Flor Papoula: como cuidar, seu significado, uso e muito mais!

Flor Papoula: como cuidar, seu significado, uso e muito mais!

Neste artigo, apresentamos a flor Papoula e suas propriedades! Confira seus principais benefícios, dicas de jardinagem e suas espécies.


Você conhece a flor Papoula?

Flores de papoula num campo

As Papoulas são conhecidas por serem flores anuais. Elas são pertencentes à família Papaveraceae e nativas do Oriente Médio e do sul da Europa. Dessas flores é extraído o ópio, utilizado pelas suas propriedades tanto medicinais quanto terapêuticas.

A sua história se destaca no Egito Antigo, onde a Papoula era muito valorizada devido às propriedades encontradas na sua composição para a produção do ópio, usado-a como calmante e também para beneficiar o sono das pessoas.

Mas há mais de 5 mil anos os sumérios já se utilizavam dessa flor para vários tratamentos de saúde.

Conheça as propriedades da Papoula a seguir!

Como cuidar da flor Papoula

Itens de jardinagem

Para o cultivo da Papoula, é necessário que se tenha alguns cuidados especiais. O plantio é feito através de sementes ou ela também pode ser replantada a partir de vasos que podem ser comprados online. Portanto, cuidados com o local e questões climáticas são muito importantes. Veja mais a seguir.

Luz solar para a flor papoula

As flores da Papoula, que possuem um tom avermelhado ou laranja, têm o hábito de se fechar no momento em que o sol se põe. Por isso, é preciso que após as flores brotarem, a planta tenha contato direto com o sol todos os dias para o seu desenvolvimento.

Mas o ideal é que as flores recebam a luz solar direta somente em horários considerados mais amenos, como pela manhã ou a tarde, quando o sol está menos quente e assim não corre o risco de que as flores acabem sendo queimadas pela intensidade dos raios incidindo diretamente nelas.

Solo para a flor papoula

Em relação ao plantio das sementes, o primeiro passo é buscar por um solo adequado, pois assim como as flores dependem de luz solar para se desenvolver, as sementes necessitam de um solo que esteja em uma temperatura mais fria para que possam germinar.

Devido a essa questão, o plantio das sementes de Papoula em regiões de muito calor é recomendado para ambientes internos, como casas, pois não há a incidência de calor direto do sol.

Caso decida por plantar em uma área externa, escolha um local com sombra e que esteja mais fresco para que as sementes possam germinar.

Rega da flor papoula

Após o plantio das sementes, que precisam estar em um local adequado para que a germinação possa ocorrer corretamente, é necessário que se tenha alguns cuidados com o processo de regar a planta.

Isso porque o solo precisa estar levemente úmido para que as sementes comecem a germinar, mas o excesso de água pode atrapalhar todo o plantio e, assim, a Papoula não conseguirá se desenvolver adequadamente.

Dessa forma, ao regar as sementes, busque utilizar recipientes que despejem a água em poucas quantidades para ter um controle maior da quantidade de líquido que chegará ao solo.

Umidade e temperatura para a flor papoula

A umidade e a temperatura são dois fatores extremamente importantes para o desenvolvimento da Papoula. Sem esse controle, a planta não conseguirá se desenvolver e as suas sementes terão uma dificuldade muito grande para germinar.

As condições do plantio são o ponto de partida para uma planta saudável e bem desenvolvida. Assim, é essencial se ater a essas questões ao plantar a Papoula. A escolha do solo com terra menos fina, por exemplo, pode favorecer para que não haja o acúmulo de água.

É importante que se escolha um local definitivo adequado, pois Papoula é muito sensível à transplantes de locais.

Adubação para a flor papoula

A respeito de sua adubação, a Papoula exige pouco do solo no qual será plantada. Não é necessário que se tenha um solo especial e tratado para poder receber as sementes da planta.

Mas, em geral, ela se desenvolve mais positivamente em solos que tenham uma terra menos fina. Porém, conseguem prosperar até mesmo em solos pedregosos, desde que estes não contem com acumulo de água, que é prejudicial para a planta.

Dessa forma, não é necessário que se tenha um solo especial quanto às propriedades, contanto que as restrições da Papoula sejam respeitadas quanto à temperatura e à umidade.

No entanto, como qualquer planta, irá se beneficiar de uma boa adubação, portanto considere ler nosso artigo sobre Os 10 Melhores Adubos para Flores, e cuide da saúde de suas papoulas.

A floração da papoula

A floração da Papoula pode ser um processo desafiador, pois como se trata de uma planta anual, com o passar dos anos é possível que ela acabe perdendo o seu vigor e não floresça da mesma forma que ocorria logo quando foi plantada.

Para que ela continue florescendo, é preciso tomar alguns cuidados em relação à poda, que deve ser feita garantindo que a Papoula fique até a metade da sua altura. Isso deve ser feito somente após a planta ter florescido diversas vezes.

O processo estimula o nascimento de mais flores, garantindo que a Papoula continuará florescendo e permanecerá viçosa e bela.

Como propagar uma Papoula com sementes

Obter e extrair as sementes de Papoula é um processo simples e satisfatório, visto que ao final você poderá replantar as sementes obtidas. Para tal, é necessário apenas retirar algumas das flores da planta e deixar que elas sequem sozinhas no solo.

Com isso, ao final do processo, quando elas estiverem bem secas com o calor do sol incidindo sobre as flores, ficarão somente as sementes que poderão ser recolhidas e plantadas em novamente.

E, assim, você poderá ter belas flores de Papoula e permanecer realizando o replantio delas através das sementes obtidas com esse processo, que pode ser contínuo.

Doenças e pestes comuns da flor papoula

As pestes mais comuns que podem prejudicar o desenvolvimento da Papoula são os conhecidos pulgões, mas essas plantas também podem ser afetadas por fungos e cochonilhas, capazes de destruir completamente as belas flores e folhas a planta.

Ao notar a presença de algumas manchas brancas nas folhas, é possível que a sua Papoula esteja infestada com pulgões, que são extremamente prejudiciais para a saúde da planta.

Vale citar que existem algumas misturas caseiras capazes podem melhorar a situação e, assim, recuperar a saúde da planta. Também é possível usar o controle mecânico, com a retirada manual dos pulgões.

Características da flor Papoula

Flores de papoula na natureza

A Papoula é uma planta pertencente à família Papaveraceas e a sua espécie mais comum é a conhecida popularmente como Dormideira, com nome científico Papaver somniferum. Por mais que seja conhecida pelas suas características aplicadas em áreas como a medicina, também com propriedades alimentares e oleaginosas. Veja mais a seguir!

Simbolismo e significado da flor papoula

Além de tantas propriedades e importância, a Papoula tem na sua história uma simbologia. Isso acontece porque para os gregos antigos, ela era conhecida como símbolo do esquecimento e também do sono.

Dessa forma, os gregos a associavam diretamente ao deus do sono, Hipnos, pai de Morpheu, que de acordo com a mitologia grega era conhecido como o deus dos sonhos. A representação gráfica desse deus mostra algumas Papoulas nas suas mãos, confirmando a associação.

Outra representação importante da história vem com a deusa das trevas, Nix, filha do Caos, que aparece nas suas imagens sendo coroada com Papoulas.

A flor da papoula

A flor da Papoula não é necessariamente utilizada pelas suas propriedades porque, nesse caso, estas substâncias são extraídas de outras partes da planta. Portanto, as flores são comumente vistas sendo utilizadas pela culinária.

Na gastronomia mediterrânea, asiática, turca e batida muitos pratos contêm as flores da Papoula, assim como as sementes, que também são muito utilizadas para estas finalidades.

Como possui pétalas diferenciadas e com cores chamativas, é comum que as flores sejam vistas em pratos renomados como enfeites e não necessariamente parte do prato em si.

É usada para fazer o ópio

Um dos motivos que torna a Papoula uma das plantas mais conhecidas é de fato a extração do ópio. Esta substância é retirada da espécie Papaver somniferum, que é uma das mais conhecidas da família das Papoulas.

Essa mesma espécie tem a capacidade de fornecer o ópio, também fornece o látex. E ambos são utilizados pelas suas propriedades terapêuticas específicas. O látex, por exemplo, é utilizado em alguns medicamentos farmacêuticos como morfina, codeína e papaverina.

Os opiáceos, que são a base de morfina, são considerados essenciais pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pela sua eficiência no combate a dores extremas.

É sedativa e analgésica

As propriedades contidas nas Papoulas são muitas e extremamente importantes para a medicina de modo geral. Como são benéficas para regulagem do sono e possuem a capacidade sedativa, os medicamentos à base dessas propriedades são utilizados para sedação de pacientes.

E não somente dessa forma, pois também devido à maneira como agem diretamente em relação às dores, os produtos provenientes da Papoula também são aprovados por órgãos especializados para serem administrados em pacientes com dores muito fortes.

Dessa forma, diversos medicamentos que são utilizados pela medicina hoje em dia contam com propriedades que foram extraídas da Papoula.

Ajuda na tosse

Povos europeus e asiáticos há bastante tempo fazem uso das propriedades retiradas da Papoula, que se tornaram comuns também na medicina com o tempo. Dessa forma, ela passou a ser comum em diversos tipos de tratamentos distintos.

Logo, pode se destacar em tratamentos relacionados às bronquites e asmas e também para o controle de tosses. Isso tudo devido presença da codeína que é retirada da planta e utilizada para diversas finalidades distintas.

A codeína, vale ressaltar, também tem essa ação eficiente no controle de tosses e outras questões, como as dores de dente porque possui uma forte ação anti-inflamatória.

Regula o intestino

A semente de Papoula tem como uma das suas propriedades promover a regulagem do intestino por estimulação do trânsito intestinal e digestões pesadas. Isso devido às suas fibras alimentares. Assim, cerca de 50 gramas dessas sementes têm até 12% da quantidade diária de fibras que é recomendada na alimentação diária.

Riscos de uso medicinal

Apesar de contar com tantas propriedades importantes e de alto valor, a Papoula ainda não é vista totalmente bom bons olhos. Isso porque em decorrência de ações humanas desnecessárias, a planta passou a ser utilizada para finalidades negativas.

Devido aos seus princípios ativos, com o tempo a Papoula passou a ser utilizada em forma de entorpecentes. Assim, as suas propriedades passaram a ser vistas como um risco devido à forma como esses produtos são comercializados e distribuídos.

Então, por mais que essas questões sejam levantadas, isso em nada diminui as propriedades da planta e a sua importância para vários setores.

O cultivo é proibido?

De acordo com a Portaria 344/98, determinada pelo Ministério da Saúde, no Brasil o cultivo da Papoula da espécie Papaver somniferum está terminantemente proibido. Dessa forma, a única forma de utilizar a semente dessa planta é através de importações.

Mas para que haja a importação do produto para o Brasil também é necessário que se tenha alguns cuidados. Assim, a empresa responsável pelo processo precisa seguir algumas regras que foram pré-estabelecidas através da Resolução RDC 239, de agosto de 2002.

Essas regras exigem que seja comprovado que as sementes importadas para o país não contem com propriedades germinativas, ou seja, não poderão ser plantadas.

Tipos de Papoula

Muito se fala a respeito da Papaver somniferum, que é uma das mais conhecidas, devido às suas diversas atribuições na medicina e também na culinária no mundo. Mas existem diversas outras espécie de Papoula que também contam com especificidades muito interessantes de conhecer mais a fundo. Veja mais a seguir!

Papoula-do-oriente

Papoula do oriente

A Papoula-do-oriente conta com folhas grandes e flores que podem atingir até 10cm de diâmetro. Geralmente são encontradas em cores como branca, lilás ou púpura. Florescem entre os meses de maio a julho e em locais como a Europa são vistas em áreas diversas, até mesmo nas calçadas.

São cultivadas para finalidades medicinais, pois também são fonte de propriedades importantes, de onde se obtém o ópio para produção de medicamentos relevantes como morfina, narcotina, narceina e outros.

As sementes dessa espécie também podem ser usadas como condimentos em muitos países. A sua distribuição mais comum é no Oriente Médio e Mediterrâneo.

Papoila-dormideira

A mais conhecida entre todas as espécie de Papoula é a Papoila-dormideira. Como seu próprio nome já sugere, essa planta conta com muitas propriedades importantes que podem auxiliar na regulagem de sono e também devido a esse fator são usadas como sedativos.

São encontradas de forma mais comum em zonas do Médio e Extremo Oriente, mas também podem ser vistas em locais de territórios americanos.

Assim como outras espécies, ela também fornece o ópio para produção de diversos medicamentos. É importante ressaltar que nos locais onde ela é comumente encontrada, há o plantio direto das suas sementes de forma corriqueira.

Papoula-da-califórnia

Papoula da Califórnia

A Papoula-da-califórnia é uma herbácea que pertence à família Paveraceae. A espécie é nativa dos Estados Unidos e do México. Apesar de ser perene, ela é tratada como anual e chega a atingir cerca de 60cm de altura.

Pode ser utilizada como ornamental devido às suas belas flores, que possuem cores vivas e muito chamativas, geralmente amarelas ou laranjas. As flores se fecham durante o período da noite ou em dias nublados.

São utilizadas para além das suas propriedades, como parte de decorações de jardins e espaços amplos. As suas folhas foram usadas por muito tempo por nativos americanos, bem como seu pólen usado em cosméticos.

Papoula azul do Himalaia

Papoula azul do Himalaia

A Papoula azul do Himalaia é uma espécie bastante curiosa e diferenciada dessa família devido à sua linda cor. Ela chega a atingir cerca de 1,5m de altura, se destacando mais do que algumas espécies nesse quesito.

A sua origem está registrada como o sudeste do Tibete, onde ela cresce em uma altitude de cerca de 3120 a 4000 metros de altura.

De forma curiosa, a flor se tornou o emblema dos Jardins de Métis, que fica localizado na região de Gespé, no Quebec, Canadá. A sua floração nessa região acontece por volta do final do mês de junho e permanece dessa forma até julho.

papoila-da-Islândia

Papoila da Islândia

A Papoila-da-Islândia é da espécie Papaver nudicaule e o seu crescimento acontece de forma conspícua. Ela é encontrada comumente na Islândia. Apesar do que o seu nome sugere, a origem dessa planta na realidade é asiática.

Além de ser encontrada em locais da Ásia e na Islândia, a espécie se desenvolve mais facilmente em locais com clima gelado.

Por isso também pode ser vista nos Estados Unidos, bem como no Canadá e na Groelândia. A Papaver nudicaule é muito utilizada como planta ornamental devido às suas características e beleza, com flores que podem variar entre branco, amarelo e laranja.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua flor papoula

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar de flores papoula, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A flor Papoula possui muitos benefícios!

Flores de papoula em um vaso

Por mais que a Papoula em um primeiro momento seja lembrada devido às suas propriedades medicinais e também à sua aplicação na gastronomia, essa bela espécie possui diversas formas e cores diferentes e, portanto, se destaca também pela sua beleza.

Devido a isso, muitas espécies da Papoula são muito mais utilizadas como plantas ornamentais. A variação de cores vivas encontradas em todas as plantas, com tonalidades como o vermelho, o azul, o lilás e o laranja, pode garantir um ambiente mais vivo e alegre.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação