Significado das suculentas: no casamento, com flores e mais!

Significado das suculentas: no casamento, com flores e mais!

Descubra neste artigo os significados e tipos de suculentas, e como utilizá-las em cada momento da sua vida!


Suculentas: descubra o que significa esta planta e sua origem!

Significados da suculenta

Não é preciso ser um expert em jardinagem para conhecer as famosas suculentas! Este grupo de planta é conhecido pelas suas folhagens gordinhas e o tamanho pequeno. Devido às essas características, seu cultivo é muito fácil, sendo até mesmo indicada para os que tem mais dificuldade no cuidado com plantas.

As suculentas são originárias do continente africano, onde se desenvolvem em clima árido e desértico, com escassez de água, pouca sombra e muita luz do sol. No simbolismo, elas representam a capacidade de prosperar mesmo em situações desfavoráveis, protegem o lar, purificam os ambientes ao passo que os embelezam.

Veja a seguir, alguns tipos de suculentas e seus significados!

Significado das suculentas

Significados da suculenta no casamento

As suculentas são plantas espirituais de acordo com feng shui, portanto, possuem vários significados e simbologias. No exterior, essas plantinhas são muito utilizadas nas decorações de casamentos. Conheça mais sobre o significado das suculentas:

Significados das suculentas no casamento

Se está planejando uma festa de casamento, as suculentas certamente devem estar em suas considerações! Sejam como lembrancinhas aos convidados, mais ecológicas e duradouras, ou até para decoração, seus diversos tipos oferecem um catálogo grande de opções, desde as mais casuais até as mais extravagantes, que se adaptam ao casal e ao tipo de festa.

Além disso, elas trazem proteção ao casal e representam uma união perseverante e douradora, que se adapta às circunstâncias e floresce até na dificuldade.

Significado das suculentas na espiritualidade

Segundo a prática do feng shui, as suculentas são vistas como plantas guardiãs na espiritualidade. Elas oferecem proteção aos lares e cuidadores, purificam o ambiente e criam boas energias. Elas também atraem a prosperidade e felicidade.

A sua presença em qualquer ambiente torna o lugar mais leve e agradável, ajudando a purificar até mesmo as pessoas, descarregando as energias negativas e trazendo as boas. Outra crença é que as suculentas fazem também o contrário, afastando olho gordo e as pessoas mal-intencionadas.

Outros significados das suculentas

Outros significados das suculentas

Além dos apresentados, essas plantas possuem outras definições e simbolismos, que estão presentes em diversas culturas e crenças ao redor do mundo. Confira mais alguns significados das suculentas!

Amor duradouro

Como dissemos, a suculenta resiste mesmo nas condições mais desafiadoras, e isso a tornou uma representação do amor duradouro. Sua força e resiliência simboliza a capacidade de nos adaptarmos a nossa vida, e prosperar mesmo nas mais difíceis condições. Ela é um presente ideal a aqueles que amamos e queremos por perto para sempre.

Perseverança

Outros significados das suculentas são perseverança e resistência. Como essas plantas do deserto, nós devemos aprender a nunca desistir. Elas nos ensinam a continuar resistindo em qualquer dificuldade que enfrentamos.

Essa simbologia está ligada à característica única das suculentas, que conseguem produzir novas mudas com suas próprias folhas que caem, em uma lição de resiliência e demonstração de força delicada. Aprendemos com estas plantas que podemos amadurecer e evoluir por mais difícil que seja a situação.

Prosperidade e sorte

No feng shui, elas representam o ouro e dinheiro. São vistas como plantas que atraem boas finanças ao lar. Deixe uma moeda no vaso da sua plantinha e veja essa sorte acontecer! Também existem crenças que associam a suculenta com a sorte e positividade. Mantenha sua suculenta saudável, e ela irá te retornar com fortuna, paz e prosperidade.

Vida tranquila

A suculenta sobrevive em condições que outras plantas não resistiriam. Elas nos ensinam que esta vida vale a pena ser vivida e aproveitada com tranquilidade. Assim, escolha manter a calma e paz em sua mente. Nós também podemos sobreviver e prosperar mesmo nas situações mais difíceis!

Tipos de suculentas com flores e seus significados

Você sabia que algumas suculentas também têm flores? Elas são raras e suas épocas de floração são bem curtas. Conheça alguns significados das suculentas com flores exóticas, como cultivá-las em casa e seus simbolismos:

Suculenta agave

Significado das suculentas

As suculentas agave pertencem à uma família que representa a segurança. Um dos motivos é por elas crescerem lentamente, levando de 10 a 12 anos para brotarem flores. São fortemente estruturadas, as folhas têm formatos que lembram espadas, e podem variar de alguns centímetros até 2 metros. Ideal para plantação em jardins, onde elas crescerão com elegância e beleza.

Não regue excessivamente sua agave! Uma rega a cada 10 dias é o suficiente. E durante o inverno, aumente o período sem molhá-las.

Suculenta kalanchoe

Significado das suculentas com flores

Os significados das suculentas kalanchoe são amor eterno, alegria e prosperidade. No Brasil, também é conhecida como flor-da-fortuna. Há uma crença que diz que quando presenteamos alguém com a flor-da-fortuna, estamos desejando a essa pessoa muita sorte e prosperidade. Ela é uma das suculentas preferidas dos brasileiros!

A rega dessa planta deve ser feita somente no solo, sem molhar seu corpo. Ela precisa receber luz solar direta várias horas ao dia. Quanto mais expostas ao sol elas forem, mais tempo suas flores duram.

Suculenta coroa-de-cristo

Significado das suculentas com flores

Essa suculenta é associada à proteção e purificação do ambiente. Ela pode ser usada como cerca viva, pois seu caule é revestido de espinhos, e quando machucados liberam uma substância que causa irritações nos olhos, pele e nariz. Por isso, atente-se e manuseie sua suculenta coroa-de-cristo somente com a proteção de luvas.

Você também pode utilizar a suculenta coroa-de-cristo para moldurar caminhos em seu jardim. Suas flores apresentam tonalidades rosadas e avermelhadas, e assim como a kalanchoe, também prefere longos períodos de luz solar direta.

Flor de maio

Significado das suculentas com flores

A suculenta flor de maio é uma planta que pertence à família dos cactos (que também são suculentas), mas não tem espinhos. Ela floresce no outono, entre março e maio, na época de Páscoa, e é associada a festas de renascimento.

Quem a oferece como presente, no simbolismo, indica uma atitude de sentimento verdadeiro, podendo ser usada também em declarações amorosas, para indicar a pureza de seus sentimentos.

Diferente das suculentas citadas até o momento, a flor-de-maio não gosta de receber sol diretamente, mas procure deixá-la em um ambiente bem iluminado. Como as orquídeas, elas preferem se desenvolver sob outros organismos, como árvores ou pedaços de troncos. A rega pode ser feita de 3 a 4 vezes por semana, pois apreciam o solo mais úmido.

Planta Jade

Significado das suculentas com flores

Os significados das suculentas da planta Jade, também conhecida como árvore do dinheiro ou árvore da amizade, são sorte e fortuna. A crença diz que quando essa planta floresce, o cultivador terá boa sorte nas finanças. Ela também é sinônimo de renovação e amizade verdadeira. O símbolo de prosperidade dessa planta está presente em diversas culturas.

A planta jade também aprecia luz solar direta! Quanto mais luz receberem, mais elas crescem. Tenha cuidado ao deixá-la em lugares que batem muito vento, elas não são tão resistentes como as outras.

Rosa do deserto

Significado das suculentas com flores

A suculenta rosa do deserto é um símbolo de perseverança. As crenças dizem que se uma pessoa perdida no deserto encontrar essa planta, é um sinal divino de que logo ela encontrará o caminho de volta à segurança. Ela também representa o amor verdadeiro.

Essa flor, além de todo o simbolismo, apresenta muita beleza! Seu formato é de sino, e suas cores vão do rosa ao vermelho, podendo ter o caule chegando até 4 metros. Ela precisa receber muito sol, ou então não irá florescer! Mantenha o solo úmido, mas não exagere, raízes encharcadas são a principal causa da morte das rosas do deserto.

Suculenta dudleya

Significado das suculentas com flores

Os significados das suculentas Dudleya são vida longa e tranquilidade, pois algumas delas vivem cerca de 50 a 100 anos, nas condições apropriadas. São resistentes a severos períodos de secas em seu habitat. Suas folhas têm diversas variedades e cores, assim como a maioria das suculentas, e representam a perseverança e superação de maus momentos.

Os cuidados com a Dudleya são praticamente iguais ao resto das plantas citadas. Elas gostam de luz solar direta e pouca água. Tenha cuidado com infestações de caracóis! Eles se alimentam das folhas gordinhas, as deixando machucadas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas suculentas

Neste artigo apresentamos os significados dos vários tipos de plantas suculentas, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Suculentas possuem vários significados!

Suculentas e seus vários significados

Assim, vimos que os significados das suculentas variam para cada espécie, traz diversos benefícios para a sua vida, e suas utilidades se estendem desde a culinária até a medicina. Seja na decoração, vida pessoal ou amorosa, ela faz a diferença! Essa planta é encontrada em diversas cores, formatos e tamanhos, ajustando-se a qualquer gosto pessoal.

Tenha uma suculenta para purificar o seu ambiente e afastar coisas ruins. E além dos benefícios apresentados, a planta é muito bonita e decora muito bem qualquer lugar da sua casa. Por ser muito fácil de cuidar e ser uma planta resistente, qualquer pessoa pode cultivá-la. E lembre-se, alimente as suculentas com muita luz solar e tome cuidado com excesso de água, pois pode ser fatal para elas!

Autor deste artigo

Sou estudante de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Amo jardinagem e rosas!

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos