hotéis, museus de reconhecimento mundial, parques bonitos, mercados ao ar livre, teatros, edifícios históricos, restaurantes e uma vida noturna agitada.

Partindo da cidade, os turistas podem escolher entre dezenas de tours a lugares encantadores, optar por esportes de aventura ou atividades de exploração da natureza.

Parque Nacional Vulcão Arenal

Parque Nacional Vulcão Arenal

O Parque Nacional do Vulcão Arenal é um dos mais famosos parques nacionais da Costa Rica, conhecido pela sua biodiversidade e vulcões. Fica localizado no centro do país, aproximadamente a 15 kms de La Fortuna. Há agências de turismo que fazem pacotes com transporte, entrada, visita com guia e almoço.

Dentro do parque está o vulcão Arenal, que é o mais jovem do país. Nele, você encontra trilhas que conduzem a esses vulcões, plantas magníficas, cachoeiras, pontes suspensas e muito mais. Existe também um museu de vulcanologia no local.

Para visitá-lo é aconselhável usar um calçado adequado para caminhadas, levar repelente de insetos, protetor solar, água ou bebida energética, capa de chuva e roupa para aproveitar um bom banho nas águas.

A costa do pacífico

Costa do Pacífico na Costa Rica

A costa do Pacífico na Costa Rica promete praias deslumbrantes de areal vasto. Embora seja uma das partes menos povoadas do país, é também uma das mais visitada pelos turistas. É uma boa zona para fazer mergulho, pois tem abundância de vida marinha. Também é muito procurada por surfistas e outros amantes de desportes aquáticos.

Para além da grande extensão de praias, a costa do Pacífico é igualmente famosa por suas florestas exóticas e parques tropicais onde a biodiversidade de fauna e flora merece destaque.

Experimentar o rafting

Rafting

O rafting é um esporte que consiste na descida de rios com corredeira num bote inflável. É uma atividade emocionante e que estimula a adrenalina. A Costa Rica oferece ótimas oportunidades para essa aventura.

O país tem vários sistemas de águas que começam no topo das montanhas vulcânicas e correm em direção ao Oceano Pacífico, ao Mar do Caribe ou ao Lago Nicarágua. Esses rios dão origem a corredeiras de água branca, conhecidas a nível mundial. Ao longo do caminho existem belas paisagens e muitas cachoeiras.

Há vários níveis de rafting com base nos troços fluviais e na época do ano, pois a altura da água sobe e desce com as chuvas. Iniciantes na modalidade podem escolher um nível básico, enquanto quem é experiente possui a oportunidade de praticar essa modalidade num nível mais avançado.

Fazer mergulho

Pessoa mergulhando

A Costa Rica é perfeita para os apreciadores de mergulho, pois o vasto litoral composto pela costa do Pacífico e pela costa do Caribe, aliados à temperatura anema e ao clima tropical, proporciona condições ideais para explorar um mundo marinho fascinante. Você pode observar corais, golfinhos, mantas gigantes, baiacus e moreias e muitas outras espécies.

Um dos locais mais interessantes para fazer mergulho na Costa Rica é a Isla del Coco, que fica localizada a cerca de 500 km da costa. Contudo, para ir nessa ilha deve-se fazer reserva com uma operadora antecipadamente.

Faça uma viagem de um dia para uma cachoeira

Cachoeira La Fortuna

Por conta da geografia vulcânica, temperatura e clima húmido, a Costa Rica tem diversas cachoeiras espalhadas pelo país. Aproveitar uma dessas cachoeiras e a natureza envolvente é uma das melhores coisas para se fazer no local. Com tanta variedade de cachoeiras, o difícil vai ser escolher.

Uma das cachoeiras mais conhecidas do país é a Cachoeira La Fortuna, que fica numa das áreas mais turísticas. É uma cachoeira enorme, com mais de 60 metros e de água cristalina na qual pode-se tomar banho, mas, atenção que o acesso possui uma escadaria com aproximadamente 400 degraus.

Tirolesa pela floresta

Mulher em uma tirolesa

A tirolesa é um esporte onde o praticante desliza de um ponto a outro, através de uma estrutura composta por um cabo e roldanas presas a um arnês ou a uma cadeira de alpinismo. Essa é uma atividade muito popular e interessante para se fazer na Costa Rica.

Existem diversos parques que disponibilizam a tirolesa para que os turistas vejam a paisagem de outra perspectiva, ou para observar aves e o ápice das árvores. Os ecoparques mais conhecidos para fazer tirolesa são o Extremo Park, o SkyAdventures, e o Selvatura Park.

Mergulhe em algumas fontes termais

A Costa Rica tem muitas fontes termais naturais distribuídas por todo o país, que são seguras para um banho relaxante em águas ricas em minerais no meio da natureza. A temperatura da água varia entre os 22 a 40 graus Celsius. As fontes termais melhoram o estado geral de saúde e a boa disposição de quem as utiliza.

O Baldi Hot Springs, na Província de Alajuela, é um dos locais mais populares entre os turistas e disponibiliza 25 piscinas naturais alimentadas por nascentes, que variam em temperatura e tamanho. Nas fontes termais de Tizate, no Parque Nacional Rincon de la Vieja, para além dos tratamentos minerais, também é possível desfrutar de banhos de lama.

Pratique paddle boarding

Mulher praticando paddle boarding

Paddle boarding é uma modalidade que tem vindo a ganhar popularidade. É relativamente fácil de aprender e traz benefícios diversos. Na Costa Rica terá todas as condições para se divertir com esse esporte.

Um dos lugares mais indicados para praticar paddle boarding, é no Golfo Dulce, onde as águas são calmas, pois o local está protegido pela Península de Osa. O Golfo de Papagayo também é muito adequado, pois é protegido das águas mais agitadas do Oceano pela Península Papagayo.

A Praia do Tamarindo também é recomendada para fazer paddle boarding. Ao largo da costa dessa praia fica a Ilha Capitán, que serve de barreira para ondas fortes. Há ainda o Lago Arenal, o maior lago da Costa Rica, com águas bem serenas.

Tente surfar em uma das praias

Mulher surfando

A Costa Rica é o destino de surfistas de todo o mundo. Como o país é banhando pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, tem boas ondas durante o ano inteiro. A Costa do Pacífico tem as melhores ondas durante os meses de abril a novembro, já a costa do Caribe recebe melhores ondas entre os meses de novembro a março.

Sendo o surf tão popular na Costa Rica, existem escolas de surf por todo o litoral do país que oferecem serviços personalizados para surfistas de todos os níveis. Portanto, se viajar para a Costa Rica, aproveite para aprender a surfar de uma forma segura e divertida numa praia paradisíaca.

Onde comer

A culinária da Costa Rica é descrita como exótica e saborosa. Há vários restaurantes onde os visitantes se podem deliciar com a comida típica local, que inclui arroz e feijão, puré de batatas, carnes, peixe e frutos do mar, legumes e frutas. Continue lendo para saber mais!

La Criollita

Esse restaurante na Costa Rica é bastante popular tanto entre os habitantes locais, quanto entre os turistas. Fica situado na capital do país, San José, e o local é de fácil acesso. A decoração é acolhedora e oferece gastronomia típica da América Central.

O cardápio é variado, com muitas opções de escolha de cozinha local e preços considerados razoáveis. Tem opções disponíveis adequadas à vegetarianos e opções sem glúten. O local possui Wi-Fi gratuito e, como é um estabelecimento concorrido, fazer reserva antecipada é uma boa ideia.

Lizard King Café

Burritos

Localizado em Puerto Viejo de Talamanca, esse restaurante de ambiente jovem oferece refeições de gastronomia latina e mexicana. É conhecido na Costa Rica por seus deliciosos burritos e tortillas de farinha. O menu é diversificado e os ingredientes são locais, além de também possuir preços acessíveis.

É o local ideal, não só para quem procura uma refeição principal, mas também para quem quer apenas um lanche. Também prepara pratos adequados a vegetarianos. O local possui Wi-Fi gratuito e aceita pagamentos digitais, o que o torna ainda mais atrativo para os jovens.

Grano de Oro Restaurant

Grano de oro é o restaurante indicado para quem quer aliar apresentação com muito sabor. Fica localizado dentro do Hotel Botique Grano de Oro, em San José. O cardápio possui uma vasta carta de vinhos, e um menu que combina ingredientes tropicais da Costa Rica com a cozinha mediterrânea francesa.

Oferece refeições aptas a vegetarianos, veganos e opções sem glúten. Esse restaurante de estilo familiar, dispõe de mesas ao ar livre e Wi-Fi gratuito. Também possui estacionamento gratuito para os clientes.

La Pecora Nera

Prato com penne

La Pecora Nera fica localizado em Puerto Viejo de Talamanca e é especializado em culinária italiana, meio escondido na floresta. Esse restaurante é um ótimo lugar para saborear uma deliciosa refeição na Costa Rica.

Possui um menu vasto e uma boa seleção de vinhos para acompanhar a refeição. Para terminar, oferece apetitosas sobremesas caseiras. O restaurante garante opções de refeições adequadas a vegetarianos, opções veganas e opções sem glúten. O local possui mesas ao ar livre e Wi-Fi gratuito.

Product C

O restaurante Produto C começou como uma loja de peixes à beira-mar na cidade de Mal Pais, que depois deu origem a dois restaurantes em San José. O cardápio é composto essencialmente por pratos de peixe e frutos do mar.

A filosofia do restaurante é de servir o peixe e os frutos do mar o mais fresco possível, quase que pescados na hora. O chef do restaurante é bastante criativo e a apresentação dos pratos é impecável. Também servem cerveja artesanal. O local é imperdível para quem aprecia ostras.

Tin Jo

Restaurante de comida asiática localizado em San José, com um cardápio grande. Serve pratos de culinária chinesa, japonesa, indiana, indonésia, vietnamita e outras regiões da Ásia. A decoração do restaurante é deslumbrante, contando com espaços que estão customizados por países, contando ainda com um belo jardim.

No meio de tanta diversidade de pratos, também disponibiliza opções para vegetarianos, veganos, e opções sem glúten. Todas as quartas-feiras à noite é possível jantar no jardim apenas à luz de velas. É um dos maiores restaurantes da Costa Rica.

Chimera

Culinária latina

O Chimera fica localizado em Santa Elena, perto da Floresta Nublada de Monteverde. Esse restaurante presenteia os visitantes com uma diversidade de pratos criativos de inspiração latina. As refeições são confecionadas com produtos orgânicos cultivados localmente.

Esse restaurante, de decoração simples e acolhedora, se caracteriza por oferecer comida em pequenos pratos, no estilo de tapas. Os sabores deliciosos e a apresentação da comida surpreendem pela positiva e deixam os turistas com o desejo de regressar a esse espaço.

Le Monastère

Localizado em San Rafael de Escazú, em San José, esse restaurante oferece um cardápio variado de gastronomia internacional. A comida é saborosa e bem confecionada, mas a principal atração deste restaurante é a vista. Os visitantes podem usufruir de uma vista de 270 graus, do Vale Central ao Golfo de Nicoya.

O restaurante também é famoso pelo magnifico edifício onde fica. O local foi originalmente construído como habitação de uma família da classe alta, no começo do século XX. Mais tarde, o espaço foi transformado num mosteiro. Em 1995, o imóvel, que se encontrava abandonado há mais de 20 anos, foi reconstruído e assim nasceu esse belo estabelecimento.

Sobre Las Olas

Esse restaurante da Costa Rica fica na zona de Cahuita, em Playa Negra. De atmosfera descontraída e relaxante, o espaço fica bem na praia e possui mesas exteriores, portanto, é possível comer e ao mesmo tempo ver as ondas e sentir a brisa do mar.

O estabelecimento oferece refeições de cozinha italiana, sul-americana e comida típica da Costa Rica, mas a especialidade do local são frutos do mar. O local é concorrido, portanto deve-se fazer reserva com antecedência. Os valores dos pratos são razoáveis. Se você gosta de peixe, esse restaurante é uma escolha excelente para você.

Doris Metropolitan

Espaço localizado em San José, na zona de Santa Ana, que é uma das áreas mais desenvolvidas da capital. É uma churrascaria elegante que promete oferecer aos clientes uma soberba experiência gastronômica. O restaurante serve carnes de alta qualidade amadurecidas do jeito Dry Age e uma variedade de bebidas e vinhos requintados.

Os ingredientes para confecionar as refeições são regionais. A carne é proveniente de animais de fazendas locais. Para os apreciadores de carne, este restaurante na Costa Rica é passagem obrigatória.

Não perca a oportunidade de ir a estes lugares quando for para Costa Rica!

Paisagem na Costa Rica

Listamos nesse artigo vários locais de beleza indescritível que você deve visitar nas suas próximas férias na Costa Rica. A atividade principal do país é o ecoturismo e ele é rico em maravilhas naturais, biodiversidade e lugares paradisíacos que não se pode perder. A oferta de experiências na natureza e a possibilidade de praticar esportes náuticos são oportunidades que deve-se aproveitar.

Comece já a organizar sua viagem à Costa Rica. Decida sobre o número de dias que você quer ficar lá, faça um orçamento, prepare seu passaporte, reserve alojamento, escolha as atividades que mais encaixam no seu perfil, leia as dicas presentes neste artigo e parta para essa aventura!

Autor deste artigo

Redadora Freelancer

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos