Camarão amarelo: como cuidar da planta, sua flor, curiosidades e mais!

Camarão amarelo: como cuidar da planta, sua flor, curiosidades e mais!

Saiba como cuidar do Camarão amarelo, suas curiosidades e dicas de paisagismo com essa planta!


Já ouviu falar em camarão amarelo?

camarão amarelo no jardim

A planta do camarão amarelo é um arbusto perene popular como planta de paisagem em áreas tropicais e subtropicais. No Brasil, ela é facilmente cultivada como uma interessante planta de casa com flores ou anual sazonal durante os meses de verão.

Também chamada de vela dourada ou planta pirulito, Pachystachys lutea é uma planta de caule macio e de folhas largas da família dos acantos (Acanthaceae). É nativo das áreas de planície da América Central e do Sul, de El Salvador ao Peru.

Em climas quentes, a planta de camarão amarelo pode crescer de 0,5 a 1,5 metro de altura. As folhas opostas, em forma de lança, que crescem de 2 a 6 centímetros de comprimento são fortemente nervuradas, dando uma aparência ondulada. Os caules ramificados e lenhosos são cobertos por folhas verdes escuras simples que criam um contraste impressionante com as pontas das flores brilhantes.

Informações básicas do Camarão amarelo

camarão amarelo em uma muda


Nome científicoPachystachys lutea 
Outros nomesPlanta-Camarão e Camarão
OrigemAmérica do Sul e Central
Porte0,80 a 1,50 m
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaTropical e Subtropical

A planta camarão amarelo tem como origem a América do Sul e Central, ela está localizada entre El Salvador e Peru. Seu nome científico é Pachystachys lutea, ela não é uma planta alta, não ultrapassa dois metros. As flores são coloridas, não possui frutos, a temperatura ideal para cuidar dessa planta é por volta de 30 graus.


O seu ciclo de vida é longo é uma bela planta para paisagismo, ela deve receber a luz do sol plenamente ou parcialmente. Uma informação muito importante, ela não é tóxica.

Como cuidar de Camarão amarelo

kit para cultivar camarão amarelo

O cultivo do camarão amarelo é bastante simples. Veja a seguir as melhores dicas de jardinagem e técnicas para podar a sua planta corretamente.

Plantio do Camarão amarelo em vaso

Se você gosta de plantar o Camarão amarelo em vaso, apresentaremos algumas dicas para o plantio ser um sucesso. O Camarão amarelo cresce melhor se plantada ao sol pleno ou à meia-sombra. Nunca se esqueça de realizar regas regulares, mantendo sempre o solo úmido, porém não encharcado. A manutenção da planta se restringe a limpeza e retirada das folhas mortas.

Apesar de possuir o nome de Camarão, a planta não gosta muito de água, desta forma no vaso molhe-a duas vezes por semana, sempre esperando a terra secar entre uma rega e outra.

Solo para Camarão amarelo

Por ser uma planta nativa, não há exigências específicas para o solo, ela se adapta muito bem ao solo brasileiro. Você pode enriquecer o solo com matéria orgânica para dar uma melhorada e nunca se esqueça de prestar atenção para ver se o local do plantio não está muito encharcado, pois o camarão não gosta de solo muito molhado.

Você deve prestar atenção ao solo do vaso para ver a drenagem e dimensionar bem o tamanho do vaso, pois essa planta vai passar de um metro de altura.

Rega do Camarão amarelo

O Camarão amarelo não exige ser molhado todos os dias, no entanto plante-o em solos úmidos. Se você esquecer de regá-lo por muito tempo, não há problema, o camarão vai sobreviver, mas evite ao máximo. Não se esqueça que o solo deve estar seco para a rega. A frequência da rega deve ser moderada, observar sempre se a drenagem está funcionando bem.

Essa planta não suporta longos períodos de seca. Eles tendem a absorver um pouco de água nos meses quentes. Embora os camarões tolerem solo úmido, eles se dão bem quando a superfície do solo seca ligeiramente entre as regas, principalmente nos meses de inverno.

Luz e clima para Camarão amarelo

Como planta de casa, certifique-se de que o camarão receba o máximo de luz possível e posicione-o em uma área com alta umidade e luz total. No interior, janelas Este/Oeste ou Sul são ideais. Algumas horas de sol direto mantêm as plantas felizes. Considere mover sua planta para fora no verão.

Ao passar para níveis mais altos de luz, introduza as plantas lentamente. Isso permitirá que a planta se aclimate sem apresentar problemas. O Camarão amarelo prefere sol pleno, dê-lhes tanto sol quanto possível. Em climas com verões quentes, se beneficia da sombra à tarde.

Fertilizando o Camarão amarelo

Os camarões não são grandes alimentadores. No entanto, a fertilização regular estimula o crescimento saudável e também as flores grandes. Você pode cultivar essa planta em substrato, elas precisam de fertilização adequada, como você pode consultar em Os Melhores Adubos para Flores.

Durante a estação de crescimento (primavera ao outono), aplique alimentos líquidos regularmente e fertilizantes de floração ocasionalmente para garantir que a planta tenha a melhor aparência. Sempre aplique o fertilizante de acordo com as especificações de taxa no rótulo. Imediatamente após aplicar um fertilizante completo, sempre regue a planta.

No entanto, evite fertilização excessiva, pois enfraquece a planta, tornando-a mais suscetível a insetos e doenças.

Podando o Camarão amarelo

Com o passar do tempo, o camarão amarelo pode começar a ficar com uma aparência pernuda, isto é, com galhos pelados na parte de baixo e folhas e flores somente na parte superior da planta. Não se preocupe quando a planta tiver essa aparência, é a fisiologia natural da planta, no entanto queremos uma composição paisagística diferente dessa.

Se você tem um maciço, ou um canteiro com uma quantidade razoável de plantas, retire os exemplares das bordas que interessam e plante mudas menores, ou se desejar promova uma poda severa nessas plantas da borda. A outra possibilidade é radical, promova uma poda drástica em todo canteiro e aguarde a planta se desenvolver novamente até atingir a altura desejada.

Doenças e pragas do Camarão amarelo

O Camarão amarelo é uma planta resistente, ela sofre muito com insetos, que geralmente infestam as plantas domésticas. Os principais insetos são: mosca-brancas, ácaros, pulgões e cochonilhas. Quando você comprar o Camarão amarelo inspecione a planta em busca de pragas, afim de não levar uma planta doente e não contaminar as outras plantas presentes no seu jardim.

Os insetos citados no parágrafo anterior podem ser combatidos com qualquer inseticida específico para jardinagem, ou inseticidas naturais, como óleo de neem.

Propagação com sementes ou estaca

As plantas de camarão amarelo enraízam-se facilmente nas estacas. Use um hormônio de enraizamento para aumentar as chances de sucesso e certifique-se de que suas mudas tenham pelo menos quatro conjuntos de folhas. Plante as mudas diretamente no solo e mantenha-as úmidas: a germinação pode levar até 2 meses.

As mudas são o método mais fácil de propagação da planta de camarão. Ao aparar suas plantas, certifique-se de que algumas dessas mudas tenham pelo menos quatro conjuntos de folhas. Mergulhe as pontas recém-cortadas no hormônio do enraizamento e enfie-as no solo. Mantenha o solo sempre úmido e em seis a oito semanas, você deve ter raízes.

Características do Camarão amarelo

camarão amarelo em zoom

Nesta seção, você vai conferir as características do Camarão amarelo, vai conferir a forma da planta Camarão Amarelo, as características de suas flores e a época de floração da planta.

Forma da planta Camarão amarelo

O camarão tem vários caules finos e pode atingir cerca de 50 cm a 1 metro e meio de altura, embora as plantas sejam mais atraentes se forem podadas regularmente. As plantas apresentam cachos caídos de flores tubulares brancas de dois lábios cercados ou acompanhados por numerosas brácteas marrom-avermelhadas em forma de folha que sugerem a forma e a cor dos camarões.

As folhas ovais estão dispostas em pares opostos e são perenes em climas amenos. A planta do camarão amarelo, ou planta pirulito (Pachystachys lutea), é semelhante na aparência, mas apresenta brácteas amarelas em vez de avermelhadas. Também está na família Acanthaceae.

Características de suas flores

A inflorescência vistosa consiste em um racemo congestionado de brácteas amarelas brilhantes, das quais flores brancas puras emergem ao longo de várias semanas. As flores são exibidas acima da folhagem e contrastam bem com o dossel verde escuro. Novas inflorescências são produzidas ao longo dos meses quentes.

Cor da flor: branca. Característica da flor: floração na primavera; floração de verão; floração de outono. As flores brancas zigomórficas, de garganta longa e vida curta emergem sequencialmente de brácteas amarelas brilhantes sobrepostas em racemos que são produzidas ao longo dos meses quentes.

Época da floração

Os cuidados com as plantas do camarão também devem incluir aparas frequentes para estimular um crescimento mais pleno e mais floração. Assim que as primeiras brácteas aparecem, o camarão floresce por meses e depois descansa um pouco antes de florescer novamente. A melhor época para aparar e podar é quando a floração começa a diminuir.

Algumas flores duram apenas alguns dias, mas outras flores duram muito tempo. Em climas mais quentes, as plantas de camarão amarelo podem atingir até um metro e meio de altura.

Curiosidades do Camarão amarelo

Pachystachys lutea

Nesta seção, você vai conferir como a planta atrai beija-flores, as propriedades e benefícios do Camarão amarelo, a ajuda na saúde quando você consome o chá da planta do Camarão Amarelo e o significado espiritual.

A planta atrai beija-flores

Eles atraem beija-flores e borboletas e são uma fonte de néctar, mas as lagartas normalmente não se alimentam deles em excesso. As plantas de camarão podem ser cultivadas em vasos indefinidamente e podem ser aclimatadas para crescer dentro de casa, mas às vezes requerem luz suplementar para produzir flores.

Essa planta fácil de cultivar pode atingir um metro e meio de altura e é facilmente reconhecida pelas brácteas coloridas e caídas como o camarão que produz. Mas é a flor branca dentro das brácteas que atrai tanto os beija-flores quanto as borboletas.

Propriedades e benefícios

A planta do camarão amarelo é cultivada como uma paisagem perene nos trópicos, mas pode ser usada sazonalmente ao ar livre. Nas áreas tropicais e subtropicais é utilizado como sebe, para plantio de fundação, somado a bordaduras e utilizado em plantios em massa.

No verão, a planta pode ser usada como uma âncora visual em uma borda perene ou como um pequeno arbusto, fornecendo um ponto focal em qualquer lugar em uma paisagem ensolarada. Essa planta é conhecida por atuar como hemostático, com o seu potencial adstringente, auxilia na coagulação sanguínea e reduz as chances de sangramentos.

Chá da planta do Camarão amarelo

Se você gosta de chá, o Camarão amarelo é uma ótima planta, pois ele possui nutrientes que são essenciais para a saúde de todo o corpo, ele é basicamente composto por açúcares, arbutrina e glicosídeos, essa planta é potente quanto a presença de ativos adstringentes.

O chá das flores de Camarão amarelo é uma das receitas super indicadas devido à alta concentração de ativos capazes de fornecer inúmeros benefícios ao organismo humano. O modo de preparação é bem simples, você deve ferver algumas folhas da planta em uma panela com água e, deixar amornar, coar e tomar até três xícaras por dia.

Significado espiritual

Planta Camarão amarelo, pachystachys lutea, “Planta do pirulito". Ajuda a navegar entre o conhecimento do cérebro e a verdade espiritual. Funciona sistematicamente em dupla capacidade. Ou seja, essa essência nos ajuda a destilar a verdade do conhecimento e, da mesma forma, a manifestar o conhecimento da verdade.

Ajuda a apreciar este mundo plenamente como uma sala de aula para fazer a lição de casa espiritual. Esta planta traz paz, tranquilidade, prosperidade, abundância no ambiente. Ela proporciona que as pessoas ganhem dinheiro.

O Camarão amarelo no paisagismo

Nesta seção, você vai conferir, o camarão amarelo em vaso e ver como essa planta pode ser cuidada dentro de casa e também verá essa espécie no jardim e lerá sobre dicas de cuidado da planta ao ar livre.

Camarão amarelo em vasos

Plantar camarões em vasos pode dar o mesmo efeito tropical que seus vizinhos do sul. Eles fazem lindas plantas de pátio ou seus vasos podem ser aninhados entre as outras plantas com flores em uma cama. Plantar camarões em vasos tem o benefício adicional de trazer essa beleza florescente para dentro de casa quando o tempo esfria.

Eles continuarão a florescer durante todo o inverno em uma janela brilhante e ensolarada; e quanto aos cuidados com as plantas de camarão, tudo o que precisam é um bom solo para envasamento e uma dose ocasional de fertilizante. Como seus irmãos que vivem ao ar livre, eles precisam ser aparados regularmente para não ficarem muito desordenados.

Camarão amarelo no jardim

camarão amarelo em quintal

Quando a planta Camarão amarelo é cultivada ao ar livre, ela pode sofrer danos nas pontas em uma geada e perder folhas se as temperaturas caírem abaixo de 20 graus. Este é um bom momento para podar a planta com força, cerca de 30 centímetros acima do solo. Isso encorajará o crescimento espesso, já que os camarões mais velhos tendem a ficar mais formosos.

Mesmo as plantas que não experimentam temperaturas frias devem ser podadas no inverno. Isso deixará a planta mais saudável.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do camarão amarelo

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar do camarão amarelo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive Camarão amarelo em seu jardim!

camarão amarelo em jardim com uma moça

A planta camarão amarelo requer apenas um nível moderado de manutenção para mantê-la com sua melhor aparência. Apare as pontas ocasionalmente no início da temporada, pois cuidar das pontas incentiva o crescimento mais espesso. Continue cuidando até que a planta alcance o tamanho desejado.

Para evitar que a planta produza sementes e entre em dormência precocemente, corte as flores assim que murcharem. Pode-se podar a planta no início da primavera para manter o tamanho e a forma desejados e evitar que a planta fique longa, com pernas longas e pesadas.

Se sua planta de camarão amarelo for cultivada em um recipiente, leve-o para dentro de casa antes que as temperaturas noturnas caiam para 15 graus. Embora a planta geralmente se recupere após ser cortada por uma leve geada, a recuperação costuma ser lenta.

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos