Podocarpo: para cerca viva, muro, como fazer muda da planta e mais!

Podocarpo: para cerca viva, muro, como fazer muda da planta e mais!

O Podocarpo prova que ter uma cerca viva é mais simples do que você pensa. Veja as características, como plantar e cultivar, dicas e significados.


Planta Podocarpo: um muro de cerca viva

Jardineiro aparando a cerca viva com uma tesoura de jardinagem.

Certamente você já viu algum muro coberto por uma bela folhagem, se sim, você, possivelmente, viu uma Podocarpo, um gênero de conífera muito utilizada em decorações de shoppings, edifícios comerciais e jardins, devido a sua beleza e versatilidade, podendo ser cultivada em solo ou em vasos, inclusive, obtendo um designer diferente.

A Podocarpus macrophyllus, ou pinheiro budista, como também é conhecido, a qual falaremos nesse artigo, é considerada de fácil cultivo, tendo certa resistência ao calor e até mesmo ao frio, podendo ser cultivada em ambientes fechados ou a pleno sol. Todavia, embora seja mais fácil e simples cultivá-la do que muitas outras plantas, é necessário ter alguns cuidados para ela poder ter um bom desenvolvimento.

Antes de sair plantando seu muro de cerca viva, conheça um pouco mais sobre este arbusto, suas características, floração, origem, além de muitas dicas de plantio, cultivo e designer, para deixar seu escritório, jardim ou residência ainda mais elegante. Confira!

Informações básicas do Podocarpo

Floresta exuberante de Podocarpo na Nova Zelândia.

Nome CientíficoPodocarpus macrophyllus
Outros Nomes

Podocarpo, Pinheiro budista, Teixo chinês, Teixo japonês, Pinheiro de teixo, Kusamaki.

OrigemÁsia
Porte6~20 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaSubtropical, Temperado e Frio (Subpolar)

A planta Podocarpo também é conhecida como Pinheiro budista, Teixo japonês, Kusamaki, termo de origem japonesa que significa, relva enrolada. Esses nomes são dados devido a sua origem proveniente da Ásia Oriental, principalmente do Japão, mas seu nome científico é Podocarpus macrophyllus.

Sendo ela uma conífera, suas preferências são climas temperado e frio subpolar, com temperaturas mais baixas e com estações bem definidas, mas com fácil adaptação aos climas subtropicais se cultivadas a meia sombra. Em ambiente nativo pode atingir cerca de 20 metros, porém, quando cultivadas como arbustos, cerca viva ou em vasos, não costumam chegar aos 7 metros.

Características e curiosidades do Podocarpo

Frutos de um Podocarpo.

A Podocarpo é uma planta versátil, podendo tomar forma diferente conforme o local em que ela é plantada e com seu cultivo. Veja a seguir as formas da Podocarpo, o significado do seu nome e outras curiosidades.

Preço médio da muda de Podocarpo

A Podocarpo é uma árvore de crescimento lento e isso é um fator que influencia bastante no preço de suas mudas, além do cuidado realizado durante o plantio e cultivo dessas mudas e o alto valor estético agregado ao paisagismo.

As pequenas, com até 50 centímetros, custam entre 5 e 20 reais, enquanto algumas maiores, com cerca de 1 metro podem custar até R$30,00 e mudas com 2 metros podem chegar a valer mais de R$100,00.

Forma do Podocarpo

O Teixo japonês pertence à divisão das Pinophytas, popularmente conhecidas como Pinheiros, muito comuns nas florestas do hemisfério norte. Em seu habitat, na floresta boreal ou alpina, elas são árvores de médio porte, podendo alcançar até 20 metros de altura.

Quando cultivada em jardim, ou ambiente residencial, a Podocarpo não costuma ultrapassar os 7 metros, comumente cultivada como arbusto de cerca viva a beira de muros. É muito comum a prática de poda nesta árvore, principalmente para controlar seu tamanho e dar a forma desejada ao arbusto.

Flor do Podocarpo

Embora a sua característica mais marcante sejam as folhas longas, densas e verde-escuro, a Podocarpo possui uma floração tímida que chama pouca atenção. Ela é uma planta dioica, ou seja, possui flores tanto masculinas quanto femininas.

Suas flores masculinas produzem pequenas estruturas que ficam cobertas de pólen, enquanto as femininas têm a formação de um pequeno cone de cor verde azulado formado por sementes. Embora ela produza frutos comestíveis suas sementes são venosas.

Significado espiritual e do nome do Podocarpo

Devido a sua ampla versatilidade a Podocarpo é muito popular em jardins, cultivadas isoladamente ou em renques, formando o muro de cerca viva, por não ter raízes agressivas nem espinhos ela também é comumente cultivada nas calçadas, em escritórios e shoppings.

O Pinheiro-de-buda é uma árvore muito utilizada na formação de bonsai e muito presente na cultura asiática, comum nos mais diversos jardins orientais e no feng shui, visando harmonizar o ambiente com a sua disposição e atração energética.

Como cuidar de Podocarpo

Ferramentas de jardinagem na mesa de madeira.

Ter sua própria Kusamaki não demanda tanto esforço, mas separamos algumas dicas, para fazer mudas, fertilização e poda, que ajudarão no cultivo de sua planta, além de como os problemas mais comuns presentes em seu cultivo. Confira a seguir!

Como fazer muda de Podocarpo

Para quem deseja cultivar sua Podocarpo em vaso, apenas uma muda será necessária, podendo ser adquirida por um baixo custo as mais novas, mas se a sua intenção for criar uma cerca viva, então serão necessárias muitas mudas e assim o ideal é que você possa fazer as suas próprias. O processo é simples, basta seguir as orientações a seguir:

1. Escolha um galho saudável e corte-o desde a sua base;

2. Corte a sua ponta na diagonal e retire as folhas próximas à base onde o galho foi cortado;

3. Coloque o galho em um recipiente, preferencialmente de vidro, com pouca água, apenas para molhar sua ponta;

4. Lembre-se de trocar a água diariamente até que sua muda crie raiz;

5. Separe um vaso, com solo preparado para receber sua mudinha, isto é, terra fértil, aquela terra preta e fofa, devidamente adubada com composto orgânico e fosfato;

6. Após sua muda criar raiz, plante-a no vaso anteriormente preparado;

7. Não se esqueça de regá-la diariamente até que suas primeiras folhas comecem a brotar;

8. Quando as primeiras folhas aparecerem você poderá plantá-las em seu jardim ou continuar com o cultivo no próprio vaso.

Irrigação para Podocarpo

A Podocarpo é uma planta que, embora seja relativamente resistente a seca, demanda de bastante umidade no solo, nem por isso se deve deixá-la encharcada. O ideal é que haja um eficiente sistema de drenagem para eliminar o excesso de água e a sua rega deve ser feita diariamente.

Como fertilizar Podocarpo

A fertilização de uma planta é importante para que a mesma proporcione mais qualidade em sua floração, frutificação e germinação, além de que contribuir com o desenvolvimento de sua raiz e ramos mais saudáveis.

O adubo ideal para a fertilização da Podocarpo é o NPK 10-10-10, muito comum nas lavouras, composto pelos principais nutrientes essenciais para as plantas: nitrogênio, fósforo e potássio. A aplicação do fertilizante não deve ser realizada em contato direto com sua árvore, o ideal é que sejam conduzidos sulcos na terra próximos à raiz e o composto se aplicado em pequenas quantidades.

Como podar o Podocarpo

Podar a Podocarpo é uma prática indicada, principalmente para quem cultiva o arbusto como cerca viva, mas também para quem busca uma aparência diferente para sua árvore. Essa prática pode ser feita em qualquer época do ano sem apresentar riscos a sua planta.

Para que sua árvore fique mais alta o ideal é que a poda seja feita na sua parte frontal, mas se você podar a ponta de sua árvore irá dar mais volume e ela irá encorpar. Você ainda pode cortar mais na parte de cima e pouco embaixo para triangular a forma da sua árvore, semelhante às árvores-de-natal.

Problemas comuns do Podocarpo

A Kusamaki não apresenta grandes problemas com pragas, doenças ou bichos, facilitando muito o cultivo, mas eles existem. Alguns dos poucos parasitas e insetos comuns nas plantas Podocarpo são as cochonilhas e os pulgões.

É comum o uso de inseticidas para eliminar esses insetos e parasitas, mas algumas espécies dessas pragas possuem uma casca que os protege contra as borrifadas desses produtos, reduzindo significativamente sua eficiência. Uma maneira que tem se mostrado eficaz para a prevenção e o trato desse tipo de problema consiste na aplicação de emulsões de óleo mineral e sabão sobre a planta.

Como plantar o Podocarpo

Vista lateral de pai e filho, plantando uma árvore no parque.

Como já foi mostrado, é fácil fazer mudas de uma Podocarpo, o seu plantio é simples, mas sendo também de simples cultivo. Confira a seguir, alguns fatores que você deve observar para cultivar um arbusto, ou apenas uma árvore, saudável e bonita.

Solo para Podocarpo

Embora o Teixo japonês apresente uma boa tolerância ao sal e a seca, o melhor é que este cenário, com solo contaminado e longos períodos de desidratação, sejam evitados. O solo ideal para a Podocarpo é composto por terra fértil e com boa drenagem, rica em nutrientes que podem ser adquiridos com a aplicação de compostos orgânicos, adubos e fertilizantes, como o já mencionado NPK 10-10-10.

PH do solo para Podocarpo

O pH (Potencial Hidrogeniônico), é o parâmetro que mede a acidez, nesse caso, do solo. A acidez do solo é um importante fator que impacta diretamente no desenvolvimento das plantas, podendo ser determinante na coloração de algumas flores.

A maioria das árvores e plantas demandam de solo com pH próximo de 6,5, sendo este considerado neutro, mas a Podocarpo se desenvolve melhor em solo levemente ácido, com pH próximo de 7,0.

Luz e temperatura ideal para o Podocarpo

A podocarpo é uma árvore muito depende de luz, por isso o ideal é cultivá-la em pleno sol, porém, em regiões mais quentes é melhor que seja conduzida em meia sombra, podendo até mesmo ser cultivada em casa, em locais que recebam boa iluminação.

O clima ideal para essas plantas é o temperado, com temperaturas entre 10° e 20 °C, todavia, por ser uma planta bem resistente pode ser cultivada, sem muita dificuldade, em regiões subtropicais, com temperatura anual média de 20 °C, e em clima frio subpolar, com a média anual inferior a 10 °C, são encontradas muitos espécimes em imensas florestas.

Umidade para o Podocarpo

A umidade do solo é um fator importante durante o cultivo da planta, embora a Podocarpo suporte períodos de seca, é essencial efetuar a rega adequadamente, além disso, é importante não deixar o solo encharcar para não ocasionar em apodrecimentos da raiz.

Outro fator que influencia no desenvolvimento das plantas é a umidade relativa do ar, a Kusamaki se desenvolverá melhor com a umidade próxima aos 70%, por isso é importante regar as folhas e galhos, além do solo, durante o verão.

Podocarpo no vaso

Essas plantas são muito comuns na formação de cercas vivas em muros, mas elas também são muito bonitas individualmente, além de serem bem populares. Assim como é fácil criar as mudas da Podocarpo, o cultivo delas em vasos também é simples, veja:

1. Escolha um vaso, de 30 a 50 litros, furado;

2. Forre a base do vaso, preferencialmente com manta bidim;

3. Faça uma camada de argila expandida ou pedrisco;

4. Faça a segunda camada com areia e complete o vaso com terra expandida;

5. Perfure uma cova de modo que caiba todo o torrão da muda;

6. Coloque a mudinha no local cavado e cubra com terra;

7. Irrigue de maneira que o solo fique totalmente úmido.

Saiba como e quando replantar o Podocarpo

O replantio e o transplante da Podocarpo podem ser necessários por diversas maneiras. Se a muda ainda está em formação de sua raiz, o replantio dela pode ser feito após as suas primeiras folhas surgirem, seja para um vaso maior, no jardim ou para compor um arranjo.

Se o intuito é mudar a planta de um vaso para o outro é aconselhável que seja feito em um vaso maior que o anterior, mas se a intenção é tirar a árvore do recipiente e plantar em um terreno, não esqueça de limpar e preparar bem o terreno.

Dicas gerais sobre o Podocarpo

A Podocarpo é uma planta super versátil e muito explorada pelos paisagistas por serem de fácil cultivo, mas principalmente por acrescentar muito charme onde for cultivada. Veja a seguir algumas dicas de designer, onde cultivar seu Pinheiro budista e como você pode saber se o solo está sendo bem drenado.

Onde usar o Podocarpo?

Em casa, quintal ou no escritório, a Podocarpo se encaixa muito bem nos mais distintos ambientes. Se o seu apartamento é pequeno e não possui um espaço destinado à jardinagem, uma boa opção é cultivar essas plantas em vasos na varada, deixando o ambiente com um ar naturalista e acrescentando requinte a sua residência, essa opção também é ótima para quem deseja colocar uma planta em seu local de trabalho.

Design de muro de Podocarpo

Para acrescentar charme aos corredores de casa ou até mesmo para ter mais privacidade sem precisar levantar grandes muros você pode optar por fazer muros de cerca viva, seu trabalho será apenas regar diariamente suas plantas e podá-las com frequência. Se você tiver um espaço amplo em seu jardim e não sabe mais o que plantar, uma opção diferente é criar um pequeno labirinto com muros de cerca viva.

Saiba como testar a drenagem do solo

Muitas vezes ouvimos que o solo para a planta deve ser bem drenado, mas o que poucos dizem é como saber se ele é bem drenado ou não. Como apenas olhar nem sempre nos dá respostas certeiras, veja uma boa maneira para você testar a drenagem do solo no seu jardim.

Primeiro faça um buraco no solo com cerca de 40 centímetros de profundidade, encha-o com água e deixe drenar, encha o furo novamente e calcule o tempo que levou para a água ser totalmente drenada, para isso, use uma trena ou régua para conferir a profundidade do buraco.

Se o solo possuir um sistema eficiente de drenagem a água irá descer 2,5 centímetros por hora, se o escoamento for mais rápido que isso é sinal que o solo é arenoso e nem todas as plantas iram ter um bom desenvolvimento, se for mais devagar ele não esta drenando devidamente a água.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do podocarpo

Neste artigo apresentamos informações sobre o podocarpo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Faça uma cerca viva de Podocarpo com um design único!

Indivíduo plantando mudas para formar uma cerca viva.

Ter uma bela árvore no seu jardim, ou em sua casa, não precisa ser tão difícil, e a Podocarpo é um ótimo exemplo disso. Sua versatilidade, podendo se adequar facilmente entre o clima tropical e o frio subpolar.

Além de possuir boa resistência a seca, frio e até ao solo salinizado, atraem muitos paisagistas que encontraram nelas diversas maneiras de acrescentar charme aos jardins. Agora que você já conhece bem o Pinheiro Budista, suas características, sabe como fazer suas mudas, entende o tipo de solo e a umidade ideal do mesmo.

Você já está mais do que apto para plantar e cultivar muito bem a suas plantas, e se restar alguma dúvida, você ainda pode voltar neste mesmo artigo e rever como testar a drenagem do solo, dicas de designer, como cuidar das principais pragas e muito mais. Vamos colocar a mão-na-massa, tirar o plano do papel, e criar o seu design único para a sua cerca viva de Podocarpo.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos