Flor espirradeira: como cuidar desta planta tóxica e muito mais!

Flor espirradeira: como cuidar desta planta tóxica e muito mais!

As belas flores da Espirradeira, sua toxina mortal, como ela é usada em medicamentos e seu simples cultivo. Confira!


Você conhece a espirradeira?

espirradeira em galho

Uma pequena flor em casa, um arbusto no jardim ou ainda uma grande árvore saltando sobre os murros, a versatilidade da Espirradeira, ou Oleandro, como também é conhecida, é muito ampla e cresce ainda mais com suas flores de cores exuberantes, em tons que vão do vermelho-sangue ao branco, ou ainda, podendo ser manchada.

A Espirradeira é uma planta muito resistente, suportando temperaturas altas até mesmo as relativamente baixas, sal, grandes períodos de seca e densa poda. Sendo uma árvore resistente, não demanda de tanta atenção para se desenvolver e florescer.

Com suas belas flores multicoloridas, a considerável resistência aos diversos cenários em que possa estar e sua ampla versatilidade, ninguém imaginaria que por trás de seus encantos se esconde um poderoso artifício tóxico que pode ser fatal.

Continue conosco e conheça mais sobre as características que fazem da Espirradeira, uma planta bela e letal, como seu veneno poderá ser usado pela indústria farmacêutica, como cultivar a sua própria Espirradeira e muito mais. Confira!

Informações básicas da espirradeira

flor espirradeira rosa

Nome CientíficoNerium oleander
Outros NomesEspirradeira, Oleandro, Aloendro, Loandro-da-índia, Alandro, Cevadilha, Adelfa
OrigemNorte da África, sul europeu e sul asiático
Porte1,20 à 5,00 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e verão
ClimaTropical, subtropical e mediterrâneo

Seu nome científico é Nerium oleander, mas é popularmente conhecida como Oleandro ou Espirradeira. Sua Origem é no leste do mediterrâneo, das regiões do sul europeu e norte africano, e também do sul asiático. Um arbusto que se desenvolve em regiões quentes, em clima tropical, subtropical e mediterrâneo, muito popular em países como Brasil e Portugal.

Seu ciclo de vida é perene e sua ampla resistência aos diversos ambientes contribuem para o prolongamento de sua vida. Suas flores surgem durante a primavera e o verão, mas podem florescer em outras estações a depender das circunstâncias. Seu tamanho médio é de 3,0 metros, podendo chegar próximo dos 5,0 metros, alguns cultivares, versões anãs crescem pelo menos 1,2 metro.

Curiosidades da espirradeira

ramo de espirradeira branca

Além de sua versatilidade, a Espirradeira também possui muitas características importantes e curiosas, como a sua importância na cultura japonesa, sua utilização pela indústria farmacêutica, dentre outras. Veja a seguir algumas delas.

A espirradeira é tóxica

Quem vê suas belas flores, mas não conhece a planta, nem pode imaginar que sua seiva esconde o veneno mortal. Seu látex é composto por oleandrina e neriantina, substâncias que se ingeridas podem causar sintomas, dos quais os mais comuns são:

  • Vômitos;
  • diarreia;
  • náuseas;
  • arritmia cardíaca;
  • convulsões;
  • cólicas;
  • dores.

Não apenas isso, ainda que o simples contato com a planta não cause dano algum, o mesmo não ocorre com seu veneno, podendo ocasionar em alguns problemas na pele. Quando queimada, mesmo a fumaça, quando inalada pode causar graves danos à saúde do indivíduo.

Para se ter noção da toxicidade presente na seiva da Espirradeira, até o mel natural, produzido por abelhas que utilizaram do polem desta planta pode estar contaminado ocasionando em irritações gástricas quando ingerido. Por isso todo cuidado é pouco perto dela, principalmente se tiver crianças e animais de estimação.

É utilizada em remédios

Apesar do seu veneno mortal, as folhas e sementes da espirradeira são muito utilizadas na indústria farmacêutica. Não são poucos os medicamentos provenientes dessa planta e a sua utilização esta presente em remédios para o tratamento de:

  • Asma;
  • verrugas;
  • epilepsia;
  • ciclos menstruais dolorosos;
  • condições dermatológicas.

A Phoenix Biotechnology, uma grande indústria farmacêutica norte-americana, realizou estudos e testes laboratoriais, aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) para as Fases 1 e 2 dos ensaios clínicos, com o novo medicamento, PBI-05204, apresentando um bom resultado consistente como: antiviral, tratamento de células cancerígenas e no trato neurodegenerativo.


Saiba mais sobre os estudos realizados pela Phoenix Biotechnology aqui: phoenixbiotechnology.com

Espirradeira é a flor oficial de Hiroshima

De todos os eventos que chocaram durante a Segunda Guerra Mundial, a bomba nuclear lançada sobre Hiroshima é um dos mais chocantes. A enorme nuvem de destruição causa horror e espanto até os dias atuais, dando origem a diversos manifestos pelo mundo, como a música e poema “Rosa de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes.

O que poucos sabem é, assim como uma flor levou a destruição a cidade japonesa, outra trouxe a esperança e a vida. No verão posterior ao ataque, contrariando as expectativas, a flor da Espirradeira foi a primeira a florescer e crescer, se tornado símbolo oficial de Hiroshima.

Cores e significados da flor

A espirradeira possui flores muito vistosas que encantam quem as vê, suas cores variam entre as tonalidades de vermelho, rosa, branco, e manchadas quando suas variantes, de cores diferentes, são cultivadas umas próximas as outras, com tanta beleza, não à toa, seu cultivo representa beleza, graça e amor.

Como cuidar da espirradeira

kit de jardinagem para flor espirradeira

O cultivo da Espirradeira é simples, por ser uma planta pouco exigente os mínimos cuidados permitirão que seu arbusto floresça. Confira a seguir como você pode cultivar sua planta em vasos, um arbusto no jardim ou até mesmo como uma bela árvore, mas não esqueça de sempre usar luvas quando for mexer com essa planta.

Irrigação da espirradeira

A Espirradeira é uma planta que não necessita de muita água, sendo que apenas suas mudas necessitam de água diariamente para se manterem vivas, todavia, quando jovem, irrigar sua planta 2 vezes por semana será o suficiente.

Quando adulta a deixar sobre a chuva, na maioria das vezes, será suficiente. Em regiões onde o clima é mais seco e há pouca chuva durante um determinado período, regá-la bem, a cada 2 semanas pode ser necessário para não prejudicar seu desenvolvimento.

Adubo para espirradeira

A Espirradeira é um arbusto que não demanda de muito de nutrientes constantemente, sendo que boa parte da nutrição do solo é proveniente de matéria orgânica, todavia, para que sua planta tenha o máximo de eficiência possível em seu desenvolvimento, aplique a torta de mamonas a cada 3 meses, uma colher para cada 2 kg de substrato. Em plantas jovens a aplicação deve ser feita a cada 15 dias.

Para algumas sugestões de adubos, não deixe de conferir os Melhores Adubos para Flores aqui em nosso site, e cuide cada vez melhor de suas plantas.

Praga e doenças da espirradeira

Por ser uma planta altamente tóxica, inclusive para boa parte dos animais e insetos, a Espirradeira não apresenta grandes problemas relacionados as pragas, sendo que os pulgões e cochonilhas são as mais comuns. O uso de inseticidas não apresenta bons resultados contra essas pragas, sendo melhor aplicar um composto de óleo mineral e sabão sobre a planta, lembre-se de se proteger ao aplicar a emulsão.

Também podem surgir manchas foliares em sua planta, isso acontece devido aos fundos que venha surgir. Para que não haja esse tipo de ocorrência o ideal é cultivar sua Espirradeira em solo com boa evasão de água, isso irá dificultar a aparição de fungos, mas caso haja incidência deles, borrife uma mistura simples de água, sabão e óleo mineral dobre a região afetada.

Propagação da espirradeira

Antes de pensar em propagação lembre-se primeiro da sua proteção. A Espirradeira é altamente tóxica, então use luvas de borracha, mangas compridas e óculos de segurança. Feito isso, a propagação dessas plantas pode ser feita através de suas sementes ou por estaquia.

As sementes devem ser cultivadas em um composto de casca de arroz carbonizado com terra, esse composto deve permanecer úmido sempre e irrigado diariamente, quando atingir cerca de 15 centímetros ela estará pronta para o transplante.

A estaquia, ou estacaria, é o método mais popular, ele consiste em retirar um ramo da árvore matriz, deve-se retirar as folhas da base do galho. Posteriormente deve-se mergulhar a ponta do ramo em um recipiente com enraizador para então plantar sua muda.

Como plantar espirradeira em vaso

Devido as poucas exigências e ampla versatilidade, cultivar a Espirradeira em um vaso não requer tanto esforço, sendo que deverá ter atenção apenas ao realizar as podas e cuidados para evitar que crianças e animais não ingiram seu látex altamente tóxico.

O recipiente para seu cultivo deve ser grande para poder acomodar bem sua raiz e cerca de 10 centímetros do ramo de sua muda. Prepare o solo com terra fértil e areia misturada a matéria orgânica. Durante os primeiros meses de plantio é importante manter o solo úmido.

Plantio da espirradeira

Para realizar o plantio da sua Espirradeira siga os seguintes passos:


  1. Abra um buraco no solo de modo a acomodar sua muda sem que sua raiz fique espremida;
  2. acomode sua planta de modo que cerca de 10 centímetros, além do torrão, fique enterrado no solo;
  3. misture a terra, ela deve ser fértil e fofa para efetuar o escoamento da água, e a matéria orgânica, húmus de minhoca ou esterco animal curtido;
  4. coloque a mistura sobre o berço da planta, não pressione muito o solo para não compactá-lo demais;
  5. regue bem a plante e se lembre que nos 2 primeiros meses a irrigação deverá ocorrer 2 vezes na semana.

Iluminação ideal para a espirradeira

Embora ela seja muito versátil e resistente a diversos cenários, o cultivo de Espirradeira deve ser realizado em sol pleno ou a meia sombra. O ideal é que esta planta seja cultivada em ambiente aberto, onde possa receber forte incidência de luz solar direta, mas se optar pelo cultivo em casa, certifique-se de acomodá-la em um local onde haja uma boa iluminação natural.

Umidade da espirradeira

A Espirradeira não é tanto exigente em relação a umidade, sendo que apenas a chuva costuma ser suficiente para o seu desenvolvimento, mas mesmo em períodos de seca ela apresenta um bom e rápido desenvolvimento. Ela suporta períodos longos de seca, porém, não é o ideal, então, se em sua região costuma ficar muitos dias sem chuvas, procure umedecer o solo ao menos uma vez por mês.

Temperatura da espirradeira

Como toda a planta tropical e subtropical, a Espirradeira prefere ambientes com temperatura elevada, em torno de 20° C, inclusive sendo adepta aos períodos de seca, todavia, ela também resiste relativamente bem ao frio, chegando a suportar temperaturas próximas de 0°, período em que a planta hiberna.

Além disso, ela também é resistente aos ventos, mas muitas geadas e ventanias podem prejudicar o seu desenvolvimento.

Solo ideal para espirradeira

O fator principal que define o solo ideal para a Espirradeira é a sua capacidade de drenagem, sendo que ele deve ser levemente arenoso de modo a não acumular muita água. É comum muitas pessoas misturarem areia ao substrato a fim de aumentar a capacidade de escoamento do solo.

Além disso, é importante que ele possua uma boa quantidade de matéria orgânica, a intensidade da coloração de suas flores e folhas será diretamente impactada pela fertilidade do solo, quanto mais matéria orgânica, mais vibrante serão suas cores. No demais, ela não é uma planta que demanda tantos nutrientes.

Características da espirradeira

espirradeira rosa clara

Essa é realmente uma planta que desperta curiosidade, encanto e, até mesmo, medo. Agora conheça mais sobre a Espirradeira, as características da sua bela floração e de sua semente, como ela acrescenta charme ao paisagismo e onde você pode encontrar uma delas. Confira!

Flor e semente da espirradeira

A floração da Espirradeira acontece nas pontas de seus ramos, durante a primavera e o verão, mas com a poda suas flores tendem a florescer 90 dias após cortada, porém em menor intensidade. Suas flores são frágeis, as cores são avermelhadas, róseas e brancas, com o cultivo misto é comum que apareça algumas manchadas.

Todas as partes desta planta são muito tóxicas, mas algumas delas, como a semente, são utilizadas para a composição de remédios. As sementes são encontradas no interior das suas flores, e para poder pegá-las deve-se esperar que a mesma floresça ou seque.

Espirradeira no paisagismo

O grande destaque visual da Espirradeira é a sua magnífica floração. Suas flores delicadas e muito lindas chamam a atenção onde quer que estejam. É comum encontrar arvoretas, com cerca de 3 metros, algumas chegando aos 5 metros, em praças, chácaras, sítios e fazendas, radiando toda sua exuberância.

Muitos cultivam esta planta em seus jardins, como belas cercas vivas e arbustos, aproveitando de suas variantes anãs e brincando com a variação de suas cores no design. Ainda há aqueles que as cultivam em casa, utilizando-se de podas regulares para preservar sua pequena estatura, acrescentando elegância a residência.

Onde encontrar a espirradeira?

Embora a Espirradeira possua um veneno letal, ela é relativamente fácil de ser encontra. Em sítios e chácaras são geralmente cultivadas como árvores que se destacam sobre os muros da propriedade ou no meio de grandes campos, mas também é comum encontrá-las em praças, onde uma única semente pode dar origem a diversas plantas, devido a sua fácil propagação, poucas exigências e rápido desenvolvimento.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor espirradeira

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da flor espirradeira, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive a flor espirradeira com amor e tenha cuidado com o seu veneno!

espirradeira no jardim

A Espirradeira é uma planta fácil de ser cultivada, seu plantio é simples e são poucas as suas necessidades, apenas o solo bem drenado e rico em matéria orgânica, além de ser uma planta muito resistente, perfeita para os climas tropical e subtropical, mas suportando muito bem os períodos de seca e as temperaturas baixas.

Ela também é uma planta muito bonita, com flores que chamam a atenção dos admiradores que se encantam com sua beleza. Seja como um arbusto, uma arvoreta ou até mesmo em um vaso, seu charme enriquece o cenário.

Agora que você já sabe como planta, cultivar e compreendeu as suas características e necessidades, coloque as luvas de borracha e os óculos de proteção contra a sua toxina e cultive a sua própria flor de Espirradeira!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos