Já ouviu falar em flor de maio? Veja como cuidar da planta e muito mais!

Já ouviu falar em flor de maio? Veja como cuidar da planta e muito mais!

Neste artigo apresentamos dicas de cuidados, diferentes tipos de flor de maio e suas características. Confira a seguir!


Flor de maio: a planta das cores!

Flor de maio rosa

Você já ouviu falar em flor de maio? Apesar do nome que carrega, não se engane! A flor de maio é, na verdade, uma suculenta, possuindo características mais próximas da morfologia dos cactos do que de uma flor, em si. Por florescer perto do Natal no hemisfério Norte, esta planta é associada diversas vezes às festas e ao renascimento.

Neste artigo, você conhecerá os detalhes desta planta tão encantadora pelas suas formas e cores (que são diversas!). Também te apresentaremos quais os tipos de solo, adubação e todos os cuidados que devemos tomar para ter uma bela flor de maio em casa. Cuidados simples, mas que deixarão seu jardim cada vez mais alegre e exuberante.

Além de ser linda, a flor de maio possui algumas curiosidades. Sabe quais são? Confira conosco a seguir!

Flor de maio: informações básicas da planta

Planta flor de maio com muitas flores rosa claro


Nome científico

Schlumbergera truncata


Outros nomesCacto de natal, cacto de páscoa, flor-de-seda
OrigemBrasil
Porte30~60 cm de altura
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoMaio e Junho
ClimaTropical úmido


A flor de maio, cujo nome científico é Schlumbergera truncata, é um cacto nativo brasileiro, facilmente encontrado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Como o próprio nome já diz, começa a florescer em meados de Maio, às vezes no final de Abril ou no mês de Junho.

É uma planta que cresce onde há bastante umidade e calor, geralmente sob as árvores. Atinge uma altura que varia de 30 a 60 cm. É uma flor que não tem folhas, e chama muito a atenção por suas cores espetaculares.

Como cuidar e plantar a flor de maio

Como cuidar da flor de maio: mãos colocando uma muda no solo com ferramentas de jardinagem ao redor

Você já sabe como cuidar da flor de maio para que ela floresça da melhor forma possível? Veremos a seguir dicas de como plantar e cuidar desta flor tão linda, aprenda!

Solo ideal

Para cultivar esta planta desde o início, deve-se fazer as mudas da flor de maio por estaquia, ou seja, pela propagação de pequenos talos de uma planta adulta e sadia. Para isso, corte talos de 10 cm aproximadamente e prepare o solo com terra vegetal e substrato, plante os talinhos e aguarde uns dias. Depois que as mudas já estiverem "pegas", transplante-as para o local definitivo, que pode ser vasos ou canteiros.

É fundamental manter um bom esquema de drenagem e um solo rico em matéria orgânica. Comece colocando argila expandida ou carvão no fundo do vaso, em seguida cubra essa camada com um pedaço de TNT. Por último, misture uma parte de terra vegetal a uma parte do substrato e adicione uma porção de fibra de coco, que ajudará a manter o solo arejado.

Adubação

O ideal é adubar a flor de maio um mês após feito o transplante (ato de transferir a planta ou parte dela para outro vaso quando estiver bem cheia) e fazê-lo mensalmente até o final do verão. Use preferencialmente, adubos orgânicos como o esterco bovino (curtido e misturado à terra), casca de ovo seco e triturado, farinha de osso ou adubo químico.

Nunca adube durante a floração! Muitos se enganam ao adubar durante os meses de maio e junho. O correto é adubar na pré-florada, que vai de agosto a novembro. Assim, a flor de maio terá tempo de absorver todos os nutrientes necessários para a florada.

Se você busca adubos para suas flores, vejas nosso artigo sobre os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022 e escolha os melhores para suas flores.

A flor de maio gosta de sol

O ideal é que a flor de maio receba a luz do sol da manhã ou no final da tarde, já que ela ama ambientes de meia sombra. É uma planta que gosta de sol, mas não deve ficar exposta o tempo todo sob ele para não queimar suas folhas. É facilmente encontrada em tronco de árvores, galhos ou rochas na imensa natureza, justamente pelo fato de ficarem "escondidas" pelas folhas das árvores.

Vale a pena dedicar aquele espaço perto da janela ou na entrada da sua casa para exibir esta linda flor, por serem locais mais apropriados para que ela cresça saudável. Esses espaços são ideais por dosarem a quantidade de sol diariamente.

Rega

Por ser uma planta de clima tropical úmido, a flor de maio gosta de solos levemente umedecidos, nunca encharcados! O ideal é regar duas vezes na semana. Em períodos de dias muito quentes, aumente o número de regas e em dias chuvosos e mais frios, diminua a quantidade de água.

Na dúvida, sempre toque o solo com a ponta dos dedos para sentir se há necessidade de mais água ou não. Se grudar terra nos dedos, é sinal de que não tem necessidade de regar naquele dia. O excesso de água pode causar a proliferação de fungos e pragas e o apodrecimento da planta, então evite-o.

Substrato

O substrato ideal para se plantar a flor de maio é uma mistura de terra vegetal com cascas de pinus ou jacarandá, não muito ácidas. Não se esqueça de que o solo deve ser bem drenado para não acumular água e acabar matando a suculenta, ou correr o risco de gerar fungos.

Você pode adicionar também uma porção de fibra de coco, pois esta ajuda a manter o solo arejado. Preencha o vaso com esta mistura e vá acomodando a muda da flor de maio. Pressione firmemente com a ponta dos dedos, a fim de que fique bem aderida e apoiada no solo.

Dicas de propagação da flor de maio

A propagação desta planta é bem fácil e simples, e pode ser feita através de sementes ou estaquia. O caule da flor de maio é todo dividido em pedaços de caules maiores, por exemplo, com 3 ou mais "nós" têm maior probabilidade de darem certo.

Corte o local com uma tesoura ou vá mexendo de um lado para outro até que se solte no ponto desejado (este é o modo mais correto, pois a tesoura pode machucar a planta). Feito isso, passe canela em pó nas partes rompidas para evitar qualquer infecção e deixe repousar por 2 dias. Em seguida, enterre a parte inferior na terra de forma que fique em pé. Evite que as folhas fiquem desidratadas, irrigando sem exageros.

A propagação da flor de maio deve ser feita com extremo cuidado e com materiais de boa qualidade, pois um corte mal feito pode matar a sua plantinha em poucos dias. Para isso, separamos uma lista dos 10 melhores kits de jardinagem de 2021, não deixe de conferir o artigo e saiba como escolher uma boa ferramenta para a sua jardinagem!

Diferentes cores da flor de maio

Sabia que existem várias cores de flor desta plantinha? Temos desde cores naturais até cores artificiais, cujas flores podem ser tingidas, gerando cores incríveis. Vamos citá-las uma a uma, veja qual você prefere para embelezar o seu jardim!

Flor de maio vermelha

Duas flores de maio vermelhas contra céu azul

A flor de maio na tonalidade vermelha é a mais popular, e a sua beleza faz jus à sua fama! Com um tom meio alaranjado/esbranquiçado por dentro e vermelho nas pontas, realmente chama muito a atenção. Além de bela, a cor forte atrai beija-flores para o seu jardim.

Esta coloração é adquirida naturalmente, sem a necessidade do cruzamento entre as espécies. Há botões rosados que ficam num tom de vermelho quando se desabrocham, confundindo um pouco os seus admiradores, mas sem dúvida é essa a cor preferida entre eles.

Flor de maio laranja

Flor de maio laranja com degradê

Possui esta coloração devido ao cruzamento entre espécies e é uma das que mais varia de tom e coloração em sua floração.

Muitas vezes, a flor de maio laranja apresenta sua cor em degradê, misturando as cores branca e laranja, dando um resultado único a planta. É considerada também híbrida, geralmente é um pouco maior ou possui alguma característica única e sua coloração pode não ser originária de sua planta ascendente.

Flor de maio amarela

Flor de maio amarela com degradê

Temos essa cor como o resultado de um cruzamento entre seus exemplares. Essa mutação foi muito bem recebida e trouxe como resultado uma coloração bonita e delicada para a flor de maio. É uma cor bastante farta pelo fato de ser de bem popular e de fácil cultivo. Vocês pode perceber que a flor de maio amarela está sempre presente em decorações de casas e festas, principalmente em festas de casamento.

Flor de maio branca

Planta flor de maio com muitas flores brancas

São facilmente encontradas na natureza ou em floriculturas. É de origem natural, onde não houve cruzamento entre seus exemplares, porém muitas vezes a flor de maio branca pode exibir uma combinação de outras cores, causando um efeito degradê em suas pétalas.

É uma cor que faz o gosto de muitos brasileiros, seja para cultivo no jardim da casa, para decorações ou simplesmente para presentear alguém querido.

Flor de maio rosa

Flor de maio rosa com degradê

É uma cor obtida de forma natural e temos um efeito maravilhoso durante sua floração. Possuem pétalas mais claras na parte interior e cores exuberantes nas pontas, criando um efeito degradê contrastando em tons que variam do rosa claro, lilás ao rosa mais brilhante e escuro.

No período de floração, se bem cuidadas têm muitas flores que ficam em penca, dando um efeito esplendoroso aos nossos olhos. Fica muito bonita se deixada no alto, fazendo parte da decoração interna da sua casa.

Flor de maio roxa

Flor de maio roxa com degradê

Obtemos a cor roxa graças ao cruzamento entre as espécies, protagonista de uma beleza sem igual. Ótima opção para decorar ambientes, podendo ser dispostas em vasos no próprio chão, em cachepôs sobre a mesa e aparador ou mesmo em arranjos suspensos para valorizar a ramagem pendente.

Pode ser cultivada também em tronco de árvores ou plantada em canteiros junto com outras espécies, como por exemplo as suculentas flor-da-fortuna, formando assim um grande espetáculo da natureza.

Flor de maio azul

Esta flor não existe na cor azul de forma natural, portanto se alguém oferecer a você, não acredite! Muitos falsos vendedores oferecem a flor de maio na cor azulada, com a fala de que é uma planta exótica, de algum criador em alguma parte específica do Brasil, o que não é verdade! Conseguimos uma cor azulada através do tingimento das pétalas da flor.

Sendo assim, flor de maio azul não existe. Somente é o resultado da coloração da planta de maneira não natural ou sendo uma réplica artificial.

Curiosidades da flor de maio

Planta flor de maio grande com muitas flores vermelhas com branco tomando sol indireto

A seguir, apresentaremos algumas curiosidades e características da flor de maio. Você poderá replicar esse conhecimento e trocar ideias com os amantes de jardinagem e paisagismo! Vamos embarcar neste mundo colorido?

É da família dos cactos, mas não tem espinho

Originária da mata atlântica do sudeste brasileiro, a planta flor de maio é integrante da família dos cactos, porém, ela não tem espinhos. É uma cactácea de ramos suculentos e pendentes, que podem atingir até 60 cm de comprimento, e produz belíssimas flores de cores exuberantes, um verdadeiro espetáculo da mãe natureza..

Ela é tão delicada que há quem prefira chamá-la de flor de seda. Suas flores brotam nas extremidades dos caules, medem 8 cm de comprimento por 6 cm de diâmetro e cada flor dura de 3 a 5 dias, sendo muito delicadas, por sinal. O caule da planta, por sua vez, é formado por vários segmentos, chamados artículos, com aparência achatada e bordas dentadas, mas que não têm espinhos.

Cresce em árvores ou rocha

Este cacto florestal e seus híbridos recebem esse nome devido à sua hibridização com outros cactos do mesmo gênero. Cresce em tronco de árvores, galhos e rochas justamente pelo fato das folhas das árvores filtrarem a luz solar direta, evitando assim que as folhas fiquem ressecadas, fracas e consequentemente acabem morrendo pelo excesso do sol recebido diretamente.

É encontrado de forma muito abundante na natureza, em especial na região sudeste, por ser uma região rica de árvores de diversas espécies ornamentais. Ficam lindas também se forem plantadas em vasos pendentes, pois, quando chega a época de florescer, forma-se um verdadeiro espetáculo da natureza de exuberância, beleza e variedade de cores.

Não possui folhas

Estes cactos não têm folhas, mas sim caules carnudos e segmentados. Na natureza as flores de maio crescem nas árvores ou rochas e podem alcançar 30 cm de comprimento e, por não possuírem folhas, têm gominhos que quando atingem a fase adulta podem ser utilizados para fazer novas mudas.

Para tanto, retire de 3 a 5 gominhos da planta e coloque-os num vaso com terra apropriada para epífitas. Faça isso fora da época de floração, na primavera ou verão ou após o término da floração. Os cuidados com a nova mudinha são os mesmos que você deve ter com a planta adulta.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua flor de maio

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar da flor de maio, assim como outras informações, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Deixe o seu jardim mais colorido com a flor de maio!

Planta flor de maio cheia de flores branco-rosadas

Se você é fã de jardinagem, vale a pena investir na linda flor de maio! Além de serem fáceis de plantar, o cultivo é muito simples: não necessita de muito espaço, basta colocar num vaso e deixar num cantinho onde bata o sol da manhã.

Quando chega a época da floração, essas plantas dão um espetáculo de cores e exuberância! Encontramos suas flores nos mais variados tons, formando lindos degradês. Existem as de cores naturais, puras, e as que são tingidas artificialmente.

Também podem ser misturada com outras espécies de cactos ou suculentas, desde que num vaso grande ou num canteiro bem espaçoso. Assim, você terá uma mistura linda de flores e cores no seu jardim. Aproveite essas dicas e cultive a flor de maio!

Autor deste artigo

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas