Lantana: tipos da flor como a camara, seus cuidados e muito mais!

Lantana: tipos da flor como a camara, seus cuidados e muito mais!

Você sabia que a lantana é um arbusto ornamental também utilizado para a medicina? Veja outras curiosidades da planta aqui, seus cuidados e espécies mais comuns


Conheça a planta Lantana e suas flores delicadas!

lantana branca e rosa

A lantana é um arbusto rústica que não exige muitos cuidados. Conhecida popularmente pelo nome: cambará-de-cheiro, flor-de-mel, cambará-de-jardim, cambará-miúdo, camará, cambarazinho, camarazinho, lantana, lantana-cambará e verbena arbustiva.

Suas folhas são ovaladas opostas, ásperas ao tato e rugosas, consideradas perenes, pois permanecem verdes mesmo em época de seca, sendo assim, é um arbusto que irá colorir seu jardim o ano todo. Suas flores são muito delicadas e se desenvolvem em pequenos buquês densos e podem crescer em até 3 centímetros de comprimento.

Uma das características é a mudança de tonalidade em suas flores ao passar dos dias, florescem amarelas, ficam laranja e terminam na cor vermelha, é possível obter três tonalidades em um mesmo buquê, tornando multicoloridas. Além da sua beleza é uma atração para as borboletas e exalam um aroma levemente semelhante a malva.

Espécies de Lantana

A lantana é uma planta perene de origem na América do Sul, Central e Norte. Seu gênero é dividido em cerca de 530 espécies, as mais comuns são a lantana camará, lantana montevidensis e lantana undulada. A seguir conheceremos a característica de cada uma delas.

Lantana camara

Lantana camara

A lantana cambará, também conhecida como flor-de-mel é um arbusto com caule lenhoso, perene muito ramificado e podem chegar a crescer até 2 metros de altura, originário da América do Sul e muito presente no território brasileiro. Algumas variedades podem apresentar espinhos em seus ramos.

As inflorescências são densas e ocorre praticamente o ano todo, formam pequenos buquês com diversas cores como, brancas, amarelas, laranjas e vermelhas. Podem ser multicoloridas ou somente de uma cor. Sua principal característica é a mudança de tonalidade à medida que envelhecem.

Lantana montevidensis

Lantana montevidensis

A lantana montevidensis foi descoberta em Montevidéu, onde originou seu nome, é uma planta nativa da América do sul, suas flores apresentam coloração roxa ou amarela, portanto, a coloração das flores é invariável. Diferentemente da lantana camará, a montevidensis não apresenta o degradê de cores em seu buquê.

É um subarbusto perene, pendente, de ramos finos e flexíveis que podem chegar a medir 80 centímetros de comprimento, sendo indicada para o cultivo em locais de baixa temperatura como o sul do Brasil.

Sua formação acontece durante o verão e o inverno, podendo ser cultivada em vasos ou jardineiras.

Lantana undulata

Lantana undulata

Lantana undulata, também conhecida como lantana branca é de origem do Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil. De clima tropical, subtropical e equatorial. Suas flores possuem coloração branca e podem chegar a crescer até 1,20 m de altura.

São plantas pendentes, e podem ser plantadas em jardineiras suspensas, é também uma ótima opção para o cultivo em clima tropical quente. É de fácil cultivo, pois não necessita de muitos cuidados, aprecia solo férteis, arenoso e ricos em matéria orgânica.

Cuidados com a Lantana

equipamentos de jardinagem para cuidar de lantana

Agora que já conhecemos as principais espécies da lantana, a seguir apresentaremos como cuidar e cultivar adequadamente da planta, tipo de solo ideal, propagação e algumas doenças e pragas que podem atacar e prejudicar sua planta. Confira a seguir algumas dicas.

Solo para Lantana

Para que a planta cresça de maneira saudável é necessário preparar o solo adequado para o seu cultivo. Antes de iniciar o plantio da muda, prepare uma mistura de terra vegetal com húmus de minhoca e areia, a lantana aprecia solos arenosos com o ph levemente ácido, isso ajudará para que a planta consiga obter um potencial desenvolvimento.

Além disso o solo precisa ser rico em matéria orgânica e bem drenável, pois a planta não suporta encharcamento em suas raízes.

Clima e temperatura para a Lantana

São plantas muito resistentes a climas quentes e conseguem sobreviver a uma série de condições climáticas, porém ela não resistirá a temperaturas muito baixa, com exceção da lantana montevidensis que se adapta em regiões frias.

A lantana aprecia clima quentes e úmidas e deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra. Apesar de ser uma planta resistente a seca, é importante efetuar uma irrigação regular para manter a umidade no solo.

Iluminação para a Lantana

Uma boa iluminação é essencial para o desenvolvimento da planta, para que a lantana possua uma floração abundante é fundamental cultivar em um local que receba a luz solar pleno.

É um arbusto que necessita de muita luminosidade, portanto não há problema de a planta receber sol direto por um longo período de dias, é muito resistente ao sol e a seca. Dê preferência a locais que obtenha incidência solar e possua proteção contra ventos excessivos.

Quando plantar a Lantana

A melhor época para a plantação da lantana é no início da primavera, após o período de frio e geadas, é necessário que o solo obtenha uma boa drenagem, pois a planta não possui tolerância a solos encharcados e podem ocasionar apodrecimento em suas raízes.

O cultivo da planta pode ser diretamente no solo ou em vasos e jardineiras. A irrigação das mudas no início do plantio é essencial para garantir o sucesso de enraizamento e desenvolvimento da planta.

Adubo e fertilizantes para Lantana

Para melhorar o desenvolvimento e a produção das flores, é indicado aplicar adubo específico para flores quinzenalmente, dilua em água sempre que efetuar a rega. No início da primavera, quando chegar o período do verão, onde o clima é mais quente, poderá suspender o fornecimento dos fertilizantes. No entanto, cuidado para não aplicar o fertilizante em excesso, pois queimará as suas raízes.

O ideal para reforçar a adubação é realizar a fertilização anualmente. Poderá ser executado com adubo orgânico, como esterco bovino e farinha de ossos e ovos ou fertilizantes químicos que tenham NPK 04-14-08. Incorpore a fertilização no solo ao redor do arbusto.

Floração da Lantana

A floração da lantana começa no verão e pode se estender até o início do outono, dependendo dos cuidados empregados no cultivo da planta. Florescem praticamente o ano todo e exalam um aroma que atraem polinizadores como borboletas, abelhas e pássaros.

Após o período da floração, a lantana inicia o procedimento do crescimento de seus frutos produzindo bagas, porém seu fruto é extremamente tóxico para o consumo humano e animais domésticos.

Nos meses de verão e primavera é o período de crescimento e desenvolvimento da planta, portanto é importante realizar regas regulares. Geralmente no outono e inverno é a época de dormência e as regas deverá ser reduzida, porém isso dependerá da região e o clima onde a lantana foi plantada.

Como cultivar a Lantana em vaso

O cultivo em vasos e jardineiras é uma ótima opção para o plantio, pois a planta é considerada como invasora, sendo necessário controlar a sua propagação para que não se espalhe por áreas indesejadas.

O ideal é plantar as mudas com 10 cm de altura, as covas para o plantio precisam de 20 cm de largura por 20 cm de profundidade. Plante em terra vegetal com mistura de húmus de minhoca e areia. A irrigação das mudas deve ser realizada diariamente durante 3 semanas para que se adapte bem ao solo, após esse período regue uma vez por semana.

Propagação da Lantana

A propagação poderá ser realizada por sementes ou por estaca do ramo. A melhor época para reproduzir as mudas é no início do verão. Como mencionado anteriormente para plantar mudas por estaca, o ideal é que tenha 10 cm de altura, após o enraizamento, poderá ser transplantado para o local definitivo.

Por ser considerada uma planta invasiva, você poderá plantar em vasos que irá limitar a expansão e a sua propagação. Por outro lado, se você possui um jardim é muito interessante plantar a lantana para se destacar em seu jardim, formando um arbusto florido e colorido.

Poda da Lantana

É indicado realizar uma poda de limpeza, retirando as folhas e galhos secos, doentes ou mal formados, faça a poda no final do inverno antes de iniciar a primavera, essa é a melhor época para realizar a poda, estimulando assim o crescimento do arbusto.

Além de fortalecer a planta com a realização da poda, é possível fazer mudas com estacas dos ramos retirados com o corte dos galhos da planta.

Pragas e doenças da Lantana

Embora a lantana seja uma planta muito resistente a pragas e doenças, ela não está imune de ser contaminadas com algumas pragas como, a mosca-branca que ocasiona fungos e bactérias, o ácaro vermelho e arainha vermelha que são pragas que surgem na parte de cima das folhas com aparecimento de pequenas manchas amarelas, quando contaminadas acabam prejudicando a fotossíntese da planta diminuindo o seu desenvolvimento e crescimento.

As doenças mais comuns nas lantanas é o mildio poerento, ocorre quando a planta não recebe a luz solar suficiente. Outra doença comum é o apodrecimento das raízes, isso acontece pelo excesso de água na planta, por isso é essencial obter uma boa drenagem no solo ou no vaso.

Da mesma maneira o bolor fuginoso é uma doença que causam manchas pretas nas folhas provocada pelo ataque da mosca branca e do ácaro vermelho. O tratamento para eliminar os ataques contra pragas e doenças são realizadas com receitas caseiras ou produtos químicos específicos.

Sobre a Lantana

lantana camara vermelha

Apresentamos sobre o cultivo e cuidados necessários para obter um arbusto florido e saudável. A seguir, falaremos um pouco sobre as principais características da planta, a toxidade e aplicações da lantana em paisagismo.

Características da flor da Lantana

Existem mais de 530 espécies de lantanas, suas flores possuem diversas cores como amarela, laranja, vermelha e roxa. Uma originalidade da planta é a mudança de cor após desabrochar.

Suas flores são ricas em néctar o que tornam atrativas para abelhas, beija-flores e borboletas. Algumas espécies são invasivas e consideradas daninhas em algumas regiões da Ásia, África e Austrália, aqui no Brasil não dominam a vegetação.

Paisagismo com Lantana

Se você deseja obter um jardim colorido o ano todo, a lantana é uma ótima opção, por ser uma planta perene, é muito utilizado em paisagismo para complementar projetos arquitetônicos, pois não exigem muitos cuidados e se adaptam muito bem em ambientes externos.

A lantana é implantada em projetos paisagísticos para formar maciços que consistem na formação de “moitas” para preencher o espaço, como também é utilizado para criar cercas vivas, renques e canteiros. Através de realização de podas, é possível moldar no formato de arvoreta.

A Lantana é tóxica?

A lantana é uma planta totalmente tóxica, tantos nas folhas como em suas flores contém lantadeno A e lantadeno B, quando ingeridas, podem causar sintomas como, falta de apetite, fraquenza, náuzea, vômito, diarréia, danos no fígado e em algumas situações se ingeridas em excesso podem causar coma podendo levar a morte.

Pessoas alérgicas que possuem sensibilidade, ao contato direto com a planta pode ocasionar irritação imediata na pele ou erupções cutâneas. A ingestão das bagas é extremamente perigosa e tóxica podendo ser fatal ao ser humano. Portanto é muito importante manter distância de crianças e animais domésticos que podem acidentalmente tocar ou ingerir os seus frutos.

Quais são os usos da Lantana?

A lantana é considerada uma planta ornamental, embora há alguns anos atrás era classificada como uma espécie invasora de pastos e lavouras. Entretanto, atualmente com estudos para o melhoramento e seleção de genótipos silvestres, obteve inúmeras variedades de flores com variações de cores e tamanhos de plantas.

Além disso a planta também é utilizada para a medicina, com ação antirreumático, diurético expectorante e suas raízes como anticonvulsivo. Porém, é necessário muito cuidado ao utilizar essa planta, pois as folhas possuem óleos essenciais, compostos por fenólicos e triterpenoides, com predominância de flavonoides, com alto potencial de toxidade. O consumo das folhas e frutos da planta são tóxicas aos animais e seres humanos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua lantana

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da lantana, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive a Lantana e decore seu lar com flores coloridas!

lantana amarela e rosa

A lantana é um arbusto que encanta com a beleza e delicadeza dos frutos e flores, embora seja uma planta tóxica, é uma espécie muito utilizado em paisagismo, visto que é um arbusto perene, é aplicado para compor projetos arquitetônicos, formar maciços, cercas vivas, bordaduras e canteiros.

Além disso é uma ótima opção para cultivar em seu jardim, pois é uma planta rústica que não requer muitos cuidados, muito resistente a seca e de fácil propagação
Se você deseja obter um jardim colorido e florido o ano todo, vale apena investir na lantana, que além de serem lindas e cheio de vida é muito apreciada pelas borboletas, são muito cheirosas e exalam um aroma incrível.

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos