Plantas ornamentais para interiores: as melhores para se ter em casa!

Plantas ornamentais para interiores: as melhores para se ter em casa!

Deseja ter plantas dentro de casa? Veja neste artigo uma seleção de plantas ornamentais e como cultivá-las em ambientes internos.


Como escolher plantas ornamentais para interiores?

Estante de três prateleiras com vasos de plantas ornamentais

Belas, vivas e harmoniosas, as plantas são ótimas para serem utilizadas como ornamentos e mudar o estilo de qualquer lugar. Além disso, elas são capazes de trazer vários benefícios para a saúde humana como melhoria do ar e redução de estresse. Elas podem, inclusive, absorver ruídos e aromatizar um ambiente.

Com inúmeras opções de plantas que podem ser usadas para compor um ambiente, seja em um espaço grande ou limitado, neste artigo você irá encontrar as mais variadas espécies, características e dicas para mantê-las saudáveis e deslumbrantes dentro de casa.

Veja a seguir uma lista com mais de vinte tipos de plantas ornamentais que podem ser utilizadas tranquilamente dentro do seu lar.

As melhores plantas ornamentais para interiores

Existe uma infinidade de plantas ornamentais que são cultivadas em ambientes internos de casas, apartamentos e escritórios. Por conta de sua beleza, este ser vivo é capaz de alegrar e harmonizar um ambiente, tornando-o mais leve e orgânico.

Adiante você encontrará uma seleção completa das mais versáteis e belas plantas para serem cultivadas dentro de casa.

Bromélias

Várias bromélias rosa e roxo

De aparência tropical, cor intensa e com um agrupamento de folhas em formato de rosetas, a bromélia é uma planta bastante popular em jardins, canteiros e vasos decorativos. Embora exista uma grande variedade de espécies desta planta, as características físicas e os cuidados delas são bem parecidos para se manter em locais internos.

Na escolha da planta, lembre-se de que quanto mais escuras forem as folhas, maior a necessidade de luz. Por isso, se você optar por manter a bromélia dentro de casa, dê preferência para os tipos de meia sombra, como aequimea, guzmania, bromélia-zebra e vriésia.

Suculentas e cactáceas

Seis vasos com espécies diferentes de cactos e suculentas

As suculentas e cactáceas são ótimas opções para quem busca praticidade na manutenção e rega da jardinagem. Tendo em vista que elas são mais resistentes e fáceis de cultivar do que as outras plantas e flores, com a grande variedade deste tipo de planta, certamente você encontrará a espécie ideal para seu ambiente.

Para colocar dentro de casa, o ideal é adequar a espécie ao local onde ela irá permanecer, seja ela de sol pleno, sombra ou meia sombra. No caso de ambientes com mais sol, você pode optar pela orelha de elefante, a dedo de moça ou a Graptoveria fantome. Caso a área não tenha tanto sol, você também tem a portulacaria afra, a gasteria e o colar de pérolas.

Jade

Planta jade em vaso azul

A Crassula ovata, também conhecida popularmente como planta jade, é uma espécie de suculenta com ramos grossos e folhagem perene, isto é, possui um ciclo de vida longo. Pelo fato de ter um crescimento rápido, ser resistente e possuir uma fácil manutenção, ela é muito popular na ornamentação de interiores.

Caso mantenha esta planta dentro de casa, o ideal é mantê-la próxima de janelas ou portas com iluminação indireta. Além de um bom posicionamento e de regas constantes, como complemento das belas folhagens verdes, do outono até o inverno ela pode desenvolver pequenas flores brancas ou cor de rosa.

Lança de São Jorge

Lança de São Jorge trançada em vaso

Por conta de suas folhas compridas com formato arredondado nas pontas, a suculenta Sansevieria cylindrica foi popularmente apelidada como lança de São Jorge. Além de sua aparência peculiar, toda sua estrutura possui uma cor verde escura e ela é moderadamente tóxica para animais domésticos e pessoas, quando ingerida.

Com origem na África, esta planta é bem versátil e adaptável tanto para ambientes com sol pleno, quanto para locais com pouca luminosidade. Porém, as folhas tendem a crescer em maior quantidade no lado que recebe mais luz. Por isso, é recomendável virar o vaso semanalmente para que a lança de São Jorge mantenha uma folhagem bela e uniforme.

Lírio da paz

Lírio da paz em vaso laranja

Ideal para ambientes de meia sombra e sombra, o lírio da paz é uma ótima opção para quem busca decorar o ambiente com delicadeza e serenidade. Caracterizado por ter sua folha de tonalidade verde escura, comprida e brilhante, ele é complementado por uma bela flor branca de formato alongado.

Por ser uma espécie que prefere locais com luz indireta de sol, o lírio da paz é muito indicado para se manter dentro de casa. Além disso, esta planta possui um fácil cultivo e manutenção, necessitando apenas de um solo úmido e poda trimestral para remover folhas velhas e secas.

Pacová

Pequena planta pacová em vaso

Com origem na Mata Atlântica, a pacová, também chamada de babosa de árvore ou babosa de pau, é uma planta muito resistente e utilizada para fins ornamentais. Mesmo tendo uma folhagem simples, ela apresenta um brilho diferenciado em suas folhas grandes, espessas e de tonalidade verde intensa.

Além de suas belas características físicas, esta planta possui cuidados simples. No caso, ela necessita de irrigação de 2 a 3 vezes por semana, poda apenas para remover folhas velhas e não precisa, necessariamente, ficar em locais com muita luminosidade. Por tais motivos, ela é uma ótima espécie para se ter dentro de casa.

Palmeira-ráfia

Folhas de palmeira-ráfia

De fácil adaptação em ambientes internos, a palmeira-ráfia é ideal para você ter em casa e cuidar no dia a dia. Esta planta se diferencia das demais pelos seus caules alongados, revestidos por uma fibra marrom e folhas verdes brilhantes de formato palmado e plissado. Devido a essa aparência, a espécie consegue misturar seu aspecto rústico com um toque de sofisticação.

Também conhecida pelos nomes de palmeira dama, palmeira rápis ou jupati, esta planta possui uma fácil manutenção com regas quinzenais, podas apenas quando necessário e posicionamento longe da iluminação direta. Como observação, caso seu ambiente tenha ar condicionado, basta borrifar água nas folhas para evitar que as pontas fiquem queimadas.

Pleomele

Vários galhos de pleomele

A Dracena reflexa ou, como é popularmente conhecida, pleomele, é uma planta com porte arbustivo, folhagem comprida e agrupadas em grandes quantidades. Quando posicionada em locais mais iluminados, suas folhas tendem a ficar com tonalidades de verde mais claras e bordas amareladas. Por conta dessa coloração, ela é ideal para clarear o ambiente.

Com alta resistência a pragas, ar condicionado e ambientes menos iluminados, esta planta é muito utilizada por paisagistas e decoradores para complementar a decoração da casa. No entanto, é necessário apenas ter cuidado com animais domésticos próximos a pleomele, pois ela é tóxica para cães e gatos.

Samambaia

Samambaia em vaso sobre mesa

Muito popular em casas e apartamentos, a samambaia é uma ótima opção para ambientes internos e com pouca iluminação. Por ter suas belas folhas verdes bem ramificadas e compridas, ela pode ser usada tanto em vasos, quanto jardins ou então em suportes pendentes.

Para manter sua folhagem viva e bem cuidada, faça a rega com água apenas quando o solo estiver seco e arenoso. Ademais, remova as folhas velhas e secas apenas quando necessário e mantenha a planta em um ambiente úmido e com luz indireta de sol. Por fim, como sugestão para facilitar a retenção de umidade do solo, utilize vasos de barro ou fibra de coco.

Singônio

Planta singônio em vaso de sisal

O singônio se diferencia das demais plantas por ser uma espécie que muda sua aparência com o passar de sua maturação. Desta forma, quanto mais jovem é a planta, mais suas folhas são claras, com nervuras brancas e formato de flechas. Já na fase adulta, sua folhagem é mais recortada e com tonalidade completamente verde.

Ela é uma planta de meia sombra que produz uma seiva leitosa tóxica quando ingerida. Por isso, ao mantê-la dentro de casa, evite deixar perto de crianças, idosos ou animais domésticos. Além disso, quando podada adequadamente, ela pode se tornar uma bela trepadeira, podendo escalar paredes, suportes próximos ou pergolados.

Violeta

Planta violeta em vaso

Para criar uma atmosfera romântica e delicada ao ambiente, as violetas são uma excelente opção. Com um porte de até 15 centímetros de altura, folhagem verde e flores pequenas e coloridas, este tipo de espécie é muito indicado para se manter dentro de casa, em locais próximos a janelas e varandas.

Como forma de manter uma floração abundante e vigorosa, procure utilizar substratos de alta qualidade e fazer regas constantes. Sobretudo, ao jogar água na planta, busque molhar apenas o solo da violeta, evitando as folhas para que elas não apodreçam.

Zamioculca

Planta zamioculca

Devido a crenças populares e ao Feng Shui, que a relaciona a planta com sucesso financeiro, proteção e sorte, a zamioculca acabou recebendo outros nomes, como a árvore do dinheiro. Por isso, além de sua beleza natural composta por uma folhagem verde intensa e brilhante, ela é muito utilizada dentro de casas e nas entradas de ambientes devido ao seu significado.

Altamente resistente e necessitando de poucas regas, esta planta se adapta em lugares com pouca iluminação e sombras. Por fim, outra característica desta espécie é que ela é tóxica quando ingerida, por isso mantenha-a longe de crianças ou animais domésticos.

Ficus-lira

Ficus-lira vista de cima

A ficus-lira é uma planta caracterizada por ter uma folhagem larga, brilhante, de tonalidade verde bem intensa e se diferencia pelas margens onduladas. Ela é uma planta bem adaptável, podendo ser mantida tanto em ambientes com sol pleno, quanto em meia sombra.

Esta planta ganhou notoriedade por seu uso em ambientes internos e sua simplicidade na manutenção. Quando mantida em salas, banheiros, quartos ou escritórios, seu crescimento tende a ser mais lento. No entanto, nesses locais suas folhas ficam mais esparsas e chamativas, o que torna a planta um ótimo ornamento para ambientes internos.

Costela-de-adão

Folhas de costela-de-adão

Também conhecida como Monstera deliciosa (nome científico), esta planta possui uma folhagem simples de tom verde brilhante e é acostumada com climas tropicais. Seu formato entrecortado lembra o desenho de uma costela, daí vem o popular nome costela-de-adão. No entanto, por ser uma planta tóxica quando ingerida, é recomendável mantê-la longe de crianças e animais domésticos.

Com resistência, fácil adaptação e crescimento acelerado, esta planta consegue sobreviver em ambientes com pouca iluminação e meia sombra. Para manter sua folhagem com a tonalidade verde vibrante, o ideal é fazer a irrigação semanalmente e limpar cada folha com uma esponja úmida.

Meyer Lemon Tree

Planta meyer lemon tree com muitos limões amarelos em vaso

O meyer lemon tree ou limoeiro meyer é uma espécie que pode ser plantada tanto no solo quanto em vasos. Por conta de sua estrutura ser menor, possuir uma boa resistência, ser fácil de cultivar e, sobretudo, ter uma bela folhagem verde intensa e perfumada, esta planta é ideal para aqueles que desejam ter um limoeiro dentro de casa.

Como forma de manutenção e intuito de dar frutos, esta planta precisa ser mantida próxima ao sol, com irrigação regular e deixada em solo bem rico e nutrido. Além disso, é altamente recomendável evitar perturbações nas raízes desta planta, como mudar de local ou vaso. Assim, o meyer lemon tree pode dar frutos em até 4 temporadas ao longo do ano.

Palmeira-de-kentia

Palmeira-de-kentia em vaso branco sobre aparador branco

A palmeira-de-kentia é um tipo de palmeira adaptada para ambientes internos e, dessa forma, sobrevive em locais fechados, com menor espaço e pouca água. Assim, esse tipo de espécie pode viver em ambientes de sol pleno ou meia sombra. Neste caso, quanto mais sol ela recebe, maior tende a ficar.

Para manter as folhas verdes e saudáveis, pulverize com água e de forma periódica toda a folhagem. Além disso, utilize um fertilizante próprio para que a planta permaneça úmida e nutrida. Dessa forma, você manterá uma atmosfera tropical e orgânica dentro de casa.

Aspidistra elatior

Folhas da planta Aspidistra elatior

Com um porte baixo de até 60 centímetros de altura, a Aspidistra elatior é uma planta caracterizada por possuir folhas grandes, brilhosas e de coloração verde escura. Em virtude de sua aparência rústica e por conseguir sobreviver em ambientes de meia sombra e luz indireta, ela é ideal para quem busca mantê-la dentro de casa e criar uma atmosfera mais natural.

Este tipo de planta exige poucos cuidados, com podas apenas quando necessário, irrigação regular e sem ficar com o solo encharcado de água. Ademais, para estimular o crescimento e manter uma folhagem saudável e viva, a principal dica é realizar fertilização durante a primavera e o verão.

Eucharis amazonica

Folhas de planta Eucharis amazonica

Popularmente conhecida como estrela d'alva ou lírio-do-amazonas, a Eucharis amazonica é uma planta caracterizada por ter belas e delicadas flores brancas. Ideal para aqueles que buscam manter flores dentro de casa, esta espécie é uma das poucas plantas que florescem na sombra.

Originária da floresta amazônica, esta espécie tipicamente possui floração no período da primavera. Porém, quando bem cuidada com boa luminosidade, irrigação e adubação, ela é capaz de florescer até três vezes ao ano. No entanto, mesmo sem flores sua folhagem grande e brilhante também é muito decorativa.

Espada-de-São-Jorge

Dois vasos com plantas espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge ou como também é conhecida, espada de Ogum, é uma espécie considerada por algumas crenças como uma planta protetora. Ela também é utilizada como amuleto contra energias negativas e prosperidade, quando mantidas com as bordas amareladas.

Com suas folhas compridas, eretas e em formato de rajadas, ela possui uma aparência singular e pode ser facilmente utilizada como uma peça ornamental nos cantos e espaços vazios da casa. Ademais, ela possui uma alta resistência e exige alguns cuidados simples, com poucas regas e sem a necessidade de poda constante.

Cacto-do-Peru

Topo de vários cactos-do-Peru

Típico de região seca e semiárida, o cacto-do-Peru é uma planta de aparência ereta, colunar e com um caule cilíndrico. De beleza exótica, esta espécie também pode ser encontrada com os nomes de: Cacto-monstruoso, Cereus, Mandacaru, Mandacaru-do-Peru, Urumbeta, Urumbeva e Urumbeva-do-Peru.

Coberta por curtos espinhos ao longo de sua superfície, esta planta desenvolve flores solitárias de tonalidades brancas e rosadas, que desabrocham apenas no período do verão. Por ser uma espécie de cacto, o cacto-do-Peru deve ser irrigado em intervalos esparsos e mantido em um local com boa iluminação dentro de casa.

Xanadu

Folhas de planta zanadu

Caracterizado por ter folhas com cortes profundos e de tonalidade verde intenso, o xanadu pode ser encontrado também com o nome de filodendro-xanadu. Esta planta possui um crescimento compacto, com caules eretos, e pode chegar a até um metro de altura.

Embora seja uma planta tóxica quando ingerida, ela é muito utilizada como ornamento dentro de casa em cantos e espaços vazios. E, de forma a manter o xanadu saudável e bonito, mantenha a planta em ambiente de meia sombra e faça regas de 1 a 2 vezes por semana. Caso deixe esta espécie em sol pleno, jogue água no solo 2 a 3 vezes por semana.

Aspargo-samambaia

Planta aspargo-samambaia em vaso

O aspargo-samambaia é uma planta muito resistente e até considerada como invasora, por eliminar outras espécies no mesmo solo. Sua folhagem é do tipo delicada, volumosa e plumosa, com pequenos ramos finos e espinhosos. Para complementar esse visual, ele possui raízes longas, finas e bem ramificadas.

Como forma de manutenção desta planta, mantenha ela em um local com iluminação indireta e sob solo pouco úmido, sem excesso de água. Além disso, a poda é ideal para remover os caules e folhas velhas e amareladas.

Rhipsalis baccifera

Planta Rhipsalis baccifera em vaso branco sobre mesa

Resistente a ventos, baixas temperaturas e sol pleno, esta espécie também é conhecida apenas como ripsális ou cacto-macarrão. Ela possui uma aparência composta por vários ramos cilíndricos, estreitos e pendentes com coloração entre o verde claro até tons mais escuros. Não obstante, à medida que seus caules vão se dividindo, ela ganha maior volume.

De fácil manutenção, a Rhipsalis baccifera necessita apenas de regas 2 vezes por semana em toda sua extensão, sendo adaptável tanto em ambientes com muita iluminação quanto em meia sombra. Além disso, ela não precisa de poda e caso apresente pontas secas, basta posicioná-la em pontos com maior luz e umidade.

Corn Plant

Folhas de corn plant

A corn plant é um tipo de dracena muito utilizada dentro de ambientes internos como casas e escritórios. Esta espécie se desenvolve sobre um ou mais caules, dos quais se desenvolvem folhas compridas, brilhantes e verdes. Ademais, sua tonalidade pode variar entre apenas uma cor ao longo de toda folha, listras longitudinais mais claras ou bordas em tons de verde mais escuro.

De fácil adaptação, ela pode ser cultivada em locais com sol pleno, meia sombra ou luz difusa. Com regas frequentes, o ideal é fertilizar quinzenalmente o solo desta planta para mantê-la saudável e com um belo aspecto.

Deixe sua casa mais bonita com as plantas ornamentais para interiores!

Quarto com várias plantas ornamentais em vasos próximo à cama, onde um gato branco e preto está deitado

As plantas dentro de casa são ideais para compor e mudar qualquer cômodo, sem depender de grandes estruturas e demanda de tempo para reformar um lugar. Assim, seja em um local amplo ou pequeno, você certamente irá encontrar diversas espécies que poderão alegrar e oferecer sofisticação e aconchego para seu lar.

Pensando nisso, temos desde as flores que necessitam de um maior cuidado até as mais práticas e resistentes para serem usadas como plantas ornamentais. Além disso, cada uma delas apresenta características únicas e diferenciadas umas das outras.

Por isso, aproveite esta lista de plantas para escolher a ou as que melhor combina(m) com seu estilo e ambiente, dentro de seu lar, e comece já a redecorar os interiores de sua casa com uma "revolução verde". Seus olhos e sua saúde vão agradecer!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos