Para que serve cada cor de detergente: saiba os usos, receitas e mais!

Para que serve cada cor de detergente: saiba os usos, receitas e mais!

Veja neste artigo, como fazer um detergente caseiro e seus diferentes tipos de ingredientes. Confira também, para que serve cada cor de detergente na limpeza.


Você sabe para que serve cada cor de detergente?

Frascos de detergente de plástico

Existem várias cores de detergente disponíveis atualmente no mercado. Entretanto, muitas pessoas acreditam que essa diferenciação se dá somente pela fragrância dos produtos e não influencia o uso cotidiano. Mas, cada cor de detergente possui uma aplicação diferente.

Assim, os detergentes se tornam produtos muito versáteis, que podem fazer muito mais pela rotina do lar do que simplesmente auxiliar na lavagem de louças. A depender da cor, eles podem ser usados para a limpeza de superfícies como porcelanatos e paredes. Além disso, esses produtos são biodegradáveis, causando menos impacto no meio ambiente.

Portanto, ao longo do artigo os usos do detergente serão explorados em maiores detalhes. Também serão comentadas algumas receitas de detergente caseiro que podem se mostrar uma boa forma de fazer economia. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

Para que serve cada cor de detergente

Produtos e acessórios de limpeza

Os detergentes de cozinha são bastante similares em termos de composição química, se diferenciando em detalhes como a presença de espessantes. Além disso, todos possuem pH neutro e são dermatologicamente testados. Entretanto, o seu uso conta com algumas especificidades que serão abordadas na próxima seção. Continue a leitura do artigo.

Detergente vermelho

O detergente vermelho possui um aroma mais forte que os demais. Devido a essa característica, é indicado para remover cheiros de alimentos como cebola, alho, peixes e especiarias de odor mais acentuado, que tendem a não sair com facilidade dos utensílios de cozinha.

Do ponto de vista científico, é possível afirmar que ele possui o pH neutro e é dermatologicamente testado, de forma que não oferece riscos à saúde. Entretanto, para evitar alergias provenientes do contato, o mais indicado é fazer uso de luvas ao manusear o produto, evitando o contato com a pele.

Detergente verde

A principal diferença do detergente verde é a sua fragrância de limão, que deixa um perfume agradável no ambiente e atua de maneira similar à do detergente vermelho. Dessa forma, ele também é recomendado para a limpeza de produtos com cheiros fortes. Entretanto, pode ser aplicado em outros contextos além da lavagem de louças.

Assim, o produto pode ser usado em superfícies como pisos, vidros e estofados, promovendo uma limpeza eficiente. O seu pH é neutro, próximo de 7, e o detergente também é testado dermatologicamente. Porém, vale recomendar o uso de luvas durante a manipulação para evitar ressecamentos.

Detergente amarelo

É possível afirmar que o detergente amarelo possui vários usos distintos. Além da lavagem de louças, ele pode ser empregado na limpeza de pisos, na remoção de manchas em paredes, na limpeza de estofados e também na lavagem de roupas. O seu toque é suave e ele não deixa manchas.

Também é um produto de pH neutro e que não agride a pele, visto que passou por testes dermatológicos. Mas, para evitar alergias e ressecamentos provenientes do uso, o mais indicado é fazer uso de equipamentos de proteção durante o manuseio do detergente amarelo.

Detergente branco

Os detergentes brancos, em geral, são mais espessos que os demais. Além dessa característica, outros aspectos que o diferenciam são o toque e o manuseio, ambos mais suaves que os demais, mesmo com uma composição química bastante próxima dos outros presentes no mercado.

Também vale mencionar que o detergente branco pode ser usado para a lavagem de roupas brancas, visto que não causa manchas no tecido. Conta com um pH neutro, próximo de 7, e é dermatologicamente testado. Mas, vale mencionar que o uso de luvas é recomendado na aplicação do produto para evitar potenciais reações alérgicas.

Detergente transparente

A suavidade do toque é o grande diferencial do detergente transparente e um dos motivos para que ele seja um dos tipos mais populares entre as donas de casa. Mas, existem outras características que o tornam interessante, como o alto poder desengordurante e a possibilidade de ser usado na lavagem de superfícies de cerâmica, madeira, mármore e porcelanato.

Assim como o detergente branco, o transparente também pode ser usado na lavagem de roupas e possui pH neutro, próximo a 7. Isso garante que ele não seja agressivo. Entretanto, é recomendado o uso de luvas para evitar alergias e ressecamentos.

Receitas de detergentes caseiros

Existem vários produtos de uso cotidiano, como o açúcar, o sal e o bicarbonato de sódio, que quando combinados ao sabão em barra, podem se transformar em ótimos detergentes caseiros com efeitos tão potentes quanto os industrializados e bastante econômicos devido ao excelente rendimento. Continue a leitura para saber mais.

Receita de detergente de lavanda

Potes com essência de lavanda

O detergente caseiro de lavanda promove um cheiro agradável no ambiente, reforçando a sensação de limpeza. Isso é conseguido através da essência da planta na composição do produto, que pode ser usado tanto para a lavagem de louças quanto para a limpeza de superfícies.

Para fazer o detergente de lavanda, misture uma barra de sabão de coco ralado com um litro de água fervente. Então, mexa até que se dissolva e adicione bicarbonato de sódio e borato de sódio. Posteriormente, acrescente 7 litros de água em temperatura ambiente e, por fim, a essência de lavanda. Espere esfriar para guardar.

Detergente de Erva doce

Sementes de erva doce em uma colher de madeira

O uso da erva doce no detergente caseiro ajuda a garantir um bom aroma. Vale ressaltar que ela pode ser substituída pela erva da sua preferência.

Primeiramente, bata no liquidificador a casca de 1 limão com água. Rale 1 barra de sabão de coco e acrescente em uma panela com 1L de água e 50g de erva doce. Deixe a mistura levantar fervura até que o sabão se derreta e espere esfriar. Quando estiver morno, acrescente o suco de limão e coe. Por fim, mexa com cuidado e guarde em um pote fechado por uma semana antes do primeiro uso.

Detergente de Coco

Cubos de sabão de côco

O detergente de coco é uma ótima alternativa para a lavagem de louças, mas pode ser usado em banheiros devido à sua consistência densa e à quantidade de espuma, que promovem uma limpeza profunda.

Misture 2 litros de água fervente ao sabão de coco até dissolver. Mexa bem e acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 100ml de vinagre. Coloque o restante da água, em temperatura ambiente, e bata a mistura até ficar homogênea. Deixe descansar por 12 horas antes de usar. Caso o cheiro do coco incomode, é possível acrescentar a essência da sua preferência.

Detergente de folha de mamão verde

Folhas de mamão verde

A folha do mamão verde pode ser usada para fazer um excelente detergente. Mas, vale alertar que devido à presença da soda caustica, ele somente pode ser utilizado em limpezas mais pesadas. Além disso, a fabricação demanda o uso de equipamentos de proteção.

Bata a folha do mamão com 100ml de água em temperatura ambiente. Acrescente a soda caustica e misture bem. Em um balde, acrescente 250ml de óleo de cozinha coado e 100ml de álcool até que fique consistente. Misture tudo a 2L de água fervente e espere incorporar. Então, complete com o restante da água em temperatura ambiente.

Detergente de coco e limão

Pote com óleo essencial de limão

O tradicional detergente de coco, quando ganha um toque de limão, serve para remover odores mais fortes do ambiente. Além disso, a receita é prática e suave para as mãos por não contar com o uso de soda caustica.

Rale 50g de sabão de coco e dissolva em 1L de água quente. Posteriormente, acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe descansar por uma hora. Então, acrescente 1L de água morna, misture e passe tudo por uma peneira. Por fim, acrescente 1L de água fria e o óleo essencial de limão. Procure armazenar em recipientes menores.

Detergente potente com bicarbonato, açúcar e sal

Pote com bicarbonato de sódio

Além da potência, a vantagem dessa receita é ser feita de ingredientes encontrados na cozinha de qualquer residência. Outro aspecto que chama a atenção é o seu rendimento, que pode chegar a 6 litros.

Para fazer, basta cortar o sabão em tiras finas, colocar em uma panela e acrescentar um litro de água. Leve ao fogo até que derreta por completo e acrescente o vinagre, o bicarbonato de sódio, o sal e o açúcar. Então, coloque o detergente mexendo bem. Deixe a mistura descanar por 12 horas para engrossar e bata com o garfo acrescentando 1L de água para dissolver.

Detergente desengordurante com limão

Cesta com diversos limões e um copo com suco de limão

A acidez do limão possui função desengordurante, tornando a lavagem de louças algo mais rápido e fácil. Além disso, o cheiro cítrico da fruta contribui para potencializar a sensação de limpeza do ambiente.

Em uma panela, junte 1,5L de água, o suco de 7 limões, 1 barra de sabão neutro, 1 colher de sopa de leite de coco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar. Leve todos os ingredientes ao fogo e assim que todos incorporarem, desligue e deixe esfriar. Posteriormente, armazene em potes com tampa.

Detergente simples transparente

Pote com bicarbonato de sódio e garrafa com vinagre

O detergente transparente funciona muito bem com limpador de superfícies, de forma que pode ser usado em vários ambientes, da cozinha ao banheiro. Além disso, é um produto incrível para dar brilho à louça.

Primeiramente, dissolva o bicarbonato de sódio e o vinagre em 500ml de água. Em outro recipiente, misture o detergente com a metade da solução de bicarbonato e vinagre, mexendo suavemente. Então, acrescente o restante da solução e 500ml de água. Espere 10 minutos e volte a mexer o produto e estará pronto para o uso. Posteriormente, guarde em potes com tampa.

Detergente de álcool

Recipiente com soda cáustica

O detergente de álcool é uma opção interessante para a limpeza de superfícies. Mas, exige um uso maior de álcool em relação às demais receitas semelhantes. Além disso, vale ressaltar que a receita conta com soda caustica na composição.

Coloque em um balde 500g de soda caustica e 2L de álcool. Acrescente 2L de óleo de cozinha coado e misture até ficar homogêneo. Espere 30 minutos e, então, acrescente 2L de água fervente à mistura. Dissolva todo o conteúdo e, por fim, acrescente 20L de água em temperatura ambiente. Deixe a mistura esfriar e armazene em potes com tampa.

Detergente de azeite

Barras de sabão de azeite natural e azeite na mesa

Quem está à procura de um produto que não seja muito agressivo à pele, vai encontrar o que deseja no detergente de azeite. Apesar de contar com a presença de soda caustica, a quantidade reduzida favorece essa questão e o produto é bem diluído.

Acrescente em uma panela 120g de sabão em barra de azeite ralado e junte 600ml de água. Ligue o fogo e espere a mistura dissolver. Adicione 30ml de glicerina vegetal e incorpore ao líquido. Tenha atenção para não deixar a mistura ferver e desligue o fogo assim que estiver homogêneo. Guarde a mistura em um pote.

Detergente com desinfetante

Desinfetante e luvas num fundo rosa

O detergente com desinfetante é poderoso para a limpeza de banheiros, pisos e tapetes. Então, quem está à procura de um produto que cumpra essas funções deve apostar nesta receita.

Para fazer dissolva 100g de sabão em pó, 100g de bicarbonato de sódio, 100ml de álcool, 100g de sal em 1 litro de água. Em outro recipiente, misture 3 litros de água fervente e 1 barra de sabão neutro ralado até dissolver. Então, junte as duas misturas e mexa até ficar homogêneo. Acrescente 500ml do desinfetante da sua preferência e espere 2 horas até esfriar por completo antes de armazenar.

Detergente com óleo de cozinha usado

Composição com garrafas de óleo de cozinha

Embora muitas pessoas possam estranhar essa receita, é possível reaproveitar o óleo de cozinha usado para fazer um bom detergente. Entretanto, é preciso lembrar de coa-lo para retirar as impurezas acumuladas no uso. Aqui, vale lembrar que a presença da soda caustica demanda o uso de equipamentos de proteção, como luvas.

Primeiramente, dissolva 2 colheres de açúcar, 50g de soda caustica em escamas e 100ml de água. Acrescente 250ml de óleo morno, 200ml de álcool e misture bem. Posteriormente, junte 2L de água morna e mexa acrescentando mais 2L de água em temperatura ambiente. Antes de engarrafar, espere esfriar totalmente.

Dicas para fazer seu próprio detergente

Garrafas de detergente e esponjas

Embora o preparo dos detergentes caseiros não seja algo muito exigente devido à simplicidade das receitas, vale citar que existem algumas dicas que podem facilitar mais a fabricação, especialmente para pessoas que estão tentando fazer os produtos pela primeira vez. Elas serão comentadas nesta seção do artigo. Continue a leitura.

Utilize uma bacia ou panela

Devido aos altos volumes de água e outros líquidos envolvidos na fabricação do detergente caseiro, bem como às potenciais reações químicas, o mais indicado é fazer uso de recipientes que suportem esse volume, como as bacias e as panelas grandes. Também é importante se certificar que elas sejam altas.

É válido lembrar que nas receitas que usam a soda caustica não se pode usar panelas de alumínio. Isso acontece devido às reações químicas provocadas pelo contato do químico com a superfície da panela, que acarreta em um conjunto de reações tóxicas e prejudiciais à saúde, capazes de levar à hospitalização.

Itens de proteção

Os itens de proteção são indispensáveis durante a fabricação do detergente caseiro. No caso da soda caustica, por exemplo, os óculos e máscaras impedem que o vapor liberado pelo produto agrida os olhos e as narinas, causando danos sérios à saúde, como queimaduras.

Além disso, por mais que os demais produtos sejam de uso cotidiano, a sua combinação pode gerar compostos diferentes dos quais o produtor está acostumado e, dessa maneira, quando em contato com a pele, eles podem provocar reações alérgicas. Logo, o uso de luvas também se faz de extrema importância para evitar cenários como o descrito.

Atenção às quantidades e frascos disponíveis

Os detergentes caseiros precisam ser armazenados para evitar o contato com o ar, que pode modificar as suas propriedades e diminuir a sua eficiência. Portanto, antes de começar a fabricação é importante ter disponíveis os recipientes para armazenamento do produto. Nesse sentido, existem algumas dicas importantes.

Primeiramente, os detergentes devem ser guardados em frascos de vidro ou plástico e independente da escolha, os recipientes precisam possuir uma tampa. Além disso, é preciso ter atenção às quantidades da receita pra se certificar de que a quantidade de potes será suficiente. Uma boa dica é somar o volume de líquidos.

Saiba para que serve cada cor de detergente e aproveite ao máximo seus benefícios!

Recipientes brancos com produtos líquidos coloridos

Os detergentes usados para lavar loucas possuem propriedades distintas, ainda que as suas composições químicas e características gerais sejam bastante similares. Portanto, conhecer as funcionalidades de cada cor do produto é uma excelente forma de otimizar o uso e evitar gastos desnecessários com produtos de limpeza.

Além disso, ainda no sentido de economia, outro aspecto interessante é fabricar detergente caseiro. Atualmente, existem várias boas receitas, como as listadas ao longo do artigo, feitas a partir de itens que muitas pessoas têm em suas casas. Como os produtos de limpeza tendem a consumir uma boa fatia do orçamento, essa alternativa se mostra uma boa forma de poupar.

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação