Carros no valor de 20 mil: modelos usados, seminovos e muito mais!

Carros no valor de 20 mil: modelos usados, seminovos e muito mais!

Sabia que carros usados oferecem uma série de vantagens para motoristas, como melhor preço e menos burocracia? Confira mais vantagens e opções em nosso artigo.


Quais são os melhores carros de 20 mil reais?

Indivíduos analisando a parte interna do carro.

Os carros usados oferecem uma série de vantagens para motoristas, especialmente os que ainda não têm muita experiência ao volante. Além do custo sensivelmente mais baixo, para adquirir um veículo seminovo é preciso lidar com muito menos burocracia.

Além disso, optar por essa modalidade de compra é algo que se adequa à realidade de financeira de muitos brasileiros, especialmente os mais jovens que estão em busca do seu primeiro carro.

Como existem várias opções de usados interessantes no mercado, a escolha se torna uma questão de preferência. Ao longo do artigo serão abordados alguns modelos de carros usados cujos valores vão até 20 mil reais. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

Opções de carros usados no valor de até 20 mil

Existem várias opções de carros usados com valores inferiores a 20 mil reais disponíveis no mercado. Elas oferecem uma série de vantagens e podem ser consideradas interessantes para pessoas que estão à procura do seu primeiro veículo. A seguir, mais detalhes a respeito serão explicados. Continue a leitura do artigo.

Peugeot 207 Escapade 2010

O Peugeot 207 Escapade está no mercado há mais de 10 anos e ainda assim continua sendo uma opção interessante para quem procura um bom carro usado. Isso acontece devido à sua tecnologia, que ainda é superior a de outros modelos da mesma época. Além disso, possui um excelente consumo tanto na estrada quanto na cidade.

Também vale destacar que o seu design e painel continuam modernos e os itens de série são bem avaliados, especialmente pelos proprietários do modelo. Entretanto, o Peugeot 207 Escapade conta com apenas um step, que se localiza do lado de fora do carro.

Fiat Uno 2011

É possível afirmar que o Fiat Uno 2011 é um modelo compacto, o que facilita bastante o seu trânsito por cidades, especialmente no que se refere a encontrar vagas de estacionamento. Além disso, trata-se de um veículo que proporciona boa economia e tem uma manutenção relativamente simples.

Outros aspectos que devem ser destacados é a presença da direção hidráulica com bordo. O Fiat Uno 2011 é apontado como um carro robusto, ágil e um bom veículo para subidas. Porém, o motor 1.0 e a falta de espaço para quem possui famílias um pouco maiores são desvantagens mencionadas pelos usuários.

Fiat Palio Weekend

Um dos elogios mais frequentes ao Fiat Palio Weekend está ligado ao seu acabamento interno, destacado pelos usuários como de qualidade superior ao de algumas SUVs. Além disso, a manutenção é básica e fácil, o que faz com que ela conte com custos mais baixos do que outros modelos da mesma época.

Mas, vale ressaltar que devido ao fato de que o veículo já saiu de linha, dado que o seu lançamento aconteceu em 2015, encontrar um em boas condições é uma verdadeira dificuldade. Também é importante mencionar que o espaço interno nos bancos traseiros é menor do que o esperado.

Volkswagen Fox

Uma das grandes vantagens do Volkswagen Fox é a economia. O modelo chega a fazer médias superiores a 16km/L dentro da cidade. Além disso, apesar do motor 1.0, é excelente em arrancadas e se destaca dos demais carros com o mesmo tipo de motor. Outro aspecto que merece destaque é a confiabilidade do ponto de vista mecânico.

Entretanto, a suspensão pode ser considerada um problema para algumas pessoas. Nesse sentido, vale citar que ela é mole e isso faz com que o carro salte bastante. Também vale pontuar que o porta malas do veículo é pouco espaçoso.

Honda Fit

O consumo de gasolina é um dos pontos mais elogiados do Honda Fit, que chega a fazer 15km/L dentro de cidades. Além disso, outro aspecto que chama a atenção no veículo é a sua direção elétrica eficiente. Porém, existem alguns pontos que precisam ser mencionados sobre o carro.

O primeiro deles está ligado à manutenção, que é mais custosa do que se pode pensar, tanto em termos financeiros quanto na questão da dificuldade. Também vale citar que o motor foi descrito como ruidoso e o seu som pode ser ouvido dentro da cabine, o que se torna um incômodo em viagens.

Ford Fiesta

O Ford Fiesta é um carro bastante confortável e que atende bem aos seus usuários. Conta com um motor de ótimo desempenho em cidades e estradas, além de possuir um bom câmbio.

Ainda em termos de performance, o Fiesta costuma fazer 9km/L de gasolina, mas quando o motorista alterna entre este combustível e o álcool, o consumo passa a ser de 12,5km/L em uma velocidade de 120km/h.

Mas, quando se pensa o mercado atual de hatches, o Ford Fiesta perde o destaque e é considerado datado. Isso acontece especialmente devido à sua direção macia e a alguns detalhes de infoentretenimento.

Renault Clio

O Renault Clio é um carro 1.0 que pode ser considerado mais resistente que os outros da mesma categoria. Apresenta uma boa economia de combustível e em termos de manutenção, o que pode torna-lo interessante para quem está à procura de um carro usado.

Por demandar poucas revisões e não gerar muitos problemas, o Clio se mantém como uma opção interessante. Porém, é importante destacar que o carro é bastante duro, tanto em termos de direção quanto de suspensão. Além disso, essa característica se repete nos seus pedais e no seu câmbio, algo que pode exigir um período de adaptação.

Chevrolet Astra

O Chevrolet Astra é um modelo cujo custo benefício é a principal vantagem. Além disso, a sua parte mecânica é descrita como confiável e ideal para as pessoas que estão pensando em adquirir o seu primeiro carro. Outros aspectos que se destacam são a durabilidade e a tecnologia impressionante para o contexto de lançamento.

Entre os contras do veículo é importante citar que o engate das machas e um pouco distante um do outro, o que pode ser uma dificuldade para motoristas inexperientes. Também vale ressaltar a importância de encontrar um Astra bem cuidado, visto que as reformas podem sair caras.

Ford Ka

Um dos pontos que mais chama a atenção no Ford Ka de 2019 é o design, que deixou o carro mais bonito. O modelo como um todo passou por uma reformulação bastante interessante em termos de direção e de conforto oferecido ao usuário. Também merece destaque a economia proporcionada pelo modelo.

Mas é interessante citar que apesar de tantos pontos positivos, a parte frontal do veículo é muito baixa, o que pode fazer com que ele agarre no chão ou mesmo encoste no asfalto em locais desnivelados. Vale pontuar ainda que o modelo não conta com vidro elétrico traseiro.

Fiat Stilo 2007

O Fiat Stilo de 2007 é apontado como o usado ideal para aqueles que gostam de carros equipados e um dos seus grandes atrativos é o seu interior. Conta com direção elétrica e é um carro confiável, que não apresenta muitos problemas técnicos. Também merece destaque o conforto oferecido pelo modelo, que é comparável ao de veículos mais atuais.

Porém, vale citar que essa não é a melhor opção dentre os usados para quem está procurando por economia, tanto no que se refere a combustível quanto na questão de manutenção. Logo, esses pontos precisam ser analisados cuidadosamente antes da compra.

Renault Logan 2011

O Renault Logan de 2011 possui motor 1.6 e ótima arrancada. Trata-se de um veículo muito silencioso e que oferece conforto para os usuários devido ao seu espaço interno amplo. Além disso, os bancos são altos e dão a impressão de que o motorista está conduzindo um veículo maior, como uma caminhonete.

Vale citar que devido ao motor, o Renault Logan 2011 é um veículo que tem o consumo um pouco mais elevado. Entretanto, isso é esperado devido à potência. Outro ponto que merece atenção é a suspensão, descrita como frágil e um ponto que pode trazer problemas para o dono.

Chevrolet Corsa 2011

O Chevrolett Corsa 2011 pode ser descrito como um veículo que condiz com o seu ano de lançamento. Ele conta com um bom consumo e mesmo em estradas e com o ar condicionado ligado, quando o veículo possui apenas um passageiro, faz a média de 14km/L. Também merecem destaque as peças baratas.

Entretanto, após 85 mil km rodados, é necessário fazer a troca da bomba de água e do radiador, bem como o restante da manutenção. É importante destacar que o óleo é sintético 15w30 e não é possível usar o 15w40 devido ao risco de avarias no motor.

Toyota Corolla 2003

A dirigibilidade do Toyota Corolla é um aspecto elogiado até os dias de hoje, assim como o conforto oferecido pelo carro e a sua estabilidade, especialmente em curvas. O veículo acomoda bem o bastante 4 ocupantes adultos e tem um consumo bastante interessante na cidade e na estrada mesmo com a capacidade máxima de passageiros.

Um dos pontos negativos o carro, porém, é a ausência da câmera de ré, o que atrapalha no momento de estacionar. Além disso, os pneus possuem vida útil reduzida e podem ser bastante caros mesmo para os dias de hoje, algo que deve ser analisado.

Honda Civic 2005

O Honda Civic 2005 é um veículo muito estiloso. O seu design chama a atenção até os dias de hoje e pode ser um aspecto válido na análise. Mas esse não é o único atributo do carro, que possui boa resistência e ótima conservação quando bem cuidado. Entre os pontos positivos ainda é interessante citar economia proposta pelo veículo.

Porém, do lado negativo está a suspensão, que foi descrita como frágil por alguns usuários. Além disso, também vale mencionar que o Honda Civic 2005 não é considerado um bom modelo para subidas devido à potência do motor.

Ford Focus 2007

Quem está à procura de um carro que oferece estabilidade, potência e uma mecânica confiável deve olhar com mais atenção para o Ford Focus 2007. Todos esses pontos são notáveis no veículo desde que a sua manutenção básica seja mantida em dia, algo que não gera custos elevados porque as peças não são caras.

Mas, existem alguns pontos negativos que precisam de atenção. Entre eles é possível citar a parte de arrefecimento do veículo e o seu controle de temperatura, que precisa ser feito com regularidade para evitar superaquecimento. Além disso, os problemas com a bobina são comuns ao veículo.

Volkswagen Polo 2004

O Volkswagen Polo 2004 possui uma boa dirigibilidade e um motor potente, aspectos que fazem com que ele sempre seja lembrado por quem procura carros usados para comprar. Além disso, outro aspecto que chama a atenção no carro é a sua boa arrancada e a retomada de velocidade.

Entretanto, é essencial citar a manutenção do veículo, que possui custos elevados. Isso acontece devido à dificuldade para conseguir encontrar algumas peças. Mas mesmo com essa possibilidade o Volkswagen Polo 2004 ainda e mostra um bom custo benefício quando comparado a alguns carros populares do mercado nacional.

Citroën C3 2009

Compacto e completo, o Citroën C3 2009 é um veículo de boa dirigibilidade e com ótima direção elétrica. Além disso, apresenta uma boa economia e motor 1.4 flex. Em termos de manutenção, tende a não gerar muitos gastos porque as suas peças não são tão caras quanto a de outros veículos similares.

Vale citar ainda que o consumo é bastante interessante e o Citroën C3 faz 15km /L em cidades. Porém, o carro possui algumas fragilidades, como as bitelas e o termostato. Em adição, a suspensão é bastante sensível, especialmente para pessoas que têm o hábito de dirigir em estradas.

Chevrolet Meriva 2003

O Chevrolet Meriva 2003 possui boa dirigibilidade e espaço interno amplo. Em termos de consumo, faz cerca de 11km/L dentro de cidades, um consumo considerado bom para um carro com motor 1.8. Outros aspectos que chamam a atenção são o design bonito e arrojado, especialmente para um carro que foi lançado há mais de 15 anos.

É válido citar que o veículo costumar ser tão elogiado que encontrar as suas falhas é uma tarefa complexa. Porém, os barulhos da suspensão e o valor da manutenção podem ser apontados enquanto aspectos menos interessantes.

Vantagens de comprar carros seminovos

Homem dentro do carro virando o volante .

A documentação mais barata e a retirada mais rápida, sem dúvidas, são motivos o suficiente para optar por um usado. Entretanto, estes veículos se mostram interessantes para motoristas inexperientes e podem ajudar a construir a sua segurança ao volante. Mais detalhes sobre isso serão discutidos a seguir. Continue a leitura.

Ideal para quem está começando a dirigir

Os carros usados são ideais para pessoas que ainda não têm muita experiência no volante. Isso acontece porque os novos motoristas es tão mais propensos a pequenas avarias, como riscos na lataria ou batidas durante manobras. Dessa forma, eles não se sentirão tão mal caso isso aconteça.

Além disso, as pessoas que têm filhos que estão apendendo a dirigir e pensam em comprar um veículo para eles podem optar por um usado até que eles tenham mais prática e confiança no volante. Posteriormente, o modelo pode ser substituído por um carro mais atualizado.

Documentação mais barata

A economia na documentação é algo que chama a atenção de quem está pensando em comprar um veículo usado. E, de fato, ele é sensivelmente menor do que o dos carros 0km. Nesse sentido, é possível destacar que os gastos com os documentos e o emplacamento de veículos novos chega a R$1,2 mil. Em contrapartida, a transferência de um carro usado tem custo de R$200.

Como grande parte dos usados já vêm com DPVAT e IPVA pagos, além de estarem protegidos por seguradoras, a quantia citada será o único gasto do novo dono. Portanto, os carros usados são uma excelente opção.

Retirada do carro mais rápido

Retirar um carro usado na concessionária é um processo muito mais rápido do que retirar um novo. Uma vez que o pagamento esteja devidamente negociado, seja ele à vista ou parcelado, e a entrada na transferência dos documentos seja efetuada, não existe nenhum impeditivo para que o novo proprietário retire o seu carro.

O melhor de tudo é que este cenário possibilita que o dono deixe o local dirigindo, visto que tudo o que é necessário para que o carro possa circular por uma cidade estará devidamente resolvido. Portanto, é um processo muito menos burocrático.

Compre um carro economizando ao máximo!

Vendedor de carros dando a chave para o novo proprietário.

O valor de compra de um automóvel usado, sem dúvidas, é o seu grande atrativo. Especialmente porque um preço menor não significa que o carro perdeu em termos de qualidade. A desvalorização é decorrente do próprio mercado. Nesse sentido, ao deixar a concessionária, um determinado veículo sofre uma depreciação que pode chegar a 20% do seu valor total.

Após um ano de compra, outros 10% são diminuídos desse montante. Portanto, comprar um carro usado pode representar uma economia especialmente se você conseguir encontrar um modelo com pouco tempo de uso. Além disso, ao optar por um usado você pode determinar a faixa de preço que conseguirá pagar e as condições de pagamento, evitando dívidas no futuro.

Autor deste artigo

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto