Livrarias em SP: descubra as melhores e imperdíveis para se conhecer!

Livrarias em SP: descubra as melhores e imperdíveis para se conhecer!

Neste artigo apresentamos as melhores e principais livrarias espalhadas pela cidade de São Paulo para que você possa conhecer e visitar. Confira agora!


Saiba mais sobre as melhores livrarias de SP!

A cidade de São Paulo é a maior metrópole do país e não é à toa que possuí uma ampla variedade turística, para os mais diversos gostos e estilos de pessoas. Com isso, não ia ser diferente para os amantes dos livros.

Na capital podemos encontrar uma boa variedade de livrarias, das mais diferentes às mais tradicionais, e com espaços aconchegantes para você apreciar tranquilamente sua leitura sem preocupações.

Então caso você seja um leitor que mora na cidade, mas ainda conhece poucos lugares onde você possa encontrar aquele livro específico, ou está simplesmente “turistando” por aí: apresentamos nesse artigo as melhores livrarias, que você pode visitar na cidade de São Paulo!

As melhores livrarias de SP

Na cidade é possível encontrar mais livrarias do que você pode imaginar, o impossível será não escolher algumas para conhecer agora mesmo! Este artigo é um prato cheio para quem quer se adentrar no mundo dos livros, ou para os leitores ávidos de todo o estado, que buscam conhecer mais lugares inusitados para ler e comprar livros. Confira:

Zaccara

Indivíduos escolhendo livros no mostruário da loja.

A Livraria Zaccara possuí este nome devido ao seu fundador, Cris Zacarra, que a criou em 1982. Ela é uma livraria bastante popular, situada na região de Perdizes. A princípio era apenas uma loja de discos, mas ao passar dos anos foi se popularizando e ampliando os horizontes, hoje também é possível encontrar um acervo bem diverso de livros e CD’s, novos e usados.

Eles contam com um espaço bem diverso e acolhedor, com apresentações musicais, teatrais e lançamento de livros. A livraria também administra um clube de leitura mensal, aberto para qualquer leitor que queira participar.


Horário de funcionamentoDas 10h às 19h
Telefone(11) 3384-0908
EndereçoR. Cardoso de Almeida, 1356 - Perdizes, SP
Link do site

https://livrariazaccara.com


Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Caso você more em São Paulo e nunca tenha visitado esta livraria, definitivamente você está perdendo seu tempo. Isso por que a Livraria Cultura do Conjunto Nacional é uma das livrarias mais tradicionais da cidade, o espaço é amplo e dispõe de milhares de livros, atendendo a todos os gostos.

Além do térreo, a livraria possuí mais um mezanino repleto de livros e espaços para leitura. Todo o local é bastante chamativo, além de dispor de um espaço interno para apresentações. A facilidade de chegar é um diferencial, pois essa unidade da Livraria Cultura se situa no centro de São Paulo (mais especificamente próximo a Avenida Paulista) ou seja, você terá diversas opções de locomoção.


Horário de funcionamentoDas 9h às 21h
Telefone(11) 3170-4033
EndereçoAv. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo - SP
Link do site

https://www3.livrariacultura.com.br


Banca Tatuí e Sala Tatuí

A Banca Tatuí é literalmente uma banca de livros, eles costumam calcar seu catálogo em projetos autorais e independentes de todos os lugares do Brasil. Fundada pela editora Lote 42 em 2014, eles também disponibilizam todo catálogo de livros para venda online através do próprio site.

Na Banca você encontrará títulos que dificilmente achará por meios convencionais. É muito interessante para conhecer trabalhos novos e expandir seu conhecimento, e assim, sair um pouco da zona de conforto.

Devido ao surto do novo coronavírus eles expandiram o acervo para a Sala Tatuí. Atualmente está aberta à visitação, mas funciona apenas com hora marcada. Eles possuem a intenção de transformar o local em um lugar cultural, com apresentação de cursos, exposições, palestras, cine clubes, e muito mais.


Horário de funcionamentoFechado temporariamente
Telefone(11) 98873-4555
EndereçoRua Barão de Tatuí, 275 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Link do site

https://www.bancatatui.com.br


Livraria Francesa

Caso você esteja à procura de livros importados, a Livraria Francesa é o lugar certo! Lá você encontrará romances, livros didáticos, acadêmicos e quadrinhos; todo acervo focado na língua francesa. É o lugar perfeito para estudantes, professores da língua ou entusiastas encontrarem refúgio em livros raros trazidos diretamente da cidade do croissant.

A Livraria Francesa foi fundada um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, há mais de 70 anos atrás. Hoje possui algumas unidades espalhadas por São Paulo: na Faria Lima e no Jardim Paulista; mas devido a pandemia a única que está funcionando normalmente é a unidade situada em Indianópolis.


Horário de funcionamentoDas 9h30 às 17h30
Telefone(11) 2667-0342
EndereçoAv. Indianópolis, 1697 - Indianópolis, São Paulo - SP
Link do site

https://www.livrariafrancesa.com.br


Blooks

Fundada pela escritora Heloisa Buarque de Hollanda e Elisa Ventura, a Blooks é uma livraria de origem carioca, mas que recentemente ganhou sua unidade em São Paulo em 2013. O local funciona como um espaço bastante tradicional para os leitores.

A livraria possuí uma diversidade editorial de lançamentos, além de dispor também de uma boa variedade de CDs e DVDs na loja. Internamente existe um espaço disponibilizado para pequenas apresentações, palestras e bate-papos. Atualmente a livraria está localizada no Shopping Frei Caneca.


Horário de funcionamentoDas 9h às 21h
Telefone(11) 3170-4033
EndereçoAv. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo - SP
Link do site

https://www.blooks.com.br


NoveSete

Em funcionamento desde 2007, a Livraria NoveSete é especializada em livros infantis e infantojuvenis. Eles possuem um espaço esteticamente lúdico, perfeito aos olhos da criançada. O lugar é repleto de artefatos e estátuas que são distribuídas por toda a livraria, além de dispor de alguns cantos feitos especialmente para os pequenos lerem.

A livraria toda, do acervo a estética, é focada na formação e na educação das crianças. Então caso você queira despertar o gosto pela leitura em seu filho ou filha, visite a NoveSete que certamente eles irão adorar!


Horário de funcionamentoDas 9h30 às 18h30
Telefone(11) 5573-7889
EndereçoR. França Pinto, 97 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Link de site

https://www.livrarianovesete.com.br


Fonomag

Para a galera que adora um mangá ou e é aficionado pela cultura japonesa, na Livraria Fonomag você encontrará basicamente tudo voltado a cultura oriental. No catálogo eles possuem livros importados diretamente do Japão com temas bastante variados, como artbooks, dicionários, livros gastronômicos ou literários.

Também é possível encontrar revistas japonesas específicas e algumas publicações nacionais. O lugar como um todo é bastante amplo e variado, certeza que você encontrará aquela edição que tanto deseja, mas que está esgotado a muito tempo.


Horário de funcionamentoDas 9h às 17h
Telefone (11) 3104-3329
EndereçoR. da Glória, 299 - Liberdade, São Paulo - SP
Link do site

https://www.fonomag.com.br


Livraria da Vila – Vila Madalena

Situada na Vila Madalena, a Livraria da Vila também possuí muitas unidades espalhada por todo o estado. Com uma tradição duradoura de 36 anos, eles disponibilizam uma variedade ampla de lançamentos, que vão da literatura contemporânea a literatura clássica. O lugar é bem grande e diverso, perfeito pra ficar lendo por horas sem preocupações, então garanta seu livro e se acomode.

Além de tudo, no site da livraria é possível encontrar muitos jogos de tabuleiro, livros importados e alguns artigos de papelaria. Afinal todo leitor gostar de canetas, post-its, blocos e agendas para marcar e escrever suas passagens favoritas.


Horário de funcionamentoDas 10h às 20h
Telefone (11) 3814-5811
EndereçoR. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo - SP
Link do site

https://www.livrariadavila.com.br


Livraria Martins Fontes

Se você estiver passeando pela Avenida Paulista em busca de um refúgio literário, a Livraria Martins Fontes pode estar mais perto do que você imagina. Situada próxima ao metrô Brigadeiro, ela se tornou a parada necessária do leitor paulistano. A variedade é ampla, você encontrará lançamentos fresquinhos, clássicos, infantojuvenis, didáticos, quadrinhos e muito mais.

A Martins Fontes também possuí sua própria editora (a WMF Martins fontes) com publicações bastante plurais, que vão de livros de fantasia e quadrinhos infantis a livros de filosofia e arte clássica. Eventualmente eles promovem descontos atrativos em livros selecionados de diversas editoras, tanto na loja física quanto na loja virtual, então é sempre bom conferir.


Horário de funcionamentoDas 9h às 18h
Telefone(11) 2167-9900
EndereçoRua Prof. Laerte Ramos de Carvalho, 133 – Bela Vista – SP
Link de site

https://www.martinsfontespaulista.com.br


Casa Plana

A Casa Plana, além de servir como livraria, é também um espaço para exercitar a criatividade e o pensamento. Isso por que o espaço foi criado na intenção de promover diversas atividades focadas no ramo editorial e das publicações independentes. Eles oferecem inúmeros cursos e oficinas aos visitantes, que são ministrados no local por renomados especialistas do gênero.

O local é bem confortável, dispõe de um rico acervo de publicações independentes, ateliê para criações, um aconchegante café e um amplo espaço onde são realizados os cursos. É o lugar de encontro entre leitores, escritores, artistas e pessoas do meio editorial como um todo. Vale a pena visitar e dar uma olhada na agenda de cursos.


Horário de funcionamentoDas 14h às 20h
Telefone(11) 3032-2057
EndereçoR. Pirineus, 86 - Campos Elíseos, São Paulo - SP
Link do site

https://www.casaplana.org


Livraria do Alto

Mulher escolhendo um livro na loja.

A Livraria do Alto é uma das livrarias/bancas mais antigas e tradicionais da cidade São Paulo, considerada por muitos uma lenda. Conhecida na década de 70 como Banca Cidade Jardim, ganhou renome por sempre oferecer livros, revistas e jornais de qualidade ao povo paulistano. É um espaço que resistiu ao tempo e persiste em continuar disseminando cultura e informação.


Horário de funcionamentoDas 8h30 às 17h30
Telefone(11) 2366-3433
EndereçoPraça Deputado Dario de Barros, 15 - Cidade Jardim - SP
Link do site

http://www.livrariadoalto.com.br



Livraria da Vila – JK Iguatemi

Mulher sentada no banco, apreciando a leitura.

Assim como a unidade da Vila Madalena, a Livraria da Vila localizada dentro do Shopping JK Iguatemi também é digna de observação, o espaço é interessante e bastante amplo. As estantes são dispostas como uma espécie de labirinto deslumbrante, e os locais de leitura também são bastante agradáveis, com acentos acolchoados e almofadas que garantirão uma boa experiência e um mergulho intenso nos livros.

Não é à toa que no ano de 2012, a livraria ganhou o prêmio “O Melhor de São Paulo” pela revista Época. Além de tudo a Livraria da Vila promove um projeto social chamado “Leitura Alimenta”, que visa distribuir cestas básicas com livros inclusos a famílias necessitadas de todo país, você pode depositar aquele livro que já perdeu interesse em qualquer unidade próxima.


Horário de funcionamentoDas 10h às 22h
Telefone(11) 5180-4790
EndereçoAv. Juscelino Kubitschek, 2041 Loja 335/336 - Piso 2 - Itaim Bibi, SP
Link do site

https://www.livrariadavila.com.br


Suburbano Convicto

Fundada por Alexandre Buzo, um dos maiores escritores de Literatura Marginal (gênero que procura retratar a realidade de quem reside nas periferias) do Brasil, a Livraria Suburbano Convicto possuí uma longa jornada e uma importante função social em disseminar cultura e literatura para as regiões que não têm tanto acesso a estes materiais.

Além de diversos livros relevantes, que vão da poesia ao romance, escritos por autores negros e periféricos, Buzo também promove o Sarau Suburbano Convicto. A livraria recebe pessoas de diversos lugares da capital, que podem contribuir com o evento recitando e propagando sua arte. Devido a pandemia a livraria se encontra fechada, mas segue vendendo os livros virtualmente. O Sarau Suburbano segue ocorrendo semanalmente.


Horário de funcionamentoFechado temporariamente
Telefone(11) 2569-9151
EndereçoR. Treze de Maio, 70 - 2° Andar - Bela Vista, São Paulo - SP
Link do site

http://livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com


Taperá

A Livraria Tapera Taperá é uma livraria independente, um pequeno espaço localizado na Galeria Metrópole. Eles possuem um acervo de mais de 2.000 livros para compra, além 3.000 títulos disponíveis para empréstimo gratuito.

Os idealizadores também promovem diversos eventos no local, como: debates, exibições de filmes, lançamentos de livros, homenagens, exposições, entre outras atividades. A livraria ainda disponibiliza diversos cursos interessantes sobre literatura, arte e pensamento crítico. Dê uma olhada no site e visite quando puder!


Horário de funcionamentoDas 10h às 20h
Telefone(11) 3151-3797
EndereçoAv. São Luís, 187 - 2º andar, loja 29 - República, São Paulo - SP
Link do site

https://taperatapera.com.br


Patuscada Livraria

A Patuscada Livraria é um lugar bastante inusitado onde os leitores, além de se renderem a um bom livro, podem pedir uma cerveja geladinha, ou se preferirem algo mais casual: um simples cafezinho.

É um lugar receptivo e bastante adequado para se visitar com os amigos, beber e decidir se Capitu realmente traiu Bentinho. O Bar-livraria proporciona visibilidade a autores e editoras independentes e é um ponto bastante conhecido e requisitado entre os paulistanos.


Horário de funcionamentoDas 8h às 22h
Telefone(11) 96548-0190
EndereçoR. Luís Murat, 40 - Pinheiros, São Paulo - SP
Link do site

https://pt-br.facebook.com/livrariapatuscada


Livraria da Tarde

A fundadora Monica Carvalho sempre foi uma leitora voraz desde a infância e sempre carregou consigo o sonho de um dia abrir sua livraria. Hoje o sonho é uma realidade, a Livraria da Tarde é uma das mais bonitas da região, a fachada convidativa e a iluminação do lugar o transformam em um ambiente bastante agradável.

A intenção, segundo Monica, é reunir leitores de todas as partes, para que todos possam semear a cultura e dialogar abertamente sobre livros. Para isso, ela também criou um clube de leitura e promove rodas de conversa e lançamentos literários. Além de tudo, se bater aquela fome, eles possuem uma cafeteria bastante conhecida pelos doces e pelos salgados.


Horário de funcionamentoDas 11h às 19h
Telefone(11) 96383-1939
EndereçoR. Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros, São Paulo - SP
Link do site

https://www.livrariadatarde.com.br


Livraria da Travessa

A Livraria da Travessa é uma das maiores e mais importantes livrarias do Brasil. É a livraria oficial da FLIP (um dos eventos literários mais importantes da América Latina). Existem diversas unidades distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo em Lisboa, Portugal.

Independente do lugar, é uma livraria que presa muito pelo físico e pelo visual, todas as lojas são bastante amplas e atrativas, oferecendo uma experiência única ao leitor. O catálogo é diversamente extenso, composto por livros nacionais e estrangeiro de todas as categorias.


Horário de funcionamentoDas 10h às 20h
Telefone(11) 4550-9501
EndereçoR. dos Pinheiros, 513 - Pinheiros, São Paulo - SP
Link do site

https://www.travessa.com.br


Não perca nenhuma dessas livrarias quando vier para São Paulo!

Homem no caixa comprando livros em uma livraria.

Agora que conhece as principais livrarias da cidade da garoa, você pode escolher as que mais te chamaram a atenção e visita-las. Elas atendem a todo tipo de leitor, dos mais arrojados aos mais tradicionais, o que não falta é opção!

Você pode mudar sua rotina como leitor participando ativamente como integrante dos clubes de leituras e aderindo as palestras para ampliar seu conhecimento. Além de conhecê-las, consequentemente você estará fazendo um pequeno tour, bem diverso, pela metrópole e poderá conhecer outros lugares interessantes. Afinal, São Paulo é uma caixinha de surpresas!

Autor deste artigo

Sou jornalista há 5 anos e gosto bastante de escrever sobre assuntos diversos.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo