Plataformas EaD grátis: conheça 5 opções!

Plataformas EaD grátis: conheça 5 opções!

Está procurando uma plataforma para ensino online totalmente grátis? Confira aqui dicas sobre como escolher e as cinco melhores atualmente!


Plataformas EaD grátis: conheça 5 opções!

mulher com notebook

As plataformas EaD grátis, ajudam a ampliar o acesso à educação e contam com recursos apropriados para o processo de ensino e aprendizagem a distância, tanto para realizar cursos online formais, quanto cursos livres.

Com isso, contribuem com a transformação da sociedade por meio da educação, conforme o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para alcançar até 2030: educação de qualidade.

Assim, conheça as principais plataformas EaD grátis que ajudam a promover o processo de ensino e aprendizagem a distância com qualidade! Mas antes, entenda como escolher entre as opções.

Como escolher entre as plataformas EaD grátis?

pessoas e notebook

Para escolher entre as plataformas EaD grátis, é preciso considerar algumas funcionalidades essenciais para atender suas demandas. Confira então 5 pontos que você deve considerar antes de fazer sua escolha.

1. Personalização

Diante do grande número de cursos online disponíveis no mercado, você precisa se destacar dos demais, tendo uma plataforma personalizada. Escolha, entre as plataformas EaD grátis, uma que permita personalizar seu curso com a sua marca, garantindo uma identidade própria para os seus conteúdos e colocando seu produto a frente da concorrência.

2. Segmentação

Algumas plataformas EaD grátis são focadas em um segmento específico, por área de conhecimento ou modalidade, e outras permitem realizar qualquer tipo de cursos online. Assim, verifique qual segmento cada uma aborda e se o seu conteúdo se encaixa na proposta, para então se beneficiar das ferramentas que ela oferece para a aprendizagem a distância.

3. Suporte

As plataformas EaD grátis costumam ser bastante intuitivas e autônomas, mas ainda assim é possível que você precise de ajuda para algumas ações, a tecnologia pode apresentar alguns problemas eventualmente.

Sendo assim, escolha uma plataforma que ofereça suporte facilitado, para resolver o quanto antes eventuais problemas e não prejudicar suas aulas nem os alunos. Verifique a disponibilidade de atendimento para esses casos, antes de solicitar o serviço.

4. Integração

Essa funcionalidade permite integrar diferentes sistemas e ferramentas, como vídeos externos, e-mails, sistema de vendas e pagamentos, para facilitar a gestão dos seus cursos online. A integração permite realizar todos os processos na própria plataforma, então, na hora de escolher entre as plataformas EaD grátis, verifique se ela oferece essa funcionalidade.

5. Usabilidade

A usabilidade é um ponto muito importante a considerar para escolher entre as plataformas EaD grátis, visto que ela precisa ser fácil de utilizar, intuitiva, interativa e funcional, para garantir uma boa experiência para os tutores e alunos. Desse modo, teste a plataforma antes e verifique se existem ferramentas escondidas, se apresentam erros ou se é difícil de usar.

5 plataformas EaD grátis

pc

Os cursos online são possibilidades de negócio para profissionais compartilharem e monetizarem seus conhecimentos, e também para instituições de ensino realizarem ensino híbrido e a distância. Com as plataformas de EAD grátis, você pode ministrar cursos online em uma sala de aula virtual, usando recursos e metodologias apropriadas para o processo de ensino e aprendizagem a distância.

1. Moodle

O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e plataforma de ensino à distância, que possui acesso livre e oferece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos. Além disso, possibilita aos professores criar disciplinas online, compartilhar conteúdos (vídeos/áudio/texto), montar fóruns, chats, avaliações, receber trabalhos dos alunos, criar wikis e todo tipo de compartilhamento de conhecimento online.

Contudo, é preciso ter conhecimento mais avançado em informática e tecnologia ou contratar um especialista para realizar uma consultoria e serviço.

2. UOL Educação

O UOL Educação é um portal de conteúdos educacionais, que possibilita aos alunos se atualizarem sobre diversos temas relacionados a educação, incluindo notícias sobre o mercado de trabalho do país e do mundo. Além disso, oferece cursos online de diferentes segmentos, como cursos livres em diversas áreas do conhecimento, curso de inglês e formação para empreendedores.

3. Hubspot Academy

A Hubspot Academy é voltada para cursos online na área de marketing e vendas, sendo considerada uma das melhores plataformas de ensino desse segmento e referência mundial devido à variedade de cursos livres que oferece dentro do mesmo tema. Nesse caso, não é uma boa escolha entre as plataformas EaD grátis, se o seu curso for de outra área.

4. Coursera

Entre as plataformas EaD grátis, a Coursera é uma das mais populares, devido às parcerias que realiza com renomadas instituições que também oferecem ensino remoto, como as Universidades de Harvard, Stanford e Cambridge. Os cursos são voltados para empresas e alunos. Contudo, o foco dessa plataforma não são os cursos online livres.

5. eadSimples

A eadSimples é uma das melhores plataformas EaD grátis, porque oferece todas as ferramentas necessárias para realizar o ensino remoto. Além disso, é intuitiva, pode ser personalizada de acordo com a sua marca e identidade visual e atende os diferentes segmentos: professores autônomos, universidades corporativas, instituições de ensino, igrejas, entre outros.

É uma plataforma EaD nacional, desenvolvida em Curitiba — PR, com mais de 10 anos no mercado. Conta, ainda, com suporte técnico humanizado (mesmo no plano gratuito vitalício), com possibilidade de upgrades para planos pagos e não cobra comissão por vendas. Atende instituições de ensino renomadas, como a USP e os cursos da Abril (Passei Enem), e empresas, como a JCB, PESA Caterpillar, entre outras.

Entre as plataformas EaD grátis disponíveis no mercado, a eadSimples se destaca com ferramentas diferenciadas, suporte técnico e possibilidade de iniciar o uso gratuitamente, sem pagar tarifas por vendas.

Autor deste artigo

Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas