Comidas típicas do Rio Grande do Sul: para conhecer e se deliciar!

Comidas típicas do Rio Grande do Sul: para conhecer e se deliciar!

Você sabia que o churrasco é muito popular nas terras gaúchas? Confira neste artigo os principais salgados, doces e bebidas tradicionais do Rio Grande do Sul.


Comidas típicas do Rio Grande do Sul: conheça algumas delícias da culinária local!

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

A comida sulista agrada os mais diversos paladares e não é consumida apenas durante os períodos de frio intenso, como muitos pensam. É considerada uma culinária rica devido a grande variedade de ingredientes tradicionais da região, como o pinhão, e a versatilidade de como as carnes são utilizadas para o preparo de diversas receitas, por exemplo.

A riqueza dessa gastronomia também se dá pela forma rústica de preparo, como o churrasco utilizando o fogo de chão, que nos remete à preparação caseira e rural. A influência de diversas nações europeias, principalmente a italiana e a alemã durante o século XIX, foram fundamentais para o enriquecimento da cultura gastronômica local, mas também foi muito influenciada pelo estilo de vida do homem do campo e pelos indígenas, que viviam da caça e pesca.

Conheça aqui informações surpreendentes sobre as diversas comidas salgadas, sobremesas e diferentes tipos de bebidas deliciosas do Rio Grande do Sul.

Comidas salgadas típicas do Rio Grande do Sul

Saiba aqui, as principais comidas salgadas que são típicas da região do Rio Grande do Sul, como o famoso churrasco gaúcho, o xis e beirute gaúcho, tainha assada, pratos utilizados com o pinhão, entre outras especialidades locais.

Churrasco

Churrasco

O churrasco é um dos pratos brasileiros mais famosos do mundo, possuindo forte tradição no Rio Grande do Sul. Popularizado desde o século XVII, o churrasco era feito em um buraco no solo e temperado com muito sal. Para preparar o churrasco gaúcho, a carne deve ser selecionada cuidadosamente, optando por uma de boa qualidade com gordura clara e de coloração vermelho-rosada.

A costela é uma das partes mais indicadas pelos preparadores de churrasco pelo sabor e maciez. O fogo deve ser preparado com antecipação, ativando o carvão para a formação das brasas. Os gaúchos deixam a brasa afastada da carne, mas com fogo alto, fazendo com que a carne cozinhe de forma adequada sem queimar e sem perder o gosto e maciez. O sal grosso deve ser colocado quando a carne estiver levemente cozida.

Xis gaúcho

O xis gaúcho é um sanduíche característico pelo seu enorme tamanho, pela facilidade de comer e pelos recheios, que podem ser de pernil, cachorro-quente, bauru, carne de hambúrguer, etc. Apesar da estrutura semelhante, não é considerado como um hambúrguer, pois o pão tem ao menos 20 centímetros de diâmetro, sendo assim semelhante ao tamanho do pão sírio.

Por ser prensado, é possível colocar uma grande variedade de recheios e carnes dentro do pão. A carne utilizada pode ser de costela, coração de galinha, toscana, calabresa, linguiça, não se limitando apenas a típica carne de hamburger. Há ainda a opção vegetariana utilizada com shitake e outros tipos de cogumelos/legumes.

O recheio pode levar queijo, ketchup, mostarda, maionese, alface e ovo. O tomate vermelho, milho amarelo e ervilha verde também são usados no recheio e simbolizam a bandeira do Rio Grande do Sul.

Tainha assada

A tainha assada é um prato gaúcho muito famoso feito na brasa, em que a carne do peixe é geralmente posta entre tiras de bambus para ser assada. É feito especialmente durante as festividades para a Festa do Mar e Nossa Senhora dos Navegantes, sendo bastante popular no litoral sul e no lago de Guaíba.

Costuma ser temperada com alho, limão, sal, pimenta e azeite de oliva ou na forma marinada.

Galeto na brasa

Galeto na brasa

O prato possui forte influência italiana e é uma das especialidades dos gaúchos. Popular especialmente na região da Serra Gaúcha, o Estado possui diversas galeterias. A carne do frango é assada na brasa após ter sido marinada em um tempero que é feito geralmente de alho, cebola, azeite, salsinha, sal, urucum e vinagre branco.

O prato pode vir acompanhado ainda com salada de batata, polenta frita ou cremosa e até mesmo capeletti, entre outras massas italianas.

Pinhão

Pinhão

Nativo da região Sul, o pinhão é um alimento extremamente popular e utilizado em muitas receitas tradicionais sulistas. O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de pinhão, mas é também amplamente difundido em diversas regiões do Sudeste durante o inverno e período de Festa Junina. Era muito consumido pelos indígenas que precisam de energia rapidamente durante as atividades de caça e pesca.

Podem ser utilizados no arroz carreteiro, entrevero ou apenas como uma forma de aperitivo salgado. Pode ser preparado de forma assada e cozido, sendo a parte comestível da pinha encontrada na semente da Araucária. Possui também propriedades benéficas à saúde, pois é rico em energia e proteínas, minerais (como o ferro, cálcio, potássio, zinco, etc.), vitamina C e um baixo teor de gordura e sódio.

Arroz carreteiro com charque ou sobra de churrasco

Arroz carreteiro

O arroz carteiro teve origem no sul do Brasil e é considerado um dos pratos nacionais mais consumidos. A carne de charque utilizada é desidratada e conservada devido a utilização de sal grosso. A carne bovina passa por um processo para ser desossada e é cortada em diversas tiras.

Também é coberta por sal e outros temperos. Sobras de churrasco também são bastante utilizadas para o preparo do arroz carreteiro, mas conferem igualmente um sabor delicioso. O prato foi inventado pelos carreteiros gaúchos que precisavam de energia e praticidade para o deslocamento, logo as sobras do arroz e das carnes formavam uma refeição deliciosa e ideal.

Entrevero

O prato entrevero é uma mistura de carnes e legumes que possui influência espanhola, mas se tornou típico na região sul do Brasil. A mistura de carnes geralmente é feita com linguiça calabresa, lombo de porco, frango, paleta bovina, bacon e coração de frango, enquanto que o tomate, cebola e pimentão compõem a mistura de legumes.

O entrevero pode ser preparado em uma frigideira e é considerado uma opção simples e deliciosa. Há ainda a opção de utilizar o pinhão para a preparação do entrevero.

Costela assada

Costela assada

Sendo considerado uma das especialidades da região do Rio Grande do Sul, a costela assada no fogo de chão possui um sabor incomparável, pois a carne fica macia e suculenta. O tempero pode ser feito com sal e cachaça.

Devido ao longo processo de preparo, que pode chegar até mais de oito horas para cortes grossos e compridos, novas adaptações dessa técnica surgiram para pequenas churrasqueiras domiciliares, em que a carne fica espetada ao lado da fogueira ou diretamente nela.

Matambre recheado

Matambre recheado

Ingrediente bastante popular no Rio Grande do Sul, o matambre é um tipo de carne bovina ou suína que é posta por cima da costela de boi, formando um 'recheio' de carne entre a costela e o costilhar. Também é considerado um prato típico dos países vizinhos, Uruguai e Argentina. O corte fica localizado na estrutura muscular do boi. O matambre também é marinado por seis horas antes de ser levado ao forno.

Paçoca de Pinhão com Carne Assada

Tradicionalmente preparado pelos Guarani da região e rico em energia e nutrientes, a paçoca de pinhão com carne é um prato prático e delicioso feito com as misturas de pinhão cozido triturado juntamente com a mistura de carne, atualmente mais conhecido e muito preparado na região do Rio Grande do Sul. As carnes utilizadas podem ser lombo, bacon e salsicha assada.

Leva ainda cebolas roxas picadas, entre outros ingredientes. Para o tempero, utiliza-se azeite de oliva, sal, pimenta, cheiro verde e alho.

Rodízio de Galeto ou rodízio colonial

O galeto é um prato tradicional muito querido pelos gaúchos, havendo diversos restaurantes que apresentam o rodízio da carne de galeto assado na brasa, acompanhado de carne bovina, costela suína, buffet de salada e de sobremesa, até mesmo grandes variedades de massas e sopas, entre outras opções de deliciosos pratos típicos influenciados pela culinária italiana.

Já o rodízio colonial apresenta uma grande variedade de restaurantes que servem doces e salgados por um valor fixo. Pode ser considerado uma mistura de brunch, almoço, café da tarde e até mesmo um jantar, já que é uma mesa cheia de diversos tipos de iguarias, como pães, vinhos, tortas, bolos e diversos pratos típicos do Rio Grande do Sul.

Comidas doces típicas do Rio Grande do Sul

Conheça aqui as diversas opções e ingredientes utilizados nos deliciosos doces típicos do Rio Grande do Sul, como o famoso bolo de cuca, pastel de santa clara, arroz doce e muito mais.

Vovó sentada

Vovó sentada é um tipo de petisco tipicamente gaúcho, não sendo muito conhecido em outras regiões brasileiras. O biscoito é crocante e é caracterizado pela sua forma em V. Pode ser uma excelente opção para comer com um café durante o lanche da tarde.

É encontrado em diversas padarias da região que oferecem o biscoito caseiro de alta qualidade, ou também encontrado em diversos supermercados no Rio Grande do Sul.

Cuca

A cuca, originada na Alemanha, é uma sobremesa semelhante a um bolo que é tradicionalmente recheada de frutas (banana, uva, maçã e até mesmo abacaxi), mas pode ser encontrada também com chocolate, goiabada, doce de leite e até mesmo leite condensado.

O bolo é coberto por um tipo de farofa doce, crocante e amanteigada, além de possuir a massa leve, garantindo assim diversas opções de recheios. Também possui sabores salgados, como o de calabresa. Antigamente era um bolo muito servido durante a ocasião de Natal e Páscoa, mas atualmente é amplamente comercializado e preparado no Rio Grande do Sul.

Pastel de Santa Clara

O pastel de Santa Clara é um dos doces mais conhecidos do Brasil (especialmente durante o período de festividades da Festa Junina). Geralmente associado aos portugueses, esse pastel é muito popular no Rio Grande do Sul, sendo reconhecido pelo seu delicioso sabor de recheio de ovos açucarados e casca folhada muito crocante.

É encontrado em muitas padarias da região, sendo considerado uma excelente opção de sobremesa ou lanche para acompanhar com café.

Sagu de vinho com creme

Sagu de vinho com creme

O sagu de vinho tinto é uma sobremesa tradicional do Rio Grande do Sul com forte influência italiana. O sagu, bastante popular nos estados da região Sul do país, é feito a partir de uma farinha fina de mandioca e possui um sabor semelhante ao da gelatina e da tapioca.

O sagu de vinho gaúcho é considerado uma receita bastante econômica e pode ser servido com creme de baunilha, acrescendo em cremosidade, doçura e sabor ao sagu. É também uma opção de fácil preparo, podendo até mesmo ser feito com uma mistura de suco de uva com vinho seco.

Compotas

Compotas

A compota gaúcha é uma espécie de geléia doce em conserva cozida com açúcar e feita a partir de qualquer tipo de fruta, como o pêssego, morango, figo, maçã, mamão, etc. O preparo das compotas é muito simples e requer apenas a fruta desejada, água, açúcar e um pouco de suco de limão.

Essa receita é utilizada principalmente como uma maneira de utilizar as frutas que estão quase estragando para conservá-las, mantendo as frutas em pedaços. O sabor é delicioso e pode ser consumido com pães e biscoitos. Há ainda sabores que são misturados com vinhos, pimenta, canela, entre outros ingredientes que garantem um sabor único.

Ambrosia

A ambrosia é um doce feito à base de ovos e açúcar, sendo enriquecido com especiarias, como o pau de canela. É considerada uma receita simples mas muito deliciosa, sendo um doce antigo desde os tempos da colonização. A ambrosia chegou à região por meio da imigração de famílias portuguesas e atualmente é considerada uma das sobremesas mais tradicionais do Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, preparado também em diversas festividades.

Arroz doce

Arroz doce

Mais conhecido para os gaúchos como 'arroz de leite', o arroz doce é uma receita muito típica no Rio Grande do Sul e muito presente em outras regiões do Brasil durante as festividades da Festa Junina. Costuma ser feita na região sul a base de leite de vaca, açúcar e canela. Apresenta outras versões feitas também com o leite de coco, leite condensado, podendo ainda ter toques cítricos com casca de laranja ou limão

Chimia

A chimia é uma massa pastosa bem açucarada de fruta que todo gaúcho consome desde a infância, sendo esta uma das heranças culinárias da Alemanha. É usada como geleia sobre o pão ou biscoitos. Esse preparo com açúcar, que fica pronto após diversas horas de tacho no fogo, é muito útil durante os períodos de inverno ou fora do período de frutificação, pois a chimia pode ser conservada naturalmente até seis meses.

A diferença entre a chimia e compota está nas partes da fruta utilizadas. As frutas mais bonitas e conservadas eram destinadas às compotas, enquanto que as mais danificadas são utilizadas para fazer chima.

Bebidas típicas do Rio grande do sul

Descubra aqui as informações e curiosidades do famoso chimarrão gaúcho, entre outras bebidas populares na região do Rio Grande do Sul, como o mate, a canha, licores, cervejas e vinhos artesanais.

Mate

Mate

O mate é uma erva que é utilizada no Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores do Brasil, para a preparação do famoso chimarrão. A erva, que apresenta um gosto amargo, contém substâncias que são semelhantes à cafeína, que servem como estimulantes naturais. Possui ainda propriedades diuréticas, digestivas, nutritivas e podem até ajudar a eliminar a fadiga.

O mate pode ser encontrado pronto para vender na forma de folhas moídas em qualquer mercado. A erva pode ser utilizada de diversas formas que vão além do chimarrão, como na preparação de receitas de bolo, biscoito, sorvetes, sucos e até mesmo bebidas alcoólicas.

Canha

Cana de açucar

A canha é um tipo de suco destilado do processo de fermentação da cana-de-açúcar. No Rio Grande do Sul, esse preparo é chamado também de "azulzinha" ou como “marisqueira”, possuindo destaque especialmente na região do Litoral Norte.

A canha permite a mistura de outras bebidas, como vinho e cerveja. Utiliza-se também no preparo da cachaça outros ingredientes para diversificar os sabores, como o abacaxi, mandioca, cascas de uvas e batata. O líquido da cana, denominado como garapa, é deixado para fermentar e depois é fervido em altas temperaturas.

Chimarrão

Chimarrão

O chimarrão é considerado a bebida mais famosa do Rio Grande do Sul. É uma espécie de bebida preparada com as folhas de mate e água quente, sendo um legado dos índios Guaranis. O preparo é feito em cuias refinadas e revestidas de metal ou também feitas de madeira. A bomba é uma espécie de canudo que também é feita de metal para beber o líquido da cuia.

Para preparar o mate na cuia, as ervas (podendo ser defumada ou preparada com mistura de outros chás) é cavada sempre do lado esquerdo. Depois é só acrescentar a água quente na cuia e beber. O chimarrão é rico em diversos sais minerais, vitaminas e é considerado um estimulante natural e ajuda até a combater a ressaca.

Licores

Há diversos licores, tanto de preparo industrializado quanto artesanal, que são consumidos e adorados no Rio Grande do Sul. Os preparos de licores para o consumo familiar possuem raízes da imigração italiana e alemã. A diversidade de marcas e sabores é imensa na região, havendo geralmente origem nos produtores de cachaças que utilizam os extratos para a produção dos licores.

A jurupinga, de origem portuguesa, é um dos licores famosos da região, produzido de forma artesanal e conhecido pelo seu sabor suave e adocicado.

Cerveja

Cervejas artesanais

O Rio Grande do Sul é o maior polo de fabricação de cervejas artesanais do Brasil, que vão além dos sabores de cerveja convencionais. A região abriga diversos festivais de chopes tradicionais tanto de cervejas brancas (Spritzbier) quanto das cervejas pretas. A produção de cerveja também possui forte influência na imigração alemã, e recebe turistas de todas as regiões do Brasil que estão interessados na qualidade e incrível sabor das bebidas.

Há diversas marcas e produtoras de cervejas na região, como a Baldhead, Ralf Beer, Barley Eisenbruck (havendo mais de 5 tipos de sabores artesanais e referência de qualidade) e diversas cervejarias que oferecem as bebidas, como a Cervejaria Abadessa.

Vinho

Vinho

A produção de vinho no Rio Grande do Sul é muito alta, havendo até uma região chamada Vale dos Vinhedos que faz parte da Rota do Vinho, cativando muitos turistas para a degustação de vinhos de altíssima qualidade. Com a imigração italiana em 1875, a produção de vinho gaúcho foi elevada a nível internacional.

Dentre as marcas e produtoras de vinhos, há a Merlot, que apresenta aromas frutados, Carbernet Sauvignon, sendo encontrada em todo território do Rio Grande do Sul, entre outras. O vinho produzido na região também se destina para a produção de brandy, uma bebida destilada de vinhos feita com uma imensa variedade de uvas.

Só na Serra Gaúcha, mais de 1,8 milhões de litros e 10 milhões de quilos de uva são utilizados anualmente para a fabricação dessas bebidas.

Curiosidades sobre a culinária do Rio Grande do Sul

Chimarrão

Saiba nesta seção as principais curiosidades de uma das mais famosas bebidas da região, o chimarrão, e características sobre a culinária rio grandense, que possui raízes alemãs e atrai pela sua peculiaridade e diversidade.

A culinária do Rio Grande do Sul possui raízes alemãs

A culinária gaúcha possui diversas influências, mas está repleta de pratos e receitas tradicionais trazidas pelos imigrantes alemães, que chegaram na região por volta de 1824. Os cafés coloniais, queijo colonial, a chimia, a cuca, entre outros preparos foram introduzidos pelos alemães e sofreram algumas alterações conforme o tempo.

Por exemplo, a cuca alemã foi adaptada pelos gaúchos que passaram a utilizar também frutas tropicais para o recheio do bolo. Os próprios imigrantes quando chegaram no Brasil precisaram adaptar as técnicas de preparo, utilização de diferentes utensílios e até mesmo na busca de ingredientes compatíveis.

Conheça a origem do chimarrão

O chimarrão, um dos maiores símbolos do Rio Grande do Sul, é uma bebida de raízes da cultura do sul da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Os povos indígenas aimarás, guaranis e quinchas foram os pioneiros do consumo e preparação do chimarrão.

A extração da erva-mate passou a ser considerada em algumas regiões da América do Sul uma forte atividade econômica a partir do século XVI depois da chegada dos colonizadores espanhóis. O chimarrão chegou até ser proibido no Brasil durante o século XVI pelos jesuítas, mas posteriormente passaram a incentivar o consumo.

Um amor chamado "Berga"

Bergamota é uma das formas de se falar tangerina ou mexerica no Rio Grande do Sul. É apelidada na região como "berga". As frutas são produzidas em todo o estado, possuindo mais de quatro variedades de bergamota que são bastante saborosas. As bergamotas também são utilizadas para a preparação de sucos e sobremesas.

Experimente a comida típica do Rio Grande do Sul!

Cidade do Rio Grande do Sul

A culinária rio grandense é bastante rica e difundida no Brasil, mas poucos conhecem sua história e especialidades que foram originadas na região. Essa culinária pode ser considerada resultado da influência de diversos povos locais e europeus, sofrendo adaptações ao longo da história, o que garantiu diversidade e autenticidade.

A influência alemã, portuguesa e italiana durante o século XIX é uma das mais marcantes, trazendo o legado da cuca, pastel de santa clara, cervejas, chimia, galeto, etc. Para os admiradores de um bom churrasco, o Rio Grande do Sul é reconhecido como um dos melhores preparadores de carnes do mundo, sem mencionar a marca inconfundível da bebida chimarrão e o pinhão.

Explore as maravilhosidades gastronômicas do Rio Grande do Sul e surpreenda-se com seus sabores e história!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos