Rosinha do sol: como cuidar, flores e muito mais sobre esta planta!

Rosinha do sol: como cuidar, flores e muito mais sobre esta planta!

Já ouviu falar da rosinha do sol? Conheça neste artigo as principais características da planta e veja dicas para o cultivo adequado. Confira!


Rosinha do sol: uma planta com pétalas fininhas e chamativas

Planta rosinha do sol

A rosinha do sol é uma planta do grupo das suculentas, ela é típica do continente africano e possui grande valor ornamental. Suas folhas são pendentes e possuem um tom claro de verde e nos seus ramos se formam lindas e pequenas flores com pétalas em formato de tirinhas no tom rosa avermelhado.

Ela é considerada uma planta de fácil manutenção, os principais cuidados que você deve ter ao cultivá-la são com a irrigação e a luminosidade. A rosinha do sol é muito utilizada em projetos de paisagismo, o caimento e arranjo dessa planta a tornam muito querida pelos cultivadores., e devido ao seu fácil cultivo é a espécie ideal para você criar em casa.

Acompanhe e conheça mais sobre essa linda suculenta e suas belas flores. E veja também como mantê-la saudável com os cuidados corretos.

Informações básicas da rosinha do sol

Planta rosinha do sol


Nome científico Aptenia cordifolia
Outros NomesRosinha do sol, Rosinha-de-sol
OrigemÁfrica 
Porte Até 30cm 
Ciclo de VidaPerene
Floração Ano todo
ClimaTropical, Subtropical, Oceânico, Equatorial, Temperado


A Aptenia cordifolia, mais conhecida como rosinha do sol, é uma suculenta originária da África. Ela se desenvolve melhor em climas mais quentes e se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro, onde é comumente cultivada em vasos suspensos, tornando-se uma bela planta pendente e ornamental.

Seu ciclo de vida é perene e devido a isso seus cuidados são considerados simples. O formato das folhas da rosinha do vento é oval e seu tom, verde claro, contrasta harmoniosamente com o tom avermelhado de suas pequenas flores, que podem estar presentes o ano inteiro, mas na primavera e verão são quando elas realmente florescem com todo seu potencial.

Como cuidar da planta rosinha do sol

Pessoa cuidando da rosinha do sol

Agora que você conheceu as principais características da rosinha do sol, veja detalhadamente como cultivá-la da maneira correta. Confira abaixo os principais cuidados e atenções que a planta precisa e mantenha seu exemplar saudável.

Como plantar a planta rosinha do sol

Para plantar a rosinha do sol, você precisa se certificar de que o substrato escolhido seja rico em matéria orgânica e de preferência arenoso. Escolhido o substrato ideal, prepare o recipiente que vai colocar sua muda, em vasos é preciso escolher um que tenha o fundo vazado para melhorar a drenagem da água.

Com o substrato e o recipiente escolhidos, comece a preparar a terra, adicione o substrato, o composto orgânico e alguns pedaços de cascas semi-decompostas. Feito isso, cave alguns centímetros, que acomodem a raiz perfeitamente, e coloque sua muda de rosinha do sol.

Rega da planta rosinha do sol

A rega da rosinha do sol tem a mesma exigência das demais suculentas, precisam de água mas nunca com exageros. Excesso de água apodrece a raiz da planta e isso pode causar sua morte. Por isso, antes de regá-la sempre confira a umidade do solo, isso pode ser feito afundando um dedo no substrato ou usando palitos de madeira, após certificar-se que o solo não está molhado, regue a planta.

O ideal é que essa tarefa seja feita pela manhã, para a suculenta absorver a água durante o dia e não passar a noite com o substrato molhado, coisa que ela não gosta.

Luminosidade e temperatura ideal da planta rosinha do sol

O cultivo da rosinha do sol pode ser feito tanto em sol pleno como em meia sombra, entretanto, o cultivá-la em sol pleno favorece seu crescimento e desenvolvimento.

Se for cultivá-la em meia sombra, certifique-se de garantir que ela receba pelo menos 3h diárias de luz solar direta, pois o sol e a luminosidade são muito importantes para o crescimento adequado desta suculenta.

Clima e temperatura ideal para a planta rosinha do sol

Como é uma espécie nativa de uma região muito quente, ela se desenvolve melhor em climas com temperaturas elevadas, como o tropical e subtropical. As condições climáticas do nosso país são favoráveis para o cultivo da planta, devemos estar atentos apenas para extremos, tanto no calor como no frio.

Em relação à temperatura, essa planta prefere as mais amenas durante o ano, sendo recomendado apenas protegê-la de chuvas intensas e geadas, e também de temperaturas negativas, que podem ser fatais para sua muda.

Planta rosinha do sol no vaso

Os vasos ideais para o cultivo da rosinha do sol são os vazados, que possuem buracos no fundo, pois esse tipo de vaso auxilia na drenagem do substrato, prevenindo o apodrecimento das raízes. Outro ponto importante é não utilizar pratinhos sob o vaso, pois eles comprometem a eficácia da drenagem e além de causarem o apodrecimento das raízes podem ser locais de desova para os mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O tipo de material do vaso pode ser o da sua escolha, desde os de plásticos até os de barro, avalie sua necessidade e decida qual irá te auxiliar mais. Os vasos de plásticos são mais leves, ideais para o cultivo de plantas pendentes, como a rosinha do sol. Os de barro conferem ainda mais drenagem para o substrato da planta e também são ótimos para o cultivo de suculentas.

Reprodução da planta rosinha do sol

A reprodução da rosinha do sol pode ser feita por estaquias ou pela sementes. O ideal seria realizar esta tarefa no inicio da primavera, mas se você mora em um lugar quente pode fazer em qualquer época do ano.

A reprodução por estaquias é feita podando os galhos da planta. Cerca de 10cm acima da raiz, note um pequeno caroço no galho da suculenta e retire o que estiver acima dele, assim a planta consegue continuar crescendo. Após a poda, prepare o vaso e substrato e coloque os novos galhos na terra, nos primeiros dias do plantio é necessário uma rega mais frequente, até a nova muda se fortalecer e criar raízes.

A reprodução por sementes é feita após as sementes estarem germinadas, assim que as raízes começarem a aparecer já podem ser plantadas no vaso. Lembre-se de cavar um buraco de 15cm de profundidade para colocar as novas estaquias ou sementes e dar um espaçamento de 10 a 15cm entre elas.

Sobre a planta rosinha do sol

Planta rosinha do sol

Agora que você aprendeu como cuidar e manter sua rosinha do sol saudável, conheça as principais características desta pequena suculenta e veja como você pode utilizá-la no paisagismo da sua casa. Confira!

Características da planta rosinha do sol

A rosinha do sol é uma suculenta rasteira, que quando cultivada em vasos suspensos, se torna uma linda planta pendente. Suas folhas são ovais num tom verde claro e entre eles nascem lindas flores solitárias em tons de rosa que possuem varias pétalas fininhas fixadas em torno do centro da flor.

Seu tamanho não passa dos 30cm, mas em compensação elas se espalham muito bem onde são plantadas, quanto mais mudas tiverem no vaso, mais cheio e ornamental fica o visual.

Outra características importante sobre a planta é que ela é comestível, dizem que seu gosto se aproxima do espinafre.

Cores das flores e folhas

Como já foi dito, as flores da rosinha do sol são distribuídas pelas ramos das olhas e seus tons variam do rosa claro até o mais escuro tom de rosa. Existem variações da espécie que apresentam tons de roxo, branco e amarelo, mas o mais comum são as típicas florzinhas rosas.

As folhas da planta são distribuídas por todo seu galho, o tom verde claro é o mais comum, mas as vezes esse tom pode variar para um verde mais escuro. O formato é oval e como é uma planta suculenta, são folhas um pouco grossas. O contraste de cores entre as folhas e flores torna a o visual da rosinha do sol ainda mais bonito.

Planta rosinha do sol no paisagismo

No paisagismo, a rosinha do sol é utilizada para compor jardim desérticos, sendo inserida em meio a pedras e outras suculentas. Também é comum vê-la compondo bordaduras e maciços ou cobrindo o solo perto de árvores, por sua grande ramificação.

Em casa ela pode ser cultivada em jardineiras ou vasos suspensos, trazendo o aspecto de planta pendente e ornamental. Os usos da rosinha do sol no paisagismo são diversos, você pode utilizar a imaginação e compor um belo jardim com as suculentas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da rosinha do sol

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da rosinha do sol, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite as dicas e decore seu jardim com a rosinha do sol!

Planta rosinha do sol

A rosinha do sol é uma planta graciosa, de fácil cultivo e muito ornamental. Para mantê-la são necessários apenas cuidados básicos, assim como toda planta. Você pode utilizá-las em bordaduras ou compondo jardineiras e vasos suspensos, certamente irão ficar lindas e atraírem um ponto de destaque onde quer que estejam.

Esteja atento com as necessidades básicas da planta, irrigação, luminosidade, substrato e assim mantenha um belo exemplar na sua casa. Além de toda característica ornamental, a planta também é comestível. E há quem diga que o gosto é realmente agradável.

Não perca tempo, siga nossas dicas e comece agora a cultivar esta linda suculenta!

Autor deste artigo

Sou estudante de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Amo jardinagem e rosas!

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo