Lista de compras para casa nova: saiba a lista de itens indispensáveis!

Lista de compras para casa nova: saiba a lista de itens indispensáveis!

Aqui você encontrará uma lista de tudo que não pode faltar na sua casa nova, desde móveis até utensílios mais básicos para sala, quarto e cozinha. Confira!


Lista de compras para casa nova: confira itens necessários para montar seu enxoval!

Jovem casal um uma casa nova com várias caixas ao redor

Mudar de casa não precisa ser um episódio tão estressante na sua vida, e sim o oposto, com organização e planejamento esse evento além de especial poderá se tornar muito prazeroso. Alguns itens são indispensáveis na hora de mostrar sua nova casa, e se for sua primeira residência essas dicas serão ainda mais necessárias e fundamentais para a organização do seu cantinho.

Saber o que levar te ajudará em diversos aspectos, isso, pois acumular e levar coisas desnecessárias para a casa nova não só irá atrapalhar no dia da mudança como na organização em geral e no desperdício de espaço, então desapegue de remédios vencidos, boletos antigos, objetos parados, e demais itens que estão sendo inúteis para você.

Veja a seguir uma lista do que realmente vale a pena ter e levar para a sua casa nova, tornando sua mudança e instalação muito mais organizadas, além de possuir itens que serão realmente úteis para o seu dia-a-dia.

Lista de compras de eletrodomésticos para casa nova

Alguns eletrodomésticos são totalmente necessários para que se tenha o mínimo de conforto e comodidade em seu lar, certifique-se de que os principais estejam providenciados antes de iniciar a sua mudança, com isso o seu ambiente certamente lhe proporcionará maior bem-estar. Continue lendo para ver quais são esses eletrodomésticos.

Geladeira

Uma geladeira aberta e com comida dentro

O principal eletrodoméstico em sua nova casa com certeza é a geladeira! Ela não só conserva nossos alimentos e bebidas, como facilita a nossa vida e o nosso cotidiano. Quem tem a vida corrida, pode congelar marmitas, por exemplo, para comer ao longo da semana, otimizando o seu tempo e utilizando a nossa amiga geladeira ao seu favor.

Os modelos são infinitos, escolha o que mais se adequa ao seu bolso, ao seu espaço e ao objetivo. Também vale a dica do frigobar caso seu espaço seja muito pequeno, o importante é ter um lugarzinho gelado em sua casa para conservar seus mantimentos.

Fogão

Um fogão cinza com uma panela em cima

Quase não dá para imaginar uma cozinha sem fogão, não é mesmo? Pois é com esse prático eletrodoméstico que preparamos e esquentamos nossas deliciosas refeições. Os tipos são muitos e variam de acordo com os gostos e preferências, se sua casa possui um maior número de pessoas, talvez escolher um fogão com mais bocas seja ideal, e vice-versa para uma casa com menos pessoas ou só você.

O fogão embutido deixa a cozinha linda e planejada economizando espaço, porém o fogão de piso pode ser mudado de lugar ou transportado na mudança sem dificuldade nenhuma. Uma excelente opção para quem demanda de pouco espaço é o fogão cooktop.

Máquina de lavar

Moderna máquina de lavar roupa em frente a parede branca

Tudo bem que as roupas podem ser lavadas a mão, porém nada como a comodidade e praticidade proporcionada por uma máquina de lavar, não acha? Vale a pena investir nesse eletrodoméstico praticamente indispensável em nossas casas, proporcionando economia de esforço e principalmente de tempo ao lavar suas peças de roupas.

Lembre-se de atentar a quantidade de quilos de roupas que serão lavados semanalmente a partir de quantas pessoas moram na casa, essa observação será indispensável na hora de escolher o modelo e o tamanho da sua máquina de lavar.

Micro-ondas

Mulher usando um micro-ondas

A facilidade que o micro-ondas proporciona ao nosso dia-a-dia é indescritível, principalmente para quem tem a rotina agitada e corrida por conta do trabalho e outros afazeres. Com ele você pode deixar a comida semi-pronta ou congelada por vários dias, e posteriormente irá somente esquentar e descongelar com o auxílio do micro-ondas, potencializando seu tempo.

Não só para esquentar suas refeições, o micro-ondas também pode ser utilizado na preparação de várias receitas do zero, a criatividade é sua aliada nesse momento.

Lista de compras para sala e quartos da casa nova

A sala e o quarto são geralmente lugares de descanso e relaxamento, cômodo que iremos desfrutar principalmente ao final do dia depois de cumpridas nossas obrigações, por isso é importante buscar sempre um ar acolhedor nesses ambientes, confira algumas dicas.

Almofadas

Três almofadas coloridas no sofá e ao lado dois vasos brancos

O conforto e a praticidade dos utensílios domésticos não são quesitos únicos na hora da mudança, a decoração da casa também pode ter um toque especial seguindo sua essência, e almofadas são grandes colaboradoras de uma boa decoração. Além disso, é uma opção extremamente aconchegante para o seu sofá, ou se você ainda não possui um, experimente jogar algumas almofadas no chão com um tapete fofinho.

Roupa de cama

Cama desfeita com lençóis azuis amassados

Mais do que ser um incremento de destaque na decoração do seu quarto, a roupa de cama mantém limpa a sua cama ou local de dormir protegendo de ácaros e impurezas, além de proporcionar conforto para um sono ideal, sendo elemento essencial num quarto. Os tipos e preços variam de acordo com o bolso e com a preferência de cada um, possuindo bastante diversidade e variabilidade de modelos e qualidades.

O ideal é ter pelo menos dois jogos completos de roupas de cama, isso você pode alternar as peças entre as semanas, mantendo uma limpa em uso enquanto a outra está para lavar.

Travesseiros

Pilha de três travesseiros brancos

Peça essencial para um sono de qualidade e restaurador, os travesseiros não podem faltar em sua cama para proporcionar alívio aos músculos do seu pescoço e revigorar o descanso noturno. Verifique o tipo que mais se adapta ao seu corpo, como altura, espessura, enchimento, maciez.

O tamanho padrão para um travesseiro é de 50 x 70 cm, as fronhas disponíveis no mercado se baseiam nessas medidas, então se atente e não fuja muito do padrão se quiser facilidade na hora de comprar as fronhas para compor a roupa de cama.

Conheça opções temporárias para dormir

Cama grande com roupa de cama

Se você não possui uma cama, mas tem um colchão já é um excelente começo, o próprio colchão no chão com um belo jogo de cama já proporciona um toque totalmente acolhedor e aconchegante ao seu quarto. Uma opção muito incrível é fazer um deck de pallets reaproveitados ou mdf que é uma madeira de baixo custo, o visual fica fantástico e o custo muito reduzido.

Para quem não tem cama ou colchão, o sofá cama é uma boa escolha provisória, durante o dia ou enquanto estiver recebendo visitas ele pode funcionar como um sofá em sua sala, e a noite transforma-se numa cama, sendo um móvel muito versátil.

Lista de compras do que não pode faltar na cozinha

Sendo a cozinha um dos principais cômodos da casa e responsáveis pelos momentos de preparação de todas as refeições, é de extrema importância se atentar aos detalhes desse local, não deixando para trás nenhum utensílio que poderá facilitar muito a sua rotina. Veja uma lista de itens essenciais para sua cozinha.

Jogo de talheres

Conjunto de talheres metálicos com garfo, faca e colher

Na hora de comer não podem faltar os talheres, pelo menos os básicos: garfo, faca e colher. É claro que se você preferir expandir suas possibilidades existem diversos tipos de talheres no mercado para diversas funções distintas. Porém quando o assunto é o essencial, a dica é adquirir um faqueiro tradicional, nele estarão disponíveis todas as peças básicas e indispensáveis na sua cozinha.

Apostar num bom jogo de facas também é muito legal, pois irá facilitar na preparação de suas receitas, principalmente churrascos e grelhados.

Pratos, copos e xícaras

Conjunto de pratos, com copos e xícaras

Assim como os talheres, os pratos e copos também são indispensáveis na hora de realizar uma refeição completa, providencie essas louças para sua cozinha, também vale a pena apostar nos descartáveis para uma emergência ou pequena reunião com pessoas próximas, porém lembre-se de utilizar os descartáveis corretamente e quando necessário, o meio ambiente agradece.

Um pequeno jogo de xícaras e uma bandeja decorada pode compor um lindo e delicado cantinho do café, fazendo com que seu lar tenha um toque ainda mais especial e acolhedor.

Apoio de panela e de copos

Um copo com café cremoso na mesa em cima do apoio

Os apoios para copos e panelas são totalmente úteis principalmente quando o assunto é a durabilidade dos móveis, com isso suas toalhas de mesa, as mesas, e móveis em geral não estarão expostos diretamente ao calor das panelas e a umidade dos copos, sem que haja maiores injúrias causadas por esses objetos.

Além de ter utilidade doméstica, os apoios de copos e panelas podem ser itens decorativos, existem diversos modelos no mercado, desde os mais rústicos até mais sofisticados e de cores fortes, adeque ao seu estilo e de leve charme para a sua mesa.

Escumadeira, concha e colher de pau

Conchas de madeira e utensílios de cozinha de madeira

Além dos utensílios para realizarmos nossas refeições à mesa, existem os utensílios de fogão, que são necessários não só para o preparo das comidas como também para servi-las. Escumadeira, concha e colher de pau são os básicos do princípio, com esses três utensílios você poderá facilmente preparar seus pratos sem passar nenhum apuro.

Algumas lojas possuem o kit com as três peças juntas, assim você economiza e tem os objetos padronizados em sua cozinha.

Escorredor de massa

Macarrão dentro de um escorredor de massa

Para quem é amante das massas, o escorredor não pode faltar, principalmente na hora de tirar o seu macarrão ou nhoque da água quente esse é um utensílio totalmente prático. As opções são muitas no mercado, variam de acordo com o preço e a durabilidade, geralmente são vendidos em plástico e inox, o que muda é o tempo de vida útil, a aparência e a qualidade.

Alguns escorredores de massas podem até auxiliar na decoração da sua cozinha diante de tamanha beleza e riqueza de detalhes, vale a pena ponderar os custos e ter em mente o quanto quer investir nesses utensílios, e assim fazer a melhor escolha para o seu momento.

Coador, funil, abridor de garrafas e latas

Um líquido sendo coado pelo coador e funil

Alguns utensílios domésticos podem passar despercebidos na hora da listinha e de providenciá-los, porém quando precisamos dos mesmo e não temos a saia justa é grande, então melhor planejar, não é mesmo? Coador, funil, abridor de garrafas e latas são exemplos clássicos dessa situação.

Coloque esses utensílios todos juntos e etiquetados numa caixa e identifique-os como “cozinha”, dessa forma na hora de descarregar a mudança esses pequenos objetos não ficarão perdidos causando estresse.

Conjunto de panelas

Conjunto de panelas metálicas

Falamos de utensílios para comer e cozinhar, e então não podem ficar de fora as bases para tudo isso: as panelas! Sem elas nenhuma refeição no fogão será possível de ser realizada, então se atente a ter pelo menos uma panela para cada finalidade perante ao seu dia-a-dia e as comidas que você mais cozinha.

O ideal é adquirir um jogo de panelas completo, além de o custo benefício ser ótimo, você não terá nenhuma surpresa quando estiver cozinhando e faltar determinada panela, vale a pena investir.

Potes de mantimentos

Vários recipientes com comida

Quem nunca procurou um potinho para guardar aquela pequena sobra de comida do almoço para comer na janta? Pois é, os potes de mantimentos são mais do que essenciais na sua cozinha, eles não só irão abrigar o restante de comida das refeições que irão para a geladeira, como irão organizar os mantimentos em geral na sua cozinha (arroz – açúcar – café – entre outros).

Tenha pelo menos um pote de cada tamanho, nunca se sabe o quanto de comida ou mantimento será necessário armazenar, ter potes que podem ir ao freezer e ao micro-ondas também são de grande utilidade e praticidade na hora de congelar ou descongelar uma refeição.

Panos de prato

Pano de prato quadricular e um fundo desfocado

Panos de prato além de dar um toque decorativo totalmente aconchegante e artesanal em sua cozinha, serão totalmente úteis na secagem das louças, talheres e panelas, utensílios molhados não combinam com fogo e nem com seu armário novinho de madeira ou alumínio. Adquira um jogo de panos de pratos (pelo menos 5) assim enquanto uns estão para lavar, outros estarão limpinhos em uso.

Jogo americano ou toalha de mesa

Uma mesa com uma tolha quadricular, um recipiente de vidro com frutas e iogurte e uma cadeira

Fazer uma refeição em cima da mesa “crua” não é tão confortável, o ideal é ter pelo menos duas toalhas de mesa para colocar no momento das refeições, uma boa dica para quem não tem ou não gosta de toalha de mesa, é o jogo americano, com ele você apoia pratos e copos sem que tenham contato direto com o móvel, além de ser extremamente belo.

A dica do jogo americano ou da toalha de mesa não vale só para conforto e decoração, os móveis terão durabilidade muito maior sem exposição direta às louças.

Lista de compras para lavanderia da casa nova

Além da máquina de lavar, a lavanderia geralmente abriga todos os utensílios domésticos que são responsáveis pela manutenção da limpeza da casa, por isso é ideal ter organização e estipular um espaço adequado para esses objetos em sua lavanderia (como um armário ou uma prateleira) para que não haja bagunça visível causando uma ruim poluição visual.

Vassoura e pá

Uma pá azul e uma vassoura com cabo azul

Em uma infinidade de modelos e finalidades, a vassoura não pode faltar em sua casa principalmente se você ainda não possui o aspirador de pó, a vassoura auxilia na remoção de sujeira de interiores e exteriores sem maiores esforços, têm uma durabilidade excelente e nunca te deixa na mão, é um item muito versátil e indispensável numa casa.

Quando for providenciar a sua vassoura, não esqueça da pá de lixo, pois juntas são a dupla perfeita quando o assunto é a limpeza do seu chão.

Desinfetantes e materiais de limpeza

Vários e diferentes produtos de limpeza

Materiais de limpeza são essenciais, mesmo com o mundo de possibilidades disponíveis no mercado você não precisa ter um gasto absurdo com materiais de limpeza para manter sua casa limpa e desinfetada, aqui vai uma dica do que comprar: detergente – sabão em pó – desinfetante – amaciante. Com esses 4 itens sua casa tem plenas condições de se manter limpa e cheirosa.

Para quem quer investir um pouco mais, existem opções para diversas funções, como clareadoras, desengordurantes, tira limo, limpeza pesada, cheirinhos, entre outros, vai do seu gosto e do seu bolso!

Rodo

Um rodo limpando o vidro

Após a lavagem do chão ou para secar o box depois do banho, o rodo é essencial! Ele também é muito utilizado com um pano molhado para higienizar o chão logo após varrer. Tenha pelo menos um rodo em sua lista de compras para a casa nova, uma boa dica é sempre manter em local arejado após o uso, para que não haja acúmulo de umidade causando proliferação de fungos e bactérias.

Baldes

Um esfregão e um balde

Baldes auxiliam muito em várias situações, são elas: deixar roupas e panos de molho – economizar água da mangueira na hora de lavar o chão – fazer misturar com produtos de limpeza para higienizar superfícies e chão – e muito mais!

Uma ótima e acessível opção para se ter em casa é o mop, um excelente substituto para o pano de chão comum, e de quebra já vem com um balde e uma pequena centrífuga, é praticidade na certa!

Prendedores de roupa e varal

Um varal com vários prendedores

Para estender suas roupas no varal, principalmente em locais de muito vento, os prendedores são fundamentais, afinal você não quer desperdiçar o serviço de uma lavagem de roupas caso elas caiam no chão e se sujem, não é mesmo? Então aumenta ai na sua listinha e providencie esse item, além de extremamente útil existem opções bem baratinhas no mercado.

Faça uma lista de compras e não deixe faltar nada na casa nova!

Mulher sentada e escrevendo em um caderno

Se estabelecer em uma nova casa é uma tarefa um tanto quanto desafiadora e exige muito trabalho principalmente manual, por isso o ideal é manter o planejamento da mudança sempre em dia, com isso a organização no dia do evento e no pós será muito mais facilitada em decorrência do cronograma criado anteriormente.

Uma boa sacada é ter em mãos uns dias antes da mudança sempre uma listinha de papel e caneta ou até mesmo o bloco de notas do celular, assim quando for lembrando qualquer item essencial e indispensável no seu cotidiano já irá anotar imediatamente. Produza a lista com clareza e objetividade, assim irá trocando conforme os itens forem providenciados e instalados.

Depois de tudo organizado, aproveite e relaxe, curta o momento na casa nova comendo ou bebendo algo que goste enquanto desfruta dessa nova ocasião em sua vida.

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas