Iluminação de cozinha: dicas para cozinha pequena, industrial e mais!

Iluminação de cozinha: dicas para cozinha pequena, industrial e mais!

Saiba tudo que você precisa sobre iluminação de cozinha. Confira também dicas para planejar a iluminação ideal para cada estilo de cozinha.


Qual é a iluminação de cozinha mais adequada?

Interior leve e moderno da cozinha com móveis brancos e mesa.

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de qualquer residência, sendo um ambiente que possui muita movimentação dos moradores, por conta disso, a iluminação precisa ser bem planejada para facilitar a rotina diária. Uma iluminação adequada é fundamental para deixar o ambiente tanto agradável, quanto confortável, funcional e bela.

A grande vantagem da iluminação é relativa à segurança, pois os moradores manejam facas e outros objetos que necessitam de cuidados e atenção. A luminosidade de uma cozinha impede alguns incidentes, deixando as atividades muito mais práticas e rápidas. Além disso, faz com que o ambiente fique mais agradável para as refeições e até receber visitas.

A luz correta traz conforto, aconchego, elegância. Seja para uma refeição em família ou rápida do dia a dia. Veja a seguir algumas dicas de iluminação para deixar sua cozinha ainda mais completa e perfeita para qualquer ocasião.

Tipos de iluminação de cozinha

Para a luminosidade da cozinha é preciso estar atento quanto a temperatura da luz. A luz fria deixa o ambiente com mais contraste, indicando onde está cada objeto com facilidade, enquanto a luz quente deixa mais aconchegante. Acompanhe o post a seguir, para saber mais a respeito dos tipos de iluminação.

Iluminação de ambiente

Deslumbrante luz no interior cozinha de móveis brancos.

A luminosidade de uma cozinha exige uma atenção especial, para que não aconteça nenhum acidente, por conta disso, o ambiente precisa estar devidamente iluminado. Deixe a iluminação uniforme e sem mudança de tonalidade ser prioridade na cozinha.

O ideal para uma cozinha é obter o máximo de luz natural durante o dia e, á noite, a funcionalidade ganha espaço. Precisa ser uma iluminação direta com foco em pontos relevantes do ambiente, como bancada e a pia. Lâmpadas de LED também são boas escolhas, além de ajudarem na economia de energia.

A iluminação ambiente é muito importante, pois de acordo com os tipos de iluminação que são utilizados, pode evidenciar a decoração, aprimorar a funcionalidade do ambiente e até mesmo aumentar a segurança.

Iluminação de destaque

Interior de cozinha de casa contemporânea de luxo com armários de madeira.

A iluminação de destaque é a qual valoriza os itens decorativos de uma cozinha, colaborando na visualização dos detalhes em um objeto de decoração. Por conta disso, a luz deve ser mais focada em atrair os olhares para o ponto de foco.

A luminosidade para esse objetivo pode ser utilizada para evidenciar artigos de arte ou qualquer outro elemento que queira, através da boa iluminação. Ela deixa o ambiente completo de forma única e diferente, e uma sugestão para esse fim, é usar lâmpadas refletoras.

Iluminação de decoração

Sala de jantar e cozinha combinada.


Decorar um ambiente nem sempre é fácil, ainda mais se tratando de uma cozinha, sendo este o cômodo mais movimentado pelos moradores. Contudo, alguns detalhes são fundamentais para combinar perfeitamente. A iluminação apenas para decoração de uma cozinha deve vir de lâmpadas LED ou dicroicas, pois são decorativas e sofisticadas.

Sendo a iluminação uma parte totalmente essencial no ambiente, especialmente no quesito decoração. Mesmo que seja para decorar uma cozinha, é preciso que um projeto de iluminação seja bem executado, assim esse cômodo tão especial ficará de cara nova.

Tipos de luminárias para cozinha

Toda cozinha merece uma atenção especial quanto se fala em iluminação. Por isso, existe alguns tipos de luminárias capazes de deixar qualquer ambiente além de agradável, muito elegante. Existe vários modelos de luminárias, que podem te ajudar a decidir qual o melhor, para a sua cozinha. Veja mais a seguir.

Trilho

Interior moderno da cozinha com móveis e lâmpadas.

Luminária de trilho em uma cozinha tem muito estilo e, se escolhida, mudar totalmente a decoração. De todas as opções de luminárias, as de trilho destacaram-se mais por destacar alguns eletrodomésticos e até mesmo os armários de cozinha. Na cozinha, a luminária trilho normalmente acompanha os pendentes, o que acaba fazendo com que o ambiente fique ainda mais despojado, elegante e bem iluminado.

No entanto, as colorações e os acabamentos da luminária trilho fazem toda a diferença na decoração da cozinha. Por conta disso, não deixe de organizar suas ideias e gostos para que a luminária fique em equilíbrio com toda a decoração.

Embutidas

Cozinha com móveis e eletrodomésticos.

Caso sua cozinha tenha uma decoração minimalista e moderna, o ideal é a luminária embutida, pois são ótimas em chamar a atenção para ornamentos de decoração ou até mesmo evidenciar um ponto específico do ambiente. As luminárias que são embutidas no teto são postas à venda em vários tamanhos e modelos.

Sendo assim, deixando qualquer cozinha com um aspecto mais requintado, criando uma luz de modo estratégico, onde tem a habilidade de evidenciar os detalhes arquitetônico. Uma forma para impedir sombras na cozinha é enfatizando em uma iluminação total embutida, pois além de o espaço ser realmente iluminado, a cozinha ainda se torna mais bela e moderna.

Pendentes

Cozinha com luminárias ilha e pingente.

A luminária pendente é pendurada no teto através de um fio, porém sua principal característica é a de ser posta acima de mesas pequenas ou até outros móveis, formando um foco de luz.

Para cozinha, esse tipo de luminária possui diversos modelos, tamanhos, cores, deixando o ambiente com uma decoração charmosa. Esse tipo de luminária faz com que o ambiente fique mais confortável e intimista, resultado de uma luminosidade apropriada e muito bem planejada.

Fita LED

Móveis modernos de madeira e eletrodomésticos.

Já as luminárias de LED para cozinha, em comparação as lâmpadas tradicionais, economizam energia de até 85%. Um dos tipos de luminárias LED são os plafons, que são postas rente ao teto, sendo muito discreto, possibilitando a combinação com outros modelos de luminárias para o ambiente.

Todavia, há outro modo de introduzir uma luminária de LED na cozinha e, ainda assim reduzir o consumo de energia, é embutindo o LED nos armários, deixando o ambiente com uma luminosidade mais suave.

Lustre

Interior de uma cozinha delicada e leve com móveis de madeira azul claro.

Para uma cozinha requintada e delicada, invista em lustres de cristal no teto, ainda mais se a decoração da sua cozinha for estilo provençal, esse tipo de luminária combina perfeitamente com os móveis provençais. Além de serem chamativos, também são muito luxuosos, roubando praticamente toda a cena da cozinha, sendo que os de cristal ou de vidro dão um verdadeiro show de luzes.

Por serem grandes demais e impactantes visualmente, é preciso prestar atenção para não deixar pesar na decoração. escolha por introduzir o lustre em um local com tons mais sóbrios, poucos adereços e simétricos, trazendo mais harmonia na decoração.

Arandelas

Cozinha moderna com eletrodomésticos embutidos.

Para uma iluminação indireta, as arandelas são as recomendadas. São postas presas à parede, emitindo uma luz difusa e totalmente discreta, o que acaba fazendo com que o ambiente fique muito charmoso e romântico.

As arandelas são luminárias de parede que proporcionam aconchego e conforto, além de serem ideais para deixar um ambiente muito especial, porém não se deve iluminar uma cozinha apenas com as arandelas, pois a luz que emite não é suficiente para clarear todo o ambiente.

A iluminação de cozinha em vários estilos

Para cada estilo de decoração em uma cozinha, há uma iluminação diferenciada que combina com o ambiente. Uma luminosidade adequada deixa a cozinha ainda mais confortável e aconchegante. Veja a seguir alguns estilos de decoração e escolha a que mais combina com sua personalidade e invista em uma iluminação perfeita.

Industrial

Cozinha com design industrial com luminárias de filamento e móveis de madeira.

A decoração de cozinha nesse estilo é perfeita para quem procura algo mais moderno e urbano para o ambiente. A iluminação ideal transforma o espaço dando um aspecto mais acolhedor.

Luminárias pendentes e trilhos de luz é o grande destaque dessa cozinha, trazendo personalidade para o ambiente. Por isso, opte por luminárias modernas e minimalistas com lâmpadas de filamento e, para bancadas invista em luz amarela, pois auxilia no aquecimento do espaço.

Ademais, pode optar por fitas de LED para as prateleiras, utilizar luminárias neon na parede, caso o objetivo seja oferecer um ar divertido, além de arandelas coloniais ou as articuladas, deixando o ambiente completo e perfeito.

Moderna

Cozinha moderna com armários vermelhos.

Cozinhas modernas são mais amplas, com cores neutras e móveis funcionais. A decoração nesse estilo é baseada no conceito de que “menos é mais”, sendo muito útil e funcional. Existem três modos de iluminação nessa cozinha. O primeiro é usando sancas de gesso, uma modo prático e rápido de iluminação para esse ambiente.

Já o segundo é usando pendentes, preferencialmente sobre a bancada ou da ilha da cozinha, garantindo assim que a decoração fique mais charmosa. Por fim, não se deve esquecer a iluminação natural, ainda mais se a cozinha possuir janelas grandes, é uma vantagem para essa cozinha ficar mais arejada.

Retrô

Cozinha com móveis de madeira amarela retrô.

Uma decoração retrô além de esbanjar charme, é nostálgica e nos remete ao passado, com objetos atuais que tem aspecto antigo. As cores que predominam nesse estilo de cozinha são em tons fortes como vermelho e laranja. Para uma cozinha retrô, o uso de pendentes é perfeito para deixar um ar mais intimista e aconchegante.

Há também a opção de luminárias de teto, de materiais como madeira, ferro e vidro. A luminária de LED também é uma boa pedida, visto que, com ela a economia de energia reduz em até 85%, tornando o ambiente muito agradável.

Rústico

Cozinha com design rústico e móveis cinza.

Em uma cozinha nesse estilo, os móveis geralmente possuem tons mais escuros e para a iluminação, é recomendável optar por uma iluminação natural, vindo de grandes janelas ou luminárias pendentes.

Na iluminação da cozinha rústica tradicional, pode-se usar lustres suspensas no teto, apesar de lustres serem sinônimos de luxo, tem opções rústicas que também combinam perfeitamente com cozinhas.

Pendentes e lustres de ferro, cobre, madeira são perfeitos para uma iluminação rústica. Uma outra alternativa é o uso de candeeiros que são ideais para salas de jantar, podendo inserir velas ou lamparinas em seus suportes, para deixar qualquer refeição especial.

Como planejar a iluminação de cozinha

Sala de jantar moderna com cozinha em estilo kitsch da moda.

A iluminação de uma cozinha é uma parte muito importante do planejamento de uma casa. Antes de qualquer projeto para esse cômodo, reveja as dicas básicas a seguir para fazer a escolha certa. Uma iluminação adequada sugere conforto e funcionalidade. Confira neste artigo algumas dicas para ter a iluminação ideal para sua cozinha.

Tamanho do espaço

Em uma cozinha grande, a iluminação geral precisa ser posta no centro do ambiente. Pendentes grandes são ideais para ambientes amplos, caso haja insuficiência na iluminação, complemente com spots de LED.

Já para uma cozinha pequena, pode investir em uma luminária grande que aproveite o centro do ambiente, atingindo todos os pontos com luminosidade, dando prioridade a luminárias horizontais ou embutidas de luz branca, pois deixam o espaço mais claro.

Luminárias de sobrepor com lâmpada de LED são ótimas escolhas, por conta disso, opte por móveis e eletrodomésticos em tons claros, pois expandem a sensação de grandiosidade, passando luz de forma mais natural, tornando a cozinha aconchegante.

Valorize a iluminação natural

Em qualquer espaço, a ventilação e a iluminação natural precisam ser prioridade total. Contudo, invista em janelas grandes, móveis lisos e tons claros para assim aumentar a luminosidade decorrente do sol.

Caso sua preferência seja por moveis mais sóbrios, com tons escuros preto ou marrom, é aconselhado utilizar a iluminação natural, para que o ambiente não fique demasiadamente carregado ou escuro demais.

Apenas após analisar os focos de luz natural, então pode dar início aos meios de iluminação artificiais para a sua cozinha. Usufrua ao máximo da iluminação natural, janelas grandes fazem esse trabalho e trazem sensação de bem-estar e deixam o ambiente arejado.

Como distribuir a iluminação

A iluminação de uma cozinha possui uma função muito importante, contribuindo para as atividades culinárias possam ser feitas com mais facilidade e segurança. Para isso, é preciso estabelecer pontos estratégicos de distribuição de luz, seja espalhando pendentes sobre o balcão, luzes de LED nos armários e os spots no teto, deixarão a cozinha um ambiente mais deleitável e confortável.

De modo geral, a distribuição de iluminação deve ser bem pensada para não sobrecarregar o ambiente. Luminárias formadas por lâmpadas são suficientes para iluminar toda a cozinha.

Temperatura e luz da cozinha

Para iluminar a cozinha, opte por lâmpadas de 4.000 K (luz neutra) a 6.000 K (luz branca-azulada), visto que essas temperaturas de cor são apropriadas ao ambiente. Já em relação à distribuição dos pontos de luz, invista em uma luminosidade geral que assegure espaços sem sombra e, caso tenha ornamentos de decoração, foque neles.

Não se esqueça dos bicos de luz acima do espaço de preparo e cocção, como as bancadas. Essa iluminação é essencial para impedir que qualquer pessoa faça sombra sobre os móveis e a comida.

Use iluminação de cozinha como o charme do ambiente

Indivíduo lavando a louça na pia da cozinha.

A iluminação é essencial para que a decoração seja o grande destaque do ambiente, pois ajuda a dar um ar de aconchego, além do charme que a iluminação adequada proporciona, destaca também as cores escolhidas para a cozinha, mudando a aparência do ambiente. A luminosidade certa tem o poder de estimular sensações nas pessoas, como tranquilidade, clareza e conforto.

Todavia, a iluminação da cozinha possui um charme a mais em vista da luz decorativa com spots, destacando os armários, os pendentes em bancadas de cozinhas, além de outros modelos de luz embutidas que valorizam e muito o ambiente. Como foi dito neste artigo, a iluminação é essencial para a decoração de um ambiente, em especial a cozinha, pois se bem iluminada, deixa toda a cozinha um verdadeiro charme.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos