Flor agapanto: conheça seus tipos como silver baby, tornado e mais!

Flor agapanto: conheça seus tipos como silver baby, tornado e mais!

A flor agapanto é bastante cultivada no Brasil. Saiba mais sobre suas características e como plantá-la.


Você conhece a flor agapanto?

ramo de agapanto

As flores do gênero Agapanthus são originárias da África do Sul, mas podem ser encontradas em vários lugares do mundo. Seu cultivo no Brasil é bem comum, tanto nas ruas quanto em jardins domésticos.

Os agapantos tendem a florescer entre o final da primavera e durante o verão. Eles existem em vários tipos, tamanhos e cores diferentes. Seu cultivo não é trabalhoso e, além disso, eles podem deixar o seu jardim muito mais bonito.

O nome Agapanto deriva da junção entre as palavras ágape e ánthos. Ágape significa amor, já ánthos significa planta. Assim, o Agapanto é conhecido como a flor do amor. Sua espécie se divide em cores como o azul, branco, lilás e roxo.

Além de belas, as flores da espécie agapanto também exalam um perfume muito agradável. Deixá-las em seu jardim pode trazer um charme extra ao ambiente. Saiba mais sobre o cultivo do Agapanto e seus tipos.

Informações básicas de Agapanto

close up de agapanto no carvalho


Nome CientíficoAgapanthus africanus
Outros nomesLírio-do-nilo, lírio africano, flor do nilo
OrigemÁfrica do Sul
Porte1 metro (agapanto anão: 30 a 60 cm)
Ciclo de vidaPerene
Floração

Primavera/Verão

ClimaSubtropical


O agapanto é uma flor de clima subtropical, o que facilita seu cultivo em regiões brasileiras. Seu porte e beleza fazem dessa planta um excelente adorno para a área externa de sua casa. A seguir, confira curiosidades e dicas para o cultivo do agapanto.

Como cuidar de agapanto

equipamento de jardinagem para agapanto

Cuidar de um agapanto pode ser muito mais simples do que parece. Solo de boa qualidade, clima e luz adequada podem fazer toda a diferença para ter uma planta muito mais bonita em sua casa.

Veja dicas impostantes para o cultivo do agapanto logo abaixo.

Qual solo usar para agapanto

O solo do agapanto deve estar bem drenado e rico em matéria orgânica. Para manter a planta sempre bonita, vale usar adubo de boa qualidade e complementar a terra, caso queira, com casca de ovos, de legumes e um pouco de borra de café, ingredientes que contribuem para o desenvolvimento da flor.

Além disso, o solo deve ser bem drenado e estar sempre fértil. Caso o plantio de seu agapanto seja feito em vasos, é importante que a água escoe com bastante facilidade, já que esse escoamento evita que o solo da planta fique encharcado – o que pode atrapalhar muito seu desenvolvimento.

Melhor clima para agapanto

As plantas agapanto preferem clima quente, já que têm origem na África do Sul e são de clima subtropical. Temperaturas acima dos 18ºC são ideais para esse tipo de planta.

Isso não quer dizer, porém, que o agapanto não aguenta temperaturas mais frias, já que as plantas dessa espécie tendem ser bastante tolerantes ao frio. Temperaturas demasiadamente baixas por períodos mais longos do que o normal, mesmo assim, podem prejudicá-las.

É também importante retirar a planta de ambientes demasiadamente quentes. Embora a tolerância do agapanto para altas temperaturas seja grande, é sempre bom evitar excessos.

A luz solar para agapanto

O agapanto precisa de luz solar direta durante o seu desenvolvimento. É importante deixar as flores sob o Sol por algumas horas, todos os dias. Se possível, prefira horas nas quais a luz do Sol está mais fraca. O Sol do meio dia, devido aos índices mais altos de raios UV, pode prejudicar a planta.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a quantidade de Sol suficiente para o seu Agapanto, verifique as folhas: se elas estiverem amareladas, é sinal de que estão recebendo Sol demais. Não se esqueça de manter a frequência correta de rega para que ela se mantenha forte.

Irrigação para agapanto

A irrigação do agapanto deve ser frequente. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca deve ser irrigado em excesso - ou seja, não pode ficar encharcado.

É importante manter a irrigação do agapanto sobretudo ao longo do desenvolvimento da planta. Uma vez que ela já tiver se desenvolvido, é possível ficar alguns dias sem regá-la, porém esporadicamente.

O ideal para saber quando regar a sua planta é verificar se a terra está seca. Caso esteja, está na hora de regar. A frequência ideal de rega é de 2x a 3x por semana.

Como é a reprodução de agapanto

A reprodução do agapanto se dá através da divisão de rizomas, sendo assexuada. Isso pode facilitar a propagação de bactérias e vírus.

Por isso, é importante ficar de olho no agapanto. Caso você perceba que alguma flor ou folha está contaminada por alguma bactéria ou vírus (o que é possível notar por seu aspecto), retire-a imediatamente do vaso, antes que ela se reproduza e aumente o problema. Esse problema pode ser resolvido com manutenção e cuidado constantes.

As flores do gênero agapanto dificilmente são infectadas por pragas, mas não se pode dizer o mesmo de doenças bacterianas e virais. Por isso, manter certa distância entre as mudas é sempre uma boa opção.

Floração de agapanto

A floração do agapanto acontece na primavera e, em alguns casos, no início do verão. A quantidade de flores depende da indução floral, que ocorre durante o inverno. Isso faz com que o agapanto não floresça sempre.

Por isso, é interessante manter os cuidados ao longo de todo o ano para que o seu florescimento na primavera se dê de forma correta. Manter a planta bem nutrida e regada é ideal para garantir o seu crescimento adequado.

Lembre-se: o agapanto é uma flor de clima subtropical, o que significa que ela é resistente tanto a temperaturas mais baixas quanto mais altas. Os cuidados devem ser mantidos mesmo no inverno, que é quando a planta se prepara para a floração.

Os tipos de agapanto

Existem vários tipos diferentes de agapanto. A principal diferença entre eles está nas cores e no tamanho de alguns deles. A seguir, veja detalhes sobre elas e escolha a melhor de acordo com suas preferências e gosto.

Agapanto Golden Drop

Agapanto Golden Drop

Ao contrário do que pode parecer pelo nome, o Agapanto "Golden Drop" não é amarelo, mas sim lilás bem claro.

Algumas versões menores dessa planta (as anãs) alcançam cerca de 20 cm de altura. Esse tipo de agapanto cresce muito bem quando exposto à fraca luz solar da manhã, e também se adapta à meia sombra.

O Golden Drop é um dos agapantos mais conhecidos, e seu cultivo não se diferencia dos demais tipos dessa mesma espécie.

Agapanto Arctic Star

Agapanto Arctic Star

O Agapanto "Arctic Star" ou "lírio africano" tem flores brancas cuja forma se assemelha a de um trompete. Esse tipo de agapanto costuma crescer melhor quando é mantido em meia sombra. Ele sobrevive muito bem a temperaturas frias, ainda mais do que os outros tipos da mesma espécie.

O cultivo desse agapanto é tão fácil quanto o dos demais. Suas flores brancas se destacam em meio à folhagem verde escura, o que pode contribuir para a aparência da área externa de sua casa. Vale lembrar, porém, que devido à alta quantidade de néctar e pólen em suas flores, o agapanto atrai abelhas e borboletas.

Agapanto Brilliant Blue

Agapanto Brilliant Blue

Esse é um dos agapantos mais bonitos de se cultivar - e faz bastante jus ao nome. Com flores em tom azul royal bem brilhante, o Agapanto "Brilliant Blue" se destaca em qualquer jardim.

A germinação desse tipo de agapanto leva entre 20 e 30 dias. É possível cultivar essa planta a qualquer momento do ano, independentemente da estação. No entanto, sua floração também costuma acontecer na primavera.

Para plantar seu agapanto, prefira um vaso maior. Vasos muito pequenos podem não permitir o distanciamento adequado entre os bulbos, atrapalhando o crescimento da flor.

Agapanto Hoyland Chelsea Blue

agapanto Hoyland Chelsea Blue

Esse agapanto exibe uma cor intermediária entre o Brilliant Blue e o Golden Drop. Com flores cujo formato também se assemelha a um trompete (característica essencial de qualquer agapanto) e com fácil cultivo, ele também é um dos tipos mais vendidos.

Assim como os demais agapantos, o Hoyland Chelsea Blue se desenvolve bem em ambientes onde pode ser exposto à luz solar. Seu porte alcança até 80 cm e ele também costuma atrair muitas abelhas, já que tem flores ricas em pólen e néctar.

Agapanto Little Dutch White

Agapanto Little Dutch White

O agapanto branco - ou Agapanto Little Dutch White - tem um aspecto muito bonito. O tamanho máximo desse tipo chega a 70 cm, e se espalha em uma extensão de 50 cm.

É possível que o Agapanto Little Dutch White também tenha alguns detalhes azuis, embora eles sejam mais raros e as flores sejam majoritariamente brancas. Diferente dos demais tipos, essa planta pode ser conservada dentro de casa durante o outono - e também floresce melhor quando protegida do frio em excesso.

Agapanto Margaret

O Agapanto Margaret exibe flores roxas com alguns detalhes mais claros: é como se as pétalas recebessem "pinceladas" em tons de lilás e branco. Esse aspecto, sem dúvida, deixa as flores muito bonitas e as transforma em grandes candidatas para embelezar o jardim ou quintal de sua casa.

Esse tipo de agapanto alcança os 80 cm em seu tamanho máximo. Assim como os outros, o agapanto Margaret também pode ser exposto ao Sol, principalmente o da manhã. Evite deixar essa planta na sombra total. A rega, assim como dos outros tipos, deve ser frequente, mas sem deixar a terra muito molhada.

Agapanto Midnight Dream

Agapanto Midnight Dream

O Agapanto Midnight Dream é o mais diferente de todos os outros. Com flores menores, ele exibe um tom profundo de roxo.

A altura do Midnight Dream não muda em comparação aos demais: seu máximo chega a 70 cm. Assim como o Little Dutch White, ele pode ser mantido em casa durante o outono. Suas flores são ricas em pólen e néctar, o que ajuda a atrair abelhas. A regra em comum vale para todos os tipos de agapanto: Sol faz muito bem.

Agapanto Midnight Star

Agapanto Midnight Star

O Agapanto Midnight Star se parece muito com o Midnight Dream, sendo difícil distinguir entre ambos. A única diferença é que esse tipo pode chegar a 1m de altura quando já desenvolvido.

As suas flores costumam crescer durante o início do verão. Ele deve ser exposto ao Sol para que se desenvolva corretamente e costuma ser uma boa opção para quem tem um jardim em casa. Assim como os demais agapantos, ele costuma não ser contaminado por pragas, mas doenças por bactérias e vírus podem ocorrer.

Agapanto Silver Baby

O Agapanto Silver Baby exibe flores em tons de azul claro e branco. Ele chega a, no máximo, 60 cm de altura. Esse agapanto é um dos mais delicados - e seus tons claros deixam qualquer jardim mais bonito.

O Silver Baby também é uma espécie de agapanto que atrai boas quantidades de abelhas, já que tem muito néctar e pólen. Além disso, sua terra precisa estar sempre úmida para que o desenvolvimento e a floração ocorram de maneira correta.

Agapanto Tornado

Agapanto Tornado

O Agapanto Tornado é menor do que os demais, chegando a 40 cm de altura. Suas flores crescem em um tom escuro de azul, quase roxo. Sua folhagem costuma ser perene, mas pode ser semi-perene dependendo das condições de manutenção.

Não há necessidade de remover os caules caso algumas flores do Agapanto Tornado fiquem murchas - o que pode acontecer com todos os tipos dessa espécie. Se alguma flor murchar, se atente à frequência de irrigação e, se necessário, mude o seu agapanto de lugar.

Aproveite as dicas e cultive a flor Agapanto!

agapanto roxo contra o ceu azul

Agora que você já conhece alguns tipos de agapanto e já sabe quais são as melhores condições para o seu cultivo, já pode plantar a sua. Existem pouquíssimas variações nos cuidados de cada subtipo da mesma espécie. Assim, garantindo a irrigação correta e dando ao agapanto a luz que ele precisa, ele com certeza irá se desenvolver bem.

Você pode plantar várias mudas de diversos tipos de agapanto, o que irá deixar o seu jardim ou a área externa de sua casa muito mais colorida. Vale a pena aproveitar essas dicas para trazer mais vida à sua casa! Prefira sempre manter certa distância entre as mudas caso elas sejam plantadas em um solo comum.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos