Os mais clássicos tecidos de alfaiataria
Os tecidos de alfaiataria por si só já são muito tradicionais, afinal a profissão de alfaiate é uma das mais antigas do mundo. São tecidos conhecidos por sua estrutura impecável, elegância e versatilidade.
No entanto, apesar de existirem muitas opções de tecidos de alfaiataria, podemos apontar alguns como os mais clássicos. Aqueles tecidos que são os mais usados para fazer peças tradicionais de alfaiataria.
3 tecidos de alfaiataria mais clássicos
LÃ FRIA
A lã fria é um tecido de alfaiataria usado há gerações para fazer trajes sociais masculinos, principalmente. É um dos tecidos mais nobres e elegantes para fazer ternos e blazers. Sua composição proporciona uma sensação térmica confortável, por isso pode ser usada em diversas temperaturas.
Possui um ótimo caimento, facilitando para que as peças fiquem com um corte impecável. Também podemos ressaltar que sua textura e brilho natural conferem um visual de alta qualidade às roupas. Sem contar a sua durabilidade e resistência, que não podem faltar em tecidos de alfaiataria.
CREPE ALFAIATARIA
A categoria de tecido crepe é uma das mais utilizadas, uma vez que tem uma variedade muito grande de opções com caimentos diferentes. Entre os mais famosos, está o crepe alfaiataria. O crepe alfaiataria traz uma proposta de tecido democrático e elegante.
Não é atoa que proporciona a confecção de peças que vão desde a moda casual até a alfaiataria e moda festa. Entre as suas principais características estão, textura levemente granulada e sem brilho, caimento encorpado e ótima elasticidade. Por isso, é muito confortável.
Este tecido é ideal para fazer peças como calça pantalona, calça reta, vestido tubinho, saia secretária e blazer. Além disso, também pode ser usado para fazer vestidos e saias com corte godê e evasê.
LINHO
O tecido linho é muito versátil, ele transita muito bem entre a alfaiataria e a moda casual. É o equilíbrio perfeito entre o estilo elegante e o despojado. Sua aparência rústica traz um charme extra para as peças.
Por ser um tecido natural, seu conforto térmico é indiscutível. Por este mesmo motivo, também é um tecido muito resistente. Pode ser usado para fazer ternos, blazers, calças, saias e até mesmo camisas. Gostou de saber mais sobre tecidos? Então conheça o blog da Maximus Tecidos.
Estudante de Letras em alemão e português pela Universidade de São Paulo, redatora e revisora freelancer. Fascinada pela literatura, cinema, trilhas e o som das ondas quebrando na beira da praia.