Estas são as 10 praias mais turísticas do nosso país!

Estas são as 10 praias mais turísticas do nosso país!

Está saindo de férias e quer visitar um lugar paradisíaco do Brasil? Então conheça as 10 melhores praias do nosso país que tornará a sua viagem inesquecível!


Estas são as 10 praias mais turísticas do nosso país

Talvez seja o calor, a areia clara, o mar azul ou o próximo torneio Intel Extreme Master, mas cada vez mais pessoas estão se aproximando das praias do Brasil. Sejam férias longas ou curtas, quais são as dez praias mais escolhidas pelos visitantes? Aqui propomos uma guia.

Cabo Frio

praia

Próxima a Búzios, Cabo Frio é conhecida por suas dunas de areia branca e suas águas cristalinas. É um destino popular para pesca e mergulho, e seu porto animado é tanto uma forma de entrada como uma fonte de atividades em si mesmo. A partir de Cabo Frio, é possível visitar a Ilha do Farol, que é protegida pela Marinha e é uma atração única, mas exige cuidado, pois não é permitido entrar com sapatos, comida, bebida ou cigarros.

Ilha Grande

praia

Esta ilha possui várias praias icônicas. Seu apelo histórico (foi um refúgio de piratas no passado, antes de ser utilizada para outros fins) não diminui seu apelo natural, uma vez que sua selva virgem (dividida entre o Parque Estadual Ilha Grande e o Parque Marítimo Aventureiro, grande parte é considerada reserva natural).

E sua rica fauna marinha atraem turistas principalmente para as praias de Lopes Mendes (talvez a mais famosa da região), Dois Rios e Aventureiro. Também é possível visitar a Lagoa Azul e Feiticeira. Apesar da proibição de veículos automotores (não há estradas) na ilha, é possível acessá-la a pé (não está longe de outras ilhas) ou de barco.

Itacaré

praia

Embora há alguns anos fosse mantido como um lugar quase segredo, hoje em dia Itacaré está entre os destinos mais escolhidos pelos turistas. Um favorito dos surfistas, agora atrai também aqueles que desfrutam de praias de um modo geral (a Praia da Concha é a mais conhecida nesse aspecto, embora as demais praias ao longo do Caminho das Praias também sejam lindas).

Assim como trilhas em áreas selvagens (recomenda-se a presença de um guia, já que as trilhas são pouco sinalizadas) e canoagem. Assim como Ilha Grande, o presente com muita atividade é construído sobre um passado histórico interessante, já que antigamente era voltado para o cultivo de cacau e funcionava como porto desse produto.

Jericoacoara

praia

Aqueles que visitam o "Paraíso Nordestino" vão com suas câmeras em mãos, pois suas praias, lagoas e dunas oferecem uma paisagem única. Embora seus morros possibilitem diferentes perspectivas, a duna de areia Pôr do Sol é talvez a mais conhecida pela vista incrível que oferece do entardecer. Dizem que, nesse momento, antes do sol se pôr no horizonte, é possível ver o "raio verde".

Fernando de Noronha

praia

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em Pernambuco, que está entre os três principais destinos de mergulho do Brasil (junto com Atol das Rocas e Abrolhos). Suas praias têm tanto ondas quanto tranquilidade, e sua baixa presença humana (assim como Ilha Grande, é uma reserva natural) tem favorecido a abundância e variedade de vida marinha.

Embora a estadia seja cara (cada dia é mais caro devido à taxa de preservação ambiental) e o acesso às ilhas seja difícil (somente por avião), Fernando de Noronha ainda é um dos locais icônicos do país e um dos favoritos dos turistas.

Ilhabela

praia

Seu nome não é por acaso, pois suas montanhas vulcânicas, suas cachoeiras (destacando-se as cachoeiras do Gato, Da Toca e Água Branca, para citar alguns exemplos), suas praias extensas e sua densa selva se combinam para criar uma paisagem única. Não muito longe de São Paulo, sua flora e fauna extensas e variadas (caracterizadas por tucanos e macacos, entre outras espécies) tornaram quase toda a ilha uma área protegida pela UNESCO.

É um destino privilegiado para aqueles que gostam de velejar e os interessados em mergulho (antes um esconderijo de piratas, muitos naufrágios estão escondidos em suas águas). Os centros de mergulho estão concentrados em Itaguaçu, Cabras e Praia do Poço.

Búzios

praia

Búzios é outra "descoberta" contemporânea, pois era uma vila dedicada à pesca até que a atriz francesa Brigitte Bardot acompanhou seu então namorado, Bob Zaguy, ao que ela chamou de "Saint-Tropez brasileira".

Era a década de 1960 e não demorou muito para se tornar a península (com os três principais assentamentos de Manguinhos, Ossos e Armação de Búzios) de intensa vida turística que conhecemos hoje. Centro de bares, boutiques e também de esportes de navegação, concentra mais de quinze praias em seus 8 km de costa.

Praia dos Carneiros

praia

Diz-se que seu nome se originou do branco da espuma das ondas batendo nos corais, que se assemelha a ovelhas (carneiros). Suas águas transparentes (uma mistura de águas marinhas e fluviais) a tornam um destino favorito para os amantes de snorkeling, e seu difícil acesso faz com que não esteja constantemente lotada.

Baía dos Golfinhos

praia

Este local é outra "descoberta" contemporânea, pois era uma vila dedicada à pesca até que a atriz francesa Brigitte Bardot acompanhou seu então namorado, Bob Zaguy, ao que ela chamou de "Saint-Tropez brasileira".

Era a década de 1960 e não demorou muito para se tornar a península (com os três principais assentamentos de Manguinhos, Ossos e Armação de Búzios) de intensa vida turística que conhecemos hoje. Centro de bares, boutiques e também de esportes de navegação, concentra mais de quinze praias em seus 8 km de costa.

Também conhecida como "Pipa", os turistas (principalmente surfistas) podem escolher visitar a Praia do Amor (chamada assim pela sua forma de coração), a Baía dos Golfinhos (famosa pelas visitas de golfinhos e o mar tranquilo cercado por espreguiçadeiras) e a Praia do Madeiro (rodeada por palmeiras e falésias).

Maceió

praia

A capital de Alagoas talvez seja menos visitada por estrangeiros em comparação com as praias próximas (Francês, Gunga, Tatuamunha, Praia do Carro Quebrado, Maragogi e Bitingui, entre outras), mas isso não diminui sua beleza, com suas águas turquesas, piscinas naturais e a presença de coqueiros, combinados com uma intensa vida culinária e uma cidade com muitas áreas para pedestres, tornando-a um local ideal para descansar com um bom drinque na mão.

Muitas praias do Brasil têm sido comparadas com o Caribe, e não é à toa. Escolhidas por turistas para esportes aquáticos ou para descansar, esses lugares icônicos são um cartão-postal vivo em que você pode, literalmente, mergulhar.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos