Orquídeas phalaenopsis: como cuidar, dicas de cultivo e muito mais!

Orquídeas phalaenopsis: como cuidar, dicas de cultivo e muito mais!

Confira neste artigo as espécies mais populares de phalaenopsis e como cuidar deste gênero de orquídea.


Já ouviu falar em orquídea phalaenopsis?

Flores de orquídea borboleta rosa

A orquídea phalaenopsis é popularmente conhecida como orquídea mariposa ou orquídea borboleta, já que termo "phalaenopsis" vem do grego e significa 'assemelhar-se à mariposa'. É muito provável que você já tenha visto uma orquídea phalaenopsis num garden center, numa floricultura ou na casa de algum amigo ou parente. Ela dá flores lindas e de diversas cores, sendo uma ótima opção de presente no dia das mães, por exemplo.

Além disso, a phalaenopsis é muito resistente e pode ser facilmente cultivada dentro de casa ou apartamento, sendo uma boa ideia para iniciantes que querem ter sua própria orquídea. Caso você tenha alguma árvore no seu quintal ou jardim, a orquídea phalaenopsis também pode ser cultivada no seu tronco, já que é uma planta epífita.

Se você já tem uma orquídea phalaenopsis ou ficou com vontade de ter uma, confira as dicas básicas que te daremos para cuidar dela!

Tipos de orquídeas phalaenopsis mais populares

A orquídea phalaenopsis é um gênero de orquídea que, por conta da sua beleza e resistência, já passou por diversos cruzamentos e, por isso, há muitas phalaenopsis híbridas no mercado. A seguir, vamos mostrar alguns dos tipos mais populares de orquídeas phalaenopsis.

Phalaenopsis amabilis

Galho de Phalaenopsis amabilis

A phalaenopsis amabilis é uma planta de médio porte, pois sua altura pode variar entre 15 a 50 centímetros. Ela também é conhecida como "orquídea da lua", por causa das suas flores brancas, que podem crescer até 10 centímetros de diâmetro.

É popular por ter até 10 flores numa mesma florada, que costuma acontecer no verão, e pode durar até 60 dias. Na Indonésia, a phalaenopsis amabilis é considerada uma das 3 flores nacionais.

Phalaenopsis aphrodite

flores de Phalaenopsis aphrodite

A phalaenopsis aphrodite é mais comumente encontrada em Taiwan e nas Filipinas. Assim como a phalaenopsis amabilis, a phalaenopsis aphrodite é uma planta de médio porte e também gera flores brancas, mas menores que da amabilis. Em alguns casos, podem haver manchas amarelas no centro das suas flores.

Essa orquídea tem o nome originado na deusa grega Afrodite, e recebe essa denominação por conta de suas belas flores. A phalaenopsis aphrodite pode florir em qualquer época do ano, mas costuma ter sua floração na primavera.

Phalaenopsis schilleriana

Duas Phalaenopsis schilleriana

Possivelmente a mais popular dentre as phalaenopsis, a phalaenopsis schilleriana é uma orquídea nativa das Filipinas e pode ter até 50 centímetros de altura. Um dos seus diferenciais é o perfume que exala quando está florida, que lembra o cheiro de rosas. Sua floração costuma acontecer na primavera, com flores que podem ter cor lilás ou rosa.

Outro diferencial da phalaenopsis schilleriana é a cor de suas folhas, verde escuras com manchas de cinza prateado, que fazem dessa orquídea bela mesmo sem flores.

Phalaenopsis violacea

Phalaenopsis violacea roxa

A phalaenopsis violacea também é uma orquídea nativa da Ásia e pode chegar à altura de 35 centímetros, sendo considerada de porte médio. Suas flores têm formato de estrela e possuem um perfume mais forte, mas mesmo assim agradável. Há phalaenopsis violacea de diversas cores, como violeta, vermelho, rosa e até azul.

Como essa orquídea não tem período de dormência, ela pode ter floração a qualquer época do ano, ainda que costuma florir no verão.

Phalaenopsis mini

Phalaenopsis mini bicolor

A phalaenopsis mini é resultado de hibridização, que resultou em uma phalaenopsis com flores menores e folhas mais compactas que a sua versão original. Essa orquídea pode alcançar até 30 centímetros de altura, e suas flores têm, em média, 5 centímetros de diâmetro.

Apesar dessas diferenças de tamanho, a phalaenopsis mini deve ser cuidada da mesma maneira que outras phalaenopsis. Quanto às florações, a phalaenopsis mini costuma florir por um período maior, que pode chegar a 90 dias.

Como cuidar das orquídeas phalaenopsis

Vasos com orquídeas e ferramentas de jardinagem

Agora que você conhece os tipos mais populares de orquídeas phalaenopsis, vamos te ensinar os cuidados básicos para cultivar a sua própria orquídea, para que ela cresça linda e forte.

A luminosidade para orquídea phalaenopsis

A orquídea phalaenopsis gosta de muita luminosidade, mas o ideal é que ela receba luz indireta ou difusa. Caso ela fique em contato direto com a luz do sol forte, suas folhas podem se queimar, prejudicando seu desenvolvimento.

A phalaenopsis pode ser cultivada em locais mais sombreados, mas nunca escuros, então é uma ótima opção para se ter dentro de casa ou de apartamento. Nesse caso, deixe a orquídea phalaenopsis perto da janela ou em um cômodo bem iluminado, para que não falte luz para ela fazer fotossíntese.

Solo para orquídea phalaenopsis

Como a orquídea phalaenopsis é epífita, ou seja, pode ser cultivada presa a outra planta, ela naturalmente gosta que suas raízes sejam bem ventiladas. Assim, um bom substrato para a phalaenopsis é a mistura de casca de pinus, fibra de coco e carvão vegetal, que dá a textura do tronco da árvore e garante um solo bem aerado.

Você também pode misturar um pouco de musgo esfagno no substrato, para manter a umidade para a phalaenopsis. E, para garantir a drenagem correta, coloque uma camada de pedra brita no fundo do vaso, antes de colocar o substrato.

Regas para orquídea phalaenopsis

A phalaenopsis é uma orquídea que gosta de ambiente úmido, com umidade média de 70%. Além disso, como ela não possui estrutura para armazenamento de água, a orquídea phalaenopsis tem menor tolerância a períodos de seca. Assim, você pode regar a orquídea phalaenopsis todo dia, de preferência pela manhã, e até uma vez por semana durante a floração dela.

Porém, é necessário cuidar para que as raízes não apodreçam por excesso de água. Uma dica é sempre checar a umidade do solo com a ponta do dedo, para então decidir se é preciso dar água ou não para sua orquídea.

Temperatura para orquídea phalaenopsis

Como a maioria das orquídeas phalaenopsis tem origem em florestas tropicais, elas são bem adaptadas a temperaturas mais altas, que durante o dia podem variar de 23ºC a até 35ºC. Durante a noite, a phalaenopsis pode ser mantida em ambientes com temperatura entre 18ºC e 24ºC, dependendo da região e da estação do ano.

Sabe-se também que a orquídea phalaenopsis pode ser estimulada a florir quando há um aumento de diferença entre as temperaturas do dia e da noite. Para isso, é possível manipular a diminuição da temperatura ambiente da noite, baseado na temperatura feita no dia.

Vaso para orquídea phalaenopsis

Pode-se usar vários tipos de vasos para plantar sua orquídea phalaenopsis, como o de plástico e de barro, que são mais comuns. Caso queira dar um toque especial na decoração da sua casa, há também vasos de cerâmica e de vidro, mas é preciso um cuidado maior para ter certeza de que a orquídea não fique encharcada.

Se você é iniciante no cuidado de orquídeas, opte pelo vaso de barro com furos laterais ou pelo vaso de plástico. Além disso, algumas phalaenopsis são vendidas em vasos de plástico transparente, em que é possível ver melhor o estado das suas raízes.

Adubação para orquídea phalaenopsis

Um ótimo adubo para a orquídea phalaenopsis é o chamado "bokashi", que é orgânico. Sua composição muda de um fabricante para outro, mas todos possuem os chamados microrganismos eficientes, que são bactérias que vão agir no decorrer do tempo para nutrir a sua orquídea.

Você pode colocar uma pequena quantidade de bokashi num pedaço de TNT ou meia velha, fazer uma trouxinha e colocar no vaso. Toda vez que for regar sua phalaenopsis, molhe o bokashi e ele será dissolvido em pequenas quantidades. Há também outros fertilizantes, como os que você pode ver em Os Melhores Adubos para Flores, mas é bom ressaltar que adubo em excesso pode matar sua orquídea.

Ventilação adequada

Mais uma vez, como a orquídea phalaenopsis é epífita e pode ser cultivada em troncos de árvores, ela é uma planta que gosta de ambientes bem ventilados, principalmente para suas raízes. Assim, caso você cultive uma phalaenopsis dentro de casa, certifique-se de escolher um cômodo bem ventilado e, caso tenha mais vasos de plantas, mantenha uma distância de alguns centímetros entre eles.

Apesar de não ser obrigatório, também é possível deixar um ventilador ligado em velocidade mínima, para garantir a boa ventilação do ambiente. Mas cuidado com ventos muito fortes, pois eles podem ser prejudiciais para sua phalaenopsis.

Como podar

A regra básica para poda de orquídea phalaenopsis é cortar ou retirar apenas flores, folhas ou haste floral já completamente secos, ou alguma folha com doença que está se espalhando, por exemplo. No caso de corte, utilize uma tesoura afiada e lembre-se sempre de esterilizá-la no fogo antes do uso. A esterilização da tesoura previne a contaminação de mais de uma planta.

Depois de cortar a parte desejada, você pode pode aplicar canela em pó ou extrato de própolis no local do corte, para prevenir a entrada de fungos e bactérias na orquídea.

Dicas para cultivar orquídea phalaenopsis

Homem segurando um vaso de orquídea sorrindo, próximo a uma estante com várias outras

Sabendo os princípios básicos de como cultivar uma orquídea phalaenopsis, já é possível cuidar bem da sua. Porém, depois de dominar o básico, você pode usar as dicas que daremos a seguir para proteger melhor a sua planta e ir além no cultivo da sua orquídea phalaenopsis.

Proteja a orquídea contra insetos

A orquídea phalaenopsis pode ser atacada por pulgões e cochonilhas, que são tipos de insetos, e ambos sugam a seiva da orquídea, podendo acabar com a floração dela. Para combatê-los, use spray com óleo de neem, uma opção natural e segura.

A phalaenopsis também pode sofrer com lesmas e caramujos, que danificam suas folhas. A solução para esse problema é capturar as lesmas e caramujos, para que não continuem danificando a orquídea. Há também os ácaros de aranha, que deixam manchas amarelas nas folhas e, para combatê-los, use sabão inseticida diluído ou spray de óleo hortícola.

Proteja a orquídea contra fungos

Para a phalaenopsis, uma ótima alternativa de fungicida é a canela em pó, que pode ser espalhada por cima do solo. Além de proteger sua orquídea, a canela estimula a produção de flores, mas apenas no caso específico das phalaenopsis.

Outro fungicida bastante usado é a calda bordalesa, que é borrifada nas folhas da orquídea e serve também como um fertilizante. A calda bordalesa pode ser feita em casa ou adquirida pronta para o uso. Uma terceira opção de fungicida é o chá de cavalinha que, após resfriado, pode ser borrifado sobre a orquídea phalaenopsis.

Fale com a orquídea

Há pessoas que conversam com suas plantas no dia a dia, e alguns até dão nomes a cada uma de suas plantas. Essas pessoas dizem que suas orquídeas e outras plantas crescem mais fortes e têm flores mais belas e abundantes.

Apesar de ainda não haver comprovação científica para a eficácia dessas conversas, vale a pena falar com a sua orquídea phalaenopsis todos os dias. Mas, mais importante que isso, é saber ouvi-la e entender seu ciclo, além de saber identificar os sinais que a sua orquídea dá quando está saudável ou com algum tipo de problema.

Cuidados para depois da floração da orquídea phalaenopsis

Orquídea borboleta amarela bastante florida

A orquídea phalaenopsis é normalmente cultivada por causa da beleza das suas flores, que alegram os olhos e iluminam o ambiente. Mas, quando as flores caírem, não jogue sua orquídea fora! Existem cuidados específicos para o período de dormência da phalaenopsis, que acontece entre os períodos de floração.

Corte a haste depois da floração

Para deixar a orquídea phalaenopsis mais bonita, é comum as pessoas cortarem suas hastes florais depois que as flores secam e caem. Porém, no caso específico das phalaenopsis, a mesma haste pode gerar flores em mais de uma floração.

Assim, corte a haste floral apenas quando tiver certeza de que ela está completamente seca. Para isso, use uma tesoura afiada e sempre esterilizada, para evitar contaminar a sua orquídea phalaenopsis.

Não adube a orquídea phalaenopsis

Depois que as flores da orquídea phalaenopsis secam e caem, a planta entra em estado de dormência, e o tempo de duração dele vai depender do tipo de orquídea. Esse é um período de descanso, em que a orquídea se recupera da floração anterior e se prepara para a seguinte.

Sendo assim, não é preciso adubar a sua orquídea nessa época, pois a adubação em excesso pode deixar a planta mais vulnerável a doenças.

Cuide com paciência até a próxima floração

Apesar de não precisar adubar a orquídea phalaenopsis durante o período de dormência, é preciso continuar com iluminação e ventilação adequadas, além de regas menos frequentes. O período de dormência vai variar de uma orquídea para outra, então é preciso ter paciência.

Você vai saber que a orquídea phalaenopsis despertou quando notar raízes ou folhas novas nascendo. Assim que notar algum desses sinais, volte às regas frequentes e à adubação da sua phalaenopsis, para que ela tenha energias para a próxima floração.

Como propagar orquídeas phalaenopsis

Mulher em meio a muitas mudas de orquídea segurando uma haste em uma mão e uma tesoura de jardinagem em outra

O jeito mais simples de propagar a sua orquídea phalaenopsis é através de "keiki", que significa 'bebê' em havaiano. O keiki pode crescer na haste floral da orquídea e é uma versão idêntica à orquídea mãe que o está gerando. Agora, vamos explicar como cuidar de um keiki.

Corte com cuidado os keikis enraizados da haste

Caso você repare no surgimento de um keiki na haste floral da sua phalaenopsis, note se ele já tem folhas e raízes próprias. O ideal é que o keiki já tenha pelo menos um par de folhas, além de pelo menos 3 raízes com o comprimento de um dedo, que equivale a cerca de 7 centímetros.

Se o keiki estiver nessas condições, você pode separá-lo da haste floral da orquídea mãe. Para isso, utilize uma tesoura esterilizada para cortar a ligação entre a haste e o keiki, ou simplesmente gire o keiki no próprio eixo, com muito cuidado.

Aplique canela em pó no corte da haste

Logo após ter retirado o keiki da haste floral da orquídea phalaenopsis, aplique canela em pó no local de corte. Essa aplicação deve ser feita tanto no local de corte da haste, como também do keiki. Ao fazer isso, você faz uma espécie de curativo nos cortes e protege as duas plantas de serem infectadas por fungos ou bactérias.

Outra alternativa é usar extrato de própolis que, assim como a canela, é bactericida e fungicida, então também é eficiente para a proteção das orquídeas. O extrato de própolis cria uma camada protetora no local e não sai facilmente com água.

Plante a nova raíz em um solo aerado

Como as raízes do keiki são menores e mais frágeis que de uma orquídea adulta, elas não conseguem se fixar facilmente aos componentes do substrato. Assim, utilize um pouco de musgo esfagno, umedecido em água, para envolver cuidadosamente as raízes do keiki e então plantá-lo no substrato. Certifique-se de que ele está bem fixo no vaso.

Quando o keiki é muito novo, é recomendado plantá-lo no mesmo vaso da orquídea mãe, que já está em solo próprio e aerado para phalaenopsis. Porém, quando estiver um pouco maior, ele pode ser plantado sozinho em outro vaso, seguindo os mesmos cuidados.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da orquídea phalaenopsis

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da orquídea phalaenopsis, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite as dicas e plante já a sua orquídea phalaenopsis!

Três orquídeas borboletas amarelas com listras rosa

Neste artigo, apresentamos a você a orquídea phalaenopsis que, por conta da sua resistência, é uma ótima planta para cultivar, ainda mais para quem nunca teve uma orquídea antes. Trouxemos também os tipos de phalaenopsis mais populares, mas agora você também pode identificar algumas das diversas orquídeas híbridas que existem quando estiver em alguma loja e perceber quais características foram herdadas da orquídea phalaenopsis.

É muito comum ouvir que é difícil de se cultivar uma orquídea e que ela requer muitos cuidados por ser frágil. Porém, com todas as dicas que trouxemos aqui, ficou simples de se cuidar da orquídea phalaenopsis, basta seguir alguns cuidados básicos. Além disso, como ela pode ser cultivada tanto em ambiente interno, como externo, a phalaenopsis é muito versátil e pode se adaptar facilmente a sua casa ou apartamento.

Seja você é iniciante ou experiente com orquídeas, a orquídea phalaenopsis é uma ótima opção para se ter na coleção!

Autor deste artigo

Estudante de Letras da USP, amante do mar e da natureza!

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos