Tipos de forro de PVC: para teto, liso, vantagens, durabilidade e mais!

Tipos de forro de PVC: para teto, liso, vantagens, durabilidade e mais!

Neste artigo, vamos apresentar para vocês os estilos, além das facilidades, benefícios e desvantagens do uso do forro de PVC. Confira!


O que são forro de PVC

Os famosos forros de PVC são extremamente conhecidos no país e podem ser utilizados de diversas formas dentro da sua casa. Com uma grande quantidade de tamanhos e modelos eles podem ser uma peça fundamental para quem quer comprar um imóvel e decorá-lo ou mesmo reformar a casa, e a transformar em nova novamente.

Hoje, vamos mostrar para você um pouco mais sobre os estilos de PVC que estão disponíveis atualmente, além de seus modelos, tamanhos e também algumas dicas para usá-los na decoração, venha conferir!

Estilos de forro de PVC

Como explicado anteriormente, os forros de PVC possuem diversos estilos diferentes, e ambos deixam um visual incrível dentro dos ambientes em que são incluídos. Veja abaixo alguns exemplos de PVC para você escolher.

Forro de PVC liso

O forro de PVC liso é um dos estilos de PVC que ficam mais elegantes dentro de casa, e para quem busca um ambiente mais clean em seus ambientes. Este estilo de piso não possui os frisos que são característicos dos forros de PVC, o que traz um aspecto mais clean e sofisticado para o ambiente onde são instalados

Este estilo também possui a vantagem da fácil limpeza, como ele não possui frisos, ele acaba se tornando muito mais prático e rápido na hora da limpeza, além de também, este estilo ser um dos que traz um estilo mais sofisticado ao local de inclusão, assim é possível ter um ambiente mais sofisticado, e não gastando muito por isso.

Forro de PVC com imitação de textura

Os forros de PVC que imitam texturas também são indicados para quem busca renovar o ambiente sem precisar reformar toda a casa, os mais conhecidos neste estilo são os forros que imitam o forro de madeira, que além de serem práticos de instalar, também deixam um visual incrível e moderno no seu ambiente.

As principais vantagens deste estilo é a sua versatilidade, visto que você poderá criar um ambiente muito sofisticado, usando PVC, além do que, eles também são muito mais simples de limpar por serem lisos, diferente de outros estilos de forros que possuem texturizações, como a madeira, por exemplo.

Forro de PVC colorido

Os forros de PVC colorido também são uma ótima dica para quem busca um ambiente diferente, mas que seja prático e de fácil montagem. Os forros de PVC coloridos estão dispostos em diversas cores, onde você poderá escolher o que melhor se encaixa dentro do seu ambiente.

As principais vantagens deste estilo de forro é a versatilidade, você poderá criar um ambiente único misturando as cores na sua instalação, para assim, ter um ambiente mais personalizado e único. Outra vantagem é a praticidade em instalar o forro, onde será possível instalar um ambiente único, de uma forma simples e prática.

Forro de PVC estampado

Os forros de PVC com texturizações continuam sendo uma boa aposta para quem busca um ambiente mais clean e também são os mais utilizados no país. Este estilo de forro deixa um aspecto incrível nos ambientes onde é instalado, e pode ser a peça chave para deixar aquele seu ambiente mais aconchegante.

Mesmo sendo um pouco mais difícil de limpar por causa das texturizações, este estilo é um dos mais práticos de ser montado, ele também oferece um visual agradável e único para o seu ambiente, e é uma ótima dica para que gostaria de deixar a clara mais clara, em um visual mais clean e sofisticado.

Forro de PVC com moldura de gesso

E por último, mas não menos importante temos os forros de PVC com moldura de gesso, este estilo de forro é incrível para quem busca um ambiente mais moderno, o detalhe da moldura de gesso deixa o ambiente sofisticado, moderno, sem ser necessário muita informação. Existem vários tipos de molduras diferentes para você escolher e utilizar.

A principal vantagem da utilização da moldura de gesso para o forro de PVC é o acabamento impecável que a utilização da mesma traz para o seu ambiente. Além de ser extremamente simples de instalar, essas molduras também podem ser utilizadas em qualquer outro estilo de forro PVC, abrindo ainda mais as opções para o seu ambiente.

Sobre o forro de PVC

Empreiteiro instalando placas de teto de PVC branco com uma furadeira

O forro de PVC continua sendo o líder quando o assunto é praticidade com o forro da sua casa, ele é fácil de limpar, fácil de instalar, além de também possuir uma manutenção muito simples e ser extremamente durável.

Em questão de custo, o forro de PVC continua sendo líder, sendo um dos mais baratos para a compra e instalação, então, veja abaixo algumas dicas de instalação e limpeza deste estilo de forro.

Como instalar o forro de PVC

Sabia que você pode instalar o seu forro sozinho sem precisar contratar um especialista? Por mais que preferimos que um profissional esteja à frente da instalação do forro de PVC em nossas casas, a instalação é tão simples que você poderia fazer sozinho, e ainda economizar um valor.

Para a instalação do forro de PVC é necessário apenas ter uma viga, que pode ser a tesoura da casa, ou uma sustentação de madeira, fixar o primeiro em uma ponta do ambiente, e ir encaixando os demais, e fixando com ajuda de uma furadeira. A parte mais difícil da instalação é cortar os forros do tamanho exato do seu ambiente.

Como limpar o forro de PVC

A limpeza do forro de PVC continua sendo uma das maiores vantagens deste estilo de material, além de ser prático de instalar, e com um ótimo custo benefício, você também poderá manter a limpeza deste forro da forma mais eficaz, de uma maneira bem simples,

A maneira mais prática de fazer a limpeza no seu forro, é fazendo uma mistura, de água, vinagre e detergente, onde para um balde de água, será utilizado meia xícara de vinagre e duas colheres de detergente, após, é só passar um com um pano ou esponja no seu forro PVC, as sujeiras sairão facilmente.

Vantagens do uso do forro de PVC no teto

Mulher em casa com um sorriso feliz no rosto.

Existem diversos outros tipos de vantagens de se montar um forro com PVC na sua casa, os forros de PVC vêm ganhando mais visibilidade e reconhecimento a cada dia, como um dos melhores para a instalação da sua casa, mas além dessas facilidades, também existem outros motivos para você optar por este estilo de forro, venha conferir.

Instalação prática do forro de PVC

Como já falamos anteriormente, o forro de PVC possui uma instalação simples e prática, que, poderá ser feito por você mesmo, se tiver as ferramentas e gostar deste tipo de instalação. Outra vantagem também desta facilidade é o tempo gasto na instalação, onde você poderá reformar um ambiente inteiro, em menos de um ou dois dias.

Como os forros de PVC se encaixam, a maior dificuldade é na colocação do primeiro forro, os seguintes serão apenas encaixados no primeiro, seguindo fielmente a linha da parede, e a cama de madeira ou o local de fixação dos mesmos no comprimento do ambiente escolhido para esta instalação.

Durabilidade e resistência do forro de PVC

Outra das maiores vantagens em optar pelo forro de PVC na sua casa, é a durabilidade do produto de acordo com o seu custo, este estilo de material é extremamente durável, então você provavelmente não precisará trocá-lo por avarias por uns bons anos a frente, o que se torna mais durável para a sua casa.

Depois da colocação do forro de PVC, o seu maior problema será a limpeza do mesmo, que também é extremamente fácil comparado a demais estilos de forro, e falando em durabilidade, o forro de PVC também é um dos mais duráveis dos estilos de forro que existem no mercado atualmente.

Forro de PVC é sustentável e prático para limpar

A sustentabilidade é também uma vantagem expressiva da opção pelo forro de PVC para a sua casa, comparado aos demais estilos, o forro de PVC é um dos mais sustentáveis graças ao seu material de desenvolvimento, o plástico.

Outra vantagem muito conhecida é a fácil limpeza deste material, que além de ser sustentável, o plástico é muito mais fácil de limpar comparado a demais materiais, como a madeira por exemplo, a limpeza poderá ser facilmente feita com água e detergente, e você não precisará fazer a limpeza o tempo todo, uma vez a cada dois meses já é o suficiente.

Variedade e preço do forro de PVC

A melhor vantagem do forro PVC é o seu custo benefício! Além de ser um material sustentável, de qualidade, muito durável e esteticamente agradável e fácil de limpar, ele também possui um dos preços mais baixos do mercado quando o assunto é forro para a sua casa.

Então, você poderá ter dentro da sua casa, um forro com todas estas qualidade, por um dos menos preços do mercado. Os valores dos forros de PVC alteram de acordo com o seu estilo, se forem coloridos, com texturizações ou detalhados por exemplo, terão um valor diferente do mais básico, mas mesmo assim, se sobressaem em comparação aos demais.

Instalação da luz é prática

Geralmente, em forros, a instalação da parte elétrica e luz são mais difíceis, porém, este também é um ponto positivo da instalação dos forros de PVC, como eles são encaixados, é muito mais prático a instalação das luzes da sua casa no lugar aonde você optar.

Também é possível trocar a colocação da parte elétrica das luzes do seu ambiente após a instalação do forro, bastante desencaixar a peça, alterar a luz para onde você desejar, e encaixá-la novamente.

É resistente a umidade e organismos

Como este estilo de material é extremamente durável, ele acaba se tornando muito mais resistente a outros fatores, como a umidade por exemplo, ele não terá problemas com a umidade como outros estilos de materiais, como a madeira por exemplo, que pode vir a apodrecer se entrar em contato com a umidade por algum tempo.

Ele também é resistente a demais organismos que você poderá ter em um lugar úmido, como os famosos caracóis por exemplo, que são comuns em locais mais úmidos, então, o material não será danificado por este tipo de bichinho que você poderá ter na sua casa.

Desvantagens do uso do forro de PVC no teto

Mulher infeliz e triste em um fundo rosa

As vantagens de se possuir forro de PVC são realmente surpreendentes, mas nem por isso, deixam de existir desvantagens no uso e instalação deste estilo de material na sua casa, então veja abaixo algumas desvantagens do forro de PVC.

A estética e padronização do forro de PVC

O forro de PVC, ainda é considerado por algumas pessoas como um material não muito moderno e visualmente agradável para se ter dentro de casa, então, este é um ponto a se levar em consideração ao instalar o seu forro de PVC.

Geralmente, este estilo de material não agrada a pessoas por possuir uma superfície que se assemelha a plástico, que é inclusive seu material de fabricação, o que muitas pessoas não consideram agradável visualmente, e que deixam uma péssima impressão no ambiente, porém, esta desvantagem é uma questão de gosto pessoal.

Isolamento

A instalação do forro de PVC na sua casa é realmente muito prática, mas é necessário levar em consideração o isolamento acústico e térmico do seu ambiente, pois essa pode ser uma das razões que levará você a trocar o forro de PVC por outro estilo de material.

Os forros de PVC possuem um baixo isolamento acústico e térmico para os seus ambientes, o que pode acarretar em problemas se você estava em busca de um forro para a sua casa que tivesse este estilo de isolamento, caso seja, o forro de PVC não é indicado.

Baixa resistência ao calor

Falando sobre isolamento térmico, é importante ressaltar que o forro de PVC não é muito resistente contra o calor, então, se você busca um bom isolamento térmico para a sua casa em dias mais quentes, o forro de PVC pode não ser o mais indicado para você.

Com esta baixa resistência, o forro de PVC em dias quentes pode causar a impressão de abafamento nos ambientes, visto que mesmo esquentará com o calor que será emanado pelo telhado da sua casa e não terá um bom isolamento da temperatura exterior da sua residência.

O forro de PVC pode liberar gases tóxicos

Em mais um desvantagem pelo baixo isolamento térmico do forro de PVC, o mesmo poderá liberar gases tóxicos quando colocado em contato direto com locais de temperatura muito elevada, por causa do material utilizado na sua fabricação, o cloro.

Porém, em situações comuns, o calor não é tão expressivo a ponto de fazer o PVC soltar este tipo de gases tóxicos, é mais provável que isso ocorra durante incêndios, por exemplo, o que pode acarretar em perigos ainda maiores nestas situações para as pessoas que estarão próximas.

Forro de PVC na decoração

O uso do forro de PVC na sua casa poderá trazer algumas novidades e mudanças para a decoração da sua residência. Com o uso da criatividade você poderá criar ambientes únicos, com auxílio do forro de PVC.

Então, separamos algumas dicas para você se inspirar e utilizar o forro de PVC como aliado na nova decoração da sua casa.

Possui um estilo clean

Como explicado anteriormente, os forros de PVC tendem a trazer um ambiente mais clean para dentro dos seus ambientes, o que os tornam mais modernos e aconchegantes, e o uso do forro de PVC não precisará ser utilizado apenas para forro, por exemplo.

Você poderá criar uma nova estampa na sua parede utilizando forro PVC, está uma das práticas que vem ganhando o coração de muitos donos e donas de casa, que mudam completamente um ambiente com um estilo de PVC com texturização de madeira, ou até mesmo o básico detalhado, para criar um ambiente totalmente novo.

Combina com móveis de madeira

Um quarto com móveis de madeira

Os forros de PVC combinam perfeitamente com móveis de madeira e criam um contraste incrível para dentro da sua casa, puxando um estilo mais mediterrâneo para dentro da sua residência, além de ser moderno e agradável visualmente.

Este estilo de decoração vem ganhando cada vez mais destaque dentro dos ambientes, e o forro de PVC pode ser a peça chave que você estava procurando para complementar ainda mais a decoração do seu ambiente com seus móveis de madeira.

Uso em locais externos

Como o forro de PVC é um material extremamente durável e prático de limpar ele é ótimo para você instalar fora da sua residência. Você poderá instalar o forro de PVC na sua varanda, ou no seu espaço de lazer sem ter medo de danificar o material.

Como ele também é muito resistente a umidade, também é recomendado para este tipo de instalação, visto que o contato com a umidade causada pela chuva, ou até mesmo entrar em contato com a água não danifica o material.

Pode criar um teto falso

Criar um forro falso também é uma boa dica de decoração que pode ser facilmente projetado com o uso de forro de PVC, o que pode trazer para o seu ambiente um aspecto mais clean e sofisticado.

Você poderá criar um teto falso onde você achar melhor, além de, também ter o benefício da durabilidade do material, onde é possível montar tetos falsos até mesmo fora da sua residência, mantendo o aspecto visual da sua casa ainda mais incrível.

Escolha o forro de PVC que mais combina com você!

O forro de PVC possui diversas vantagens para ser a nova peça chave para a decoração da sua casa, elas são resistentes, visualmente agradáveis e podem fazer a total diferença na reforma dos seus ambientes externos ou internos.

Então, não deixe de utilizar esse benefício em pró da sua casa, e busque trazer um ambiente moderno, com um ótimo custo benefício e com várias facilidades para dentro da sua residência.

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo