Estas são as 10 praias mais turísticas do nosso país
Talvez seja o calor, a areia clara, o mar azul ou o próximo torneio Intel Extreme Master, mas cada vez mais pessoas estão se aproximando das praias do Brasil. Sejam férias longas ou curtas, quais são as dez praias mais escolhidas pelos visitantes? Aqui propomos uma guia.
■Cabo Frio
■Ilha Grande
Esta ilha possui várias praias icônicas. Seu apelo histórico (foi um refúgio de piratas no passado, antes de ser utilizada para outros fins) não diminui seu apelo natural, uma vez que sua selva virgem (dividida entre o Parque Estadual Ilha Grande e o Parque Marítimo Aventureiro, grande parte é considerada reserva natural).
E sua rica fauna marinha atraem turistas principalmente para as praias de Lopes Mendes (talvez a mais famosa da região), Dois Rios e Aventureiro. Também é possível visitar a Lagoa Azul e Feiticeira. Apesar da proibição de veículos automotores (não há estradas) na ilha, é possível acessá-la a pé (não está longe de outras ilhas) ou de barco.
■Itacaré
Embora há alguns anos fosse mantido como um lugar quase segredo, hoje em dia Itacaré está entre os destinos mais escolhidos pelos turistas. Um favorito dos surfistas, agora atrai também aqueles que desfrutam de praias de um modo geral (a Praia da Concha é a mais conhecida nesse aspecto, embora as demais praias ao longo do Caminho das Praias também sejam lindas).
Assim como trilhas em áreas selvagens (recomenda-se a presença de um guia, já que as trilhas são pouco sinalizadas) e canoagem. Assim como Ilha Grande, o presente com muita atividade é construído sobre um passado histórico interessante, já que antigamente era voltado para o cultivo de cacau e funcionava como porto desse produto.
■Jericoacoara
Aqueles que visitam o "Paraíso Nordestino" vão com suas câmeras em mãos, pois suas praias, lagoas e dunas oferecem uma paisagem única. Embora seus morros possibilitem diferentes perspectivas, a duna de areia Pôr do Sol é talvez a mais conhecida pela vista incrível que oferece do entardecer. Dizem que, nesse momento, antes do sol se pôr no horizonte, é possível ver o "raio verde".
■Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em Pernambuco, que está entre os três principais destinos de mergulho do Brasil (junto com Atol das Rocas e Abrolhos). Suas praias têm tanto ondas quanto tranquilidade, e sua baixa presença humana (assim como Ilha Grande, é uma reserva natural) tem favorecido a abundância e variedade de vida marinha.
Embora a estadia seja cara (cada dia é mais caro devido à taxa de preservação ambiental) e o acesso às ilhas seja difícil (somente por avião), Fernando de Noronha ainda é um dos locais icônicos do país e um dos favoritos dos turistas.
■Ilhabela
Seu nome não é por acaso, pois suas montanhas vulcânicas, suas cachoeiras (destacando-se as cachoeiras do Gato, Da Toca e Água Branca, para citar alguns exemplos), suas praias extensas e sua densa selva se combinam para criar uma paisagem única. Não muito longe de São Paulo, sua flora e fauna extensas e variadas (caracterizadas por tucanos e macacos, entre outras espécies) tornaram quase toda a ilha uma área protegida pela UNESCO.
É um destino privilegiado para aqueles que gostam de velejar e os interessados em mergulho (antes um esconderijo de piratas, muitos naufrágios estão escondidos em suas águas). Os centros de mergulho estão concentrados em Itaguaçu, Cabras e Praia do Poço.
■Búzios
Búzios é outra "descoberta" contemporânea, pois era uma vila dedicada à pesca até que a atriz francesa Brigitte Bardot acompanhou seu então namorado, Bob Zaguy, ao que ela chamou de "Saint-Tropez brasileira".
Era a década de 1960 e não demorou muito para se tornar a península (com os três principais assentamentos de Manguinhos, Ossos e Armação de Búzios) de intensa vida turística que conhecemos hoje. Centro de bares, boutiques e também de esportes de navegação, concentra mais de quinze praias em seus 8 km de costa.
■Praia dos Carneiros
Diz-se que seu nome se originou do branco da espuma das ondas batendo nos corais, que se assemelha a ovelhas (carneiros). Suas águas transparentes (uma mistura de águas marinhas e fluviais) a tornam um destino favorito para os amantes de snorkeling, e seu difícil acesso faz com que não esteja constantemente lotada.
■Baía dos Golfinhos
Este local é outra "descoberta" contemporânea, pois era uma vila dedicada à pesca até que a atriz francesa Brigitte Bardot acompanhou seu então namorado, Bob Zaguy, ao que ela chamou de "Saint-Tropez brasileira".
Era a década de 1960 e não demorou muito para se tornar a península (com os três principais assentamentos de Manguinhos, Ossos e Armação de Búzios) de intensa vida turística que conhecemos hoje. Centro de bares, boutiques e também de esportes de navegação, concentra mais de quinze praias em seus 8 km de costa.
Também conhecida como "Pipa", os turistas (principalmente surfistas) podem escolher visitar a Praia do Amor (chamada assim pela sua forma de coração), a Baía dos Golfinhos (famosa pelas visitas de golfinhos e o mar tranquilo cercado por espreguiçadeiras) e a Praia do Madeiro (rodeada por palmeiras e falésias).
■Maceió
A capital de Alagoas talvez seja menos visitada por estrangeiros em comparação com as praias próximas (Francês, Gunga, Tatuamunha, Praia do Carro Quebrado, Maragogi e Bitingui, entre outras), mas isso não diminui sua beleza, com suas águas turquesas, piscinas naturais e a presença de coqueiros, combinados com uma intensa vida culinária e uma cidade com muitas áreas para pedestres, tornando-a um local ideal para descansar com um bom drinque na mão.
Muitas praias do Brasil têm sido comparadas com o Caribe, e não é à toa. Escolhidas por turistas para esportes aquáticos ou para descansar, esses lugares icônicos são um cartão-postal vivo em que você pode, literalmente, mergulhar.
Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.