Isca para tucunaré: veja qual a melhor artificial, dicas e muito mais!

Isca para tucunaré: veja qual a melhor artificial, dicas e muito mais!

Confira neste artigo, as melhores iscas artificiais e naturais para tucunaré, dicas de pesca e curiosidades do peixe!


Você sabe qual é a melhor isca para tucunaré?

Peixe tucunaré

Conheceremos um pouco sobre a pesca de tucunarés, e qual a melhor isca para utilizar. O tucuruné é um peixe que vive em água doce, em rios e lagoas com águas tranquilas, de preferência. Têm como seu habitat natural a bacia amazônica, apesar de ter sido introduzido nas represas do sudeste. É um peixe consideravelmente grande, medindo cerca de 30cm até 1 metro de comprimento.

Tucunarés são peixes muito apreciados pelos pescadores, pois são considerados peixes bons de briga! É um peixe muito bravo e briguento, além de ser muito forte. Gostam de iscas tanto naturais como artificiais, por chamarem muito a atenção quando estão em movimento.

Vamos conhecer as melhores iscas e dicas para capturar esses peixes valentões!

Isca artificial para tucunaré

Existem diversas iscas artificiais, mas daremos algumas dicas de iscas mais chamativas para a pesca do tucunaré. Sabia que ele é um peixe altamente atraído por discretos toques na ponta da vara, simulando o movimento de um peixe pequeno?

Isca artificial poppers

Isca artificial poppers

Os tucunarés são muito inteligentes e desconfiados, ficam às margens dos rios em meia água, mas qualquer barulho ou movimentação estranha ele foge rapidamente, por isso é um peixe bastante cobiçado. Os pescadores amadores e profissionais recomendam a isca artificial poppers.

Ela mede aproximadamente de 9 a 12 cm, e tem sua ação na superfície da água, possui balanceamento perfeito e arame atravessando a isca, giradores reforçados e anzóis nas duas extremidades. Quando se movimenta no rio, ela espirra água e faz barulho atraindo os tucunarés.

Isca Zara e Walking Baits

Isca zara

A ¨zara¨ é considerada uma isca tradicional, e as "walking baits", iscas de superfície, muito idênticas em proporção, mas diferentes apenas nas trajetórias em ¨z¨. A grande vantagem desta isca artificial é exatamente a possibilidade de entrada em grotas, ou seja, quando não existe muita vegetação na entrada, pois facilitam para os anzóis não se enroscarem.

Por serem uma iscas de superfície e com um ratlin bem alto, chamam muito a atenção do peixe, que de longe ouve o barulho da isca, e por ter uma boa visão, enxerga de uma distância considerável. São iscas muito bem trabalhadas, conseguem imitar os movimentos de pequenas cobrinhas, fazendo zig zag.

Isca artificial Jigs

Esse modelo de isca é considerado um dos melhores para a pesca do tucunaré. A cabeça é feita de chumbo fundida com o anzol e com formato de uma cauda de peixe, é considerada uma isca artificial de meia água. Segundo especialistas, sabendo utilizar a técnica correta, a Jig é com certeza a melhor isca artificial para pescar tucunarés com bastante emoção.

A isca Jig tem peso aproximado de 16 gramas, possibilitando um arremesso distante pelo fato do peso estar concentrado na cabeça. Possui dispositivo anti enrosco, protegendo a ponta do anzol.

Isca artificial deep runners

Isca artificial deep runners

Esta isca artificial permite que o pescador atinja locais mais profundos, e recolha a linha sem dificuldade no caminho entre o local mais profundo do rio e a superfície. É uma isca bastante atraente para os peixes mais valentes e briguentos como o tucunaré, que se atiçam para fisgar.

A isca artificial deep runners é feita em madeira balsa e foi desenvolvida especialmente para trabalhar desde velocidades lentas até ações muito rápidas com perfeição, sem qualquer efeito negativo. Sua barbela, permite que a isca alcance até 3 metros de profundidade.

Isca artificial shads

A isca shad é considerada uma coringa pelos pescadores mais experientes, principalmente para a caça dos tucunarés maiores e mais preguiçosos. Ela é uma isca bastante resistente e atraente. É ideal para os tucunarés que não estão com tanta vontade de comer.

É uma isca fantástica, que faz uma vibração intensa na água, com um rabo que tem uma movimentação extraordinária, atraindo os predadores, em especial os tucunarés. A isca artificial shad pode salvar a sua pescaria!

Isca artificial sticks para tucunaré

Isca artificial sticks

Esse tipo de isca é extremamente atraente para os predadores. Medem em média 10 cm, são iscas artificiais de superfície, muito lindas e com um acabamento de primeira! Possuem uma movimentação extrema de lado a lado, com olhos 3D e corpo pintados a laser holográficos, alvo irresistível para os maiores predadores.

As iscas artificiais sticks são especiais, porque tem o equilíbrio diferenciado e a flutuação rápida. Após colocado no anzol, a isca ficará o tempo todo se movimentando, e mesmo em águas paradas as esferas entrarão em ação fazendo barulho. A cada toque a boca, em formato de semi V, dará um estalo o que fará com que o tucunaré avance na isca por irritabilidade.

Isca artificial de hélice para tucunaré


As iscas artificiais de hélice realizam um papel de peixe se alimentando na superfície, o seu movimento constante faz com que ela atraia os predadores à superfície, o ataque na maioria das vezes é certeiro!

Este tipo de isca vêm ganhando cada vez mais o mercado de iscas de hélice, por ser uma isca leve e fácil de se trabalhar, comparada com outras iscas do mercado, com o mesmo rendimento ou até mais do que outros concorrentes existentes no ramo de pescaria.

Dicas e curiosidades da pesca do tucunaré:

Pesca tucunaré

Você sabia que os tucunarés são os grandes responsáveis pela disseminação de iscas artificiais no Brasil? Além das iscas, falaremos sobre algumas técnicas para serem utilizadas na captura do tucunaré.

Descobriremos à seguir algumas curiosidades sobre a pesca deste peixe ranzinza!

Tente usar isca viva

O uso de iscas naturais e vivas não tem como ser ruim na sua pescaria. Podem ser utilizadas por exemplo: caracóis, minhocas, aranhas, lambaris, caranguejos, bigatos, sapos, tuviras, entre outras.

É preciso planejar as iscas de acordo com o local da sua pescaria. Cuidado com o armazenamento e transporte. Seja bastante cauteloso na hora de colocar a isca no anzol, existem no mercado alguns utensílios que servem para fixar e segurar a isca natural no anzol de modo que não caia na hora do arremesso na água.

Trabalhe nos movimentos da isca

Há estratégias para facilitar a captura de tucunarés, entre eles executando manobras de movimentação das iscas. Fazendo assim: espera-se a isca bater no fundo, quando sentir a linha bambear, damos um ou mais toques, podendo repetir esses movimentos.

Esperamos a isca bater no fundo. Dá-se um toque de ponta de vara, recolhendo a linha que sobrou, fazendo paradinhas. Este trabalho consiste em alternar o recolhimento com novos toques de modo a trabalhar diversas profundidades e descobrir a altura em que os peixes estão batendo. Ou simplesmente recolher a isca continuamente alternando toques e recolhimento constantes.

Utilize a técnica flip cast


Essa técnica consiste num arremesso muito utilizado na pesca com isca artificial e serve para qualquer tipo de peixe, não só na caça do tucunaré. Mas para utilizar a técnica flip cast, o seu equipamento precisa estar bem equilibrado.

Conhecido como o arremesso da martelada, pois o movimento a lembra. É feito à frente do corpo, de forma que evita enroscar em obstáculos presentes acima ou em um dos lados. Bastante eficaz na precisão e distâncias medianas, por proporcionarem uma saída da isca baixa, podendo ser usada para adentrar espaços que não permitem um arremesso com ângulo de cima para baixo, como acontece quando fazemos por cima da cabeça.

Utilize barcos silenciosos

Por serem peixes predadores, estão sempre atentos, apesar de serem extremamente silenciosos. Por isso, é muito importante utilizar barcos com motores silenciosos na caçada deste peixe. Uma dica são barcos com motores elétricos, que não emitem ruídos e não assustam os peixes no local.

Existem no mercado marcas de barcos que possuem um sistema silencioso de engate de marchas em todas as linhas de motores, com uma tecnologia de ponta que proporciona engates extremamente silenciosos, suaves e sem trancos.

Equipamentos indicados para pescar tucunaré

Uma boa vara para pescar a espécie mede entre 1,50m e 1,80m, indicada para linha de no máximo 7kg ou 9kg. Lembrando que quanto maior for o peixe e mais pesadas forem as iscas, é recomendável usar um equipamento mais forte.

Com relação as iscas, utilize de preferência tamanho de 7 a 12 cm. Você pode levar um segundo conjunto para utilizar as iscas de fundo. Nesse caso, prefira uma vara mais longa. Já a linha prefira a multifilamento porque vai proporcionar mais sensibilidade.

Tenha paciência no momento da captura do tucunaré


Ter paciência na caçada do tucunaré é uma das dicas para não perder a fisgada, já que é um peixe muito estrategista e feroz. Ele pode não pegar a isca na primeira fisgada, por isso você precisa insistir no mesmo lugar até conseguir que ele puxe a sua isca, mesmo que leve umas 10 tentativas!

A paciência é fundamental em qualquer tipo de pesca, ainda mais por se tratar de um peixe tão desafiador que é o gigante tucunaré. São conhecidos como peixes briguentos, então durante a captura ele fará de tudo para escapar. Quanto mais violenta for a sua recuperação de linha, mais violenta será sua reação. Por isso, é importante deixar a fricção solta, para garantir que o peixe fique mais a vontade e calmo.

Use a natureza ao seu favor

Alguns fenômenos naturais podem favorecer ou prejudicar a sua pesca. Saiba reconhecê-los e usar a seu favor. Um acontecimento natural que pode prejudicar sua pesca é quando acontece o acúmulo de matéria orgânica, que são trazidas para os rios após grandes cheias. A decomposição dessa matéria consome muito oxigênio, matando os peixes da região.

A lufada, é o retorno dos cardumes das áreas alagadas para o rio. Tornando a região excelente para a pesca. O repiquete, é o aumento dos rios causado pelas chuvas torrenciais. Esse fenômeno afeta o hábito de algumas espécies, como é o caso dos tucunarés. Preste atenção à estas dicas simples que favorecerão a sua pesca.

Cuidados no momento de tirar o peixe do anzol

Segure firme o anzol na hora de retirar o peixe, para evitar que se machuque neste momento. Segure firme o peixe, de preferência, com a ajuda de um alicate de contenção, procure fazer movimentos suaves.

Seria ideal que os peixes fossem fisgados pelo beiço superior ou inferior, mas isso nem sempre acontece. Quando a pescaria é feita com iscas artificiais pequenas ou com iscas vivas, existe uma grande probabilidade do peixe ser fisgado pela garganta. Jamais puxe o peixe se estiver preso pela garganta. Corte a linha mais próximo do anzol e rapidamente devolva o peixe a água, isso aumentará suas chances de sobrevivência.

Tucunaré ataca todo tipo de isca


É um peixe reconhecido por sua ação predatória, o tucunaré ataca praticamente todos os tipos de iscas, sejam naturais ou artificiais. É um peixe bom de briga, portanto garante uma pescaria com emoção. Por serem peixes territoriais e brigarem com qualquer animal que invada seu território, você pode ter certeza que ele irá atacar suas iscas sem dó.

Mas lembre-se sempre que esse gigante da água doce aparece na superfície pela manhã, hora do almoço ou no finalzinho do dia. Varie as iscas, formatos, cores e técnicas de pescaria e garanta o sucesso da sua pescaria!

Escolha a melhor isca para tucunaré e vença a luta!

Tucunaré pescado


Citamos as melhores iscas para garantir o sucesso de sua caça à essa espécie, que é um peixe conhecido por ser arisco, briguento e não gostar de barulho, além de serem diurnos. Gostam de águas paradas, tranquilas, um local onde geralmente escolhem para construir o ninho e posteriormente cuidarem dos seus filhotes.

Preste atenção às condições da natureza para não prejudicar a sua pesca. Faça seu planejamento de pescaria, escolha bem o local que vai pescar, o tipo de isca que usará, podendo ser natural ou artificial. Não esquecendo que os tucunarés gostam de cores vibrantes e algumas iscas que emitem sons durante seu arremesso, chamará sua atenção.

Defina seu roteiro, leve as melhores iscas, embarque num barco de motor silencioso e garanta muitos tucunarés!

Autor deste artigo

Últimos posts


As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

As 9 Melhores Barras Fixas de Parede em 2022: BLACKWOLF, WCT Fitness e mais!

Para te ajudar a escolher a melhor barra fixa de parede, criamos este artigo falando um pouco mais sobre os 9 melhores modelos do mercado e como escolher a sua!


As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

As 10 Melhores Guitarras para Iniciantes: Cort, Strinberg e mais!

Em dúvida sobre qual guitarra para iniciantes comprar? Confira dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Os 10 melhores câmbios Shimano de 2022: traseiro, dianteiro e muito mais!

Neste artigo, conheça os 10 melhores câmbio Shimano no mercado atual, veja também como escolher o produto ideal para que você possa pedalar com segurança.


As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

As 10 melhores jaquetas para moto de 2022: Texx, Milwaukee Leather e mais!

Se você é apaixonado por moto e quer comprar uma jaqueta de boa qualidade, veja nosso artigo com as 10 melhores jaquetas e dicas de como escolher a melhor!


As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

As 10 Melhores Sapatilhas de Spinning de 2022: Shimano, Nike e muito mais!

Se você faz spinning ou deseja iniciar, você precisa ler este artigo! Confira o ranking das 10 melhores sapatilhas de spinning e aprenda como escolher a melhor.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Doces e sobremesas