Ilha do Japonês: como chegar, o que fazer e mais sobre esta ilha do RJ!

Ilha do Japonês: como chegar, o que fazer e mais sobre esta ilha do RJ!

Neste artigo, confira detalhes, curiosidades, passeios, hotéis e pousadas, pontos turísticos e mais dicas de viagem para Ilha do Japonês.


Já ouviu falar na Ilha do Japonês?

Vocês já ouviram falar em Ilha do Japonês? É muito conhecido como o caribe brasileiro! Famoso por suas praias de tirar o fôlego, águas cristalinas e mata nativa, está localizado em Cabo Frio no Rio de Janeiro.

Certamente, você conhece alguém que foi até esta ilha paradisíaca e voltou contando todas as maravilhas deste caribe brasileiro, ideal para ir nas férias, ou simplesmente aproveitar um final de semana ou feriado para recarregar as energias. Ideal para quem busca paz e sossego ou quer uma atividade mais badalada, pois satisfaz os dois públicos.


Vamos conhecer mais sobre esta linda ilha, dicas de como chegar, pontos turísticos, hospedagem, restaurantes e mais. Vamos lá?

Sobre a Ilha do Japonês

É um dos destinos preferidos dos turistas, brasileiros ou estrangeiros. Possui inúmeras atrações, para quem gosta de badalação ou prefere atividades mais tranquilas. Ideal para famílias com crianças ou pessoas que buscam agitação.

Vamos curtir juntos todas as dicas e embarcar nesta linda viagem?


Como chegar à Ilha do Japonês

Você precisará desembarcar em algum aeroporto da capital fluminense e depois seguir até a cidade de Cabo Frio. Para chegar até a ilha, é preciso passar pelo bairro da Ogiva e seguir pela rua dos Biquinis. Se estiver na região central, precisará cruzar o Canal pela Ponte Feliciano Sodré em direção ao Peró.

Após cruzar essa região, já é possível enxergar a ilha do japonês. Durante a maré baixa, é possível chegar a pé, pois o mar fica muito raso. Ou se preferir, é possível pagar uma taxa de R$5,00 e fazer a travessia de barco, uma opção mais segura para crianças e idosos.

Se você vier de fora do Rio de Janeiro, precisa desembarcar em algum aeroporto da capital. Outra forma de chegar à Ilha do Japonês é ir de carro, deixando num estacionamento mais próximo, podendo deixar o dia todo. Ao chegar no estacionamento, a travessia pode ser feita a pé ou de barco, como já citamos acima.

Onde fica a Ilha do Japonês

Esta lindíssima ilha fluminense está localizada na Região dos Lagos, na cidade de Cabo Frio, mais precisamente no Canal do Itajuru, entre a Praia do Forte e a Praia Brava.

O município é muito procurado por estar localizado próximo da capital carioca, a cerca de 160 quilômetros de distância. Sendo possível aos moradores da região uma escapadinha aos finais de semana para recarregar a energia nesta ilha paradisíaca.

Muito bem localizada, é possível fazer passeios em suas redondezas. Conhecer as diversas praias próximas a Ilha, conhecer os mirantes para tirar as fotos mais lindas e exuberantes de tirar o fôlego de qualquer um!

Quando ir para Ilha do Japonês

A melhor época para conhecer a Ilha do Japonês é na baixa temporada e em dias ensolarados de preferência. Evite ir aos finais de semana, feriados e alta temporada, porque a Ilha fica super lotada.

Evite ir em dias nublados e após períodos de chuva, pois as águas ficam turvas e sujas, fazendo com que você tenha outro conceito desta linda Ilha. Procure chegar cedo para conseguir um bom lugarzinho na areia.

Mas se for em períodos de baixa temporada, como no outono ou inverno, não precisa chegar tão cedo, a procura pela Ilha nestas épocas é bem baixa!

Onde comer na Ilha do Japonês

Por ser uma área de preservação ambiental, você não encontrará quiosques, restaurantes e nem barracas de aluguel de cadeiras e guarda-sol. A não ser que trombe com alguns ambulantes em busca de alguns trocados.

O recomendável é que você leve seus alimentos, bebidas e guarda-sol para fazer um piquenique à beira da água cristalina que esta ilha oferece.

Do outro lado da margem da Ilha, há diversos restaurantes que oferecem a mais diversa culinária, desde frutos do mar e comida japonesa até deliciosos quitutes característicos da região. Mas muitos turistas acham inviável a travessia, então preferem levar seus próprios lanchinhos.

O que fazer pela Ilha do Japonês

Nas redondezas da Ilha do Japonês há diversas prainhas que podemos aproveitar e conhecer também. Temos o Forte de São Mateus localizado numa ilhota rochosa na extremidade da cidade de Cabo Frio. Além das diversas praias, temos parques, praças, museus e cavernas.

Vamos citar alguns dos principais pontos turísticos da Ilha do Japonês.

Fique na Praia do Forte

Esta é a principal praia da cidade de Cabo Frio, com 7,5 quilômetros de extensão. A conhecida Praia do Forte não abrange somente o bairro de nome homônimo, como também os bairros vizinhos de Balneário das Dunas, Algodoal e Braga.

A região desenvolveu-se principalmente no século XX, nas décadas de 70, 80 e 90,período em que a Cidade de Cabo Frio foi designada como destino de veraneio.

Praia do Forte possui excelente infraestrutura, com muitos quiosques, cadeiras de guarda sóis para locação. Famosa por suas águas cristalinas, fazendo-se lotar de famílias inteiras e até surfistas, pois possui trechos de águas calmas e tranquilas e outros pedaços de água bastante agitados para quem curte surfar. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais fazendo um convite irrecusável para um profundo relaxamento.

Nade na Praia Brava

A Praia Brava é bastante procurada por turistas que fogem da agitação, ideal para quem busca relaxar em uma praia de águas cristalinas e calmas.

Cercada por um morro repleto de vegetação , essa região é um pouco mais isolada, por isso muito buscada por praticantes de nudismo. Mas tudo bem se você não é adepto ao nudismo, pois há áreas demarcadas para essa prática.

O acesso a Praia Brava pode ser feito por aventureiros corajosos, através de uma trilha de difícil acesso, pois um caminho com quase nenhuma sinalização, o ideal é sempre fazer acompanhado de um guia. Há os corajosos de plantão que dizem ter uma vista maravilhosa ao chegarem nesta paradisíaca praia, vista comparada a Fernando de Noronha!

Passe o dia na Praia das Conchas

Uma excelente opção para passar o dia em uma praia com águas azuis e cristalinas de tirar o fôlego. Muito bom para curtir o dia de sol e calor. É uma região que possui boa infraestrutura com barracas, guarda-sóis e cadeiras.

Passando o dia na Praia das Conchas, você não pode deixar de subir até o alto do morro, que fica em um dos extremos da Praia das Conchas, para curtir o cenário e tirar muitas fotos que é um verdadeiro espetáculo.

É uma orla pequena, com apenas 600 metros de extensão, não deixa de ser bela por isso. Possui mirantes e rotas de trilhas, sendo possível registrar todos os momentos desta aventura num lugar paradisíaco! Pelo caminho, encontrarão diversas conchinhas, o que faz jus ao seu nome.

Passeie pelo Bairro da Passagem

Vale a pena reservar 1 dia da sua viagem para conhecer o Bairro da Passagem, longe do agito da Praia do Forte. De um lado está o Canal de Itajuru e do outro lado, estão as construções históricas e ruas arborizadas fazem do Bairro da Passagem um lugar bem gostoso.

É um bairro colonial, um dos lugares mais belos da região dos Lagos. Possui casinhas coloridas, becos e ruas de pedra, lembra um pouco Paraty. Só quem busca um pouco de sossego é que gosta de passear pelo Bairro da Passagem.

Vale muito a pena dormir uma noite no Bairro da Passagem, assim poderá fazer um passeio noturno pelas ruas do Bairro e apreciar os diversos restaurantes em suas redondezas, que oferecem uma culinária diversificada.

Visite o Morro do Arpoador

Está localizado praticamente em frente ao Forte São Mateus, o mirante do Arpoador é uma passarela de madeira de onde temos uma vista deslumbrante de toda Ilha do Japonês. Andar pela passarela é um passeio super agradável, assim como fazer uma parada e sentir a leve brisa do mar em seu rosto.

É uma caminhada muito curta mas que vale muito a pena. Desde que a descida seja feita com bastante cuidado, já que o caminho é todo em pedrarias. Evite visitar o Morro do Arpoador em dias de chuva.

Veja a vista do Mirante do Forte

O Mirante do Forte está localizado à direita da Praia do Forte, de lá é possível contemplar toda a Praia do Forte, onde a lagoa se encontra com o mar. Um lugar incrível para quem gosta de observar a natureza e tirar fotos surreais! Além de sentir a brisa do mar.

A vista que temos do alto do Mirante é de tirar o fôlego! Ideal para recarregarmos nossas energias ou simplesmente contemplar a natureza. Muito bom para meditarmos, fazer uma introspecção longe do agito e badalação das praias ao redor.

Aconselho a todos que tiverem oportunidade de apreciar o pôr do sol do alto do Mirante do Forte. É uma visão indescritível! Só quem já foi e apreciou, pode falar com toda autoridade! Vale a pena a visita.

Forte São Matheus

O Forte São Matheus do Cabo Frio está localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, é uma ilha rochosa bem pequena. Na década de 1930, encontrava-se abandonada e em ruínas, apresentava risco de desmoronamento.

Com o passar dos anos o turismo foi ganhando força, então o prefeito resolveu fazer algumas reformas, fazendo o calçamento, instalou água e luz e construiu uma nova ponte de acesso. Foi construído um canhão na entrada, mas com o decorrer do tempo foi retirado e colocado na praça central da cidade.

Centro Histórico de Cabo Frio

Cabo Frio tem um centrinho histórico, localizado no bairro da Passagem. Um lugar muito agradável e aconchegante para passear, possui um estilo arquitetônico muito parecido com Paraty. O Largo de São Benedito (pracinha central), o primeiro centro urbano da cidade.

Existe um projeto para que seja proibida a circulação de carros por lá. A praça tem diversos barzinhos, restaurantes e bancos espalhados, onde não é difícil encontrar artistas tocando e cantando. Durante o período noturno, o local fica ainda mais convidativo.

Pague um passeio de Barco

Há diversos tipos de passeios de barco a serem feitos em Cabo Frio, com rotas a combinar e tem duração a partir de 2h30 de passeio. Com valores que partem de R$20,00 e vão até R$2400,00 com possibilidade de fechar uma lancha somente para sua turma.

Vale muito o passeio de Barco neste lindo cenário paradisíaco.


Horário de funcionamento:08:00 às 17:00
Telefone:(22)99228-8208
Endereço:Arraial do Cabo
Valor:A partir de R$20,00
Site:https://www.gugatour.com/


Coma no Box 60

Barzinho e restaurante bem aconchegante, serve desde pequenas porções até refeições, incluindo serviço delivery também. É servido bolinhos, pastéis, lanches, pratos diversos e diversos chopes artesanais em clima bastante informal.

É um local bastante movimentado, principalmente no período de alta temporada e aos finais de semana. Geralmente tem shows ao vivo, agradando todos os gostos.


Horário de funcionamento:
 17:00 às 23:00
Telefone:
(22) 2647-5898
Endereço:
Rua: Maestro Clodomiro Guimarães Oliveira,60
Valor:
R$54,00 a R$130,00
Site:
https://restaurantguru.com.br/BOX-60-Cabo-Frio


Faça Stand up paddle ou caiaque

Casal praticando stand up na praia

As águas são calmas e tranquilas para estas práticas. As pranchas e os caiaques são alugados por hora no local mesmo. Diversão garantida para toda família!

A prática do stand up paddle consiste em ficar em pé na prancha e remar pequenas ou longas distâncias com o auxílio de um remo, o que exige um certo equilíbrio por parte do praticante. Já o caiaque, exige coordenação entre braços, pernas e tronco do indivíduo e uma boa dose de concentração.

Hotéis e pousadas na Ilha do Japonês

Do outro lado da margem da Ilha do Japonês possui uma vasta rede de hotéis e pousadas, para todos os gostos e bolsos.

Que tal pesquisar e analisar qual melhor se adequa às suas necessidades?

Beach Hostel Cabo Frio

Bastante procurado por casais e grupos de amigos que estão em busca de um preço mais justo. É muito comum encontrar promoções aqui, principalmente no período de baixa temporada (de junho a agosto). Com as mesmas vantagens e comodidades de um apartamento bom.

Ideal para quem abre mão de conforto, ou seja, para jovens que querem se divertir. Voltam ao hostel somente para dormir, pois a cozinha é coletiva, e alguns banheiros também.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 98824-0369
Endereço:
Rua Mestre Vivim, 40 - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://m.facebook.com/beachostelcabofrio/?locale2=pt_BR


Pousada Laguna

Localizada em frente ao mar de água turquesa e águas tranquilas. Oferece muito conforto e luxo aos seus hóspedes que não abrem mão de uma estadia bastante confortável. Possui uma infraestrutura completa, desde prainha privativa, parque infantil, salão de jogos e muito, muito conforto!

Com certeza, uma experiência única. Se estiver cansado do tour pelas redondezas, poderá voltar e curtir tudo o que há de melhor nesta confortável Pousada. Ou se tiver filhos pequenos, é uma ótima pedida também, a diversão está garantida!


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2648-5858
Endereço:
Rua dos Atobás, 22 Miguel Couto - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://pousadalaguna.com/suite-standard/


Pousada Kopenhagen Beach

Muito bem localizado, aceita-se pets, crianças até 2 anos não pagam a estadia. Nas diárias estão inclusos o café da manhã, que é muito bem servido. Há uma grande parte de quartos reservados para não fumantes.

Está muito próximo de diversos pontos turísticos, possibilitando o passeio a pé. Os quartos vão de casal até quarto quádruplo para quem vai com a família toda.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2643-3832
Endereço:
Rua Jorge Lóssio, 174 Centro - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://www.facebook.com/PousadaKopenhagenBeach/


Hotel Samba Cabo Frio

Está na melhor localização de Cabo Frio, na praia do Forte. Todos os apartamentos possuem varanda, o que torna o sonho de consumo de muita gente. Hotel muito bem equipado em todos os aspectos, com uma academia super moderna o que possibilita que você queime as calorias que adquiriu nas comilanças dessa região espetacular.

A piscina possui borda infinita e a sauna super quentinha, para que você e sua família possam relaxar e recarregar as energias de forma bastante proveitosa.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(31) 4003-8192
Endereço:
Avenida Assunção, 239 Passagem - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://www.sambahoteis.com/hotel-samba-cabo-frio/



Residencial Portoveleiro

Localizado às margens do Canal do Itajuru, com um ambiente calmo e tranquilo proporcionando a você e sua família ótimos momentos de lazer. Os apartamentos são completos, com aquecimento central e estacionamento próprio. É servido café da manhã.

Com uma localização privilegiada, está muito próximo à Ilha do Japonês. Possui um deck com um ancoradouro para barcos e jet skis, excelente para a prática de atividades náuticas como: pesca, canoa havaiana, stand up paddle, caiaque, etc.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2647-3081
Endereço:
Av. dos Espadartes, 129 Ogiva - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://www.portoveleiro.com.br/contato


Paradiso del Sol

Ideal para famílias que vêm a passeio ou para quem viaja a trabalho. Os apartamentos possuem vista para o canal, alguns com banheira de hidromassagem. Oferece área de lazer completo para a criançada, desde playground (espaço kids), piscinas, salas de jogos, sauna e academia.

Está localizado em um dos bairros mais nobres, tradicionais e antigos da cidade de Cabo Frio. Possui diversas classes de suítes. Para quem viaja a trabalho, o hotel é dotado de uma sala de convenções com capacidade para 60 pessoas.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 3343-4592
Endereço:
Rua Prof. Domingos Ribeiro, 103 Passagem - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://www.hotelparadisodelsol.com.br/acomodacoes


Solar do Arco


Situado em uma casa colonial junto ao canal do Rio Itajuru, oferece café da manhã como cortesia para todos os hóspedes. Os quartos são dotados de lençóis e toalhas de algodão e os travesseiros são de plumas super confortáveis e possuem banheiro privativo.

O Solar do Arco oferece sauna, piscina, banheira de hidromassagem e sala de massagem que ficam à disposição dos hóspedes.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2645-4527
Endereço:
Rua Constantino Menelau, 48 Passagem - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data 
Site:
https://www.solardoarco.com.br/


Bravo Pousada Design

A pousada une toda a brasilidade, entre o rústico e o contemporâneo, muito bem localizada e uma arquitetura sem comparação! O objetivo é promover uma experiência inesquecível aos seus visitantes.

Dispõe de suítes de diversos tamanhos, acomodando desde um casal, até famílias ou grupos de até 6 ou mais pessoas. Com certeza quem se hospeda no Bravo, sai de lá completamente energizado, foi tudo muito bem projetado, desde a iluminação e o som ambiente.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2647-4244
Endereço:
Rua Constantino Menelau, 260 Passagem - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://bravopousada.com.br/


Hotel Boutique Recanto da Passagem

A região possui como destaque as cidades de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo que mesclam infraestrutura, belezas naturais, muito requinte e calmaria. Possui lojas mais populares até grifes importadas.

O Hotel Boutique possui diversos tipos de acomodações, com grande diversidade de tamanhos e estilos. É disponibilizado aos hóspedes bicicletas para locação, o que permite desbravar a região de forma ecologicamente correta, além de fazer bem para a saúde!


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas 
Telefone:
(22) 2645-2844
Endereço:
Rua Constantino Menelau, 39 Passagem - Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
http://hotelboutiquerp.com.br/


Pousada Marília

A Pousada está localizada no bairro Ogivas, a cerca de 5 quilômetros do centro de Cabo Frio. Ideal para quem quer conhecer as praias da região e pontos turísticos.

As acomodações possuem cama de casal ou solteiro, com vista para a prainha ou não. É disponibilizado café da manhã diariamente. Possui uma área externa muito aconchegante para apreciar o pôr do sol e um restaurante bastante amplo na parte interna.


Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Telefone:
(22) 2648-3300
Endereço:
Rua Bijupira, 01 Ogiva- Cabo Frio
Valor:
Variável conforme data
Site:
https://www.pousadamarilia.com.br/


Dicas para a viagem à Ilha do Japonês

Pessoa em viagem com mapa na mão

Chegar à Ilha é muito fácil, porém, a travessia a pé só é recomendada caso a maré estiver baixa. Não sendo recomendável que seja feita por crianças e idosos.

Que tal programar sua próxima viagem à Ilha do Japonês seguindo as nossas dicas?

Chegue cedo

Durante a alta temporada que é na primavera/verão, é imprescindível que chegue cedo para garantir um bom lugar na areia, pois estamos falando de um local turístico de alta procura por suas lindas praias.

Chegando cedo poderá apreciar as paisagens de tirar o fôlego!

Leve comida

Recomendamos que leve comida de casa, pois dependendo do local, da praia escolhida, não existem quiosques e restaurantes para comprar quitutes e tampouco locação de cadeiras e guarda-sóis.

Fazendo assim, evitará perrengues e não passará fome! Principalmente se estiver com crianças.

Seguro Viagem

Mesmo que você tenha um seguro saúde bom, é muito importante fazer um seguro viagem, para você e sua família. Ainda mais agora, em tempos de coronavírus, não podemos ficar desprotegidos, certo?

Geralmente, os seguros de viagens têm um valor muito acessível. Portanto, sempre reforçamos a importância de fechar um, de cobertura nacional antes de sua viagem. Existem seguros de vários tipos e valores, vale a pena pesquisar um plano que melhor se adeque às suas necessidades.

Faça uma ótima visita para a Ilha do Japonês!

Difícil de acreditar que existe um lugar tão lindo próximo à cidade, com águas claras, cristalinas e calmas, ideal para quem tem crianças e aos praticantes de stand up paddle. Obviamente leva esse nome ¨Ilha do Japonês¨ porque antigamente, morava ali um grupo de japoneses que caçavam baleias, até a pesca ser proibida por lei.

A maré geralmente costuma ser baixa, formando ali um banco de areia. Sua vista é surreal! Vale muito uma visita a esta maravilhosa Ilha. Para quem prefere a travessia com segurança, é só contratar um barco-táxi e chegar com tranquilidade.

Que tal arrumar as malas e embarcar nesta viagem?

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo