Marketing Digital: como funciona? conheça mais sobre!

Marketing Digital: como funciona? conheça mais sobre!

Quer conhecer mais sobre o Marketing Digital? Confira aqui o que é, principais objetivos, vantagens e os benefícios para você e o seu negócio!


Marketing Digital: como funciona? conheça mais sobre!

O Marketing Digital Digital já não é uma opção. Atualmente ter apenas um site não é o suficiente para uma empresa que quer fazer marketing digital de forma completa. Para se manter competitivo no mercado, você precisa dominar o marketing por completo utilizando todas as ferramentas disponíveis.

O que é marketing digital?

O marketing digital atualmente inclui todas as técnicas e métodos usados para promover um serviço ou um produto através de mídia digital. Marketing digital está em todo o lado e há muitos canais disponíveis:

  • Sites ou Ecommerce;
  • Redes sociais;
  • Tráfego Orgânico ou (SEO);
  • Tráfego Pago;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Aplicações móveis (marketing móvel);
  • Marketing afiliado / marketing de referência;
  • Marketing de e-mail.

Você achou um bicho de sete cabeças? As empresas hoje em dia vem conquistando diversos clientes sem mesmo ter um setor de marketing interno, pelo custo x benefício é muito melhor contratar os serviços de uma agência de marketing digital terceirizada e fazer um orçamento pode te custar bem menos.

Estes são o resultado do crescimento de novas tecnologias e dispositivos digitais: computadores no início e agora smartphones, dispositivos conectados, jogos de vídeo, assistentes de voz como por exemplo o Google Home, Siri ou a Alexa.

Qual o principal objetivo do marketing digital?

Marketing digital é útil para aumentar a sensibilização da marca e introduzir os produtos ou serviços que você oferece ao seu mercado-alvo. Também é uma boa maneira. para conhecer e conectar com seus potenciais clientes. Nunca foi tão fácil conectar-se com os clientes, receber feedback e se envolver em conversas significativas. Há muitas maneiras de fazer o marketing digital funcionar:

  • Atrair mais tráfego para o seu site;
  • Converter visitantes e adquirir novos clientes;
  • Reter clientes atuais;
  • Aumentar o valor da marca.

Vantagens do marketing digital

Em primeiro lugar, Marketing digital é acessível a todos os negócios independentemente do seu tamanho ou da sua empresa. Na verdade, é muito mais fácil controlar os custos gerado por uma campanha de marketing digital. Ao contrário do marketing offline, calcular a ROI ou "Return on Investment" é muito fácil usar as ferramentas de estatísticas em um site ou com a ajuda de métricas nas redes sociais.

Além disso, se você começou um negócio ou se você quiser testar uma nova oferta de produtos, o marketing digital permite-lhe para testar rapidamente a sua ideia. O seu produto nem sequer tem que existir fisicamente, você pode explorar o sentimento do público com a sua ideia. Tudo o que você precisa é de um site profissional e uma estratégia de publicidade.

O marketing online permite que você seja muito específico quanto a quem você está mostrando o seu conteúdo, isso porque a web permite que alargar o seu alcance geográfico: todo o país (todo o mundo) pode descobrir suas soluções a qualquer hora. Seus clientes nunca estiveram tão próximos uns dos outros nas redes sociais.

Com os usuários da Internet, permite que você construa uma comunidade preocupada com os seus produtos e serviços e através de interações em seus posts ou através do uso de mensagens privadas, seus clientes podem falar com você. Você pode pedir a sua opinião sobre sua oferta ou a criação de um produto. A relação entre o cliente e a empresa está completamente transformado!

Pontos importantes para ter um marketing assertivo

1 - Ter um Website

Sem um website é quase impossível que você consiga desenvolver algumas técnicas de marketing online. É necessário para ter algumas práticas e o website é o único meio que te permite estar em algumas posições na internet utilizando as estratégias de SEO como, por exemplo, ficar em primeiro lugar no Google quando uma pessoa pesquisa um determinado assunto. Você pode ver aqui qual o preço de um site profissional.

2 - Desenvolver Conteúdos em Vídeo

Atualmente sabemos que uma métrica muito importante para o Google é ter um vídeo, afinal, muitas pessoas pesquisam "como fazer" e querem assistir ao invés de ler, esta alternativa vem se tornando cada vez mais atrativa para os leitores que buscam um conteúdo de qualidade.

3 - Identidade Visual

Ter uma identidade visual impecável é fundamental para você se comunicar na internet, afinal, "a primeira impressão é a que fica", dito isso, você deve se preocupar muito em deixar a sua marca com uma cara profissional, nem que você precise contratar uma agência de marketing para desenvolver sua nova imagem. Veja porque uma identidade visual é importante.

Trabalhe o seu público alvo

Se você quer ser bem sucedida em um plano de marketing digital: você deve conhecer seus clientes dentro e fora. Então, você tem que entender como o seu público alvo pensa para compreender melhor as motivações dos seus alvos e suas necessidades.

Se este trabalho for descuidado, o seu marketing digital vai ser desastroso e alcançar pessoas que não sejam muito interessantes para você. Ao trabalhar as suas personas de uma forma específica, você será capaz de criar conteúdo adaptado às suas necessidades. E, por isso, atraí-los em seu site, suas redes sociais, mas também para o seu anúncio.

Fique atento as atualizações e novas ferramentas

Sabemos que o setor de marketing de forma geral está em constante mudanças e você não pode ficar de fora. Precisamos ficar ligado as novas tecnologias, ferramentas e atualizações para não ficar para trás, por isso, vamos citar aqui alguns modelos que vem mudando a forma de fazer marketing nas empresas.

Ferramentas e técnicas que você tem que dominar, quais são?

Existem várias outras, mas citamos só algumas, veja qual é a melhor para você!

Utilize o Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a criação e distribuição de conteúdos para atrair e manter uma audiência. Está ligado diretamente as pesquisas dos seus clientes, afinal, todas as pessoas que querem conhecer mais sobre um conteúdo ou determinado assunto pesquisam nos motores de busca.

De fato, você vai criar muito conteúdo (artigos, vídeos, imagens…) para alcançar a sua perspectiva em cada etapa de sua tomada de decisão. Estes conteúdos respondem a um problema ou a uma pergunta do seu público. Aqui estão exemplos de conteúdo relevante para a realçar sua perícia, promover a sensibilização e inspirar confiança na sua perspectiva:

  • Vídeos apresentando sua empresa;
  • Uma infografia com as figuras-chave da sua indústria;
  • Um papel branco que descreve uma técnica que você usa todos os dias e que você vende como um serviço;
  • Um estudo de caso sobre uma missão que realizou no passado, incluindo o testemunho de um cliente;
  • Uma parceria com um influente que tem haver com o seu público.

Outro item que não deve faltar é a postagem recorrente de artigo no blog do site da empresa, por exemplo. Isso melhora o desempenho do site mesmo sendo um e-commerce, e traz mais credibilidade à marca. Veja também como trabalhar com textos com inteligência artificial, que aumenta o desempenho da produção com técnicas de SEO.

Resumidamente: o que é marketing Digital?

O Marketing digital depende de uma ótima estratégia de marketing digital, ligada diretamente ao marketing de conteúdo que provém de um bom site que tem uma ótima identidade visual e design impecável.

Mas para tirar o seu negócio do terreno, você precisa alimentar sua estratégia de marketing digital com o tráfego pago e orgânico utilizando as técnicas de SEO. A melhor maneira de obter resultados rapidamente é contratar uma agência de marketing profissional para executar a estratégia com você. Pense bem e escolha certo! Sucesso! ‍

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da MS Marketing, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital, Tráfego pago, Websites e Design.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Os 10 Melhores Robôs Aspiradores com Bom Custo-Benefício de 2024: Multilaser, Electrolux e muito mais!

Os 10 Melhores Robôs Aspiradores com Bom Custo-Benefício de 2024: Multilaser, Electrolux e muito mais!

Quer ajuda na limpeza sem gastar muito? Neste artigo, mostramos os 10 melhores robôs aspiradores com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Monitores para Programar de 2024: LG, Dell, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores para Programar de 2024: LG, Dell, Samsung e muito mais!

Procurando um bom monitor para programar? Neste artigo veja muitas informações sobre esse produto para escolher o ideal e ainda um ranking com os 10 melhores!


As 10 Melhores Marcas de Patins de 2024: Fila, Rollerblade, Traxart e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Patins de 2024: Fila, Rollerblade, Traxart e Mais!

À procura da melhor marca de patins? Confira neste artigo quais são as 10 melhores marcas de patins de 2024 e aprenda como escolher o melhor modelo para você!


Os 10 Melhores Perfumes Masculinos de 2024: Versace, Dior e muito mais!

Os 10 Melhores Perfumes Masculinos de 2024: Versace, Dior e muito mais!

Se você gosta de boas fragrâncias, os perfumes masculinos são interessantes para compor seu visual. Neste artigo, confira como escolher e quais os 10 melhores!


As 10 Melhores Marcas de Roupas Fitness de 2024: Lupo, Puma, Nike e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Roupas Fitness de 2024: Lupo, Puma, Nike e Mais!

Ainda não sabe qual a empresa de roupas ideal para a prática de exercícios físicos? Veja as 10 melhores marcas de roupas fitness de 2024 e saiba como escolher!