Madeira tauari: é boa para telhado, móveis e áreas de construção?

Madeira tauari: é boa para telhado, móveis e áreas de construção?

Procurando qual tipo de madeira utilizar para sua casa? Veja neste artigo como a madeira tauari pode ser empregada para a construção, decoração e em móveis.


Você conhece a madeira tauari?

Quarto com móveis modernos de madeira

Com o nome científico de Couratari spp., a madeira tauari também pode ser encontrada pelos seguintes termos: estopeiro, imbirema, tauari-amarelo, tauari-morrão. Você irá facilmente reconhecer esta madeira pela tonalidade clara, uma grande quantidade de linhas finas na superfície e um acabamento liso e brilhante.

Este tipo de madeira é muito encontrada na região amazônica. Por ser uma espécie de reflorestamento para uso em móveis e construções, a tauari é uma boa escolha para substituir materiais raros e escassos na natureza. Por isso, este material é considerado como um tipo sustentável e legalizado para o comércio.

Com um valor acessível, bela aparência e extremamente versátil, veja mais detalhes sobre esta diferenciada madeira.

Sobre a madeira tauari

A espécie tauari é diferente dos demais tipos de madeiras por sua facilidade no corte, versatilidade e belo acabamento que oferece. Ademais, é um material sustentável e que pode ser facilmente encontrado no mercado.

A seguir você encontrará mais informações sobre a origem, durabilidade, manutenção e preço da madeira tauari.

A madeira tauari é boa?

Como principais características, a madeira tauari possui naturalmente uma cor clara, variando entre o branco amarelado até o marrom claro, não emite odor, possui um brilho moderado e é complementada por algumas linhas finas e numerosas ao longo de sua superfície. Desta forma, ela oferece um acabamento muito sofisticado e, ao mesmo tempo, natural.

Por ser considerada como uma madeira moderadamente macia ao corte e de fácil manuseio, ela é uma boa alternativa para uso em construções e em ambientes internos e externos de casas. Além disso, ela é considerada sustentável por ser oriunda de áreas de reflorestamento, específicas para uso final em móveis e artigos decorativos.

Durabilidade e resistência da madeira tauari

A madeira tauari é resistente, desde que respeitada as indicações de uso do material. Em outras palavras, este tipo de madeira pode ser utilizado tranquilamente para ambientes internos, onde não fique exposto às intempéries climáticas, como sol, chuva e umidade.

No caso de ambientes com maior exposição e mais suscetíveis a fungos e cupins, a tauari necessita de um maior preparo prévio com produtos próprios para proteção e impermeabilização ao longo de toda a superfície. Caso contrário ela pode apresentar manchas e ter um tempo de vida encurtado.

Manutenção da madeira tauari

Caso você deixe a madeira tauari mais exposta ao ambiente, o ideal é que ela seja previamente tratada com impermeabilizantes ou produtos similares para evitar a infiltração de água ou entrada de pragas. Ademais, como forma de manter o brilho e garantir a durabilidade da sua peça, você pode passar óleo de jatobá na superfície e não posicionar o material perto de lugares úmidos.

Como forma de higienização, utilize produtos específicos para a peça, como os limpadores de madeira. Caso não tenha um deles, você também pode utilizar um detergente neutro ou uma solução com água, álcool e sabão líquido. Por fim, lembre-se de utilizar um pano macio para auxiliar na limpeza.

Onde encontrar madeira tauari

Este tipo de espécie é nativa da região amazônica e, no Brasil, ela pode ser encontrada nos estados de: Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Já no exterior, ela também pode ser localizada na região da Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Pelo fato da madeira tauari ser bem versátil e presente em diferentes tipos de móveis e materiais de construção civil, ela possui uma alta demanda no mercado brasileiro e internacional. Dessa forma, você encontrará ela facilmente em lojas de móveis e materiais de construção.

Uso da madeira tauari na decoração de casas

Por ser composta por um material leve, aceitar bem o corte e ser de fácil manuseio, as aplicações para a tauari são muito extensas para ambientes dentro de casa. Ela pode ser utilizada em móveis e artigos decorativos, desde os mais minimalistas até os mais sofisticados, com curvas ou com formas complexas.

O acabamento da madeira pode variar de acordo com o objeto e sua finalidade, no entanto para todos os usos ela confere uma aparência natural e moderna, principalmente pela presença das linhas retas e simples em sua estrutura. Ademais, sua tonalidade clara contribui para dar o efeito de um ambiente mais amplo e espaçoso, por isso ela pode ser aproveitada tanto para grandes quanto pequenas áreas.

Preço da madeira tauari

Por ser uma espécie plantada em área de reflorestamento, com a finalidade de atender a demanda de produção de móveis e outros tipos de materiais, a madeira tauari possui um preço mais acessível quando comparada com outros tipos de madeiras mais raras e nobres, como o pau-marfim.

A variar de acordo com o objeto e acabamento da peça, o preço da madeira tauari possui um valor razoável e acessível. Por conta de seu acabamento, resistência e durabilidade, o custo benefício desse material é muito bom.

Onde a madeira tauari pode ser utilizada

Com uma boa versatilidade e praticidade no uso, a madeira tauari pode ser aproveitada para várias finalidades como telhados, móveis em geral, construções e decorações. Seja em ambientes internos ou externos, você poderá explorar este material na sua casa.

Desta forma, abaixo você encontrará como e em quais lugares é possível utilizar esta madeira.

Telhados

A madeira tauari pode ser utilizada na construção de ripas, vigas, caibros e também nas telhas para construções. Embora ela seja menos resistente do que a cerâmica, é pouco comum para esta finalidade nos telhados brasileiros, este tipo de material possui grandes vantagens de uso por conta de seu acabamento e estilo.

Além de oferecer proteção térmica, redução acústica e ser um material sustentável, com a madeira você consegue moldar e criar formas com maior liberdade do que com as peças tradicionais para construção. Desta forma, com uma manutenção periódica você conseguirá manter sua estrutura em perfeitas condições, segura e protegida contra pragas, sol e chuva.

Móveis

Muito comum em móveis, você encontrará a madeira tauari em diversas peças e estruturas para objetos dentro de casa. Seja em cadeiras, sofás, mesas de cabeceira, armários ou camas, como este tipo de material é fácil de trabalhar e macio para corte, ela possibilita a criação de peças desde as mais simples até aquelas com desenhos curvos e detalhados.

Nos móveis, a cor da madeira pode variar de acordo com o tratamento e finalização que a peça recebe. No entanto, por oferecer um efeito visual claro e diferenciado, ela é uma excelente opção para dar elegância e modernidade ao seu cômodo.

Construção interna e externa

Na construção civil, a madeira tauari pode ser utilizada para diversas aplicações leves como: portas, janelas e pisos. Além disso, outra forma de se aproveitar este tipo de madeira é para ripas, partes secundárias, rodapés e lambris.

Como ela possui como característica sua facilidade no corte, ela é ideal para construções com formas mais complexas, já que ela pode ser formatada para ter encaixes perfeitos. Embora ela precise de um maior cuidado na manutenção, como resultado do material, você poderá obter estruturas desde as mais rústicas até as mais refinadas, dependendo do acabamento.

Decoração interna da casa

Por ser feito de um material maleável e com um belo acabamento, você encontrará diversos produtos decorativos feitos com a madeira tauari para cômodos dentro de casa. Tanto dos mais simples como vasos, lustres e centros de mesa, quanto os mais trabalhosos como painéis de parede, bancadas e adegas, a madeira irá oferecer um estilo requintado e orgânico para o ambiente.

Fortemente recomendado para ambientes internos por estar menos exposto a fatores climáticos e pragas, se o material tiver uma boa limpeza e estiver localizado em um ponto com boa secagem, a madeira tauari terá uma excelente durabilidade.

Outras utilidades da madeira tauari

A depender da finalidade e acabamento, este material é uma das melhores opções existentes no mercado quando comparado a outros tipos de madeiras. Dado a sua versatilidade, a tauari pode ser utilizada em materiais que não se limitam apenas ao âmbito da construção e decoração.

De forma mais ampla, este tipo de madeira pode ser encontrada em diversos utensílios funcionais como vassouras, lápis e bobinas. Ainda por cima, ela pode ser utilizada como matéria-prima para brinquedos, artigos esportivos, instrumentos musicais e embalagens.

Use a madeira tauari na decoração interna!

Com um fácil corte e custo benefício, a madeira tauari é um material que está presente desde a construção civil até os objetos mais decorativos e funcionais. Sobretudo, sua coloração clara e brilhante trazem um belo acabamento e sofisticação para este tipo de material.

Por se tratar de uma espécie nativa da região amazônica e sustentável, ela é uma ótima substituta para as madeiras ameaçadas de extinção e que ainda são comercializadas para serem transformadas em móveis e artigos para casa.

Por isso, aproveite estas informações e dicas deste artigo para escolher a melhor peça em madeira tauari para complementar a sua casa com um toque natural e elegante.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo