Pomar: o que é, de frutas, como fazer em vasos, cuidar e mais!

Pomar: o que é, de frutas, como fazer em vasos, cuidar e mais!

Quer colher suas frutas em sua própria residência? Conheça o pomar de frutas doméstico e urbano. Veja também várias dicas de cultivo.


Você sabe o que é um pomar?

pomar de maçã

Maçã, pêssego, manga, ameixa, peras, bem não importa qual destas, ou outras, frutas é sua preferência. Alguns gostam das mais docinhas e outros das mais azedas, mas é fato que colher essas frutas diretamente do pé é um prazer que nem todos alcançaram, ainda mais com o crescimento dos grandes centros urbanos nas últimas décadas.

Para muitos apenas uma mangífera ou uma macieira em seu quintal já seria mais um motivo de alegria, enquanto outros anseiam em cultivar seu próprio pomar. Bem, pomar, ou pomeiro, como também é chamado, é uma área destinada ao cultivo, e plantio, de árvores frutíferas.

Se você deseja ter um pomar ou se já tem um, neste artigo separamos dicas muito úteis que te ajudarão no plantio e cultivo de suas árvores, além de escolher as melhores frutas para ter em seu pomeiro, as variações de pomares que existem e muito mais. Venha conosco e aprenda o que fazer para colher frutos deliciosos das suas próprias árvores.

Sobre o pomar de frutas

pomar de frutas

Cultivar sua própria árvore frutífera é ótimo, mas antes de nos aprofundarmos nas dicas para você ter belas árvores, vamos entender melhor o que é um pomar, o seu significado e quais as diferenças entre pomar, horta e jardim. Confira!

O que é?

Como você já sabe, pomar é uma área, não florestal, não natural, dedicada ao cultivo de árvores frutíferas. Geralmente os viveiristas, profissionais que cultivam plantas e árvores desde a semeadura até a colheita, optam por plantar apenas uma espécie de árvore em seu pomar, mas há aqueles que preferem a variedade de frutos, com maçãs, nozes, peras, pêssegos, dentre outras, nesse caso para uso próprio.

Para muitos plantar um pomar é fonte de prazer, porém requer muita paciência, não é como verduras que se colhe em poucos meses, árvores levam anos para crescerem e darem frutos, mas conforme esse tempo passa e as pequenas mudas vão se encorpando, vemos a mudança na paisagem, no ecossistema em que foram inseridas e quando colhemos o primeiro fruto, vem junto a certeza que tudo valeu a pena.

Diferenças entre pomar, horta e jardim

Algumas pessoas podem pensar que pomar, horta e jardim são as mesmas coisas, mas estão enganados. A horta, ou horto, destina-se ao cultivo de legumes, hortaliças, temperos e ervas, utilizados como alimento ou para fins medicinais, enquanto no jardim são cultivadas plantas e flores, com ênfase na beleza e aroma que elas tem.

O pomar é destinado para árvores frutíferas que acrescentam beleza a paisagem, possuem frutos saborosos, além de ser utilizada com outras finalidades, como uso medicinal.

Como fazer um pomar de frutas

mulher cuidando de vinhedo

Ter seu próprio pomar é algo prazeroso, mas requer cuidados e atenção para ele se desenvolver. Pensando nisso separamos algumas dicas e cuidados para suas árvores crescerem e ficarem magníficas. Veja a seguir.

Materiais

Para pomares o solo ideal é argiloso, profundo, pelo menos um metro, bem drenado além de rico em nutrientes e matéria orgânica. Árvores frutíferas requerem demasiada quantidade de luz também, então é bom deixá-las em um ambiente aberto que receba bastante luz natural. As gramíneas são uma boa opção que evita a proliferação de ervas daninhas, doenças e animais prejudiciais.

Além disso, separe: uma pá resistente para cavar os buracos, garfo (de construção civil) para desmanchar à terra após cavar e deixá-la mais fofa, adubo, estacas para proteger e delimitar a área do seu pomar, cobertura morta ou gramíneas para proteger o entorno da árvore do surgimento de ervas daninhas, outras pragas e doenças.

Fatores que o local precisa

Além de solo fértil, profundo, argiloso e bem drenado, as árvores frutíferas necessitam de bastante luz solar, para tal é importante escolher um local aberto para o pomar, porém evitando campos e regiões que recebam muitos ventos. As temperaturas e o clima da região devem ser considerados também, visto que algumas árvores podem preferir ambientes mais quentes que outras.

Também é muito importante considerar o tamanho das árvores já grandes e assim deixar um espaçamento bom entre uma muda e outra durante a fase de plantio para que uma não prejudique a outra. Então planeje bem a disposição do seu pomar antes de sair plantando.

Cultivar o pomar em vasos é diferente

A alternativa para quem não possui uma grande área para o cultivo é plantar as árvores em vasos. Quando escolhida essa opção alguns cuidados extras devem deve ser tomados. O vaso deve ter boa drenagem e o solo solto para que a raiz se desenvolver. Algumas técnicas como podar as raízes excedentes serão necessárias para que seus ramos e galhos possam se desenvolver melhor.

Quando jovens, as árvores precisam de mais hidratação e pela sensibilidade que as árvores plantadas em vasos tem deve-se ter atenção extra a esse fator. Uma boa prática é cobrir o solo ao redor da muda, isso impedirá o crescimento de erva daninha, auxiliará na umidade do solo e fornece proteção extra contra as temperaturas baixas.

Protegendo o pomar

Após o plantio é muito importante proteger o seu pomar. Uma grande ameaça para os pomares são os animais que em grande maioria se comem suas folhas, ramos e roem a sua casca. As gramíneas são uma boa alternativa para evitar não apenas roedores, mas também ervas daninhas que possam surgir, e cerca o pomar com estacas evitará que animais maiores invadam a área.

Outro fator muito importante a ser considerado é o clima, principalmente em regiões frias. Nesse caso, principalmente durante o inverno, é altamente recomendado que envolva seu tronco com protetores de plástico ou tecido, eles ajudam a manter a temperatura da árvore e evita outros danos a mesmo, deve-se atentar para que o protetor seja regulado de forma que não prejudique o desenvolvimento da árvore.

Coloque estacas

O pomar é suscetível a diversas males e o uso de estacas ao entorno da área de cultivo é um excelente método usado para impedir que animais invadam a área do plantio e também para delimitar a região do solo que receberá o tratamento devido para o cultivo.

Existem duas maneiras para colocar as estacas, a primeira e mais comum é cercando todo o pomar com uma cerca ou até mesmo com duas, mantendo o espaçamento de 1,5 metro à 2 metros de uma para a outra. Outro método é cercado as árvores individualmente, desta forma é ainda mais difícil de pragas se espalharem para outras árvores e de animais invadirem.

Dicas para cuidar das frutas do pomar

mulher colhendo maçã do pomar

Quando pensamos na possibilidade de ter um pomar a primeira ideia que vem a cabeça é colher os frutos e comer eles bem fresquinhos, então falaremos sobre algumas das melhores frutas para cultivar no Brasil conforme o seu clima de cada região. Confira.

Cada fruta tem uma condição ideal

Por mais que possamos cultivar a árvore que quisermos em nosso pomar, o ambiente nem sempre será favorável e a árvore pode não se desenvolver, ou pior ainda, ela pode crescer, mas não dar frutas, resultando em desperdício de tempo, esforço e dinheiro.

Então fique até ao clima da sua região e as condições climáticas predominantes para escolher frutas e árvores que tenham mais facilidade de desenvolver e frutificar.

Frutas tropicais

As frutas tropicais se adaptam a quase todas as regiões do Brasil, porém elas tendem a se desenvolver melhor em regiões litorâneas, norte e nordeste onde o clima tropical e altas temperaturas prevalecem. Algumas preferem solo arenoso, como o caju, já outras se desenvolvem melhor em solo argiloso, mas todas necessitam de um bom abastecimento de água.

Algumas frutas tropicais predominantes no Brasil: abacaxi, açaí, acerola, cajá, caju, coco, goiaba, graviola, limão, manga, maracujá, banana e mamão.

Frutas subtropicais

Algumas frutas subtropicais, embora não seja o ideal, oferecem certa resistência ao frio, suportando até mesmo temperaturas negativas, e dificilmente se desenvolverão em regiões onde as temperaturas elevadas predominam, mas a temperatura ideal para o seu cultivo gira em torno de 15° e 22°, elas são ótimas opções para serem cultivadas na região sul, sudeste, central e parte do nordeste brasileiro.

Algumas frutas subtropicais: amora, azeitona, cereja, figo, romã, laranja, limão, tangerina, cidra, jabuticaba, caqui e abacate.

Frutas de clima temperado

O clima temperado é o mais estável, com temperaturas não muito altas no verão e nem muito baixas durante o inverno, embora elas suportem o frio relativamente bem, período em que hibernam. Mas dificilmente conseguirão se desenvolver em regiões onde as temperaturas elevadas são predominantes. A temperatura ideal para o cultivo dessas frutas esta em torno de 5° e 15°.

Algumas frutas de clima temperado predominantes no Brasil: maçã, pera, uva, ameixa, framboesa, quiwi e damasco.

Como cuidar do pomar

garoto cuidando de árvore de pomar

O clima e a região são pontos importantes para o desenvolvimento do seu pomar, mas existem outros fatores e alguns artifícios que ajudarão você a cultivar suas árvores bonitas e saudáveis, veja a seguir.

Rega

A rega e a umidade do solo são fatores fundamentais para o desenvolvimento de qualquer planta e árvore, sem isso as árvores não recebem boa parte dos nutrientes que precisam, além de ressecarem, murcharem e morrerem, por isso é muito importante que o solo esteja sempre bem úmido, principalmente para árvores frutíferas, pois a maioria delas irá se desenvolver melhor assim.

Quando falamos que a árvore precisa de bastante água e solo bem úmido é importante lembrar que não se deve afogá-la, criando poças e encharcando à terra, fazendo isso você cria o ambiente perfeito para mofo, pragas e apodrecimento das raízes. Então lembre-se sempre que uma boa rega, além de molhar bem toda à terra também deve ter um bom sistema para que o excesso dessa água possa escoar para fora.

Plantas daninhas

Uma das pragas mais comuns em qualquer plantação é a erva daninha, elas são plantas que crescem espontaneamente no local de plantio, prejudicando a agricultura. Para evitar o surgimento de ervas daninhas é muito importante cuidar do terreno ao entorno da sua árvore, cerca de 1 metro pelo menos.

Você pode optar pelo uso de cobertura morta, palha seca, por exemplo, ou gramíneas, elas impedirão não apenas o surgimento de ervas daninhas, mas também ajudam o solo a reter água.

Poda

Quando a árvore ainda é jovem, a poda serve principalmente para reduzir o porte da árvore, técnica que consiste não apenas em podar galhos e folhas, mas também sua raiz. Em árvores mais velhas a poda serve principalmente para retirar ramos doentes ou contaminados por pragas.

Podar árvores frutíferas ainda tem outros benefícios, como: evitar que os nutrientes absorvidos pela árvore sejam destinados á partes caducas e fracas que não produzem mais frutas. O podamento, quando conduzido eficientemente, também aumenta a incidência de luz solar na árvore, aumentando a fotossíntese, melhorando a qualidade dos frutos e de suas brotações.

Nutrição do solo

Dependendo do pomar que você deseja o solo arenoso irá proporcionar um terreno mais agradável para suas árvores, mas a maioria irá preferir pelo solo mais argiloso. Procure entender o terreno que cada frutífera prefere para realizar o seu plantio.

De qualquer forma, a nutrição do solo é essencial para qualquer tipo de fruta que você desejar colher futuramente. O ideal é que o solo já esteja bem preparado, rico em nutrientes e com o pH próximo de 6, mas se não for o caso, ele pode ser nutrido enquanto suas árvores ainda são jovens e estão em crescimento, para que quando estejam adultas a qualidade do terreno ajude a proporcionar bons frutos.

Pragas e doenças

Hoje em dia é muito comum o uso de inseticida, fungicidas e outros produtos para controlar as pragas que atormentam a vida das plantas, mas muitos desses produtos podem prejudicar o solo e torná-lo infértil, por isso o uso de métodos orgânicos ainda é o mais recomendado, principalmente se o seu pomar não for tão grande.

O ideal é manter suas árvores em sol pleno, o solo sempre úmido, saudável e fúngico, visto que árvores frutíferas preferem as florestas repletas de fungos, mas não bactérias. É muito importante pensar na diversidade da teia alimentar do solo, assim os fungos, plantas e gramíneas contribuem para o desenvolvimento de suas árvores. Lembre-se que prevenir é o melhor remédio.

Dicas para o plantio do pomar

casal plantando pomar

Já sabemos que cultivar um pomar requer paciência e dedicação, mas quem realmente deseja ter suas próprias árvores frutíferas, além de protege-las de pragas e animais é necessário se atentar há alguns parâmetros que incidem diretamente no desenvolvimento e saúde de suas plantas.

Evite o plantio próximo a muros e paredes

As árvores frutíferas não gostam de muito frio nem de acúmulo de água e regiões próximas a paredes e muros costumam reter muita umidade e formar pequenas bolsas de ar, além de reter o vento e ocasionar em uma região mais fria. Por tanto, evite cultivar suas árvores próximas à muros e paredes, procure deixá-las em locais mais abertos e com pouco vento.

Varie nos tipos de árvores

Sabendo que cada espécie possui uma época própria de floração e frutificação, variar as espécies em seu pomar é algo muito importante, pois isso fará com que seu pomar tenha frutas diferentes e durante boa parte do ano. Mas, além disso, essa variação proporciona às suas árvores o período de polinização mais eficiente, e também contribui com a decomposição da variedade de nutrientes no solo.

Mantenha uma quantidade adequada de espaço entre as árvores

Outro fator importante durante o plantio do pomar é o layout entre as árvores. Durante o preparo do layout, organize o posicionamento das árvores como um xadrez rotacionado em 45° em relação ao percurso do sol durante o dia, isso permitirá maior incidência de luz sobre suas árvores.

Para isso é fundamental considerar o tamanho de cada uma das árvores quando estiver em fase adulta, só assim será possível dar espaço suficiente para que as raízes se desenvolvam sem que uma atrapalhe o desenvolvimento da outra, além de que isso é importante para elas serem posicionadas de forma que a luz toque no solo e futuras mudas possam crescer nos anos seguintes.

Profundidade do solo

A profundidade do solo das frutíferas é muito importante para suas raízes crescerem adequadamente, se o pomar for cultivado em solo raso suas raízes não terão sustentação e as árvores ficarão suscetíveis a qualquer vento e, até mesmo, apenas o seu peso poderá ser suficiente para derrubá-las. O ideal é que o solo tenha pelo menos 1 metro de profundidade antes de atingir pedras e rochas sólidas.

Como fazer suas próprias mudas

plantio por estaquida de pomar

Estaquia e Alporquia são algumas das principais técnicas de proliferação de frutíferas. Entenda como funciona cada uma dessas técnicas e como isso pode acelerar a criação do seu pomar. Confira!

Muda por estaquia

Criar mudas por estaquia é o mais conhecido e usual método de proliferação, principalmente em arbustos e floríferas, mas também é um método muito usual para frutíferas. Esse método permite a criação de diversas mudas a partir de uma única matriz, além de ser muito eficiente, rápido e econômico.

Ele consiste, basicamente, em retirar um ramo saudável da árvore cobiçada, prepará-lo de modo que o calor, o frio, o vento e outros fatores não interfiram no seu desenvolvimento, e assim replantá-lo em solo preparado, bem nutrido e com boa drenagem, de forma que com o devido cuidado gere uma nova raiz e assim crescer uma nova árvore.

Muda por alporquia

Diferente da estaquia, a técnica de alporquia consiste em preparar um ramo para que ele, ainda fixado a árvore matriz, crie raiz e então possa ser destacado para o ser plantado no pomar. Essa técnica é essencialmente boa para quem busca por árvores de menor porte.

Essa técnica é realizada descascando o entorno da base de um ramo saudável, isso interrompe o fluxo da seiva que passa a se acumular na base cortada. Com a aplicação de musgo úmido e enraizador a seiva passa a criar a raiz própria do ramo, quando isso acontece o ramo deve ser destacado e plantado no pomar.

Tipos de pomar

pomar de maçã cidreira

Os pomares podem ser cultivados de diversas formas diferentes, em vasos no quintal de uma casa, ou em muitos hectares de terras dos grandes agricultores, podem ter seu cultivo totalmente orgânico, ou até mesmo com o uso de produtos para proteger e impulsionar o seu desenvolvimento. Conheça a seguir os tipos de pomar e suas características.

Pomar caseiro

O pomar caseiro tem por finalidade o suprir o consumo familiar e posteriormente vender o excedente das frutas no varejo. O cultivo das frutíferas costumam ser realizados em pequenos terrenos, sítios e chácaras ou até mesmo no quintal de casa. Existem duas vertentes que distingue os pomares caseiros.

A primeira é conhecida como pomar doméstico, consiste no cultivo de frutífera para o consumo familiar. A segunda vertente é posterior a primeira, quando o agricultor familiar deseja obter lucro comercializando as frutas excedentes, nota-se que ele ainda possui pouca produção quando comparado aos pomares comerciais e o contrário acontece se comparar aos pomares domésticos.

Pomar doméstico

O pomar doméstico é uma das vertentes do pomar caseiro, ou familiar, ambas as vertentes têm por característica o cultivo das frutíferas com pouca mão-de-obra, geralmente entre a própria família, e pouco terreno destinado ao plantio. Todavia, o pomar doméstico se distingue pelo seu cultivo ser quase que exclusivamente para o consumo próprio da família.

Alguns agricultores que possuem esse tipo de pomar chegam a comercializar as poucas frutas que excedem o seu consumo, essas frutas são geralmente encontradas em pequenas barracas a beira da estrada, pequenas feiras e eventos.

Pomar delivery

Com o crescente uso da internet e novas formas de fazer negócios, muitos comerciantes têm se adaptado e encontrado novos meios para alcançar clientes que antes não tinha acesso. O pomar delivery se tornou popular entre os pequenos produtores, pois eles conseguem alcançar cada vez mais clientes com o comércio de frutas principalmente pela internet, mas também por encomendas via telefone.

Pomar comercial

O Pomar comercial consiste em um terreno amplo onde são cultivadas diversas árvores com a finalidade de comercialização de seus frutos, comumente cada pomar é separado de acordo com uma única espécie frutífera e ocupam muitos hectares de zona de plantio, mas também podem ocupar pequenos terrenos, em sítios e chácaras, de pequenos comerciantes e ter muitas espécies.

Os pomares comerciais demandam planejamento e preparo, levando até 2 anos para determinar o local ideal para o cultivo, preparo do terreno, definição do layout, posicionamento de cada árvore, além de outros fatores que visam dar mais eficiência e produtividade ao pomar.

Pomar orgânico

O pomar orgânico é definido pela sua forma de cultivo, evitando o uso de inseticidas, agrotóxico e outros produtos que proporcionam o desenvolvimento artificial, esse tipo de pomar pode ser caseiro, doméstico, ou ainda, comercial. Sua finalidade é produzir frutas frescas livres de produtos químicos, com sabores mais apurados, naturais e com maior valor energético e vitamínico.

As frutas orgânicas se destacam por seus sabores apurados e suculência, porém, elas são consideravelmente mais caras que as demais frutas, isso se dá principalmente pelo custo e tempo mais elevados entre uma colheita e outra. Todavia, com a crescente procura por produtos orgânicos nos últimos anos esse tipo de pomar tem ganhado cada vez mais espaço.

Pomares da agricultura moderna

O crescimento tecnológico e as pesquisas, principalmente relacionadas a agricultura, proporcionam o aumento significativo da produção e eficiência das grandes plantações e colheitas, barateando o preço de muitos alimentos e assim facilitando o acesso de muitas famílias, principalmente á baixo da linha da pobreza, à alimentação.

Os pomares da agricultura moderna são aqueles em que o agricultor procura pelos melhores insumos, máquinas, ferramentas e métodos para dar eficiência ao seu pomar sem perder a qualidade. Essa é uma realidade que ainda passa longe do pequeno agricultor.

Pomar urbano

Com a busca por produtos orgânicos, e pela cultura de plantar seu próprio alimento, o pomar urbano tem se tornado mais comum. Desde o cultivo no quintal das casas até empreendimentos se classificando como “garden apartment”, apartamento jardim, onde uma área é destinada ao plantio e cultivo dos próprios moradores, alguns com áreas exclusivas em suas varandas e outros com área compartilhada pelo edifício.

Pomar de frutas

O pomar de frutas é formado apenas por árvores, frutíferas, isto é, distinguindo as frutas, como maçã, pera, abacate, manga, etc. dos demais frutos. Esses pomares são inclusive recomendados por serviços rurais como alternativa econômica e de fornecimento de alimento para pequenos agricultores. Alguns dos mais comuns no Brasil são os pomares de: manga, mamão, limões, maracujá, bananas, caqui, uva, pera e maçã.

Pomar de nozes

Pomares de nozes são aqueles em que suas árvores produzem frutos como: nozes, castanhas, caju, cacau, pinhões, etc. O cultivo desse tipo de pomar dificilmente é feito por pequenos agricultores, sendo que o de frutas proporciona uma alternativa melhor para eles. O pomar de nozes é geralmente cultivado em grandes áreas e por grandes agricultores.

Pomar de sementes

Diferentes dos pomares de frutas e de nozes, o de sementes não tem por finalidade o consumo ou comércio de seus frutos, mas sim de suas sementes são distribuídas para comerciantes que as vendem em pequenos pacotes ou para instalações agrícolas que as transformam em farinhas, rações e outros produtos para então serem levadas ao grande público.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de pomares

Neste artigo apresentamos informações gerais, tipos e dicas de como cuidar de pomares, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Monte um pomar e cultive suas próprias frutas!

mãe e filho colhendo frutas do pomar

Agora que você já sabe que pomar é uma área destinada ao cultivo de árvores frutíferas e os variados tipos que existem, fica mais fácil de saber por onde começar a pôr a mão na massa. Você pode começar pequeno, em sua chácara, sítio, no quintal da sua casa ou ainda na varanda do seu apartamento, lembre-se de escolher as frutas adequadas para de acordo com o clima da sua região.

Não se esqueça de preparar bem o solo, o layout da área de plantio e de proteger bem essa região. Se ainda tiver dúvidas, lembre-se que você sempre poderá voltar nesse artigo para conferir algo que tenha esquecido. Então, monte seu pomar, cuide bem dele e cultive suas próprias frutas, só não esquece de mandar algumas para mim.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos