Como tirar cheiro de gasolina: das mãos, roupa, do carro e mais!

Como tirar cheiro de gasolina: das mãos, roupa, do carro e mais!

Aprenda a se livrar do cheiro desagradável de gasolina em diferentes situações com materiais que você já tem em casa e por que ela faz mal. Confira!


Dicas de como tirar cheiro de gasolina

Distribuidor de gasolina e diesel no posto de gasolina

Além de mecânicos e frentistas, há outras atividades que exigem o transporte de gasolina, como viagens longas, projetos de DIY (Faça você mesmo), ou aparar a grama do jardim com um cortador de grama à gasolina. Mesmo sendo bastante cuidadoso ao transportar o combustível, acidentes podem acontecer.

Se você deixou derramar um pouco desse líquido com um cheiro inconfundível na roupa, no chão da garagem ou dentro do carro, mas agora não sabe como se livrar do cheiro, acalme-se! Neste artigo, nós trouxemos dicas valiosas com produtos que você provavelmente já tem em casa.

Alguns materiais que você vai precisar são: vinagre branco, suco de limão, detergente, sal, extrato de baunilha e bicarbonato de sódio. Confira logo abaixo como e quando usar cada um desses materiais para remover o odor de gasolina.

Como tirar cheiro de gasolina das mãos

Existem algumas possibilidades para se livrar do odor inconfundível da gasolina nas suas mãos. Todos os materiais são de fácil acesso e você provavelmente já os possui dentro de casa. Veja a seguir o passo a passo para cada material.

Removendo com vinagre branco

recipiente de vidro com vinagre branco dentro

Um dos materiais para tirar o cheiro de gasolina das mãos, é o vinagre branco. Provavelmente você já deve usá-lo para fins culinários ou de limpeza. Essa substância contém propriedades químicas que são responsáveis por quebrar as moléculas de gasolina, eliminando o cheiro. Confira o procedimento:

- Despeje o vinagre branco nas mãos, usando uma quantidade o suficiente para cobrir as palmas das mãos e os seus dedos.

- Esfregue suas mãos uma na outra rapidamente por 30 a 45 segundos, entrelaçando os dedos e massageando-os com o vinagre branco.

- Depois de checar o sumiço do odor de gasolina, enxágue bem a sua mão em água corrente para retirar o vinagre e lave com água e sabão em seguida. Por fim, seque com uma toalha.

Caso a sua mão permaneça com cheiro de vinagre, lave com água e sabão novamente.

Removendo com suco de limão

Um recipiente de vidro com suco de limão dentro e atrás limão fatiado

O suco de limão também é uma ótima alternativa para retirar o cheiro de gasolina das mãos. O ponto positivo é que o cheiro de limão, ao contrário do vinagre, é mais agradável. Mesmo assim, é preciso enxaguar bem as mãos, principalmente se for sair ao sol, para que não haja queimaduras. Veja o passo a passo:

- Misture suco de limão com água em um recipiente. A parte de suco de limão precisa ser igual a de água. Misture com uma colher ou um utensílio semelhante.

- Vire a mistura nas mãos, esfregando o suco nas palmas das mãos e nos dedos. Faça esse processo por pelo menos 1 minuto, massageando bem para eliminar completamente o cheiro de gasolina.

- Enfim, enxágue bem as mãos e, posteriormente, lave as mãos normalmente com água e sabão, secando logo em seguida.

Evite se expor ao sol em seguida para que não ocorram queimaduras.

Removendo com extrato de baunilha

Um frasco de vidro com extrato de baunilha

O extrato de baunilha também é um queridinho da cozinha brasileira, principalmente para quem costuma fazer doces e bolos. Além do sabor delicioso, ele também pode ser utilizado para retirar o cheiro de gasolina das mãos. Confira o passo a passo:

- Em um copo com 120ml de água, pingue algumas gotas de extrato de baunilha até o cheiro do extrato estar predominante na água.

- Vire a mistura nas mãos, esfregando uma na outra. Faça esse processo por 30 segundos a 1 minuto e só pare quando não sentir mais o odor de gasolina nas mãos.

- Por fim, lave as mãos com água e sabão e seque com uma toalha.

Se você gostar do cheiro do extrato de baunilha, não precisa esfregar as mãos com muita força.

Removendo com detergente e sal

Detergente, sal e limão

Essa última dica requer ingredientes que com certeza você já possui em casa: detergente e sal. Esses dois produtos vão agir em conjunto para reduzir o cheiro da gasolina, esfoliar a sua mão e quebrar as moléculas do combustível. Veja o passo a passo:

- Primeiramente, coloque duas colheres de chá de sal em um copo vazio e deixe-o ao lado da pia para ficar acessível quando suas mãos estiverem com detergente.

- Em seguida, coloque o detergente nas mãos, cobrindo as palmas das mãos e os dedos.

- Vire o sal por cima do detergente e esfregue as mãos, massageando os dedos e as palmas das mãos por aproximadamente 1 minuto.

- Por fim, enxague as mãos em água corrente. Não é necessário o uso de sabão, por já ter usado o detergente. Seque as mãos em seguida.

Esse é um dos métodos mais simples e práticos para se livrar do cheiro de gasolina das mãos. Em seguida, você confere como tirar o cheiro de gasolina de dentro do carro.

Como tirar cheiro de gasolina de dentro do carro

Homem limpando o volante do carro

Caso você derrame gasolina dentro do carro, no estofado dos bancos ou nos tapetes do chão ou porta-malas, provavelmente o interior do veículo vai ficar empesteado com o odor forte do combustível. Nessa seção, você vai aprender a localizar o derramamento, limpar a sujeira e a acabar com o mau cheiro. Veja quais são os materiais necessários em seguida.

Materiais necessários

Para retirar o cheiro de gasolina de dentro do carro você irá precisar dos seguintes materiais:

- Toalhas ou panos limpos;
- Vinagre branco;
- Bicarbonato de sódio;
- Água quente.

Confira como localizar e lidar com derramamentos de gasolina no estofado e nos tapetes do interior do seu carro a seguir.

Localizando e lidando com derramamentos

Se por qualquer motivo houver derramamento de gasolina dentro do seu carro, seja no estofado dos bancos ou nos tapetes, é preciso agir rapidamente para que o mínimo de combustível seja absorvido. Para localizar os lugares atingidos, basta procurar por respingos e pelo cheiro forte da gasolina.

Aprenda a seguir como limpar a sujeira e eliminar o cheiro do combustível.

Limpando a sujeira

Após localizar os respingos, utilize toalhas ou panos limpos para absorver a gasolina do estofado ou tapetes do carro. Nessa etapa, evite esfregar a toalha ou pano no derramamento, para não espalhar ainda mais o combustível.

Depois que a toalha ou pano tiver absorvido bastante líquido, retire-as com cuidado para não respingar em outros pontos. Em seguida, as descarte com segurança.

Mesmo depois desse procedimento, o cheiro de gasolina ainda vai ficar impregnado nos locais onde ela foi derramada. Confira abaixo como acabar com o cheiro.

Acabando com o cheiro

Para se livrar do odor da gasolina, você primeiramente irá precisar preparar uma mistura com partes iguais de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água quente. Em seguida, mergulhe um novo pano ou toalha na solução preparada e esfregue gentilmente sobre a parte que foi embebedada de gasolina.

A fricção entre os panos, em conjunto com as propriedades químicas do bicarbonato de sódio e do vinagre, irá eliminar o cheiro forte e as manchas deixadas pelo derramamento do combustível. Você pode usar um spray aromático da sua preferência para deixar um aroma agradável dentro do veículo

Como tirar cheiro de gasolina da roupa

Mulher lavando roupa

Mecânicos, frentistas ou qualquer outra pessoa que esteja trabalhando com gasolina podem acabar deixando um pouco do combustível respingar na roupa durante o processo. Isso pode acabar deixando manchas e o odor inconfundível impregnado nas roupas.

Mas atenção: em casos de ensopamento, o recomendado é que você descarte as roupas em segurança, já que a gasolina é uma substância altamente inflamável. Os métodos a seguir são aconselhados para pequenos respingos em partes da peça de roupa em uso.

A seguir, confira os materiais e o passo a passo de como lavar as suas roupas e eliminar o odor de gasolina com materiais caseiros.

Materiais

O procedimento para lavar roupas com respingos de gasolina é bastante simples e prático. Há apenas algumas pré-etapas antes de lavar normalmente na máquina de lavar roupas ou à mão.

Existem diversos métodos, para cada um deles, serão necessários os seguintes materiais para a pré-lavagem:

- Um varal em local ventilado e com bastante sol;
- Óleo de bebê;
- Detergente neutro;
- Vinagre branco;
- Bicarbonato de sódio;
- Água quente.

Veja na próxima seção como lavar as roupas com cada um desses materiais.

Lave a roupa separadamente

Primeiramente, lembre-se de nunca misturar a roupa afetada com outras peças de roupa. Caso contrário, as demais peças provavelmente também irão adquirir o cheiro da gasolina, o que não é o objetivo.

Inclusive, não misture a peça em questão com as demais roupas sujas do cesto, mantenha-a separada, mas não demore muito para lavar, porque o cheiro irá impregnar ainda mais, tornando-se mais difícil de ser eliminado.

Antes de usar os produtos indicados, encharque a peça afetada com água da torneira ou mangueira. Isso vai tornar mais fácil a eliminação do odor e das manchas.

Em seguida, estenda totalmente as peças no varal em local aberto, para elas secarem naturalmente. Se não tiver um local aberto disponível, escolha um cômodo bastante ventilado da casa para secar as peças. Espere um dia inteiro antes de seguir com o procedimento.

Use óleo de bebê

Existem alguns produtos naturais que são eficazes para retirar o cheiro de gasolina, mas o óleo de bebê é um dos que oferecem melhores resultados. Basta adicioná-lo na máquina de lavar e deixá-lo penetrar bem na roupa durante alguns minutos antes da lavagem. Adicione o detergente e espere o fim do ciclo de lavagem da sua máquina de lavar, ou lave à mão. Por último, retire a roupa da máquina e deixe-a secar ao ar livre, preferencialmente, exposta ao sol.

Caso não funcione o método anterior, use o óleo de bebê e detergente

Se o procedimento anterior não acabar com o cheiro da roupa, ou caso fique uma mancha, você pode usar o procedimento seguinte. Aplique uma boa quantidade do óleo de bebê sobre a região a ser tratada e deixe que o tecido absorva bem. Em seguida, deixa a roupa de molho em água quente com detergente durante a noite toda. Na manhã seguinte, retire a água e lave a roupa normalmente na máquina, sem misturar com outras peças.

Vinagre branco

O vinagre branco também é uma ótima solução para tirar o cheiro de gasolina das roupas por ter propriedades muito eficientes para neutralizar maus odores. Para realizar esse método, adicione a mesma quantidade de água e vinagre em um recipiente de spray e pulverize sobre o tecido. Em seguida, pendure a peça para secar naturalmente. Quando a roupa secar, você já pode lavá-la como de costume.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é um excelente produto para absorver os maus odores das roupas, inclusive o de gasolina. Para proceder com esse método, encha um recipiente grande com água - de modo a submergir completamente a peça de roupa - e adicione de 2 a 3 colheres de sopa de bicarbonato. Deixe a peça de molho a noite toda e no dia seguinte você já pode lavar normalmente.

Como tirar cheiro de gasolina da garagem

Uma garagem vazia

Agora vamos te ensinar a tirar o cheiro de gasolina da garagem em casos de vazamento no chão. Mas antes, confira todos os materiais necessários.

Materiais

Os materiais requeridos para a eliminação do odor são:

- Serragem para gatos;
- Bicarbonato de sódio;
- Detergente neutro;
- Desinfetante de pinho;
- Escova ou vassoura;
- Panos limpos;
- Água morna.

Confira os métodos a seguir.

Absorva a gasolina e jogue bicarbonato de sódio

Caso você derrame gasolina no chão da garagem, você pode utilizar serragem de gato para absorver o combustível, enquanto ele ainda não tiver evaporado. Despeje o material por cima da área afetada, espere uma hora ou duas, até a serragem absorver a substância e depois limpe o local.

Caso o método anterior não surta efeitos, você pode aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio na área atingida. Para isso, coloque o pó o suficiente para cobrir o local do derramamento em um balde e adicione água quente até formar uma pasta. Espalhe o material sobre a área e deixe secar. Em seguida, é só limpar e descartar.

Depois despeje detergente

Posteriormente, despeje um detergente específico para remover gordura no chão da garagem, esfregue com uma escova ou vassoura e água morna. Por último, limpe o local com um pano úmido limpo.

Misture desinfetante de pinho com água morna

O último passo consiste em misturar desinfetante de pinho com água morna em um recipiente. Siga as instruções presentes na embalagem do produto. Em seguida, jogue o conteúdo na área e esfregue-a com uma escova ou vassoura. Por fim, limpe o local com um pano úmido. Essa limpeza é extremamente eficaz para remover odores fortes.

Problemas que a gasolina pode causar

Mulher doente com uma cartela de remédio e copo de vidro nas mãos

A gasolina é uma substância altamente inflamável e seus agentes químicos são nocivos à saúde humana, principalmente quando há uma exposição muito grande. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas, como o câncer e levar até à morte. Atente-se sempre às informações e cuide da sua saúde.

Mal estar

A gasolina contém benzeno, tolueno e xileno, que são agentes químicos nocivos à saúde humana. A longa exposição ao benzeno pode causar intoxicações agudas ou crônicas, provocando efeitos tóxicos ao sistema nervoso. As consequências dependem do nível de exposição, mas os sintomas variam entre alterações no estado de consciência, dificuldade respiratória, taquicardia, tontura, dor de cabeça, boca seca e irritação nos olhos. Procure ajuda médica caso sinta qualquer alteração depois do contato com o odor de gasolina.

Problemas no carro

Ao abastecer, tome cuidado com a gasolina adulterada, pois ela pode causar danos severos no seu carro! Caso note que o seu veículo não está rodando bem após uma ida ao posto, procure um especialista para te ajudar na manutenção. Se perceber que a gasolina está durando menos, alterações no desempenho do seu carro e na ignição, pode ser que você tenha sido vítima de combustível adulterado. Sempre exija a nota fiscal e procure um mecânico imediatamente para saber como proceder.

Conheça também produtos de limpeza

Neste artigo te ensinamos a como tirar o cheiro de gasolina. E agora que você sabe essas dicas, que tal conferir alguns de nossos artigos sobre produtos de limpeza? Se tiver um tempo sobrando, não deixe de conferir abaixo!

Os 10 melhores panos de chão de 2022: EsfreBom, Scotch Brite e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1974

Procurando o melhor pano de chão para limpar a sua casa? Então fique com a gente para saber mais sobre os melhores modelos e dicas para uma compra certeira!

Os 10 melhores mops giratórios de 2022: da FlashLimp, Condor e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1570

Quer comprar o melhor mop giratório para a limpeza de sua casa? Descubra agora os principais pontos para decidir qual comprar e os principais modelos!

Os 10 melhores desinfetantes de 2022: Pinho Sol, Coala, Omo e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1887

Não sabe qual desinfetante escolher para sua casa? Aqui você descobre as fragrâncias e tipos ideais para cada cômodo, além de conhecer os 10 melhores de 2022!

Use as dicas de como tirar cheiro de gasolina e acabe com o odor desagradável!

Um homem e uma mulher felizes dentro do carro

Sabemos que existem algumas pessoas que até gostam do cheiro de gasolina, mas estar exposto a esse odor por muito tempo pode trazer consequências graves para a saúde humana. Portanto, use e abuse das nossas dicas para se livrar do mau odor e viver uma vida mais saudável.

Acidentes acontecem, mas esteja sempre esperto para lidar com o derramamento de gasolina em lugares inesperados. Agora que você já está por dentro de como prosseguir em casos de despejo de combustível nas mãos, no chão da garagem e nas roupas, compartilhe esse conteúdo com um colega, para espalhar as informações. Afinal, a gente nunca sabe quando pode haver um imprevisto como esse.

Autor deste artigo

Jornalista, podcaster, social media e redator. Sou carioca, taurino e vegano. Apaixonado pela natureza, pelos animais e por música.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas